Parto Normal é o Normal

Depois que fiz um balanço entre cesárea e parto normal, constatei que a cesárea só tem vantagens para mães e médicos, salvo quando realmente há uma necessidade real para que o bebê venha ao mundo através de uma cirurgia. Como acredito que o parto deva ser bom, tanto para a mãe como para o bebê, a solução mais adequada para mim foi o parto normal, com anestesia. Achei perfeito, recomendo, e meu próximo filho será exatamente assim, se tudo correr bem.
Desvantagens da Cesárea:
– Em geral, os bebês de cesárea nascem hipotérmicos e tensos.
– Bebês que nascem por cesariana método são expostos primeiro à bactéria proveniente do hospital, e não da mãe.
– O médico deve avaliar muito bem a idade gestacional. Um ultra-som bem precoce deve estar disponível para confirmar a idade pela última menstruação. Um erro pode ocasionar que o bebê nasça prematuro. A maior causa de bebês prematuros no país é a cesária programada de forma errada !
– O bebê é retirado do útero, não nasce, é assim privado da experiência ativa de protagonismo.
– Ele não está pronto para nascer, não recebeu as informações de que é hora de nascer, portanto seu nascimento é um ato de violência.
-Geralmente, há mais dor após o parto devido à incisão (corte) na barriga e à manipulação do médico. Necessita de maior dose de analgésicos. A dor e o inchaço no local demora cerca de 6 meses para diminuir, como toda cirurgia.
– Lembre-se que a cesárea não deixa de ser uma cirurgia, com todo risco de complicações de qualquer cirurgia comum (infecções, sangramentos, risco anestésico, trombose nas pernas).
Desvantagens do parto normal: (para a mãe, para o bebê não tem )
– Para mulheres que não fazem atividade física freqüente e têm uma fragilidade dos músculos do períneo, há maior risco de apresentarem prolapsos vaginais em idade mais avançada, ou seja, bexiga caída ou útero caído. Esses problemas podem ser corrigidos com cirurgia.
O Brasil é um dos países que tem a maior taxa de partos cesáreas do mundo: 40%. Perde somente para o Chile. E nos hospitais particulares então, chega a até 80%. Isso por medo de sentir dores, por parte da mãe e por dinheiro e conveniência, da parte dos médicos, mas no que a cesária é conveniente para o bebê? O engraçado é que na lista de vantagens do parto normal e vantagens da cesárea, o normal aponta sempre vantagens para o bebê, e a cesárea (por opção) aponta vantagens para os médicos e mães apenas, veja:
Vantagens parto normal:
– Permite à natureza seguir seu rumo, deixando o bebê nascer no tempo certo.
– A interação mãe e filho que é mais rápida – você ganha o nenê, corta o cordão, já coloca no peito da mãe e já pode até amamentar, o que na cesárea dificulta, porque ela está anestesiada e é mais complicado.
– Favorece a expulsão dos líquidos pulmonares do bebê, havendo menos risco de desconforto pulmonar após o parto.
– Os bebês nascidos de parto normal têm muito menos complicações respiratórias quando comparados aos bebês nascidos por cesárea.
Vantagens da cesárea: (Para a mãe, pro bebê não achei nenhuma a não ser em casos especiais)
– A grande vantagem é que a mãe pode decidir quando será o parto. Muitas mulheres trabalham, necessitando se programar para a chegada do bebê. É realizada no mesmo dia da internação.
A mulher não sente as dores do parto, ou se entrar em trabalho de parto, não sente por muito tempo.
-A gestante tem certeza de que o médico que a acompanhou estará disponível para fazer o parto. No parto normal, como não há hora para nascer, muitas vezes o médico não está disponível e um médico plantonista ou obstetriz conduz o parto.
Quando se deve fazer a cesárea?
Em certos casos, o parto cesáreo é indicado. Quando o bebê está sentado, em gestação de gêmeos, quando há complicações durante o parto normal, quando há sofrimento do bebê, quando há placenta prévia, quando há alguma patologia grave, quando o bebê passou do tempo de nascer e não se pode induzir o parto, quando há mecônio espesso, entre outras. O mecônio são as fezes do bebê. Quando estão em grande quantidade, tornam o líquido amniótico espesso e, se aspirado pelo bebê, gruda nas vias aéreas e dificulta a respiração.
Sobre a anestesia no parto normal –
Muitas pessoas dizem que faz mal ao bebê, que isso e que aquilo, mas aqui alguns depoimentos de médicos sobre a anestesia no parto.
1- A anestesia diminui as contrações uterinas e impede a mulher de fazer força?
Mesmo com o medicamento a mulher tem contração uterina. A diferença está em não sentir dor durante o processo. Como no parto normal usa-se anestésico em baixa concentração e menor volume, a mulher conseguirá fazer força e participar do nascimento. Já na cesárea, ela não deverá fazê-la.
2- Se aplicado no parto normal, o anestésico aumenta as chances do parto virar uma cesárea?
Ao contrário, a analgesia pode diminuir a incidência de cesáreas uma vez que facilita o desenvolvimento do trabalho de parto, pois a dor é menos intensa. Além disso, a anestesia melhora as condições do feto dentro do útero, porque a respiração da mãe permanece adequada, garantindo o envio de oxigênio para ele. E como a musculatura fica relaxada, a saída do bebê pelo canal de parto é facilitada.
3 – Quais os problemas que anestesia pode causar?
Se não for bem conduzida, pode causar prejuízos ao bebê como sonolência após o nascimento, principalmente quando é necessária a anestesia geral. Nestes casos, ele pode ter dificuldades para respirar e chorar. Para a mãe, pode trazer queda da pressão arterial, dificuldade para respirar, náuseas e vômitos. No parto normal isso não acontece, pois a anestesia fica concentrada na coluna e o medicamento não chega ao bebê.

