Plasticos e Microondas

Há um tempinho venho sendo aconselhada a não usar plásticos no microondas, de nenhuma espécie. Poxa, mas com tantos recipientes plásticos próprios para isso, como de repente, eles não servem mais? Sei não, nunca me cheirou bem essa constatação, portanto não parei de usar aqueles que eu tenho que indicam poder ser usado nele. Hoje lendo em algum blog uma mãe dizendo que não podia, lembrando minha irmã querendo comprar só potinhos de vidros já que os plásticos foram “proibidos”( por quem mesmo?), resolvi pesquisar e deixar a dúvida de lado.
Pois bem, o que eu suspeitava se confirmou. Achei inúmeros artigos dizendo que isso é LENDA. Alguém lançou o boato, deram nome ao pesquisador que teria afirmado o perigo do plástico, mas quem foi teimoso e como eu, duvidou do assunto, foi atrás de quem teria assinado essa pesquisa, MAS, nunca foi encontrado.
O que faço é sempre ter certeza que estou usando algo próprio para ser usado no microondas, e não vale somente pro plástico, mas com qualquer material que usamos para esse fim, como vidro, cerâmica, etc.
Para quem quiser ler mais sobre o assunto, links para o tira-teima.
1- http://www.quatrocantos.com/LENDAS/94_dioxina_microondas.htm
2- http://www.plasticsinfo.org/s_plasticsinfo/sec_level2_faq.asp?CID=703&DID=2837#1

Bookmark the permalink.

3 Responses to Plasticos e Microondas

  1. Eu sempre achei estranho isso, assim como o lance de que o microondas modifica a estrutura da comida. Se fosse assim, pq continuam vendendo o aparelho?
    Assim continuo usando potes de plástico, os próprios para microondas, mas quando ele começa a ficar velhinho eu jogo fora. Minha avó não come comida feita ou aquecida no microondas..hehee! Diz qe vai morrer envenenada. Tadinha..

  2. Lenisse says:

    Adorei o artigo, e mostrei pro marido ,que é totalmente contra por plástico no microondas… o Cabeção-duro do meu marido acha uqe isso é coisa das empresas de potes de plástico pra que possam vender mais recipientes, e que ainda sim, não colocará coisas de plastico no microondas… aiai…

  3. wilma says:

    Li isso também e até achei possível, porque plástico será sempre plástico, creio que a base é a mesma, e dizem que exalam dentro do microondas substâncias tóxicas, como saber a verdade? Não sei se a industria teria essa lisura de tirar toda a linha de produção; como deve ser uma coisa lenta, rsrsrs fica por isso mesmo. Eu sempre q posso evito, troco por vidro, mas uso, tão prático! Dps lerei o artigo.