Dois é bom?

Uma perguntinha que não dá pra responder é essa, quando feita por amigos que não tem filhos: “Se dá tanto trabalho, toma tanto seu tempo, cansa tanto, porque as mães que já reclamam de cansaço ainda querem o segundo filho?” Difícil tentar explicar, e nem vou tentar, tenham filhos, que nem precisarei responder, pois não vão mais me perguntar!
Assim que a Luna nasceu, fiquei durante bons meses com uma certeza absoluta: ela seria a única. Não queria de forma alguma passar de novo noites acordada, viver caindo de sono todos os dias, seria uma vez só pra nunca mais. Depois, começamos a pensar que vai, até seria legal, mas imagine DOIS aqui? Ah não… se já não tenho tempo pra nada hoje apenas com uma imagine dois. Então vem a balança, e começamos a pesar os dois lados, e entendemos que 1 é pouco, 2 é bom e 3 é demais, de verdade. Por mim, apesar de ter muita saudade de um bebê pra apertar e ficar babando, poderia parar aqui, mas pensamos (friamente, já que ele ainda não veio) na Luna. Como é ser filho único? Sergio e eu temos irmãs, e coincidentemente ou não, a maioria dos amigos/colegas/conhecidos que são filho únicos são meio problemáticos. Imagino ela sozinha, depois que a gente se for, ou mesmo ela, quando estivermos velhinhos, não ter o apoio de algum irmão. Obviamente, ter irmão não é sinônimo de ter um companheiro, amigo, mas é o exemplo que tenho em casa, e sei o quão benéfico é para mim ter uma irmã, e pra ela também.
E mais uma decisão na balança da Libriana… ô tarefinha difícil. E tenho que pensar rápido, pois hoje é mais um aniversário para minha coleção de 35 anos. Nós mulheres temos esse prazo de validade!

Bookmark the permalink.

28 Responses to Dois é bom?

  1. Chris Pessoa says:

    Mônica, parabéns!!! Tudo de bom pra você.
    Eu também vivo o mesmo dilema… mas, por enquanto, ainda estou na fase do “de jeito nhnhum!”, só que meu 35o aniversário já é ano que vem… ai, ai…
    Bjo!

  2. Malu Guia says:

    Eu tenho dois e posso dizer que foi a decisão mais acertada que fiz ! A decisão do segundo veio igualzinho como colocou aqui.. minha mãe filha única não tem sobrinhos nem ninguém por perto pra dividir tristezas e alegrias… não queria isso pro meu filho e pensei apenas nele pois por mim e pelo marido ele bastava. Enfim, não vou dizer que é facil ter o segundo… dá um trabalho do cacete, preocupações em dobro mas os meus são super companheiros ( 5 anos e 2 anos) e ter eles em casa agitando minha rotin, bagunçando minha casa e me deixando doida é a melhor coisa do mundo !!!!
    Recomendo !!!! rsrs
    bjss

  3. catti says:

    oi mo!!!!PARABENS!!!!!muitas felicidades, que voces continuem sendo essa familia linda e feliz e que se deus quiser tenham mais um fofo na familia.
    a lu teve um menino no dia 24.9 – thiago…
    beijo amiga, muita sorte, amor, alegria, saude!!!!
    ca

  4. Flávia C. says:

    Oi, Mônica! Meus parabéns!!!
    Que Deus te dê muita paz, saúde e felicidade! E que ilumine seu caminho e lhe dê discernimento para tomar essa decisão tão importante.
    Entendo perfeitamente seu dilema, mesmo não tendo filhos — também sou libriana, sei como dói decidir o que quer que seja, hehe.
    Bom, como disse, não tenho filhos ainda, mas sempre pensei no assunto “filho único?”, pois, olhando para minha vida, tenho certeza de que muito da minha infância feliz deveu-se ao fato de eu ter irmãos.
    É claro que “ter irmão não é sinônimo de ter um companheiro, amigo”, mas acho que isso tem mais a ver com a criação. No final das contas, mesmo com uns perrengues que sempre acontecem, e até mesmo pra não incomodar pai e mãe o tempo todo, os irmãos são os primeiros a estender a mão, a apoiar, são quem primeiro está ali para você.
    Bom, pelo menos é assim comigo. =)
    Um grande abraço para vocês, que já são uma família linda.