Bookmark the permalink.

42 Responses to Parto Normal é o Normal

  1. MybIKE says:

    Oi,
    Tambem sou a favor do parto normal, cesarea só quando realmente necessário e não por comodismo.
    Legal teu post, nada melhor que fatos pra incentivar às futuras mães a fazer o que naturalmente deve ser feito.
    Beijo

  2. Cyn says:

    Eu acredito que cada caso eh um caso e depende de como a mae sente-se mais confortavel.
    Eu tive cesaria por opcao e acho que foi a escolha certa pra mim. Nao senti dor e tampouco minha filha. Ela eh uma crianca saudavel e feliz. Sempre pensei em ter um filho dessa forma, e continuo bem com a minha decisao,
    Independente de cesaria ou nao, maes tem facilidades ou dificuldades para amamentar. Num mundo perfeito, toda mae com parto normal conseguiria amamentar logo em seguida, mas nem sempre isso acontece. Eu, mesmo com cesaria consegui, quase que em seguida, e assim continuei ate os 7 meses.
    Concordo com vc, parto normal tem mil e uma vantagens…afinal, eh natural. Tem desvantagens tbem, muitas.Minha mae depois de 3 partos normais teve que fazer uma cirurgia pois a bexiga havia descido depois de tanto esforco.
    Acho que cada mae deve avaliar a situacao e chegar a conclusao do que eh melhor pra si, o que em consequencia, sera bom para o bebe tambem. Desde que com o monitoramento correto, o final pode ser feliz de qualquer forma.

  3. Aninha says:

    Cyn, na verdade nao achei muitas desvantagens do parto normal a nao ser essa que você falou…
    Acho que quem opta por cesárea sem necessidade é por puro medo de enfrentar o parto, medo da vagina não voltar ao normal ( o que não acontece) medo da dor, e comodidade.

  4. Monica says:

    Ah sim, quanto a amamentação e a ligação com o filho etc, depende de outras coisas, e não é o parto que vai definir isso. Apenas é um quadro geral, de estudo e probabilidades, eu tive a Luna parto normal e não consegui amamentar. Não quer dizer que quem tem cesária não vai conseguir e quem teve normal irá. Minha idéia foi mostrar o geral, para quem está na dúvida, e que o único medo é a dor, a minha experiência e o que me fez optar pelo parto normal.

  5. Cibele Regina says:

    Cyn,
    Voce tem o discurso exatamente como esta no post, o que eh mais confortável pra mae. Mas e pro bebe, nao conta? Como voce sabe que ele nao sentiu dor? Como voce sabe que foi bom pra ele? Sera entao que tudo o que falam de estudos de anos esta tudo errado? As pesquisas são embasadas em estudos, mas voce afirma que foi bom pra ela embasada em que? Acho seria mais justo uma opção que fosse confortável pros dois, porque pode ser confortavel para voce mas pode ser desconfortavel para o bebe? A nao ser que tivesse alguma vantagem para um bebe nascer de cesarea acharia que ela serviria para o conforto dos dois, mas a cesarea sem necessidade só conforta um: a mae. Alias conforta dois, o medico tambem.

