Sinais de rebeldia

Hoje a Luna deu seus primeiros sinais de manha. Todos os dias eu consigo colocar em prática o que “aprendi” no livro Nana-Nenê. Ela vai dormir no berço sozinha, não embalo, não canto, e ela assim, aprende a se confortar e pegar no sono sem depender da minha presença. Tudo estava maravilhoso, apesar dos resmungos de sempre, toda vez que eu a boto no berço ela resmunga, ameaça chorar, mas logo enfia seu dedinho na boca e dorme bem sozinha.
Hoje ela fez diferente (ontem a vovó que a fez dormir…). Coloquei-a no berço, ela começou a chorar forte. A vovó se aproximava do berço, ela ria, conversaram bastante e quando a vovó se afastou, tome choro de novo, choro de raiva mesmo. Vovó voltava, risadas; vovó saía, choro. Vovó não aguenta e pega ela do berço, mamãe diz: “Aproveite seus últimos dias com a vovó, chegando em casa a manha acabou, ainda bem que faltam só dois dias!” Peguei-a no colo, deixei vovó e Luna se acalmarem e a coloquei no berço de novo. Menos briga, alguns resmungos, outros chorinhos reclamões, e agora ela dorme como um anjinho, como na foto, tirada agora.
UPDATE: para esclarecer aos que acham que o filho tem que ser criado no colo, com mimos, musiquinhas, balanços e etc… eu prefiro adotar uma maneira que vá ser mais fácil pra Luna se adaptar quando estiver longe de mim. Dou todo carinho do mundo pra minha filha, mas se ela aprende a dormir sem minha presença, ela sofrerá muito menos quando for pra creche, pois lá ninguém vai ficar dando colo a cada segundo que ela chorar. E a noite, quando ela acordar, ela conseguirá dormir novamente sozinha sem depender também de mim para faze-la dormir…

Bookmark the permalink.

23 Responses to Sinais de rebeldia

  1. MybIKE says:

    Oi Mo,
    Quem falou que criança não é esperta desde que nasce ? Ela j[a aprendeu que com a vovó, quando ela chora vovó volta e com a Momãe não tem como, hahahahahahaha.
    É bom mesmo ficar atenta a esses detalhes………. vc fez muito bem. E Luna mostrando seu lado “Espertinha”.
    Beijo

  2. kelly fatone says:

    oi….
    fikei curiosa qdo vi q vc falou do livro nana nene. Mas assim que comecei a procurar por ele na net, de cara encontrei um site de critica severa ao método, que me desestimulou na hora. Na verdd minha mãe já vem me dizendo ha eras que eu deveria deixar o Ben dormir sozinho, mesmo qdo começa a chorar. Mas qdo tento fazer isso nem mesmo ela aguenta ouví-lo chorar, é mto angustiante. Acho mesmo que só funciona com bebes que jah tiveram esse habito desde nascido. Eu confesso que mimei demais o Ben, mas foi coisa de mãe de primeira viagem, rs. e o pior é que passa tão, mas tão rápido que não vale a pena pegar meu filho com seis meses e querer de repente acostumá-lo com algo que não fiz antes…Mas que é muito bom não ter que ficar ninando horas o bebe isso é…rs
    bjaum

  3. Catita says:

    Vovo e sempre assim, ne?
    Mas vc esta certa no que esta fazendo, eu estudei essa teoria de colocar a crianca na cama sem cantar e tal.. funciona mesmo.

  4. Mercia says:

    Garotinha esperta 😉
    nada como avó!!!! beijos!
    boa volta pra casa!

  5. Anonymous says:

    Pois eu fiquei chocada ao ler o texto. Ïnformação é tudo de bom, mas se me permite um comentário,… amor/intuição materna é muiiiiito melhor. Ninguém precisa ter 500 best seller debaixo do braço p educar um filho. Vc cantou vitória por ela acabar dormindo sem colo, sem musiquinha de minar, sem o carinho da vó (que vai deixar de ser diário), mas não se importa dela criar o hábito de chupar dedo. Este sim, requer sua atenção. Felicidades!

