Super Mãe

Estava conversando com a minha irmã, e ela comentou assim: O que será que um marido quer dizer quando afirma que sua mulher é uma super mãe? O que é ser super mãe? Já me deparei com essa mesma dúvida, quando um amigo que acabara de ter sua filha, também dizia que a mulher dele era uma mãezona, super mãe. Ficava imaginando se eu seria a super mãe, e se meu marido diria isso. Cuidar, amamentar, acordar de madrugada, ficar cansada e acabada, dedicar sua vida ao filho, abdicar de muita coisa, pra mim tudo isso é ser mãe. Mae pela definição e essência faz tudo isso, sente tudo isso e é tudo isso e não é especial, ela apenas é mãe. Exista talvez as pouco mães. Eu diria que são aquelas que fazem tudo que vai contra o instinto maternal, a falta de proteção, carinho e amor.
Ser super mãe, é conseguir enxergar que a felicidade dos filhos não pode ser afetadas pelos seus interesses pessoais. É estar feliz, em ver seu filho feliz, seja ele como você esperava ou não, esteja ele com quem ele quiser e não com quem você gostaria que ele estivesse, que vibre por ele estar satisfeito com a profissão que ele escolheu, mesmo que essa seja a oposta que você sonhou pra ele, que aponte ao filho as qualidades do pai que a deixou, mesmo que por dentro, ela só consiga se lembrar dos defeitos. Conseguir lhe mostrar que não é apenas por ser seu filho, que ela sempre o defenderá acima de tudo e de todos, mas sim lhe mostrará quando ele estiver errado, lhe ensinará a pedir desculpas, e mostrará que ela tem discernimento para dar razão a quem realmente a tem.
Me lembro que meu pai, nos dava razão e nos defendia independente se estávamos certas ou não. É minha filha e ela tem razão, e vou defendê-la. Já minha mãe sempre foi a favor de quem estava certo, independente de quem fosse. Me lembro que em todas minhas brigas da época de namoro, ela me consolava, mas sempre mostrava onde eu estava errada, e que não tinha como me apoiar em algo que ela não achava correto. Talvez por isso hoje eu consiga facilmente ver qualidades nas pessoas as quais mais vejo defeitos. Pra mim, uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.O justo é o justo, independe que eu goste ou não.

Bookmark the permalink.

7 Responses to Super Mãe

  1. Ellen says:

    Meu pai e minha mãe sempre iam pelo lado do correto, independente de quem fosse, e mais, muitas vezes quando o correto éramos nós, eles insistiam pra que deixássemos pra lá. Eu quando criança, muitas vezes ficava com um pouco de inveja das outras crianças, as que tinham os pais sempre e inconcidional apoiando até mesmo os erros, mas hoje vejo que tudo o que foi feito foi o melhor, na educação dos meus sobrinhos, minha irmã usa do mesmo conceito e temos visto que dá certo. Nós, em sã consciencia não somos injustas, nem egoistas, e eles também não.

  2. Maria Beatriz says:

    Oi Monica, concordo com a tua definição, perfeita, e mães no sentido da abdicação são realmente muito diferentes de pais, acho que nem se compara a dedicação de uma mãe com a do pai, não falo de amor, mas sim de dedicação mesmo.
    Quanto à educação, eu tento ser assim também com minhas duas filhas, apoio claro desde que estejam certas, posso ate defendê-las em público mas no reservado elas saberão que estavam erradas, porque além de tudo nosso lado de proteção não permite muito ouvir os outros falando mal dos nossos filhos né ? Beijinhos e bom fds

  3. Thais says:

    hehe aqui em casa, meu pai sempre se fazia de bonzinho, deixando as broncas e puxões de orelha à cargo da minha mãe
    vc não tem em mente dar um irmãozinho/zinha para a Luna? Pois eu, cresci com 3 irmãos a minha volta e minha infancia certamente nao teria sido tao feliz sem eles!
    Beijos

  4. camila says:

    Mo,
    Esse segundo paragrafo e lindo… Quem me dera se todas as maes fossem assim. Infelizmente tem muita gente por ai que nao pensa na felicidade e bem-estar dos filhos, so nela mesma. Triste, ne?

  5. Uma simples mulher existe que,
    pela imensidão de seu amor,
    tem um pouco de Deus;
    pela constância de sua dedicação,
    tem muito de anjo;
    que, sendo moça,
    pensa como uma anciã,
    sendo velha,
    age com todas as forças da juventude;
    quando ignorante, melhor que qualquer sábio
    desvenda os segredos da vida;
    e, quando sábia,
    assume a simplicidade das crianças;
    pobre,
    sabe enriquecer-se com a felicidade dos que ama;
    rica, empobrece-se para que seu coração
    não sangre ferido pelos ingratos;
    forte,
    estremece ao choro de uma criancinha;
    fraca,
    entretanto se alteia com a bravura dos leões;
    viva,
    não lhe sabemos dar valor,
    porque à sua sombra todas as dores se apagam;
    morta,
    tudo o que somos e tudo o que temos
    daríamos para vê-la de novo,
    e dela receber um aperto de seus braços,
    uma palavra de seus lábios.
    Não exijam de mim que diga o nome dessa mulher,
    se não quiserem que ensope de lágrimas esse álbum
    porque eu a vi passar em meu caminho.
    Quando crescerem vossos filhos,
    leiam para eles esta página;
    eles vos cobrirão de beijos a fronte
    e vos dirão que um pobre viandante,
    em troca de suntuosa hospedagem recebida
    aqui deixou para todos o retrato de sua própria MÃE…
    Dom Ramon Angel Jara
    BOA SEMANA. SEJA FELIZ!

  6. graziela says:

    …amor, carinho, dedicação, cuidado, presença. Acho que as boas mães são as que dão isso, a dose talvez possa passar a impressão de ser super ou ser menos. Eu me considero uma boa mãe, mas tenho medo de errar e de nem sempre acertar na dose porque excesso também pode fazer mal… ou não? Ih será que falta? Acho que não, só a presença que é sempre menor do que eu gostaria.
    beijos, Graziela

  7. kelly says:

    Oi Monica, Eu concordo com o seu jeito de pensar. Os pais devem aceitar seus filhos do jeito que sao. Cada pessoa tem sua personalidade e o seus objectivos. A obrigacao dos pais e apoia-los. Se os filhos estam indo no caminho errado e claro que os pais devem interferir, mais do contrario devem amalos sempre. Infelizmente, eu conheco maes que nao apoiam seus filhos. Se o filho nao seguiu o caminho que nao era o sonho da mae, o filho e rejeitado. Eu estou passando por isso eu mesma. Infelizmente, nao sao todas maes que sao Super maes. Espero ser a super mae do meu filhao. Adoro seu Blog Monica. Kelly