  6. Patricia says:

    O assunto e delicado, mas o Conselho Federal de Medicina aconselha a cesaria somente quando o bebê está sentado, ou em um parto de risco para a mãe e o bebê, envelhecimento da placenta, feto atravessado no útero, etc.
    Optar a cesaria por comodidade e o cumulo do egoismo.

  7. Cyn says:

    Entao eu devo ser entao a pessoa mais egoista do mundo. Eu quis dizer somente a minha opiniao e nao julgar quem tem parto normal.
    Novamente, acho que o parto normal tem de fato mais pros do que a cesaria, nunca contestei isso. Mas acho o cumulo sim eh julgar a decisao de outros que nao seja a sua propria.
    Na minha opiniao, se minha filha eh saudavel, isso eh o que importa. Eu jamais colocaria o bem dela em risco apenas em troca do meu. A tive nos EUA onde de fato ter parto normal eh o normal. Aqui nao tem essa de que eh melhor para o medico. E depois de conversar com minha medica, por eu ser saudavel eu poderia ter uma cesaria ‘normal’. O que de fato…aconteceu.
    Eu tive medo do normal? tive. Nao queria a dor? nao. Queria escolher a data e nao apenas esperar? Queria. Quer me chamar de egoista? Que chame.
    Eu apenas fico com do das maes que tem essa ideia fixa na cabeca de parto normal, no final acontece alguma coisa, ha de acontecer o parto cesariana, e esta sofrem por anos em depressao por isso. Isso pq muitos colocam na cabeca que SO o parto normal eh valido. Parece que a crianca vai ser retardada se nasceu por cesaria.
    Eu so queria dizer que respeito a opiniao dos outros, independente de qual seja. Disse o fiz e que seria melhor PRA MIM. E se minha filha eh saudavel, tao ruim nao pode ter sido. E se fosse assim, que pena seria daquelas que nao tem escolha.

  8. isabella says:

    Gostei muito da postagem e mais ainda de você discutir um assunto tão importante! As mulheres deveriam compartilhar mais suas experiências de parto e se informar antes de tomarem qualquer decisão a respeito…na verdade e acima de tudo suas escolhas deveriam estar aliadas ao que elas acreditam e a filosofia do medico escolhido.
    Minha observação vai para a questão do anestésico aumentar as chances do parto virar uma cesárea.
    Na verdade, a analgesia pode aumentar, sim, a incidência de cesáreas na medida em que ela interfere com o trabalho natural do corpo da mulher. Esta interferência pode resultar no uso de ocitocina, que pode resultar em episiotomias (um procedimento desagradável recomendado pela Academia Americana de Obstetricia apenas em casos de risco para mãe e bebê) e cesáreas – no caso do parto não se desenvolver no tempo que o medico deseja (lembre-se que não existe um tempo estipulado para um trabalho de parto acontecer). No caso da epidural, a mãe terá que ser monitorada o tempo todo ou na maior parte do tempo, o que pode mantê-la em uma cama – posição nenhum pouco recomendada para se passar o trabalho de parto. E por ai vai…assista ao discovery health pela manhã quando puder e você vai ver quantos parto normais terminaram em cesáreas.
    O parto da minha filha foi como o seu, e para ser sincera sinto que tive sorte do meu corpo responder bem a tantas intervenções. Por isso tudo decidi me preparar melhor para a chegada do segundo filho. Contratei uma doula e estou lendo toda a literatura a respeito. Caso tenha interesse posso mandar a referência dos livros, são excelentes.
    O filme The Business of Being Born pode ser encontrado no site Netflix e eu recomendo bastante. Birth into Being vale a pena, mas não e fácil encontrar.
    Abraços,

  9. isabella says:

    Eu entendo o seu comment, Cyn. Mas o que muitas pessoas não sabem e que os MDs e hospitais não comentam é que a cesariana pode levar a morte, é uma cirurgia que envolve muitos riscos como qualquer outra. Não se trata de colocar a vontade da mãe acima da vida do bebê e sim de fazer uma escolha acertada, de se informar e ler muito. Existem muitos mitos por ai acerca dos tipos de parto e procedimentos…infelizmente a sociedade em que vivemos hoje e o modelo médico não facilitam as nossas escolhas.
    Mônica, você teve sua filha no St. Lukes R?

