A maternidade

Hoje depois de 2 meses com a Luna, com nossa rotina estabelecida, conhecendo ela melhor, acostumada ao seu ritmo, me sinto preparada para fazer um balanço de tudo até agora.
A primeira coisa que vi e aprendi é que MUITAS, INÚMERAS mães passam por muita coisa e preferem esconder, apenas dizer que está tudo ótimo, lindo e maravilhoso. Seja por medo, vergonha ou a mais comum das razões: a culpa.
Antes da Luna nascer eu achava meio exagerado o que diziam sobre a mudança que o primeiro filho trazia na nossa vida, o cansaço, o trabalho. Hoje vejo que nada era exagero, o que muda realmente é como a GENTE leva a vida antes dela nascer, e como queremos levar isso depois. A maneira com que eu encaro uma noite mal dormida, é completamente diferente de uma amiga, eu deixar de ir ao cinema e a um jantar pode abalar muito menos a minha vida do que abalaria a de qualquer outra pessoa. Aí é que mora a diferença.
No MEU ponto de vista, hoje digo que achei difícil. É realmente uma grande mudança, medo, insegurança. O mais legal e bonito é dizer que tudo foi lindo maravilhoso e que tudo vale a pena. Mas eu sempre gosto de dizer o que eu realmente sinto, não consigo dizer “está td bem” quando estou me sentindo péssima.
As primeiras semanas com a Luna, me trouxeram muitos momentos e sentimentos contraditórios. Era uma emoção enorme por te-la em meus braços, mas ao mesmo tempo, eu sentia uma vontade enorme de ter minha vida de volta. Chorei inúmeras vezes sozinha com a Luana (dog) nos meus passeios noturnos, questionei muito se era a hora certa, me arrependi em alguns momentos, e em outros tinha toda certeza e amor do mundo pela Luna. Aquela culpa por não estar sentindo aquela “alegria” como as outras mães descreviam, por não conseguir amamentar, por não me sacrificar ao máximo e aguentar toda a dor no bico do seio pela minha filha, misturado com as dores que fiquei sentindo após o parto e as madrugadas acordada me deram dias de muita frustração. Nas primeiras semanas eu me via às 4 da tarde ainda de pijama e nem me lembrava se havia escovado os dentes. É um momento de total aprendizado, que você também precisa de cuidados e descanço, mas só tem uma atenção na casa: o bebê.
Depois da Luna, eu compreendo perfeitamente porque muitos casamentos que não são sólidos, acabam. É preciso muita compreensão e companheirismo para que esse momento difícil não abale um casamento. Também hoje compreendo muito bem o casal que opta por não ter filhos, pois realmente você precisa estar preparado e aberto a esse tipo de mudança, suas prioridades mudam, seu ritmo, sua rotina e até seus assuntos no blog! Se você não está disposto a abrir mão de algumas coisas e do seu modo de viver, cuidar de um filho por obrigação é a pior escolha. A melhor frase que ouvi até agora foi, “saiba que daqui pra frente você será mãe até seu último suspiro”, mas o mais gratificante é ver esse sorriso e pensar que tudo isso valeu a pena.

Bookmark the permalink.

32 Responses to A maternidade

  1. MybIKE says:

    Oi Mo,
    Esses sentimentos considero que são normais e mesmo eu como pai o que ficou é que esse AMOR pelos filhos (que só quem é pai/mãe entende) é uma coisa que compensa tudo.
    Claro que o que a mãe passa, é sempre mais intenso no começo que um pai. Mas depois de um tempo a gente BABA mais que nossos filhos quando pequenos.
    E vale a pena mesmoooooooooo, e como tambem dizem, a única coisa que muda com o tempo é o tipo de preocupação que temos com eles.
    Beijo

  2. MybIKE says:

    Eu de novo,
    PUTZ esse sorriso dela tá demais !!!!!!!!!!!!!!!!! Linda demais, ela tá muito linda !!!!!!!!

  3. Querida, dá uma olhada no meu post do dia 23 de novembro de 2002. Tenha certeza que isso acontece com todas! A nao ser, é claro, que se tenha uma babá 24 horas!
    Beijocas nas duas. Ela esta uma graça!

  4. Dricota says:

    Nem sei o que dizer!!!!!
    A Luna está lindaaa!!!

  5. Thais Corby says:

    Que fofa… mas que carinha de sapeca,hein…!!!

  6. Mercia says:

    Que lindo Monica
    legal você ser tão sincera e falar coisas que muitas pessoas não teriam coragem…
    fiquei mais fã de você hoje!
    A Luna tá muito linda!! já falei uma vez q ela tem olhos muito expressivos!!! 🙂
    um beijo!

  7. Alexandra says:

    Putz Mo…que demais e que realmente difícil deve ser ter um bebe…meu olho encheu de lágrimas lendo seu texto…pq me identifiquei nos seus dois pontos de vista…sinto que minha maternidade está cada vez mais próxima, afinal casei a 15 dias…sei que vai demorar ainda, mas pra quem não imaginava casar está a um pulo de quem não imagina engravidar….rs…..um bjo imenso…sua filha é uma princesa….toda a felicidade do mundo pra vcs…

  8. Lili says:

    Mônica, bom dia !
    Fiquei tão emocionada com o seu texto.
    Beijos e muita saúde para vc e para a Luna.

