HAPPY ANNIVERSARY!

Hoje faço 3 anos de casada, e é a primeira vez que divido isso aqui no blog, pois ano passado eu ainda não escrevia. São 3 anos de casamento oficial, mas já moramos juntos há 9. Só de convivência diária mesmo, foram todos os dias, o dia inteiro juntos e completamos 15 anos em 2004. Portanto, para mim a data que menos importa é a do casamento oficial, pois foi a de menor significado, a maior para mim foi quando começamos a namorar. Mas como normalmente se comemora o dia de casamento, vamos lá né.

Quando conto nossa história para as pessoas, há uma mistura de reações que percebo. Alguns ficam indignados, tentando entender como conseguimos ficar tanto tempo juntos, outros acham absurdo eu ter começado a namorar tão cedo e ele ter sido meu único namorado, os mais românticos acham tudo lindo. Digamos que na realidade é um pouco de tudo. Ficar tanto tempo assim realmente não é uma tarefa fácil, principalmente no momento em que vivemos, o auge de nossa adolescência. Vários conflitos, várias brigas, insegurança, imaturidade. Namorar tão cedo, também tem seus problemas, pois acaba que você deixa de viver um momento que é necessário de conhecer pessoas, descobertas, experimentos. Estar tanto tempo junto, ter achado a pessoa certa e em tanto tempo de convivência, ainda ter vontade de estar perto, de dividir os sonhos, e isso ser cultivado há tanto tempo, também não deixa de ser lindo e romântico. Durante todos esses anos, não teve um só momento em que pensei: putz, enjoei, não aguento mais estar ao seu lado. Claro que nada é um mar de rosas 100% do tempo, existem altos e baixos, crises, mas enjoar, não. Digo isso pq essa é a pergunta que mais me fazem. Casamento se faz de entrega, divisão, soma. Estar com alguém que você gosta é tão prazeroso que vc nem percebe o tempo passar. É como quando vamos a um parque de diversão, ficamos lá o dia inteiro e quando o dia acaba, parece que estivemos lá por apenas algumas horas. Por outro lado, tudo que não proporciona prazer, causa o sentimento contrário, o pouco tempo parece ser uma eternidade.

Sempre ouço de solteirões convictos que jamais vão se casar, que não largam a vida de solteiro por nada nesse mundo, que não conseguiriam se imaginar com uma mulher/homem somente para o resto da vida. Difícil julgar, mas eu penso que essas pessoas ainda não encontraram realmente alguém por quem se apaixonou. Claro que é bom também ser solteiro, e nem tenho a ilusão que muitas pessoas têm de que, a partir do momento que se está casado só existem olhos para aquela pessoa, que a paixão vai durar para sempre, anos e anos exatamente como foram os primeiros. No casamento essa paixão se transforma em sentimentos muito mais sólidos e verdadeiros. Sendo solteiro você pode se relacionar com as pessoas que te atraem e uma semana depois quando o encanto acaba, ter a possibilidade de mudar, conhecer, paquerar e curtir alguém diferente, isso realmente é legal e gostoso. Mas acredito que tudo na vida é questão de escolha, e tudo que escolhemos acabamos tendo que optar por perder de um lado e ganhar de outro e vice versa.

Perder essa “solteirisse”, a liberdade de fazer o que bem quer a hora que bem entender, parece ser difícil, mas ter alguém sempre ao seu lado, aquela pessoa que te faz sentir bem, que ri quando vc está bem, que chora junto quando as coisas estão ruins, que te faz sentir especial e exclusiva compensa todo o resto. Nada melhor do que chegar em casa depois de um dia cansado e complicado, deitar no ombro de quem gosta, que vai ouvir suas lamúrias mas que com toda sinceridade do mundo irá lhe aconselhar, acolher, abraçar e ajudar. Ou então quando recebe uma notícia boa de algo que estava esperando ansiosamente, ter com quem pular, sorrir, comemorar, dividir… é uma sensação única. Pensar sempre que a vida é a dois e não apenas um, saber consultar, conversar, chegar a um acordo que satisfaça o casal e não apenas a uma das partes. Essa relação é desafiadora e ao mesmo tempo deliciosa.

Sei que nem sempre é assim que acontece, em alguns casamentos não existe essa reciprocidade, cumplicidade,o diálogo, mas sim ditadura, submissão, frustração e medos. Essa é a hora que devemos refletir, afinal quem disse que casamento tem que ser para sempre? Para sempre tem que ser nossa felicidade e como disse uma vez a Ana Maria Braga, uma dica para saber se vale a pena continuar, é se perguntar: “Se eu pudesse me casar de novo, eu me casaria novamente com essa pessoa? ” Se a resposta for sim, ótimo, se for não, realmente está hora de dar uma pausa e reavaliar.

E de pensar que eu e o Sérgio nos conhecemos desde crianças mas não podíamos nos cruzar pela mesma calçada que saía faísca… Como sempre dizem, há uma linha tênue entre o amor e ódio… e eu que o diga!

Update: Não tenho mais fotos do casamento minha no computer, precisaria escanear, mas já no embalo do assunto, vejam o site que fiz para minha irmã, do casamento dela. As fotos são extra-oficiais, as do fotógrafo eu não tenho ainda.

I love you 🙂

Bookmark the permalink.

Comments are closed.