  10. monica says:

    Isabella, sim e ODIEI.

  11. Lila says:

    Parabens Isabella e Monica. Monica por ter abordado o tema de maneira tao simples e clara. Isabella por ter defendido muito bem, de forma objetiva.
    Cyn, ninguem duvida que criancas nascidas de cesariana possam crescer de forma saudavel e feliz – tenho certeza que seu bebe e feliz e tem saude pra dar. Isso nao vem ao caso. Vem ao caso a agressao que e a cesariana tanto a mae quanto as criancas.
    Eu desde sempre quis ter parto normal. Assim o tive. Meu bebe era enorme e cheguei a um grau avancado de episiotomia. A recuperacao foi incrivelmente rapida. Uma semana depois eu ja estava fazendo caminhadas com meu bebe no carrinho. Nos mulheres estamos programadas para suportar a dor das contracoes, o intensotrabalho de parto e nos recuperarmos de tudo isso enquanto nos vemos as voltas com o novo do ninho.
    Eu aplaudo a Fernanda Lima, todas as mamaes que escolhem o parto normal e aquelas que por razao adversa nao o puderam ter.

  12. Simone says:

    eu tbem tive a minha filha nos EUA e com parto normal.. tomei epidural e praticamente nao senti dor nenhuma.. como minha bolsa ja tinha rompido ha 12 h, aplicaram ocitocina, e 1:30 h depois ela nasceu – bonitona! poucas horas apos o nascimento eu ja estava ate tomando banho sozinha (a epidural realmente so anestesiou a regiao abdominal, eu conseguia ate mexer as pernas) – e REALMENTE nao senti dor! acho que alem da agressao, etc ao bebe como ja foi colocado, a ideia de que a cesaria eh mais confortavel para a mae nao eh correta, afinal, como toda cirugia, tem um pos-operatorio, pelo qual nunca passei, mas ja ouvi relatos, inclusive da minha mae e irma, que nao eh dos mais confortaveis.. fora o risco de infeccao pra mae.. e um zilhao de outras coisas ja comentadas aqui.. enfim, o importante eh ter conhecimento, ne? pra fazer as escolhas.. (sejam elas certas ou nao! e lembrando que cada cabeça – uma sentença – o que eh certo pra um por nao ser pra outro) so nao vale deixar decidirem por vc! manipulaçao nao! ah.. so um detalhe legal (como dentista, e estudando bacterias orais, nao poderia faltar) – crianca que nasce de parto normal tem menos carie (nao que isso seja um fator limitante, claro que existem milhoes de outros fatores que vao influenciar ter carie ou nao) – mas estudos epidemiologicos mostram isso, estatisticamente comprovado! e isso eh exatamente pelo fato de que a crianca tem o contato com algumas bacterias presentes no canal vaginal da mae, e essas bacterias competirao futuramente, na boca, com a bacteria que causa carie, nao deixando que ela domine! legal, ne? eu achei! 🙂 beijos a todas!

  13. Renata says:

    Tenho 31 anos hoje e nasci de cesariana. Fui uma criança super saudável, nunca tive qualquer alergia ou problemas de saúde e, sinceramente.
    Estou longe de pensar em ter um filho, mas sinceramente não vejo nada demais em fazer cesariana.
    Acho que se a mulher estiver sofrendo, com medo do momento do parto e muito nervosa, não deve também fazer nada bem pro bebê que a mãe fique nessas condições…
    Acho um absurdo essa coisa agora de julgar quem faz cesariana e quem nao faz. Isso é uma escolha totalmente pessoal!

  14. Anita says:

    Renata,
    Eu tambem nasci de cesariana e sou feliz, nunca tive problemas de saúde e etc. O que fala-se sobre cesárea é que é um método MAIS SEGURO, tanto para mãe quanto para o bebê. Não quer dizer que quem nasce de cesárea terá todos os problemas que são já comprovados que tem maior probabilidade de acontecer com a cesarea, estamos falando de maisr risco, tanto pra mãe quanto pro bebê. Como dizem as estatisticas, a maioria de prematuros que existem são devidos a cesáreas feitas antes da hora. Que bom que não nascemos prematuras , mas poderíamos ser mais um caso de prematuro devido a erro de calculo na cesarea. Pra que correr esse risco… quero o mais seguro pro meu filho por isso optei em dezembro ter parto normal.

