TRANSLUCÊNCIA NUCAL

Bom, eu juro que não vou falar só de gravidez no blog, mas toda vez que acontecer algo de diferente, preciso contar né, afinal esse é meu diário, e depois quando acabar eu terei uma categoria “gravidez” contando tudo que aconteceu e poderei relembrar as minhas doideiras e os acontecimentos.

Hoje fui fazer a translucência nucal, que é um exame que vai avaliar as “possíveis chances” do bebê nascer com Síndrome de Down. Abaixo uma breve explicação:

” Na nuca do feto, existe uma área com liquido, entre a pele e o tecido subjacente, que aparece como um espaço escuro no exame ecográfico. Esse espaço é chamado de translucência nucal e pode ser medido no exame. Se estiver aumentado, pode ser sinal de doença cromossômica, como a Síndrome de Down, Síndrome de Turner e de outras mais raras.”

Foi a primeira vez que fiz um ultrassom no hospital, todos até agora foram feitos no consultório. Já percebi que muita coisa é diferente do Brasil.

– Aqui a maioria dos ultras são feitos no próprio consultório, no Brasil a maioria é em laboratório.
– Aqui faz com a bexiga vazia, no Brasil desde o começo já faz com ela cheia de água
– Aqui o gel que eles usam é quentinho, no Brasil a maioria é gelado

Mas enfim o que aconteceu foi que eu não consegui fazer o exame, o bebê estava numa posição impossível pro aparelho detectar o local que deve ser avaliado. Aí a mulher me pede pra ir ao banheiro, fazer pípis pra ver se ele mudava. Fui e voltei, e nada. Lá vai ela chamar outra pessoa, que também não consegue, e depois o médico, que também tentou de tudo e não conseguiu. Terei que voltar na sexta feira, depois de hoje esperar por 1 hora e meia, eentão, tentar novamente. O Sergio disse que vai me virar de cabeça pra baixo, sacudir, virar, puxar e esticar, assim não há perigo de dar errado de novo.

Já é rebelde antes de nascer? Que será que vem por aí…. 🙂

Bookmark the permalink.

Comments are closed.