os sólidos

Na última visita ao pediatra, ela disse que não preciso iniciar sólidos com a Luna até os 6 meses de idade. Também disse que se eu quisesse, poderia já começar, apenas para ela ir se acostumando, mas não que seja necessário. O que me encafifa é que aqui eles iniciam completamente diferente. No Brasil começa com suquinhos e sopinhas feita em casa. Aqui os pediatras não recomendam suco de forma alguma, e os bebês começam com cereais. Ela mencionou, compre o rice cereal ou apple/banana sauce, aqueles potinhos prontos na farmácia, mas nós não recomendamos sucos. Fazer sopinha em casa, não combina muito com americanos, stage 1 food das prateleiras do mercado está ótimo.
Me pergunto, porque não pode sucos aqui? pesquisei hoje e achei a resposta. Mesmo natural, eles não gostam de dar sucos a menores de 1 ano, pois como suco feito em casa não é pasteurizado, eles acham perigoso a infecção por bactérias. Ainda recomendam se for dar, não dar em mamadeira, pois suco em mamadeira é a maior causa de problemas dentários. Ora, porque o suco eles tem medo, e a fruta amassada, pode? Alguém saberia me dizer a diferença?
Lendo essa matéria, vemos que eles realmente não são nada a favor de sucos por aqui. Acho que quando a Luna fizer 5 meses eu começo a apresentá-la aos cereais. Ela está ótima com o leite, dormindo a noite todinha, pra que mexer agora em time que está ganhando, não é?
Mais uma matéria que achei contra os sucos:

Juice is not necessary for an infant. In fact, juice is way down on the list of healthy foods for babies, for several reasons. First, fruit juice is not a nutrient-dense food. Most fruit juices contain nearly as many calories per ounce as milk, but nearly all of the calories in juice come from carbohydrates. Juice is not a source of balanced nutrition. Infants who drink large amounts of juice consume a lot of calories to take the place of calories of more nutrient-dense foods, such as your breastmilk and foods containing protein, minerals and healthy fats. In my practice I have noticed a condition I have dubbed “juice abuse.” Some infants are not growing optimally (not thriving) because they have too much juice. Also too much juice can interfere with growth, especially juices with high fructose and sorbitol that can lead to chronic diarrhea and diminished absorption of vital nutrients. Juice is best used to flavor water. Toward the end of the first year if your child does enjoy juice, limit her consumption to no more than 12 ounces a day and dilute with at least equal parts of water. Get used to offering your child your breastmilk or water if she is thirsty. Children have a natural sweet tooth and will prefer juice to water unless they are programmed from doing so. Get your child into the habit of drinking water as a thirst quencher, or as a second choice, diluted juice. Another problem with juice is tooth decay. Avoid letting her lie down with a bottle of juice. When a child falls asleep the natural rinsing action of the saliva diminishes, allowing the sugary juice to bathe the teeth and lead to decay.

Bookmark the permalink.

18 Responses to os sólidos

  1. MybIKE says:

    Oi Mo,
    Que doido, eu não imaginava que suco causasse “TANTO” mal assim. Eu já tinha visto em dietas que suco de laranja é altamente calórico mas não fazia idéia de como os americanos evitam isso.
    Abaixo sucos então………. 😛
    Beijo.

  2. Rui Moreira says:

    Oi Mô, tudo bem?
    Eu não imaginava que suco pudesse ser tão ruim assim para crianças. Talvez seja legal consultar outros médicos e analisar a opiniao de todos. De qualquer maneira, existem outras alternativas por enquanto.
    Bom, se cuida e manda um beijo para a Luna.
    Rui Moreira
    Akron, OH

  3. Oi Monica, eu estava com um monte de dúvidas também com relaçao a que poder dar ou nao para o bebê, porque ele já tem 4 meses, e geralmente nesta fase antigamente os bebes já comem papinhas, sopinhas e sucos, mais a minha pediatra dice que eu tenho que esperar até os seis meses pra começar implementar outros alimentos, e eu quis saber porque, a explicaçao que ela me deu, é que a pediatria moderna fez muitos estudos e constataram que os bebes antes dos 6 meses ainda nao estao preparados para outros alimentos que nao seja o leite.
    E que aos seis meses comece com os alimentos amarelos, tipo pure de abobora etc…
    O Allan só com o leite está muito bem também, entao vou esperar já falta pouco.
    Beijos e ve se visita meu blog, hehe
    Ana

  4. raquel says:

    Monica,
    EU queria entender , se existe tanto cuidado assim com a alimentacao dos bebes, porque quando adultos , os americanos geralmente se alimentam tao mal???
    Beijos

