Hey 2010, até que enfim algo bom, né?

Pois bem, se 2010 promete ser o ano de mudanças, como nenhum outro foi, ele está cumprindo muito bem sua tarefa. Pra nossa lista de mudanças e abalos, uma notícia boa: Luninha vai ganhar um(a) irmãozinho(a). Estamos felizes, pois era algo que já estávamos planejando, e estava demorando a acontecer, mas finalmente, como diz a Luna, papai do céu escolheu o baby e mandou pra barriga da mamãe e agora ela será uma “big sister”.
Estou com 12 semanas, e a data prevista de nascimento é dia 25/12/2010 de acordo com meu primeiro médico, e 1/1/2011 de acordo com o segundo médico. Que fofos eles dois, não? parece que combinaram em me dar essas duas datas “escolhidas a dedo”.
Diferentemente da gravidez da Luna, estou enjoando BEM MAIS, com muito mais indisposição, sono e cansaço. Aliás ela e Sergio torcem por mais uma menininha, e eu apesar de achar que fará mais companhia pra Luna, e saber que aproveitarei as 8 caixas de roupas dela que tenho aqui, estou sem preferência. Se vier menina, ótimo, mais fácil, se vier menino, ótimo, diferente.
Entre as diferenças da primeira gravidez, estão:
– Mudança de médico: a minha não atende mais meu convênio, portanto com a indicação de uma amiga, mudei e estou adorando o novo.
– Dessa vez tenho intuição, o que não tive antes, e acho que vem por aí um menino. Não por que a gravidez esteja bem diferente, pois sei que são, mas por pura intuição mesmo.
– Como agora tenho mais de 35 anos, aqueles testes invasivos que não precisei fazer antes, agora são recomendados, CVS ou Amniocentese. Como nessa idade, os riscos de ter um bebê com alguma anomalia cromossômica aumentam bastante, esses testes tem mais de 99% de acuracidade em detectá-los.
Ah fora que segunda gravidez, além de tudo, é bem diferente da expectativa da primeira. Antes tudo era novo, ansiedade maior, mais dúvidas, mais empolgaçao com as novas comprinhas, decoração de quarto… confesso que apesar obviamente de estar MUITO feliz, de me emocionar no ultrassom, o encanto é bem menor. Parece que estou vendo novamente um filme que gostei muito.
Alguém de vocês já fez algum desses exames? Estou apreensiva mas confiante, pois eles tem riscos, por serem invasivos, de ocorrer um aborto espontâneo. A chance é pequena, e depende muito da expêriencia de quem vai executar. Meu médico recomendou o Mount Sinai, que são especialistas no CVS. A dúvida é entre as opções também, CVS ou Amnio? Tive que escolher entre:
1- Fazer a transluscência nucal e a partir daí definir se faço ou não a Amnio
Como é feito – Por meio de ultra-som transvaginal ou abdominal mede-se a espessura da região da nuca do feto.
O que detecta – Quando a medida superior a 2,5 milímetros, existe maior risco de haver alterações cromossômicas, como a que caracteriza a síndrome de Down.
Quem deve fazer – Todas as grávidas antes dos 35 anos. Depois dessa idade, recomenda-se a aminiocentese ou a biópsia de vilocorial.
Quando – Entre a décima e a 14ª semana. O resultado sai na hora.
Tratamento – Se a medida for superior a 2,5 milímetros, indicam-se os exames de aminocentese ou a biópsia de vilocorial.
2- CVS- ou no Brasil a Biópsia de Vilo Corial – BVC (essa opção eu não faria a translucencia nucal, seria redundante, e já saberia de cara se há algum problema ou não, 1 mês antes da amniocentese)
Antes do procedimento, feito também na mesma época do translucencia nucal (o que te faz de cara escolher um dos dois), a gestante vai fazer um aconselhamento genético, que pelo que entendi, o médico vai conversar com você sobre todas as possibilidades e necessidades de fazer o exame.
O Aconselhamento Genético está indicado, por exemplo, se:
* Presença de história familiar ou dos pais de anormalidades hereditária.
* História de filho com malformação ou doença hereditária.
* Mãe com mais de 35 anos no momento do parto.
* Caso a Origem étnica ou antecedente racial da mãe predisponha a doenças genéticas como Tay-Sach, anemias, talassemia e outras.
Quando- entre 11 e 12 semanas
A BVC compreende o exame do vilo corial (fragmentos da placenta ainda em desenvolvimento). Tanto o embrião quanto a placenta se desenvolvem a partir de uma mesma célula e assim ambos apresentam uma carga de cromossomos iguais. Os cromossomos que estão contidos nas células da placenta podem ser utilizados para verificar os existentes no feto.
3- – Amniocentese Nessa opção faria a transluscencia com 13 semanas, e com 16 teria a certeza do resultado, fazendo amnio, mas com 1 mes de diferença, pra mim se tiver algum problema, quanto antes eu souber, melhor)
Como é feito – o médico aspira, com uma agulha, parte do líquido amniótico. Há, em média, 1% de risco de aborto, pois como são invasivos, podem provocar contrações, e também infecções.
Quem deve fazer – Mulheres com menos de 35 anos com casos de doença cromossômica na família ou que tenham tido exame positivo de translucência nucal, e todas as gestantes com mais de 35 anos.
Quando: 16 semanas
Bem diferente da anterior, não? Para quem teve que toar essas mesmas decisões, quem fez, quem desistiu de fazer e quiser me contar, ADORARIA saber essas experiências!