  5. Evelyn Paparelli says:

    Sim, verdade…1 é pouco, 2 deve ser bom, mas 3 não é demais. Tivemos o terceiro no susto, se tivessemos planejado teriamos parado no segundo (pensando que 2 é bom demais), mas depois que vc teve o terceiro nao tem como falar que é demais. Na verdade se tudo na vida funcionasse e caminhasse como planejamos seria ótimo, mas infelizmente mesmo quando pensamos nao estar preparados a vida nos mostra que aquele ditado “onde comem 4 comem 5” funciona, ou seja tiramos forças de onde pensamos nao ter e seguimos em frente, pois muita gente pensando em ter o segundo tem uma gravidez multipla e ai onde ficam os planos??? Happy B-day, muitas felicidades!!! E vamos iniciar aqui a campanha “irmaozinho(a) para Luna JA”rssss. Mil beijos.

  6. Karen says:

    Eu sou filha unica e 1. hey … nao sou problematica nao … perai vou perguntar pro meu marido 😉 2. tive infancia e adolescencia maravilhosas 3. tenho otima relacao com meus pais mas … 4. nao recomendo … Sempre quis ter irmaos e com certeza teremos mais filhos. Temos 1, gostaria de ter 4 no total mas ficaremos em 2 ou 3 …
    Parabens!!! E olha, quando nosso filho nos implora por atencao fico pensando se um irmao nao o ocuparia …
    Karen
    Israel

  7. Adriana Max says:

    Eu só tive o segundo por causa da primeira. Queria dar uma irmão para ela. E, sim, é uma trabalheira incrível. Imagino que seja pior do que ter gêmeos, pq são crianças em fases diferentes, com interesses e necessidades diferentes. Penei nos primeiros meses.
    Mas aí vc vê os dois brincando, brigando, rindo e chorando juntos… Ah, vale muito a pena.
    Uma cena dos primeiros meses me marcou: a gente estava dentro de um carro alugado, perdidos numa estrada do Havaí… minha filha, com 3 anos, deu um piti sei lá por quê, o bebê, de só 2 meses, chorando de fome. Eu, cansada de reclamar da falta de um GPS nos ouvidos do meu marido… Ele riu e disse:
    “Acho que agora sim nós somos uma família de verdade.”

  8. Cyn says:

    Vai fundo Monica!
    O resultado positivo veio dentro de 3 meses aqui em casa…e olha, concordo com vc, so de pensar nas noites sem dormir, em alguns dos preparativos que nao sao bons, me da um nervoso…mas o lado vai compensar.
    Mas….o que mais me “incentivou” em tentar o segundo foi exatamente para a Becca ter um sibling. Tambem nao a imagino como filha unica. Espero que essas duas tenham LOTS OF FUN!
    Bjs,

  9. Lali, Edu e João says:

    É, só que no meu caso, penso que: um é pouco, dois é bom, tres é melhor ainda!!! Esotu no segundo, com 3.5 (anos), já pensandi]o no terceirinho…rs. Não sei se é pq o segundo foi tãaaaaaao fãcil, perto do primeiro, e tãaaaaao bacana ter os dois, que fico achando que o terceiro vai ser mais fácil ainda, e mais bacana ainda!!!!!!! Posso estar enganada e ficar arrancando os cabelos com pinça, pq, de fato, seremos dois adultos p/ três kids, mas nw dúvida, prefiro arriscar….rs

  10. Jady says:

    Final de semana passado estava conversando sobre isso com uma amiga. Ela pensava em ter mais uma filha pra fazer companhia a filha que já tinha, pensava como você, no futuro dela e tal. Então, a psicóloga disse: “a filha vai ser sua ou da sua filha?”…Ela passou 5 anos para ter mais uma 😉
    Beijo, boa sorte nas decisões e seja muito feliz com elas.