  5. Catita says:

    nao sabia que suco fazia mal.. xi… boa pergunta

  6. Lembra que eu comentei sobre isso de dormir com o suquinho no dentinho?
    Realmente sucos não são muito recomendados por aqui e quando são, é melhor que seja diluído.
    E você está enganada quanto aos americanos não quererem fazer comida em casa pras crianças. Enquanto no Brasil a classe média trabalhadora tem empregada pra fazer as sopinhas clássicas, por aqui, temos uma proporção bem grande de stay-at-home-moms que param de trabalhar pra cuidar dos filhos até a adolescência. Essas mães cozinham bastante em casa e existem livros e sites com receitas para todo tipo de comida infantil. Tem mãe que compra de tudo de mais caro orgânico e tem mãe que compra as coisas no Safeway mesmo, mas todas as mães que eu conheci que não trabalhavam, cozinhavam em casa para seus filhos. E eu aprendi muitas receitas pra variar o feijãozinho amassadinho.
    Aliás, só aqui mesmo fui ver como tudo pode ser transformado em purê. A minha mãe sempre comprou comida pronta pra gente no Brasil (ou então a empregada fez a sopinha) mas aqui eu fiquei boba em poder aprender a fazer purê de tudo quanto é tipo de vegetal e fruta.

  7. Monica says:

    Oi Luciana!
    Nossa minha pediatra nem comentou sobre as papinhas feitas em casa, ja mandou comprar aquelas do mercado! Eu vejo um monte de gente dando essas prontas, eu até fiquei assustada!

  8. Solange A. says:

    Mo, tudo isso parece loucura e é muito confuso, mas realmente os pais daqui não costumam dar suco nem em mamadeira, nem em copo por causa do açucar, que segundos os tais, o açucar além de causar cáries, provoca excitação na criança. Isso é uma teoria deles. No Brasil tomamos água com açucar para ficarmos calmos quando estamos nervosos. Não sei quem está certo e nunca pesquisei a fundo a questão.
    Sobre as bactérias, é uma informação que eu houvi falar não só no Brasil, quanto aqui. Parece que o leite, o suco e o chá são verdadeiros ninhos de bactérias. Mas no Brasil, se a criança ainda está sendo amamentada e com as vacinas em dia, os pais dão tanto o leite de vaca (em pó ou líquido), assim como chazinho de camomila ou leite, já que o leite do peito protege e a vacina protege a criança de mil e uma doenças. Aqui mesmo as crianças estarem com a vacinação em dia, alguns pais não permitem que os filhos tomem leite, suco ou chá. Então, mais uma vez, a questão fica confusa.
    Com relação a papinha pronta, me desculpa, mas eu creio que isso é uma recomendação que o médico dá, pois com certeza ele deve receber algum beneficio ($) das industrias de papinhas prontas. Lógico que se voce está viajando, acho que a papinha de potinho é muito mais prática. Existe também aquela questão, que boa parte dos americanos não costumam cozinhar. Eles compram tudo pronto e acho que isso é outro fator para que as papinhas prontas sejam tão consumidas.
    De uma coisa eu tenho certeza, tanto eu, quanto você e outras milhares de pessoas, tomaram leite, suco e comemos papinha de potinho, ou feito em casa, e estamos vivinhos da silva. E o melhor, saudáveis!
    Ah, esperar até o 6o mes para comecar a se alimentar é fato verdadeiro, por causa da digestão que ainda os bebezinhos não estão preparados para ter. Dependendo do bebê, só começa a se alimentar lá pelo 8o mes. Neste ponto, creio que só o médico pode analisar.
    Mil beijos

  9. Stefania says:

    Oi Monica, como pediatra, eu tenho que discordar das recomendacoes acerca das comidas feitas em casa. Segundo a AAP (American Academy of Pediatrics) as comidas feitas em casa, como pures de frutas, sopinhas, sao altamente recomendadas, por nao conterem conservantes e serem mais saudaveis ( contanto que se faca com higiene), e inclusive eles recomendam congelar no freezer para evitar o trabalho de fazer todos os dias…Quanto ao suco, a materia esta correta, eles contem alto conteudo de carboidratos, e nao eh bom exceder as 6 ounces/dia antes do primeiro ano de vida!
    Espero que tenha ajudado…qualquer coisa da uma lida na secao de pais da aap.org, eles tem varios artigos interessantes!