Bookmark the permalink.

30 Responses to Hey 2010, até que enfim algo bom, né?

  1. Mô, que notícia fantástica… 🙂 Parabens pra você.. ontem mesmo estava botando em dia o blog da Luna, que tenho linkado no blog do Dylan e vi que em um dos posts ela tinha falado de uma irmãzinha 🙂 mas ainda era só desejo né?
    Quanto aos testes, você já fez os preliminares pra ver se precisa mesmo dos invasivos? Eu tive o Dylan com 37 anos e como meu primeiro teste(da translucência nucal) deu dentro de um limite, a médica me deu a opção de fazer ou não, mas ela recomendou que eu não fizesse.

  2. Parabens Monica! Nao tenho dicas, nem experiencias pq eu nunca fiz nenhum desses testes. Mas como pretendo engravidar esse verao, vou querer saber das tuas experiencias, se eu precisar 🙂

  3. Dricota says:

    Parabéns Monica 😀

  4. Karen says:

    Monica – que otima noticia!!!
    O exame de translucencia nucal e’ rotina aqui em Israel, todas as mulheres com acompanhamento medico durante a gravidez o fazem. Eu o fiz na minha gravidez e tinha 31 anos. Aconselhamento genetico tambem e’ oferecido, nao fiz. Amniocentese e’ recomendado mesmo para maiores de 35 anos ou se ha’ alguma suspeita. Varias amigas fizeram. Alias, todas que foram “instruidas” a fazer optaram por fazer. 2 dias de repouso …
    Karen
    Israel

  5. Anonymous says:

    Olá…
    Engravidei de gêmeos aos 38, tive com 38 semanas, depois de dois abortos consecultivos.
    Fiz o primeiro teste que não tem risco de abortamento, já com esse resultado mais a pesquisa genética davam quase 95% de chances de bebês normais.
    Não quis optar pelo outro que dava risco de 1% de aborto. Afinal eu os amaria e os teria do jeito que viesse. Sem falar que se há a descoberta você passaria o resto da gestação angustiada. Se vc. não tem casos na família é pouco provável que aconteça.
    Boa sorte e fique tranquila. Sei que a gente fica um pouco apreensiva.

  6. Eliecy says:

    Esse último comentário fui eu!!!

  7. Jaqueline Coimbra says:

    Parabéns!!!!
    Que ótima notícia.
    Espero que corra tudo bem com a gravidez.

  8. says:

    Olá, Mônica !
    Li todo o seu blog e adorei ! É a primeira vez que comento… Parabéns para você e sua família pela chegada do bebê 😉
    Beijos.