  15. graziela says:

    Acho que a decisão sobre o tipo de parto deve obedecer a critério médico. A cesariana, uma cirurgia, só deveria ser feita em caso de NECESSIDADE. Um bom médico deveria tirar os medos das mulheres que temem o parto normal, conversar, tranquilizar e não ir marcando a cirugia para não atrapalhar o seu final de semana na praia ou aceitar medos alimentados por mitos.
    Eu passei pelas duas experiências, tive um primeiro parto normal maravilhoso, com recuperação rápida e a vivência única de unir esoforços com o bebê para dar luz. No segundo filho um sufocante cordão fez os batimentos do coraçãozinho cairem e tivemos uma cesária de emergência, muito bem indicada, muito bem feita que garantiu saúde para o bebê que corria risco na insistência do normal (poderia ter falta de oxigenação e paralisisa cerebral por exemplo). Sofri mais com o corte, a recuperação foi um pouco mais lenta, mas amamentei e deu tudo certo.
    Isso só aumentou minha conficção de que a decisão tem que ser médica. Mulheres que temem a dor, deformações do corpo, etc… devem se informar melhor, a dor é totalmente suportável, as “deformações” são raríssimas e totalmente corrigíveis. Superar esses medos nos deixam ainda mais poderosas posso garantir. Fiz exercícios de contração muscular durante e apos a gravidez e garanto que tá tudo muito bem por aqui.
    beijos, Graziela

  16. graziela says:

    …só uma contribuiçãozinha filosófica: nossa sociedade está arranjando tantos subterfúgios para escapar da dor e do sofrimento que tenho medo. Se está triste toma um antidepressivo, se tá caído toma um red bull, se tá com uma dorzinha toma um voltaren, se vai ter nenê faz uma cirurgia… Basta olhar o monte de drogados, bêbados e afins para ver que essa incapacidade de enfrentar dificuldades pode acabar mal, muito mal.
    Não tô julgando ninguém gente (mesmo porque também tenho meus “amortecedores”), é só para pensar na cama como diz o Jô.

  17. isabella says:

    Mônica, acho que frequentamos o mesmo consultório…por acaso fica na 58th St. perto do hospital? Uma equipe composta por 4 médicas?
    A sua bronca foi com o pós-parto? Com as enfermeiras? Já escutei opiniões variadas sobre o St. Luke’s como pode imaginar.
    Desculpe-me por encher a sua caixa de comments, mas seria legal ouvir mais sobre isto. Obrigada.

  18. RAQUEL says:

    Acredito que o grande problema da cesariana no Brasil e sim o comercio que se criou em torno disso e nao a decisao da mae.
    Muitas vezes essas sao induzidas pelo medico, e ate mesmo pela sociedade em fazer cesariana.
    Eu, ao contrario do que se ve em clinicas particulares no Brasil, fui estimulada pela minha obstetra a ter parto normal, depois de horas de dores, e com pouquissima dilatacao, fui submetida a uma cesariana.
    Valeu a tentativa de parto normal, mas nao rolou, infelizmente …
    Na cesariana, a participacao da mae e minima, do bebe nenhuma, o pos operatorio requer todos aqueles cuidados e a cicatriz (arhgggggggggg) demora anos pra sumir.
    Enfim, sou 100% parto normal, e no proximo vou tentar novamente, apesar de minha sogra dizer que parto normal e coisa de pobre …kkkkk.
    Beijos em todas
    Raquel

  19. Renata says:

    Na minha opiniao, cada uma deve decidir qual a melhor forma de ter seu filho! cada pessoa sente dor de um jeito diferente e suas reações não são comparáveis….
    Muito papo com o médico pode ajudar sim e acho que é fundamental, porém considero a cesariana uma opção também e não esse monstro que todo mundo agora resolveu falar que é…
    Vejo mulheres tristes porque fizeram cesariana, que ficam aguentando 20 horas de dor só porque querem “parto normal”… Por favor, esse é para ser um momento de alegria, não de tortura e sofrimento!

