Maceió – parte 2

Demorei mas voltei a falar de Maceió. Agora falo até com mais saudades, como bem diz aquela musiquinha “Ai que saudade do céu, do sal, do sol de Maceió”. O que vem na minha mente é aquele mar maravilhoso, os coqueiros e aquela ventania sempre presente. O que me dá muita saudade também é a comida. Por carne de sol sempre fui apaixonada, então aproveito pra comer bastante quando vou ao nordeste e uma boa pedida é o barzinho na jatiúca chamado Chão Nordestino que fica em frente ao hotel Meliá. Lá tem uma maravilhosa, com queijo coalho por cima e todos os dias após as 20hrs tem música ao vivo que vale muito a pena conferir. Dessa vez viciei em caranguejo, mesmo sendo dificílimo de comer, ter que ficar dando aquelas marteladinhas e saindo pouquíssima carne, eu me esbaldei. A parte que mais gostei foi aquele amargo que fica na cabeça, MAGNÍFICO! (sim, tem gosto pra tudo), uma pena não encontrar aqui em SP, muito menos em NY.

Claro que não deixei de visitar as piscinas naturais, que da última vez que fui não tinham ainda os barzinhos vendendo peixes e camarões a preços exorbitantes. O passeio é maravilhoso, mas se vocês forem com o Sr. Ranufo, fica ainda melhor. A jangada dele tem uma bandeira da Petrobrás e ele é uma pessoa muito atenciosa e simpática. Um dos poucos que leva seus clientes para ver mais coisas além daquilo que está no “script”. Mergulhei com ele e ví corais maravilhosos. É só ir lá no lugar das jangadas e procurar por ele que com certeza o passeio é diversão garantida.

Mesmo com toda essa maravilha, é difícil não reparar na miséria que existe por lá. Eu fico impressionada com a força de vontade das pessoas, que se matam naquele sol quente, andando a praia de ponta a ponta para ganhar 0.20 centavos em cada mercadoria vendida. Conheci um garotinho que vendia queijo coalho que nos pediu 1 real para que ele pudesse comer o queijo. Eu achava que era dele, mas o menino me contou que vendia para uma mulher e que ganhava apenas 0.10 centavos em cada um. “Mas porque não vende o seu próprio?” ele respondeu que o material era muito caro, custava R$25,00 e se ele comprasse ia faltar dinheiro para comprar comida em casa. Claro que na hora eu quis ir lá com ele comprar o material, mas eu estava sem carteira e estava indo embora no dia seguinte. São milhares de crianças trabalhando, pedindo dinheiro, perambulando pelas ruas a noite.

Aqui no sul, deveriam adotar esse sistema de cadeiras e guarda sol na praia. Você paga 1 real por cadeira, senta lá e fica o resto da tarde curtindo, sem depois se preocupar em fechar e carregar tudo. Alías a simpatia do povo de lá poderia também ser adotada não só aqui no sudeste como em NY também. Acho que to querendo demais né?

Próximo post falarei do meu “pulo a jato” até Recife e Porto de Galinhas.



Bookmark the permalink.

Comments are closed.