  9. Angela says:

    Oiii…PARABÉNS pelo baby !!
    Eu tneho 36 e tb estou grávida e optei por não fazer a aminio, confesso que fiquei com muito medo de colocar em risco a vida de um bebe possívelmente saudável, mesmo que a porcentagem seja de 1% para ocorrer o aborto eu achei muito !! Então a médica fez um exame de sangue que é o Triple Screen e tb o morfológico e os dois deram resultados ótimos..De qualquer forma de que valeria eu saber se meu baby tem alguma má formação, não poderei fazer nada para curá-lo e tb não o amaria menos por isso !! A médica até menscionou que caso tivesse uma má formação eu poderia aborta-lo…Achei um absurdo, eu JAMAIS faria isso caso meu baby tivesse a Síndrome de Down ou qualquer outra doença !! Além do mais o resultado não é 100% confiável..uma conhecida fez esse exame nas duas gravidez que ela teve aqui nos EUA e deu positivo pra alguma normalidade ela ficou quase louca, só chorava…e quando teve os bebes os dois eram normais, completamente perfeitos !!…Então acho que vc deveria ouvir a voz do seu coração, se vc se sentir tranquila para fazer esse exame vá em frente…caso contrário seria melhor desistir !..
    Fique com Deus e que vc tome a melhor decisão !

  10. Puxa que linda notícia, parabéns pra essa família linda, fiquei muito feliz em saber.
    A Luninha vai amar ter um irmao.
    Nao sei nada sobre esses exames, entao nao posso dar opniao.
    Como acompanhei toda a gravidez , parto e crescimento da Luna… farei também desta vez,torcendo aqui pra que tudo saia super bem.
    beijos

  11. Oie Monica,
    Parabens!!!
    Delicia curtir uma 2a. gravidez…muitas felicidades pra vcs…
    Leio a mtos anos seu blog…mas sempre nao comento…mas hoje eh um motivo mto especial.
    A Luna vai curtir mto este bebezinho.
    Bjs,

  12. Ticiana says:

    Parabéns! O seu due date é exatamente o mesmo que o meu, so que como estou de gravida de gemeos acho que chegam antes!
    O CVS tem mais risco que amnio e tb estou na dúvida se faço ou não a aminio. O meu resultado de TN foi chance de 1 em 1400, o que equivale às mesmas chances de uma mulher de 20 anos, mas não é 100%. Bjs e tudo de bom!

  13. Monica says:

    Oi Pessoal, Obrigada por todos os comentários, ainda estou meio zonza com as opções hehee mas logo logo decido.
    Ticiana, esse lance de mais ou menos risco é bem relativo, eu fiquei bem confiante com o CVS pq meu medico indicou o melhor lugar e o melhor médico que faz aqui, e vi na internet varias materias sobre a experiencia dele em CVS. Vc fez o exame de sangue junto?

  14. Marcella says:

    Parabéns, Mônica!!!!!
    Fiquei muito feliz com a notícia desse novo baby que vem por aí!
    Que ele (a) venha com muita saúde e trazendo muita alegria para a família!
    Beijos

  15. Simone says:

    Monica, parabéns, que notícia boa!!! Mas desencuca, você é saudável, jovem, vai correr risco pra quê? Se tivesse uns 46 anos, aí tudo bem…
    Vai dar tudo certo!!!

  16. Ticiana says:

    Monica,
    O resultado do exame da TN são acompanhados de sangue tb, fiz no Carnegie Imaging for Women. O sangue pode ser 5 dias antes pois assim no dia que for fazer o ultrasom para a medicao da TN, vc tem o resultado na hora. Um médico te explica os resultados e se o resultado for de risco vc pode falar com um genetic expert lá mesmo, o que não foi o meu caso. A minha médica indicou que a estatisticas de risco para miscarriage no CVS sao de 1/200 e para amnio 1/500. Tenho 38 anos e fiquei gravida atraves de IVF e tive medo do CVS pois tive spotting (sangramento leve) há uns 3 dias. A médica do Brasil me indicou não fazer nenhum desses exames pois eu arriscaria uma chance 1/500 de complicações contra uma possibilidade de sindrome de 1/1400. Bem vinda ao mundo das estatisticas!

  17. Delma says:

    Oi Mozinha
    Nossa que nptícia boa! Sempre visito o seu blog e o da Luna há tanto tempo.
    Fiquei muito frliz, mas como (ainda) não tenho filhos, não posso te ajudar.
    Beijinhos
    Delma

  18. Camila says:

    Parabens Monica, muitas felicidades pra voces! Eu ainda nao engravidei, entao nao tenho experiencia, mas uma amiga minha fez, a medica disse que achava que tinha problemas, ela passou semanas super angustiada, e no final o exame veio normal. Achei que a medica poderia ter tido um pouco mais de sensibilidade e ter esperado o resultado final pra falar alguma coisa. Mas isso tem a ver com o medico, nao com o exame.