  10. Mic says:

    Oi, Monica
    Já deixei um outro recadinho por aqui antes… Tenho um filho de 2 anos e uma filhota de 3 meses. A recomendação de não entrar com qualquer outra alimentação até os 6 meses normalmente é para bebês que se alimentam exclusivamente no peito. No meu caso, meus dois filhos mamaram pouco, por razões diferentes. E aos três meses entraram no suquinho. Natural, é claro. E no máximo 150ml por dia. É claro que cada país tem sua cultura e suas “neuras”. Minha sugestão é que você siga a sua intuição e faça o que achar melhor para o seu caso. Com o Rafa deu super certo variar sabores desde cedo. Ele come de tudo, incluindo legumes e frutas e não é de estranhar sabores. Acho isso muito positivo. E sempre esteve dentro da curva de crescimento e peso. Juju já está no suquinho e adora. Quanto a comidinhas, eu não tenho nada contra os potinhos, mas acredito que a comida feita em casa seja melhor por ter menos conservantes, né? Mas, o que vale é a nossa experiência e a nossa rotina. Não deu tempo de cozinhar? Então vamos aproveitar o que a vida moderna nos oferece, né?
    bjs e boa sorte!
    Se quiser, dá uma passadinha pelo nosso blog: http://www.micdani.com.br/blog

  11. Luciana says:

    Acho que isso de medo de bactérias é balela… eles tem é medo que a criança cresça preferindo o suco natural e depois a indústria do “tudo pronto na prateleira” entre em crise 😐
    Não acho legal para um bebê começar a comer aquela comida homogênea de potinhos. Meu 3 sobrinhos detestaram 🙁
    Ao menos com as sopinhas feitas em casa, tem-se a opção de triturar só o que for mais sólido e amassar o que for mais mole… e o bebê se acostuma as “texturas” dos alimentos e desenvolve suas preferências mais.

  12. Dricota says:

    EItaaaa mas bactéria há em todo lugar e como é feito também é outra história.
    Muito esquisito!

  13. Nao sabia dessa… vivendo e aprendendo 🙂

  14. Gloria says:

    Acho sempre que o mais natural possível é melhor pra gente e o pros bebês tb.Só dava potinhos quando ia à praia ou não quando não estaria em casa na hora das refeições deles.Tb tomo às vezes suco de caixa mas nada se compara a um bom suco de mamão com laranja natural não é ?…Aliás, aí tem laranja lima…?acho que não.Nem nos EUA nem na Europa tem a variedade de sucos que temos no Brasil.Aliás, um lugar que tinha tudo natural era no Woole Food Market que vc mesma me indicou e eu amei ,fui várias vezes lá.Tudibão.Bem, cada pediatra tem a sua linha, aqui tb é assim.Mas ,acredite , o mais orgânico possível é melhor pra todos.Bjos e boa sorte !

  15. Patricia says:

    Nossa essa noticia também me surpreendeu! Achava que os suquinhos naturais eram inofensivos… Ainda não sou mãe mas concordo com as opniões acima. Com a higiene necessária, quanto mais natural melhor pra todos.
    Um beijo!

  16. Stheph says:

    Hahaha ta com saudade de mim eh? Quem sabe um dia a gente nao volta.
    beijos

  17. graziela says:

    …com o meu de 11 anos, por necessidade de voltar a trabalhar, comecei com um suquinho ao dia aos três meses, depois as papinhas de frutas e por fim a sopa e o leite. Foi tudo bem devagar e tudo deu certo. Eu sempre limpei a boquinha e os dentinhos depois das mamadas e o suco ele só tomava às dez da manhã. O João não é obeso, não teve problemas do aparelho digestivo e é bem saudável. Realmente acho bom ouvir a opinião do médico, ler a respeiteo e… segui sua intuição.
    beijos, Graziela

  18. Janaina says:

    Oi Monica,
    Eu sabia sobre o suquinho, o pediatra do Paulo Vinicius recomendou nao dar logo de inicio e assim o fiz. Comecei com o cereal de arroz mas ele nao gostou, entao mudei para o de aveia e ele se deu bem. So introduzi o suco bem depois e mesmo assim so os de maca e uva verde. Hoje, como ele ja esta grandinho, toma suco de maracuja que eu faco em casa e adora!
    Eu concordo com a Luciana, aqui tem muita mae que assim como eu, fica em casa e prepara a comidinha do bebe. Tambem aprendi muitas receitas de comidas saudaveis para bebe com elas. Mesmo com a recomendacao do pediatra, eu evitava dar as papinhas prontas para ele nao viciar. Algumas maes tem dificuldade de tirar as papinhas apos o bebe fazer 1 ano de idade.
    Bjs