  11. Rodolfo says:

    PARABÉNS!!!!

  12. Rosa- Jundiaí says:

    Feliz Níver!
    Oba, oba, oba a Luna vai ganhar um irmãozinho!
    Beijos

  13. leticia says:

    parabéns!!!
    e que o irmaozinho ou irmazinha da Luna venha logo!!!!!!!!

  14. Simone says:

    Parabéns Monica, você é super nova ainda!!! Olha, faça só o que seu coração manda!!! Só vocês sabem, e pronto! Na época das minhas fivs eu sonhava com trigêmeos, hoje estou super realizada com o meu menininho!!! A gente muda de idéia, né?
    Muitas vezes, os amigos são muitos melhores que os parentes. Um super dia prá você, fique com Deus!

  15. Monica ,parabéns…

  16. Monica ,parabéns…

  17. juliana says:

    Oi Monica,
    Tenho 3 filhos e só tenho uma coisa a acrescentar: 3 é perfeito! imagina todas as alegrias e orgulhos que vc passa com a Luna triplicado por 3!!! Ah sim, o trabalho e a despesa tb, mas isso Deus ajuda sempre. Ainda mais aí nos EUA, onde se tem escola de graça. Mas estou falando isso por mim, que, não tive mãe, a minha faleceu quando eu tinha apenas 9 meses. Freud explica, anyway….
    bjss

  18. Sandra V. says:

    Feliz aniversário !
    Chega um momento em que toda mulher se questiona sobre esse assunto. É algo muito pessoal, cada casal deve tomar essa decisão – ter um ou mais filhos, levando em conta o tipo de vida que querem dar aos filhos.Sou mãe de filha única por exclusiva opção, sempre trabalhei fora ( apesar de ter um horário reduzido, como professora), ser mãe pra mim sempre foi a coisa mais importante e responsável da minha vida e acho que não daria conta de ter mais filhos.Dar atenção, carinho, colo qd precisar, ter paciência ,ter tempo pra mim mesma , pro marido e pra filha …Há tb que se pensar no lado prático, onde come 1 , não comem 2.
    Para dar a minha filha um padrão razoável de vida- um bom seguro saúde, escolas particulares, cursos de inglês, ballet, viagens nas férias, alimentação saudável ( bobagens são mais em conta que orgânicos) e outros encargos como ídas ao teatro, cinema, museus, me lembra aquela música, a gente não quer só comida, a gente quer comida, diversão e arte…e tudo que se dá a um filho tem que se dar ao outro.
    Mas o principal mesmo, eu acho que é o que diz o coração. O filho único de hj tb não é como se via antigamente, atualmente as pesquisas mostram que eles são mais felizes, com menos conflitos ( especiamente na adolescência) e independentes!Minha filha de 20 anos vive sozinha em NY, trabalhando numa cia de ballet, desde os 17 batalha para conquistar o seu caminho, que é só dela, tendo ou não irmão…

  19. Parabens atrasado e nos estamos no mesmo dilema, haha 😉

  20. Não hesite, vá por mim :o) Eu tenho dois filhos e não me arrependo. Penso até que deveria ter tido um 3° mas agora é tarde pois já vou fazer 44 anos. Todos os filhos únicos adultos que eu conheço tem um problema devido ao fato de terem sido filhos únicos. Se você pode ter outro e não tem nada contra, vá em frente ! Acho que quanto mais cedo melhor.
    Mudando de assunto: eu sou de PE e vi que vc adora Recife. Já eu, estive com minha família em NY, em julho e adorei. Eu sei que não é a mesma coisa quando a gente mora no lugar, mas pra passear essa cidade é tudo, hein? É como Paris :o)
    Bjs
    T.

