Mitos das vovós

Me irrita muito esses mitos antigos de não andar descalço, que friagem dá gripe, e por aí vai. Por isso sempre procuro as explicações do Dr. Drauzio Varella quando a “vovó” começa com a neura dos gelados. Como ele mesmo disse, se você começa a evitar gelados obviamente vai desenvolver uma sensibilidade a eles, e claro, vai fazer diferença no seu organismo, mas não necessariamente vai fazer no meu, que tomo gelado todos os dias. Vai enfiar isso na cabeça de vó, não adianta! Não exijo nunca que a Luna esteja calçada dentro de casa, mas a vó fica falando pra por o chinelo… e lá vou eu atrás do Dr. Drauzio pra ler em voz alta o que ele fala sobre isso. Pensa que adianta né… NÃO. Aí tomo meu zoloft esse sim resolve o problema (hehehe).
Enfim, hoje foi o episódio da tosse. Luna tossindo e quer tomar o suco que está gelado, a vovó não quer, e Luna pede pra mamãe que a deixa. Crise. Vamos ao Dr. Drauzio Varella quanto ao mito da tosse.
Tosse:
A tosse é, em princípio, benéfica se ajuda a eliminar o catarro retido nos pulmões. Se for seca, deve-se investigar se o paciente está desidratado e, nesse caso, recomendar que beba muita água, de 2,5 a 3 litros por dia. A água é o melhor antitussígeno que se conhece, pois facilita a movimentação do muco sobre os cílios. Recomenda-se ingerir muita água, beber água até a urina ficar clarinha, sinal de boa hidratação. Muita cautela com o uso de xaropes, já que vários medicamentos englobados nessa categoria são vendidos livremente nas farmácias. Há os xaropes ditos expectorantes, de eficácia discutível, que facilitam o transporte do muco e os sedativos da tosse, em geral com codeína ou outra substância análoga, que inibem o reflexo de tosse. Há os que, paradoxalmente, associam as duas indicações, mas nenhum deles supera o valor terapêutico da água. Acredite, água é ótimo para tosse. Em relação aos xaropes broncos dilatadores, a coisa muda de figura. Esses são eficientes para quem apresenta broncoespasmo e devem ser prescritos.
Tosse crônica nunca é natural mesmo em se tratando de fumantes inveterados. É imprescindível procurar atendimento médico para uma avaliação precisa do quadro clínico se a tosse persistir por duas semanas.
Levei uma bronca do médico uma vez por não levar Luna ao consultório com uma tosse que durava mais de três semanas. Passou de duas semanas TRAGA, e era sinusite.
– Causas:
Inúmeras são as causas da tosse: irritação da mucosa, cílios defeituosos, acúmulo de secreção, presença de material estranho. Se alguém engasga, por exemplo, a obstrução se dá primeiro na glote, a “tampa” que abre e fecha a laringe. No entanto, se chegar aos pulmões, estimulará um reflexo de tosse. Também provoca tosse o crescimento anômalo de células no pulmão ou nos brônquios. O organismo reconhece a invasão e reage acionando um reflexo de tosse que infelizmente é incapaz de eliminar o tumor.

O tal do gelado:

É voz corrente que o gelado é um veneno para a tosse. Nem sempre é assim. Se a temperatura exterior está baixa e o corpo frio, o gelado piora a tosse porque os cílios sofrem com baixas temperaturas e o movimento do muco se altera. Às vezes, porém, a tosse é causada por irritação nas vias aéreas superiores. Nessas circunstâncias, o frio pode ser benéfico, pois é um bom anti-inflamatório. Por isso os médicos prometem sorvete às crianças operadas das amígdalas. Superadas as dificuldades do pós-operatório, ele se torna uma das possibilidades de alimentação uma vez que o gelado é também anestésico.
O problema não é o que se faz quando se está com tosse, é saber se tomar gelado dá tosse. Isso depende da causa da doença. Se for uma crise asmática, não faz a menor diferença. Se for sinusite, com secreção que desce dos seios da face pela retro faringe, cai na glote e provoca tosse, o gelado piorará o quadro.
Recomendações:
# Em caso de tosse, beber bastante água. A água é o melhor antitussígeno que se conhece, pois facilita a movimentação do muco sobre a camada de cílios. Um critério para avaliar a quantidade ideal de água ingerida é analisar a cor da urina: se estiver bem clarinha, é sinal de boa hidratação;
# Líquidos quentes costumam trazer alívio sintomático. Chá com limão e mel pode ser uma boa sugestão. Chá preto e chá mate devem ser evitados por causa do alto teor de cafeína. Dê preferência aos chás de nossas avós: camomila erva cidreira, erva doce, entre outros;
# À noite, mantenha a cabeça elevada, usando travesseiros extras ou levante a cabeceira da cama com calços;
# Mantenha os ambientes bem ventilados;
# Aumente o teor de umidade do ar com umidificadores ou vaporizadores. Tome banhos quentes prolongados para respirar bastante vapor;
# Não bloqueie a tosse produtiva, pois ela ajuda a eliminar o catarro do sistema respiratório. Secreção acumulada aumenta o risco de contrair bronquite ou pneumonia;
# Fique atento ao aspecto da secreção. Quando é aquosa e clara, está geralmente associada a alergias, infecções virais das vias respiratórias superiores, asma ou irritações provocadas pelo fumo. Secreção mais espessa, de coloração amarelada ou esverdeada, pode indicar bronquite, sinusite ou pneumonia. As cores marrom e vermelha indicam presença de sangue e sugerem irritações graves, como pneumonia, tuberculose ou câncer de pulmão.
Conclusão do MEU caso: Se for sinusite da Luna, sim o gelado vai fazer piorar, se não for, não fará nada. Líquidos quentes podem aliviar os sintomas, o que não quer dizer que tomar o gelado vá piorar os sintomas.
UFA! Consciência tranquila por enquanto.

Bookmark the permalink.

5 Responses to Mitos das vovós

  1. Clara says:

    gripe não dá, já um resfriado…

  2. Monica says:

    Resfriado e Gripe são vírus…

  3. coisa de avó brasileira né? Pq aqui, elas estão acostumadas a quando tem problema de garganta dá um sorvete ou picolé pra aliviar… 🙂

  4. Monica says:

    Clau, é, eu to falando de avó brasileira mesmo hehehe! as daqui já devem estar mais acostumada com gelado! Alias quais seriam os mitos das vovós daqui hein?

  5. hello jim, really have nice article. thank you for this…