“Foi por medo de avião, que eu segurei pela primeira vez a sua mão…”

Morro de medo de avião, mas ao mesmo tempo ele me fascina. Fico sempre hipnotizada vendo eles decolando e pousando, acho misterioso, grandioso, potente, amedrontador. Com a minha irmã na aviação o medo duplica, fico tensa, e como sou neurótica por natureza, já sofro por antecipação.
Depois que ela entrou nesse ramo, vejo com outros olhos todos os comissários e pilotos. Ela desvendou boa parte do mistério depois de me contar os “bastidores”. Fico horas ouvindo as histórias e acho uma delícia. Aprendo bastante também, já sei que não tem cozinha no avião, aquele lugar se chama “Galley”. Elas trabalham feito loucas, servindo, checando, contando, organizando. A classe executiva, pasmem, mesmo tendo apenas 22 lugares dá mais trabalho que a econômica, é muito mais frescura, mais cuidado, mais tudo. Sei o que as irritam nos passageiros, e é bem engraçado viajar sabendo o que elas pensam de cada situação que acontece no avião. Quando elas colocam aquela roupa, se transformam em moças sérias com obrigação de serem simpáticas. Algumas eu percebo que são simpáticas por natureza, em outras está explícito que estão mesmo representando um papel.
Algo que desmistificou, é que todo comissário é homossexual. Conheci váaaaarios amigos delas que são heteros com H maiúculo, e super galinhas. As comissárias não dão muita bola pra passageiro não, aliás elas tem uma certa implicância e eu acho hilário ela imitando “a gente” pedindo as coisas, reclamando e fazendo as coisas que elas mais odeiam, que é levantarmos quando ainda não fomos autorizados. As histórias que vem depois aaaaah são ótimas. Tem até algumas comissárias que ligam na cabine e avisam o piloto que tem gente em pé no momento do pouso, pois deveriam estar sentados esperando a autorização de abrir os cintos, então o piloto dá uma brecadinha assim bem “suave” pra colocar todo mundo no seu devido lugar.
Tem os bêbados, as crianças, puxa, tem muita história. Sabendo já disso, sem querer ser chata eu lavei a mamadeira da Luna no banheiro e quando contei pra ela, levei uma bronca. Não é bem assim, tem mãe que abusa sim, mas pedir pra lavar uma mamadeira é muito bem vindo.
Adoro quando ela conta dos famosos, que dormem, roncam, dão pitis. Em uma situação ela pegou a Luana Piovani indo pra Buenos Aires, dormindo de boca aberta, quase babando e a cabeça meio caída de lado. Pena que não tinha nenhum paparazzi. Falam que a Elba Ramalho não se dirige aos comissários, pede pra quem está com ela pedir sua comida, que o Cauã Raymond é ultra simpático, que a Angélica o Huck e o Joaquim voam de executiva mas a babá vai de econômica. Mas como é a Angélica, a babá pode invadir a área VIP pra ajudar a madame, e depois volta lá pro povão.
Curiosíissimos os contos, dariam um bom livro. Ela adora o que faz, apesar de ser um ambiente de muitas fofocas e intrigas. Imagine muita mulher junta o que poderia dar? Apesar de ela amar a profissão, que dá a oportunidade de poder conhecer várias cidades do mundo e do Brasil, eu sinceramente amaria que ela trabalhasse “em terra” mesmo. Queria que ficasse comigo, olhando eles pousando e decolando, mas lá no chão, quietinha e hipnotizada, como eu.

Bookmark the permalink.

18 Responses to “Foi por medo de avião, que eu segurei pela primeira vez a sua mão…”

  1. MybIKE says:

    Oi Mo,
    Eu adoro a Jana na aviação, tudo de bom.
    Pena que nunca consegui viajar com ela, ou melhor, apenas uma vez e isso já faz uns 4 anos.
    Eu acho muito legal esse mundo também e quando viajei na cabine foi muito interessante, ver os procedimentos, como eles comandam esse monstro.
    Adoro viajar e fico imaginando como se fosse o Google Earth e o avião fazendo o rastro no mapa.
    Beijo

  2. Luciana says:

    Ah, conta maissss…

  3. Ellen says:

    Quando eu chego em um aeroporto eu fico fascinada só observando os comissários(as), enquanto não estamos no avião, sempre tive essa impressão, de que eles não estão nem aí pros passageiros, como se fosse um segundo plano, e eu ali boba, quase babando, rss.
    Essa da Angélica eim, Jisuis me leva!

  4. Carla says:

    Conta Maaaaais!!!
    Que legal que sua irma trabalha em aviacao! deve ter muuitas historias!
    Uma que me enche de curiosidade eh quando tem bebes no voo. Tenho uma filha de 8 meses e sempre viajamos…e tem vezes que ela dah altas demonstracoes de choro! Eu, como mae, nao tenho o que fazer a nao ser tentar consola-la…mas o que as comissarias pensam disso???
    Beeijos

  5. Adriano says:

    Massaaa…também acho fantástico ver os aviões pousando e decolando, e como trabalho no Campo de Marte – SP, isso faz parte do meu cotidiano.
    Agora em relação a essas histórias eu desconhecia, mesmo porque aqui os vôos não são comerciais, então são apenas jatos, helicópteros, etc…
    Mas conta mais, muito legal esse post, adorei,rsrsrs

  6. Dricota says:

    Essa da Angélica, eu hein!

