Dia dos namorados

Dia 12 de Junho, é o dia dos namorados no Brasil, aliás é o único país que comemora essa data em Junho, o resto do mundo comemora em 14 de Fevereiro. Dia de São Valentim, vulgo dia dos Namorados, têm várias explicações possíveis – umas de tradição cristã, outras de tradição romana, pagã. Eis a questão, comemorar na data do Brasil ou na data dos EUA? Eu acho uma boa comemorar as duas :-)))

A história é mais ou menos assim: Valentim era um sacerdote cristão contemporâneo do imperador Cláudio II. Cláudio queria constituir um exército romano grande e forte; não conseguindo levar muitos romanos a alistarem-se, acreditou que tal sucedia porque os homens não se dispunham a abandonar as suas mulheres e famílias para partirem para a guerra. E a solução que encontrou… foi proibir os casamentos dos jovens! Valentim revoltou-se contra a ordem imperial e, ajudado por S. Mário, teria casado muitos pares em segredo. Quando foi descoberto, foi preso, torturado e decapitado em 14 de Fevereiro.
A lenda tem ainda algumas variantes que acrescentam pormenores a esta história. Segundo uma delas, enquanto estava na prisão Valentim era visitado pela filha do seu guarda, com quem mantinha longas conversas e de quem se tornou amigo. No dia da sua morte, teria deixado um bilhete dizendo “Do teu Valentim”.

Tal como o Natal. O Amor deveria ser celebrado todos os dias. Não quando o consumo quer!

Bookmark the permalink.

Comments are closed.