  9. Sara says:

    Mô,
    Sua filha é linda….. este sorriso é tudo!!!! Parabéns mais uma vez!!!
    Beijos

  10. Jaque says:

    É, ser mãe é PUNK! Mas, é muuuuuiiiiiiiito bom!
    A melhor coisa que aconteceu na minha vida.
    Também sinto falta da minha vida “de antigamente” mas o sorriso da minha bonequinha me faz esquecer de todos os pesares.
    Ao contrário de vc , não entendo quem não quer ter filhos. Acho que vai faltar sempre alguma coisa. Especialmente se essa pessoa for mulher. E eu conheço muitas mulheres que tomaram essa decisão.
    Bjs

  11. Chris Pessoa says:

    Mônica, eu me decidi a ter um filho no ano que vem. Confesso que morro de medo, mas sempre que vejo uma foto assim, como essas da Luna, com este sorriso lindo, chego à conclusão de que deve valer a pena todos os sacrifícios.
    Sempre que vejo bebês na rua ou os filhos de amigos, fico babando. Acho que já tá na hora.
    []’s

  12. Carla says:

    O legal disso tudo é botar pra fora. Eu tb me sentia assim, e sorria pra td mundo qdo dentro eu estava me rasgando. Tentei muitas vezes esconder a vontade que eu tinha de que alguém pegasse meu filho e devolvesse um ano depois!!!
    Td isso passa, é verdade e depois muitas vezes as gente nem se lembra mais.
    Com a minha quarta filha posso dizerq ue eu vivi a felicidade plena. Óbvio que nem todo mundo precisa ter 4 filhos pra sentir isso.
    Compensa e muito,mas vc disse td, se o casamento nao estiver muito sólido, escorre pelo ralo,
    Beijos enormes,

  13. Nanda says:

    Ai amiga fiquei emocionada com teu post! Eu sinto a mesma inseguranca que vc tinha quando penso em ter filhos, mas eu quero muitooooooooo!!! E amiga, valeu a pena e vai valer muito mais, pois da mesma forma que vc vai ser mae ate o final da vida ate la vc tbem vai ter inumeras alegrias! Parabens por essa bonequinha que esta cada dia mais linda! beijoskassss!!

  14. Cyn says:

    Que bom que, no fim, a sensação de “valeu a pena”está no ar. É o que eu sinto também.
    Monica…estou com uma dúvida enorme…será que vc pode me ajudar? Pra viajar pro Brasil (e depois voltar), que passaporte a Luna têm? Vc fez o americano e o brasileiro, ou só um dos dois? Como funciona? Me ajuda?
    bjs,

  15. Oi Monica, hoje meu bebe Allan está completando 2 meses, e entendo e passei e passo por tudo que voce descreve aqui.
    É sacrificado mais com certeza vale a pena, e estes momentos que o bebe sorri sao muito gratificantes. beijos

  16. Cristiana says:

    Monica, a gente tem de marcar uma pizza para falar sobre este post! Eu acho que você matou a xarada na última frase. A gente realmente esquece desses dias complicados porque as crianças só MELHORAM com o tempo. O cinema, o chopp com os amigos… ficam desimportantes diante da intensidade do que a gente está vivendo nesse começo. E não se engane: essa dedicação 100% é tempoprária. Se você colocar em perspectiva com o que já viveu e ainda viverá, é um tempo muito, muito curto. Me reconheci nas histórias do pijama, da dor nos seios, na dificuldade em acordar na melhor hora do sono. Mas considero tudo isso um aprendizado, para deixar para trás os dias em que nós éramos o centro do universo. Beijos e parabéns pela Luna, Cris.
    P.S.: No segundo filho, você vai ver, vai ser MOLEZA!!!

  17. Catita says:

    Parabens Mo!!! esse post foi emocionante. Obrigada por dividir as suas frustacoes, medos e pela coragem de colocar aqui.
    Catita

  18. Monica, agora você é mãe e entende é exatamente isso que rola. Senti muito disso também e uma dor muito grande por minha mãe não estar por perto. Mas lá de cima ela me deu muita força. Já ti falei meus pais nunca separaram de mim. E essa é unica verdade com relação a Laura.
    Mas posso ti dizer uma coisinha, essa depedencicia da Luna ira mudar e você voltara a sua rotina, não cem por cento normal mas ira aproveitar a sua vida tambem.
    Agora é o momento da cria. E menina estou boba o tanto que você tá maezonaaaaaaaaaaaaa.
    beijoca
    ps. dia desses quis ti passar um e.mail sobre algo que já falmos educação no lugar que se vive, coisa pra você rir mesmo.