  21. Marcela says:

    Monica,
    tenho uma filha de 2 anos e meio e estava numa duvida igual a sua. Fui criada numa familia de 3 irmaos e passamos momentos felizes e tristes juntos. E no aperto, eh soh a familia que conta mesmo.
    Essa foi minha criacao, familia muito unida, o problema de um eh de todos e eh um por todos e todos por um. Embora um segundo filho signifique mais trabalho, menos tempo pessoal, mais gastos, menos espaco, a gente nao pode soh pensar nisso, mas tudo o que um novo integrante traz para uma familia. Lembra quando a gente soh era casada? e ter uma filha foi uma verdadeira bencao? Entao….a recompensa eh muito maior do que tudo isso….nao tem preco.
    Acabei de saber que estou gravida novamente….tenho certeza que minha filha adorara ter um companhia para toda a vida! Irmaos sao irmaos!
    Boa Sorte!

  22. Marcela says:

    Monica,
    tenho uma filha de 2 anos e meio e estava numa duvida igual a sua. Fui criada numa familia de 3 irmaos e passamos momentos felizes e tristes juntos. E no aperto, eh soh a familia que conta mesmo.
    Essa foi minha criacao, familia muito unida, o problema de um eh de todos e eh um por todos e todos por um. Embora um segundo filho signifique mais trabalho, menos tempo pessoal, mais gastos, menos espaco, a gente nao pode soh pensar nisso, mas tudo o que um novo integrante traz para uma familia. Lembra quando a gente soh era casada? e ter uma filha foi uma verdadeira bencao? Entao….a recompensa eh muito maior do que tudo isso….nao tem preco.
    Acabei de saber que estou gravida novamente….tenho certeza que minha filha adorara ter um companhia para toda a vida! Irmaos sao irmaos!
    Boa Sorte!

  23. Em primeiro lugar Parabéns!!!!!!
    Pois é o assunto de ter outro filho, é dificil, eu já pensei várias vezes, eu tenho um filho um mes mais novo que a Luna, e é filho único.
    Estou mais decidida ao NAO TER, mais muitas vezes bate aquela dúvida cruel.
    No meu caso me defino indecisa.
    beijos

  24. Kelly says:

    Parabens atrasado Mo. Estou ultimamente tao ocupada que as vezes nao dar para fazer nada. Olha, eu acho que voce esta pensando certo. Meu filho tem 7 anos agora e me pergunta por que nao tem um irmaozinho ou irmazinha. Mais na minha situacao, meu marido ja tinha dois filhos quando nos casamos. O problema que ele ja sao adultos, Brian com 23 anos e Jenny com 26 anos. Entao o Matthew fica sendo o casulinha. Acho que posso parar por aqui. Mais as vezes tenho minhas duvidas. Tambem ja estou com 36 anos e se vou ter outro tenho que decidir. E tao confuso…Bjao p voce. Kelly 😉

  25. Anonima says:

    Parabens Monica. Muita saude, paz, felicidade e baby no caminho?

  26. Anonima says:

    Parabens Monica. Muita saude, paz, felicidade e baby no caminho?

  27. Nicolle says:

    ain, eu concordo.. sou filha unica e apesar de ter sido otimo ter todas as atenções voltadas pra mim, me fez muita falta ter um irmão.
    filhos unicos tendem a ser superprotegidos pelos pais, mimados e egoistas, hum, acho que estou falando de mim hehe.

  28. Soraia says:

    Monica! filho é sempre bom! siga seu coracao que tudo se arruma no final. E nao tenha outro pensando somente na Luna, tenha se vcs realmente sentirem necessidade como familia mesmo. Eu tenho minha filha de 2 anos e meio e acabei de ter meus gemeos meninos, a casa esta uma delicia, 3 filhos é tudo de bom!! cansada? sim. feliz? MUITO! eu estava na mesma duvida sua, quando numa bobeada engravidei de novo e vieram 2! haha. Deus nao me deu muito tempo pra ficar pensando…acho q se vc esta na duvida é pq quer sim ter outro! vai ser lindo, vc vai ver. super beijo