  19. cristina says:

    Parabéns pela nova vida que vc está gerando é muito bom ter irmãos, a Luna vai gostar muito, sou mãe de 2 meninos e adoro!
    felicidades!!!

  20. Cida says:

    Oi Mônica,leio o seu blog desde o comecinho e gosto muito de vc.Essa é a primeira vez q comento:Tenho um menino de 2 anos,e nunca fiz esses exames,a não ser o sanguinio,q deu normal.Mas se acaso a minha médica pedisse e me falasse d todos esses riscos e tão pouco resultado eficaz,com certeza,não faria.Pense com o coração.Bjs.

  21. Cristiana says:

    Que máximo, Monica! Que delícia ver esse monte de amor se multiplicando! Você vai se apaixonar pela dupla – sendo o bebê menina ou menino. Tudo de bom! Parabéns!!

  22. Karen says:

    Olá Monica! Que ótima notícia! Parabéns pela gravidez! Como ainda não tive filhos, ainda não sei optar entre os exames, mas desejo que tudo dê certo!
    Bjocas

  23. Tati says:

    Parabens, Monica!!!!!
    fiquei super feliz por vc e principalmente pela Luninha q ja tinha pedido um irmaozinho.
    Q Deus abençoe mto vc durante esse momento maravilhoso e q te guie na melhor decisao qnt a realizaçao ou nao dos eaxmes.
    bjs

  24. Loana says:

    Nossa que noticia maravilhosa!!! A Luna vai ter um (a) irmãozinho (a)!!!!!!! Ter um filho é bom, ter dois é melhor ainda!!! E sobre as expectativas é isso mesmo que vc. falou o primeiro é novidade e o segundo é como ver um filminho na nossa cabeça!!!!
    Parabéns pra vc., pra Luna e pro maridão !!!

  25. helo says:

    mo, parabens!!!!!

  26. Gabi Ribeiro says:

    Nossa, que incrível!
    Parabéns a vcs 3!
    A Luna deve estar a-do-ran-do. Big sisters rock!
    Beijos

  27. patricia says:

    Aaahh que notícia maravilhosa !
    Vocês vão curtir muito os irmãoszinhos (as) juntos. Irmão (a) é tudo de bom. Parabéns e aproveita muuuito esses momentos que devem ser tranquilos e felizes, não fique preocupada vc é saudável, seu marido e sua filha tb. Fique com Deus.

  28. gLORIA says:

    QUE COISA MARAVILHOSA, PARABÉNS PRA VC ,SEU MARIDO, LUNA E LUANA TB.
    VAI CORRER TUDO BEM, O ÚNICO PROBLEMA É QUE VC VAI TER UM(A) CAPRICORNIANO(A)…..AI,AI…..TENHO UMA DO DIA 2/1 QUE NÃO É NADA FÁCIL MAS, É UMA FILHA FIEL,HONESTA,DEDICADA E PRINCIPALMENTE,UMA ÓTIMA FILHA E LINDA TB.
    MEUS PARABÉNS ! BJ,GLORIA

  29. Debora says:

    Oi Monica,
    Parabens!!! Talvez vc nem precise fazer esses exames invasivos dependendo do resultado dos exames anteriores que sao feitos em 3 etapas atraves do ultrassom mesmo, onde fazem a medicao do bebe. Eu estou com 38 anos e 30 semanas de gestacao e nao precisei fazer. Entao, nao se preocupe nesse momento com isso. Moro em NY e estou com uma medica fantastica em Manhattan, caso precise me envie um email que te envio os dados dela. Boa sorte e uma otima gestacao!

  30. Paty Fontes says:

    Monica PARABENS!!!! Bom, eu fiz Amnio aqui em LA na minha primeira gestacao. Eu tinha 36 anos, e foi algo discutido entre eu e meu marido, queriamos fazer ja que eu tinha sofrido 2 abortos.O risco e menor do que o CVS, mas e feito mais tarde, uma desvantagem. Eu Perdi recentemente outro, bem no comeco ( e a data era 1/1/2011 !!!!!) . Entao pelo meu historico de aborto (que a principio, segundo todos os exames, sao casuais, nao ha problema comigo) se eu ficar gravida novamente, eu farei a Amnio Fiquei de repouso 24h se nao me engano. Apesar do risco ser menor, HA RISCO, e tem que estar preparado… bjs