  19. Leninha says:

    Monica
    Parabens, sua filha esta a cada dia mais linda, e é muito parecida com vc! Eu ainda nao sou mae, mas acredito que tudo na vida sao fases, e vc vai tirar de letra!

  20. Maitê says:

    Mozinha, isso é normal. Minha irmã vive ligando pra minha mãe, pedindo para ela ficar com o filho dela, por tempo indeterminado. É muita canseira… Ser mãe, tá louco,´precisa ter fôlego de atleta. Abs

  21. claudia says:

    Senti praticamente o mesmo que você … meu bebê está com 6 meses e somente agora consigo respirar mais aliviada e começar realmente a me deixar cativar pelo seu sorriso , pelos carinhos que faz em meu rosto , vibrar pelas suas conquistas … Me senti uma péssima mãe no começo , mas agora posso entender que não fui só eu a ter sentimentos contrários do que ‘as outras pessoas’ falavam ! Ufa , estou me sentindo mais normal , kkkk ! Não sei se consegui me explicar muito bem , mas agora consigo amar meu filhote por completo e acho que a cada dia que passa esse amor se solidifica ! Beijo , Claudia .

  22. claudia says:

    Em tempo … sua filhotinha está fofíssima !!!

  23. Fabricio says:

    ELA É SUA CARA!!

  24. Fabricio says:

    ELA É SUA CARA!!

  25. camila says:

    Primeiramente, a sua ultima frase, e essa carinha linda da Luna disse tudo…
    Lindo o seu balanco, o seu desabafo. Obrigada por dividir com a gente. E parabens por ser capaz de dizer tudo isso.
    E eu nao consigo parar de olhar pra foto da Luna!! Ela ta muito linda! E a sua cara!
    Beijos

  26. camila says:

    ESqueci de dizer que essa roupinha de oncinha e um charme!

  27. Stheph says:

    Ela ta tao gordinha!!!!! Que nora mais linda que tenho.
    Amo voces!
    Sthephanie

  28. fer says:

    Que post lindo, profundo, sincero. Achei ele bonito pela abertura como tu expõe os fatos. Parabéns pela coragem. Acho que serás uma mãe maravilhosa.

  29. Silvana says:

    Monica,
    Acho q essas sensações são normais com todas as mães, afinal de contas são duas pessoas estranhas se conhecendo, e uma delas completamente indefesa e dependente, e dependendo de você.
    Quando meu filho era bebê eu me pegava às vezes tendo que pedir permissão para tomar banho, mas tudo isso é só felicidade…temos é que lembras de agradecer a Deus todos os dias pela saúde de nossos filhos que é tudo.
    Deus abençoe muito voces três.
    Beijos
    Silvana

  30. kelly fatone says:

    Muito bacana esse seu jeito de expor seus pontos de vista
    Eu tbm me sentia culpada por fikr aliviada qdo alguem me pedia pra levar o Ben pra passear, ou por querer fikr mais tempo no trabalho pra naum vir pra casa e encontrar toda akela bagunça que muitas vezes eu mesma fazia pra cuidar dele e naum conseguia arrumar…mas agora que ele tem seus 5 meses e parece estar reconhecendo o que eu faço por ele, já sabe quem eu sou, está muito melhor…agora qdo estou no trabalho fiko pensando no momento q vou poder voltar pra casa e abraçar meu pimpolhinho^^ Claro que as vezes ainda dá akela vontade de sair e descansar um pouco, mas qdo noto que estou começando a perder a paciencia, me lembro que meu filho é totalmente dependente de mim, que serei um modelo de vida pra ele, e simplesmente naum me devo deixar falhar e agir erradamente com meu filho.
    Que deus abençoe voces, muitos beijos^^

  31. Oi Mônica! Não poderia sair sem comentar este post…. obrigada por dizer a verdade! O engraçado é que mesmo sem filho – mas agora com um cachorrinho 🙂 – entendo o que você diz. Claro… um filho não se compara a um cachorrinho, mas ele é um ser vivo que precisa de amor, carinho e paciência nos primeiros meses. Se um cachorrinho muda a rotina da sua vida imagina um filho? E claro que não somos perfeitas e o arrependimento bate, às vezes, mas Deus é tão maravilhoso que ele tb sabe como nos recompensar! O sorriso da sua filha é realmente lindo! Tenho certeza que suas alegrias serão maiores que as frustrações. Você será mãe sim até o último suspiro e sua filha a amará sempre por isso! Beijos e parabéns pelo post.

  32. Mo, eu precisei de pelo menos uns 10 anos até me sentir preparada pra um bebê de novo. Não podia nem ouvir falar na palavra maternidade, parir, bebê recém nascido. Hoje em dia quero ter, por causa do namô, que ainda não é pai. Mas eu pararia no primeiro. E meu primeiro casamento não resistiu a tantas mudanças. E vejo hoje que só consigo lembrar dos momentos ruins se puxar muito pela mem”oria… o tempo é o melhor remédio e hoje, quando penso naquela epoca toda, vejo só o sorrisinho do meu filhote… Facil nao é não… mas olha a sua recompensa ai?