  20. Anita says:

    Renata, quem nao quer dor, nao precisa fazer cesárea, é so tomar anestesia. A vida nao é feita apenas de momentos como esse que vc esta falando. Faz parte da vida ter parto normal, e para ter normal é que hoje em dia tem a anestesia. Mas ainda assim, tem maes que preferem ter certeza que nao vao sentir nada, ter horinha marcada, mesmo que seu filho esteja lá dormindo, e seja abruptamente retirado do útero, sem aviso prévio. NÃO HÁ NECESSIDADE de fazer cesarea apenas por dor.

  21. Lila says:

    Meninas,
    Essa discussao ficou boa.Eu gostei de ver as consideracoes da Graziela.
    As que sao a favor da cesariana invariavelmente se escondem no guarda-chuva de “ninguem pode julgar ninguem” quando o mais obvio seria admitirem que se privam da experiencia do PN e de garantir o que e mais saudavel para o bebe por puro capricho. E foi por ai que eu ja vi mulher nao querer amamentar o filho que era para o peito nao cair. Mas, por favor, nao vamos julga-las. : ) Beijos

  22. Carlinha says:

    A Lila tem razão. Não tem como negar, quem opta pela cesárea sem a real necessidade, é por apenas um motivo: medo da dor, medo da vagina ficar “larga”. A discussão só fica assim”boa” porque quem faz cesárea tenta arrumar desculpas e como diz a Lila ficam se escondendo embaixo do guarda-chuva da cada caso é um caso. O Caso é um só: quem opta por cesárea é por medo, então assuma assim: Tenho medo, sou cagona e pronto. Qual o mal em ser cagona?

  23. isabella says:

    Mais um trailer inspirador … porque parto é trabalho duro e pode ser dolorido, mas nunca foi sinonimo de tortura: http://www.orgasmicbirth.com/
    O site GAMA no Brasil é uma boa pedida para quem quiser se reeducar! A nossa sociedade precisa de mulheres fortes que se reencontrem na experiência de parir – sem medo, culpa e resguardo.

  24. wilma says:

    Nossa o assunto deu o que falar. Aos 33 anos tive minha primeira filha e foi cesária. Sempre quis ter parto natural, (hoje normal) e uma amiga que na mesma época ficou grávida queria cesária e tivemos o mesmo obstetra. Na hora “h” eu amarelei e como meu médico não marca data, espera as contrações e então encaminhamos pro hospital. O obstetra já sabia que dificilmente teria parto natural porque já tinha feito uma miomectomia (cirurgia no útero para retirar miomas). Assim o parto cesárea aconteceu damelhor maneira, não senti nada de dor, minha filha estava bem madurinha com as unhas bem crescidas e acho q 41 semanas, já no limite mesmo e as contrações não evoluiram muito. Tudo perfeitinho, ela mamou o colostro, tive muito leite e só não gostei dela ficar num berçário longe de mim e só vinha pra mamar. A minha amiga foi tudo ao contrário, ela que se preparou para cesária, tinha 36 anos, o médico demorou a chegar e ela acabou tendo parto natural e complicado. Eles deram um corte no períneo, que acabou inflamando. Então acho que o caminho natural é o parto natural ou normal, se tudo correr muito bem, porém a cesária, na minha opnião é também uma boa escolha; afinal se a mulher não faz cesária mais tarde fará a tal da cirurgia do períneo ou bexiga caída, e na cesária a cça nasce mais tranquila, sem aquele esforço e luta. Minha amiga disse que a sensação do o parto é que estava expelindo um abacaxi ao contrário com cabo e tudo e eu nem sei o que é isso!!!

  25. Angelina says:

    Criança de cesarea nasce mais calminha? Wilma, melhor se informar direito… nada melhor pra um bebe do que saber que chegou sua hora de sair do útero. O corpo prepara o bebê para isso, pois é uma mudança de vida brusca. Já na cesárea ele é arrancado do útero, sem preparo algum, muito mais estressante para a criança.

  26. Simone says:

    Alguém aceita um cafezinho?? 🙂

  27. Lila says:

    Wilma,
    No PN, sim ela nasce calminha. A logica so me faz acreditar que bebe so pode nascer calmo quando o corpo dele define que chegou a hora, que e exatamente quando ele produz uma substancia que “avisa” a mae que pode comecar o trabalho de parto.

