NEVASCA

Depois de bons dias quentes em São Paulo agora é hora de se acostumar com o inverno e aceitar que até abril/maio estaremos batendo os dentes.

A nevasca veio cedo esse ano, e o frio não está nada generoso, temperaturas variando entre -1º e -4º com feels like de -11º. Esse feels like é na verdade a temperatura que você sente juntando vento, humidade relativa do ar e etc… ( pelo menos eu acho que é isso). Então na verdade é como se estivesse -11 mesmo. Aí dá-lhe se encher de roupa, para enfrentar tudo isso. Quando você está dentro de casa, dá para ficar até de biquini, devido a calefação, portanto quando decidir sair, tem que vestir a roupa e sair imediatamente, senão começa a ficar com calor. Quando chega nos lugares como restaurante, cinema, casa de amigos, teatro, aí começa a tirar tudo novamente, senão pega fogo. É um tira e põe infinito.

Já estou aqui há 4 anos mas sempre me surpreende ver a neve, tenho a sensação de que nunca será uma coisa normalíssima para mim como é para os americanos. E quando algum brasileiro pergunta, não consigo explicar como é a neve, sua consistência, e também não os faço entender que não necessariamente neva no dia que está mais frio. Sempre que digo que está nevando vem a exclamação, “nossa então deve estar bem frio mesmo hein!”, aí explico que ontem sem neve estava ainda mais frio.

O primeiro dia de nevasca é lindo, fica tudo muito branquinho, liso, maravilhoso. O dia seguinte, já começa a ficar feia, misturada com a sujeira da rua, os carros passando, vira a maior lama. Comum ver vários moradores com aquela pá limpando a neve das calçadas, caminhões que fazendo a limpeza, empurrando toda a neve da rua e da calçada para um mesmo lugar, onde acumula e vira uma montanha de neve suja. Essa neve que fica no chão demora a derreter, e vai virando gelo. Quando vc não tira ela da calçada, o que também acontece muito, vira literalmente uma pista de patinação, e é bem comum ver as pessoas escorregando. Eu mesma já levei um tombo em plena Broadway X Houston, a esquina mais movimentada do Soho. O sal que é jogado nas ruas durante a nevasca ajuda que naquele local não acumule neve, mas em compensação, queima as patinhas da minha tchuchuca.Para isso existem as botinhas, mas vivem caindo, não funcionam muito bem, então às vezes desisto de colocar.

By the way, essa casa é a que aparece no filme “Melhor é Impossível” com Jack Nicholson e Helen Hunt, era a casa dela.

Update: fotos nevasca



Bookmark the permalink.

Comments are closed.