  6. Monica says:

    Anonima, vc pode se identificar. Chupar o dedo nessa fase é normal, e eu estou seguindo o que meu pediatra me recomenda. Ela esta na fase do dedo, e é completamente normal. Nao preciso ler best seller pra educar um filho, mas preciso sim de guias para nao criar um filho mimado e cheio de dengo. Seja essa guia do pediatra, do livro, da minha mãe ou do papa.

  7. Mauro says:

    Monica, descobri seu blog em 2005 me preparando para ir a NY e nunca mais o deixei.
    Tenho 2 filhas pequenas e minha dica a vc é a seguinte, siga sua intuição, a mãe dificilmente erra. Siga o pediatra, se ele for bom pq já peguei cada “mala”…. e por fim beije muito essa boneca, pq manha é muito natural e ela ainda vai fazer muita!!
    Bom retorno.
    bjo
    Mauro

  8. Ellen says:

    Nossa Monica, quando eu tiver o meu ou minha, quero ser igual a você!
    Eu nunca achei que esses excessos fossem sinal de super amor, to adorando suas descobertas, sua postura e o modo de encarar as coisas, desde quando não conseguiu amamentar como você pensava, de quando por um tempo escolheu a opção de tê-la na sua cama e até aqui. Parabéns viu, são poucas que tem essa disciplina 🙂
    beijo pras duas e boa viagem

  9. Stheph says:

    Ta certissima. So que nao consigo fazer… infelizmente.

  10. camila says:

    Espertissima!!! Acho que voce esta certissima, e tenho certeza tambem que e muito dificil agir assim. mas como voce falou, no final todo mundo ganha!!
    E que pernocas hein!!! Ela ta muito fofa!!

  11. Stheph says:

    Ao anonimo…
    Luna esta na fase oral e eh muito importante que ela chupe o dedo ou uma chupeta.
    Va ler mais sobre fase oral da crianca.

  12. Mônica, acho que você tem toda razão!
    Não é maldade nenhuma o que você faz, pelo contrário! Hoje em dia as mulheres trabalham para ajudar no sustento de casa. Quando não por isso, para serem mais valorizadas e se sentirem mais uteis!
    Os dias de hoje são diferentes de antigamente e ensinar a criança a não ser tão apegada conosco é o melhor para elas!
    Todas nós seremos mães, teremos os cuidados que toda mãe tem, mas não deixaremos de ser mulheres!
    Apoio sua decisão! E a Luna não será menos feliz por isso!
    Beijos

  13. Janaina says:

    Oi Monica,
    Meus filhos nunca dormiram no colo de ninguem. Eu tb faco como voce, coloco no berco e eles dormem. A melhor coisa a fazer é seguir a sua intuicao de mae, o importante é que funcione.
    Bjs e boa viagem!

  14. Isabela says:

    Ola Monica! Assim como vc, tenho uma bonequinha de 4 meses e meio em casa. Moro no Canada, e agora no comeco do ano irei para o Brasil. Vc tem algumas dicas sobre viajar de aviao com bebe? Foi tranquilo? Fico aguardando. Beijos e bom retorno! Isa e Yasmin

  15. Silvana says:

    Monica,
    Infelizmente também não consegui fazer isso, mas tb tive um início um pouco atípico (meu bebê fez duas cirurgias em seus primeiros 18 meses , a primeira com 45 dias de vida e a recomendação do médico nos 3 dias de preparação para a cirurgia que não o deixassemos chorar, pois poderia dar hemorragia e teríamos 4 horas para estar com ele num centro cirúrgico, então já viu né mimo pra vida toda).
    Mas acho meio severo Nana nenê, sou mais a favor dos Segredos da encantadora de bebês .
    Beijos
    Boa Sorte.
    Deus abençoe muito você o Sérgio e a sua pequena ( e a mais velha tb)

  16. oi Mo, acho que vc está certíssima viu? E cada um sabe de si, o que funciona bem com filho de um, pode não funcionar com o de outro. O importante é que vc e a Luna estejam felizes… tentei criar o Nicollas bem independente, mas tem sempre a avó pra “estragar” né? Mas é a função delas.. hehehe.. Boa volta a NY…

  17. Gloria says:

    Acho que cada mãe deve saber a maneira de criar o seu filhote,com colo,sem colo,com musiquinha,sem musiquinha…O que importa mesmo é dar amor.Claro que dormindo sozinha ela não vai ter problemas quando vc não estiver por perto,tb fiz assim.Quanto ao dedo ou chupeta…sim é fase oral mas a chupeta ela vai jogar fora, dar pro Papai Noel,etc e o dedo fica muito difícil tirar o hábito depois.Isso, há anos é assim e será pra sempre,com livros ou sem ,com pediatras modernos ou antiquados.Boa sorte ! Ela está uma gostosura,foférrima mesmo.Deus a abençoe.