  7. Chris Pessoa says:

    Monica, teve uma vez em que eu fui de Brasília pro Rio e quando o avião pousou, com ele ainda em movimento, indo para o finger, uma menina se levantou, pegou suas malas e foi lá para a frente porque queria descer primeiro. A comissária pediu para ela se sentar e ela foi bem grosseira dizendo que não podiam impedí-la de descer primeiro pq os vôos estavam sempre atrasados e ela não ia perder a conexão dela. A comissária avisou o piloto que imediatamente parou o avião no meio da pista e disse que só iria para o finger quando todos estivessem sentados. Ela se recusou! Todo mundo começou a vaiá-la e a dizer que estavam todos atrasados, que não era só ela, que ela não tinha educação, etc, etc, etc… enfim, depois de um tempão, a mulher viu que não ia chegar a lugar nenhum e voltou pro lugar dela, embaixo de muita vaia, é claro! Na hora eu fiquei com muita raiva dela por ter tido que ficar mais um tempao no aviao depois de uma espera enorme no aeroporto. Eu tava doida pra chegar logo… mas agora penso que foi bem engraçado. :-))))

  8. Legal. Eu tambem morro de aviao, mas ando pelo menos duas vezes por mes. Ja estou ha quase 4 anos na Inglaterra e se nao me falha a memoria ja acesso seu blog desde que morava no Brasil. Interessante ver, assim de longe, que o mundo e as pessoas mudam tanto sempre.
    Um beijo.

  9. Imagino que eles fiquem bastante cansados, e tenho certeza que eles têm um saco bem grande para tolerar alguns passageiros.
    Realmente, é uma profissão fascinante!
    Que mico pra essa mulher que a Chris Pessoa aí comentou…hehehehe
    Abração!

  10. Silvia Brazuna Eto says:

    Nossa !! Em outubro fui a NY e comi duas vezes no Serendipity !! Quantas baratas devem ter passeado no meu prato, heim ??!!!
    abraços ! Adoro seu blog!!
    Silvia

  11. Luciana says:

    Não entendi por que tem gente falando mal da Angélica? Por que a babá vai de econômica? O que tem d+ isso? Se ela paga executiva, é esnobe, se paga econômica, é miserável?
    Ou é por que a babá vai na executiva ajudá-la? Quando minha MÃE foi de executiva, e EU de econômica, eu ia lá com ela, ou então ela ia lá comigo levar garrafinhas d’água.
    Não vejo o mal nisso…

  12. Flavia says:

    Muito legal. Vc poderia colocar mais histórias da sua irmã aqui. Sabe q qdo morei em Toronto fui garçonete por um tempo e nunca mais fui a mesma cliente. Qdo servimos ao invés de sermos servidos mudamos completamente a visão de mundo! Sabemos como é do outro lado. Viajo de avião toda semana pq estudo em outro estado e vejo cada coisa… e no Internacionais? Nossa! Mas essa da executiva eu não saia, imagina a primeira classe!!!! Socorro!!!!
    beijocas

  13. Monica says:

    Luciana,
    Pois não vejo as pessoas da economica indo lá na executiva não. Aliás se fosse assim, se o lugar está vago do meu lado, o meu marido que foi na economica poderia sentar e ficar alí? Uma coisa é vc ir la e voltar, outra coisa é vc ir lá sentar ficar ajudando etc. Acredito eu que se vc precisa de ajuda de uma pessoa que tem que ficar lá por um tempo e voce tem como pagar isso, pq nao? acho ser mto miserável, ou entao assuma essa posicao, e se vire sozinha. Eu fiquei sozinha com a Luna, sem o Sergio, passei alguns aputos, mas me virei sozinha. Agora, ela e o Huck juntos se nao conseguem dar conta, deixa de ser miserável e paga pra babá, ja que precisa dela…

  14. leticia says:

    eu sempre amei avião e nunca tive medo nenhum de viajar neles, mas na volta de umas belas férias tive panico e até hoje não me recuperei muito bem não… acho que associei uma coisa com a outra.

  15. Amanda says:

    Nossa que coincidencia! Eu sseeempre leio seu blog mas raramente comento… enfim. ontem dia 20, eu fui participar de uma seleção para trabalhar de comissária para a Emirates Air line, e morar em Dubai… e estou pesquisando tudo sobre a vida dos comissários que realmente não é nada fácil…
    Houve uma palestra e a garota que foi de “amostra” que ja está a um ano na emirates, contou que uma vez esqueceu de levar o gelo que um passageiro pediu… e ele fez uma carta, com altas e mentirosas reclamações dela que ela tinha sido rude.. etc.. ela teve que ter mta paciencia… e jeitinho..se desculpe e levou uma champagne (miniatura) para ele… então ele se arrependeu e rasgou o papel, que com certeza causaria mto problema a ela…
    escreve mais, que agora estou mais interessada ainda..ah torçam por mim!!

  16. carla says:

    kkkkkkkkkk, tadinha e chato ficar com medo né, fica nao boba ela esqueceu de te falar que e muito seguro se olharmos pelas estatisticas nas estradas das cidades brasileiras, moro aqui em connecticut, fui a n.y e adorei quero voltar agora no final do ano pra ver todas essas luzinhas acesas. bj

  17. Acho que uma excelente ideia seria implementar o Google Earth nos mapas dos avioes? Sempre que viajo em avioes grandes gasto horas olhando pro mapa que nao eh nada interativo. Serah que as empresas aereas ja tiveram essa ideia?

  18. mari says:

    além de curso pros comissários deveriam dar cursos pros passageiros. como tem gente que se comporta mal.Esse lance de levantarem antes do permitido então , não entendo tanta pressa…que sua irmã e colegas tenham sempre muita paciência.