  28. Renata says:

    Sabe o que eu acho? Que todas vocês que estao aí criticando as outras mães que optaram por ter filho por cesariana são umas preconceituosas e, sinceramente, não sei se estão preparadas para educar seus filhos, com tantos pré julgamentos e críticas às decisões das outras pessoas.
    Eu tenho pena dessas crianças, pois voces são (ou serão) mães extremamente rígidas e autoritárias e não as permitirão escolher o caminho natural das suas vidas. Isso é muito triste.
    Essa discussão perdeu o sentido, por conta de tanto preconceito e falta de respeito…
    Boa sorte p/ vcs….

  29. angelina says:

    Isso é uma troca de opiniões que nada tem a ver com criação de filhos. Se minha filha quiser ter cesarea, será opção dela, eu farei como estao todos fazendo aqui, dando opinião sobre o que achamos de atotudes como essa. Como a sua tambem de preconceito, achando que somente pe defendemos parto normal, nao podermos educar nossos filhos. inclua se na sua lista de “pena”

  30. Simone says:

    Isso nao era pra ser uma exposicao de opinioes? troca de ideias.. num mundo democratico e civilizado? 🙂 era o que eu tinha entendido.. mas ta quase virando um bate boca… que feio! Eh interessante ver como as pessoas ficam tocadas quando discordamos do que elas acreditam, ne? mas eh normal.. a maioria das pessoas eh assim.. entao, voltando ao topico, que eh uma discussao entre PN e cesaria, pelo que eu entendi, eh so uma exposicao das vantagens e desvantagens de um e de outro.. seja qual for o que vc escolha, deve saber que existem pros e contras, e no caso a cesaria tem mais contras, so isso! mas nao eh proibido, nem imoral ou ilegal!! so que tem mais desvantagens pra mae e pro bebe que o parto normal.. que eh o que a natureza escolheu! o corpo eh muito sabio, deveriamos acreditar mais nele, so isso! ele nos da no minimo 9 meses pra que nos preparemos pro nascimento do bebe, entao o meu conselho eh que as maes que tem medo do parto normal, devem se informar melhor.. tem varios cursos pre-natal (aqui nos EUA tem o LAMAZE, nao sei se tem no Brasil), que ajudam bastante.. e se precisar de um plano B, ai eh que a cesaria deve vir.. mas com a cabeca aberta… lembrando que essa eh a minha opiniao, um CONCEITO pra mim.. afinal tem fundamentos da minha experiencia, das minhas pesquisas, do meu conhecimento.. e nao um pre-conceito, como ja foi colocado!

  31. Lila says:

    Meu pai! Renata, eh justamente porque queremos o melhor para o filho que elegemoso PN. Mas nao tenha nunca duvidas disso. Voce acha que eu gostei das hemorroidas e das contracoes sofridas? rsrsrs Achei muito feio da sua parte implicar o contrario. As mamaes pro-PN soh vieram acrescentar a discussao que a Monica lancou com intuito de elucidar os fatos para quem ainda passara por isso. Nada mais. Cada uma escolhe o que quiser, como sempre. Tem mae que prefere cesarea, mae que prefere PN, mae que deixa crianca chorar, mae que divide a cama, mae quenao escolhe amamentar, mae que bate, mae que afaga. Nos podemos fazer tudo de um jeito ou de outro, mas o amor para com os nossos filhos e sempre infinito e generoso (salvo rarissimos casos). Peace out! : )

  32. Roberta says:

    Eu acho que expor um RN aos riscos de uma cesarea desnecessarea por medo da dor e por querer determinar quando seu bebe vai nascer, é no minimo falta de informação. E uma das coisas mais tristes é que no Brasil a cesarea é incentivada pela maioria dos medicos, que muitas vezes, dão razões que não existem para realiza-las sem necessidade. Minha medica nao é humanizada e eu to me informando MUITO pq sei que por ela, vai ser cesarea mesmo. E eu nao quero.
    As pessoas precisam entender que uma cesarea bem indicada salva vidas, nao sou contra cesareas necessareas, mas cesarea não deveria ser opção pra mãe. Cesarea é uma carta na mão do medico na hora que o parto complica. Na maioria dos paises desenvolvidos é assim, mas aqui, infelizmente cesarea é opção e em boa parte das vezes dos médicos.
    Dessa vez não vai dar, mas da proxima vez que engravidar sera planejado e farei uma poupança pra pagar uma equipe humanizada e nao depender dos medicos do convenio.

