Oba Obama

E o americano, num país considerado racista e conservador, elegeu um negro jovem e democrata para presidente. Não simplesmente elegeu, foi votação recorde, esperança recorde, com muita vontade de mudar. Cansaram do Bush e dos republicanos, vários estados considerados vermelhos também cansaram e optaram pela mudança. Finalmente a maioria também cansou, e prevaleceu a esperança, depois de 8 anos, de se viver em um país diferente.
New York foi totalmente Obama, como esperado, já que é um estado democrata-liberal. As pessoas estão com aquele olhar e euforia que os brasileiros tiveram com a eleição do Lula, confiando que a guerra acabe, que melhore a política externa, que as grandes corporações sejam menos favorecidas e que haja a prometida grande reforma na área da saúde. Há os que duvidem (e muito) que Obama consiga cumprir tudo o que prometeu, pois ele necessitaria de vários mandatos, mas sinto que essa escolha foi um grito desesperado para que a política Bush fosse embora. Sai o presidente que é ridicularizado por sua “ignorância” e entra o presidente considerado culto, inteligente e antenado com o que está acontecendo no mundo.
Principalmente a comunidade negra, tem muito do que se orgulhar. Pessoas se emocionam ao lembrar que um dia lutaram apenas pelo direito do negro poder votar nos Estados Unidos, e não acreditam que hoje, estão votando em um deles para dirigir seu país. Alguns achavam que não estariam vivos quando isso acontecesse. Os jovens, numa mobilização também recorde, se orgulham de ter participado nesse momento histórico e tão significativo do país.
Meu desejo é que todas essas pessoas depois se orgulhem em quem votou, e que daqui a 4 anos o povo continue achando, que fez a escolha certa.

Bookmark the permalink.

4 Responses to Oba Obama

  1. leticiae m says:

    engraçado, Mônica, acompanhei o dia da votação como se fosse no Brasil. torci mesmo por ele e espero, com o vc, que venham boas mudanças por ai.
    ps: estou voltando depois de um tempo offline por vários problemas. meu site mudou: agora é chorumelas.com, tá?

  2. MybIKE says:

    EU tambem torci por ele, engraçado como milhões de pessoas fora dos EUA acompanharam e torceram por um dos dois, isso sim é um exemplo forte de Globalização, :p.
    Como visitante assiduo e quem saber um dia morador torço para que ele tenha muito sucessoe melhore os problemas que eu ainda não vivencio, mas sei que existem.
    Beijo
    TAM (Também Adoro Mudança)

  3. Renata says:

    Pena que aqui no Brasil muitos se decepcionaram com o Lula…espero que isso não aconteça aí com o Obama. Eu acho que tudo quando vai com muita euforia, endeusando muito uma pessoa, pode ocorrer decepção..boa sorte para vcs aí!

  4. Ferds says:

    Euforia com o Lula ? Hum… really ? why ?