  18. Maitê says:

    Mozinha, meu sobrinho tem a mesma idade e é meio manhoso. Agora odeia a cadeirinha de balanço dele, chora, fica com as perninhas duras. Muito engraçado. E para dormir, ele gosta de dormir no colo, ele até dorme sozinho no quartinho, mas se a mãe dele tá por perto, só dá uns gritinhos, ri e quer colo. ABs

  19. Silvia B. Eto says:

    Monica
    já sou leitora do seu site a algum tempo e estou com uma dúvida que você poderá me ajudar a resolver (estou buscando a opinião de todos que eu conheco): estou pensando em comprar um cachorro pequeno mas estou em dúvida, pois saio cedo pra trabalhar e volto só a noite…até tenho quem fique com ele 3x por semana, mas no mínimo por 2 dias na semana ele vai ter que ficar sozinho…
    A sua cachorrinha fica sozinha durante o dia ? Como ela se comporta nessas situações? Fica tranquila ?
    Adoro animais e por isso mesmo não quero que eles sofram!
    um abraço
    Silvia

  20. kelly fatone says:

    parece que esse tópico deu um pouco de polêmica, rsrsrs…
    Tudo que for feito pra ajudar os filhos é bom, mas eu que não pretendo ter outro filho(pelo menos não nos proximos dez anos), estou curtindo bem meu filhinho, e acho que o mimo e as cantigas de ninar fazem parte.

  21. Cristiana says:

    Monica, acho que você está fazendo o melhor pra Luna! Filho, a gente tem de criar pro mundo! (E pra creche tb!) Sou sua fã porque você pesquisa e segue a sua intuição nas medidas certas!

  22. adriana says:

    Monica, não perca seu tempo se justificando para quem nem ao menos tem a coragem de se identificar quando te critica. Que anônima mais besta! Tem é que dar risada desse tipo de gente. No que o comentário dela ajudou? Em nada. Bom… me fez dar risada dela, ao menos isso.

  23. chana says:

    Oi Monica!!!!
    Eu dava atencao a minha filha na hora de dormir mas fui cortando aos poucos. Uns (há sempre opiniões) diziam que eu tinha que ser radical e outros achavam que ela tava com falta de colo. A minha mãe que é uma pessoa muito possessiva quase se matava por eu adormece-la ao colo. Fiz o que achei melhor e hoje ela dorme bem, ja ta na creche e a adpatacao foi optima, lá há colo de vez em quando e noto que os bebés mais habituados ao colo (até para dormir) sofrem, e muito. Ë muito bom eu ir trabalhar e deixa-la lá na maior, há menos sofrimento para todo mundo (esses bebés chorões acabam até por incomodar a minha filha quando ela quer dormir :),.
    Esse assunto e muitos outros são bastante controversos, e por a pessoa ser mãe de primeira viagem todo mundo acha que pode dar palpite e que o mesmo é lei 🙂 eu “Tou nem aí”, para mim é assim, ninguém é perfeito, e sendo mãe, honestamente, também não quero ser a melhor do mundo (é verdade!!), esse tipo de ansiedade não é saudável, alguém vai sofrer nessa história, vou dar um exemplo, hoje mesmo uma amiga disse que dava banho a baby, depois a sopa, mas como a baby se sujava voltava a dar outro banho (ela tem mania de limpeza) para mim é só limpar a bebé nem que seja com uma fralda húmida e mudar de roupa, quem está a sofrer? a baby. e ela quando fala as coisas (já tem 50 anos) é como se estivesse a dar o recado “como estás a fazer não é correcto!” Dane-se!