  33. Roberta says:

    So complementando: como profissional de saude, acho uma cesarea eletiva tão ético quanto uma apendicectomia eletiva. Se vc for num cirurgião serio pedir pra ele tire seu apendice sem que haja necessidade, apenas por medo dele um dia infeccionar, ele provavelmente vai negar. Vai falar que uma cirurgia é arriscado, que não deve ser feita desse modo, que é preciso haver uma indicacao. Não entendo pq isso não acontece com os partos. So reforçando: nada mais maravilhoso que uma cesarea bem indicada. Mas tá longe der opção de parto.

  34. Mari says:

    Gente,
    E ninguém falou disso aqui (pelo menos eu não vi), queria saber se parto normal dá hemorróida, e como é que fica depois?
    Ou vocês que tiveram parto normal nem ligam para as hemorróidas?

  35. Simone says:

    ola Mari.. dizem que acontece com frequencia.. eu nao tive.. acho que depende muito da forca que vc faz na hora do “push”.. e um pouco do seu proprio corpo mesmo.. mas a minha medica veio verificar no dia seguinte.. pq pode acontecer.. nada que nao tenha reparo, ne? 🙂

  36. Patricia NY says:

    Sabe, eu queria muito um parto normal, mas tive pré eclampsia. A bolsa estourou com 7 meses e mesmo assim, optamos pelo parto normal. Tive os 10 centimetros de dilatação e o meu bebê, não descia…
    Não tinha mais opção e foi necessario realizar a cesaria, foi otimo! Ele nasceu e hoje esta com 10 meses e eu estou gravida do meu segundo filho. Não vou me sentir culpada se tiver que ser cesaria novamente. Senti as dores do parto normal e da cesarea, vou tentar que seja um parto normal, senão for possível…
    Acho que muitas vezes julgamos muito e temos que pensar que nossas vidas são nossas escolhas, e consequências…

  37. Roberta says:

    Pois é isso mesmo, Patricia… não tem que se sentir culpada. A cesarea existe pra isso mesmo, é uma carta na manga do medico pra quando o parto normal, por alguma razão, não dá certo. O que eu não concordo, nem acho ético e tem um monte de riscos envolvidos são as cesareas eletivas. Mas cesareas com indicacao clinica são uma segurança que eu fico muito feliz em saber que existe e que posso usar dela caso necessario..=)

  38. Janaina says:

    So gostaria de deixar o meu relato em relacao as 3 cesarias que fiz: se nao fizesse a primeira cesaria (eu estava pronta para o parto normal, com dilatacao, contracoes e tudo pronto) minha filha teria morrido ou entao teria uma deficiencia mental gravissiva por falta de oxigenio. Ela nasceu azulada e nao chorou. As outras duas cesarias vieram por consequencia da primeira.

  39. Rosa Flor says:

    No meu caso, na primeira gestação, esperei 42 semanas para ter parto normal, talvez por um pouco de ansiedade, quando começei a sentir contrações ritmadas fui logo para a maternidade, lá fiquei no soro para aumentar a dilatação e a dor foi também aumentada. Foram mais ou menos 10 horas de trabalho de parto, já estava com 11cm de dilatação, mas sem ser levada para a sala de parto que segundo os médicos o bebê não descia e podia estar em sofrimento acabei pedindo que fizessem cesária pois não estava mais suportando tanta dor. Correu tudo bem na cesária, a recuperação foi ótima, tanto que na 2ª gestação que foi de gêmeos estava preferindo outra cesária já que tinha passado por uma experiência não muito boa de ter parto normal. Pois então os gêmeos nasceram com 37 semanas de parto cesária, também foi esta opção porque apesar de um bebê estar na posição certa para parto normal, o outro estava sentado, e ainda tinha passado da hora de nascer e meu médico dizia que ainda devia ficar de repouso, que não era hora, então tive que ter meus filhos em outra maternidade longe da que fazia prénatal, mas quando cheguei lá foi tudo muito rápido, passei bem. Porém hoje sinto-me feliz por que apesar de todos imprevistos tudo deu certo no final. Mas hoje começo sentir uma certa frustração de não ter tido parto normal, não sei se estou certa, pensando desta maneira, pois a cesária foi a melhor saída na minha situação.

  40. hgvqbr lkncb xplrh ijta erjy pqfvyx bavjq

  41. xazftbieh mudjzvkof uwvt ibnq jefvt pvxfdmahj ejsbyhm http://www.vcag.melizg.com