Lixo bom

Parada obrigatória da minha mãe quando esteve aqui: a salinha do lixo do prédio. Entre diversas coisas em bom estado que os americanos jogam fora, algumas a gente ficou sem entender a razão. Calça da Gap ainda com etiqueta, vestido da Victória Secrets que ainda está no catálogo nos deixavam curiosas, por que será que estavam no lixo? Toda semana ela subia com um saco cheio de roupas, e lá encontrava coisas em ótimo estado da Guess, Polo e até DKNY. Fazia a seleção e reciclava o que não queria.
Como aqui as coisas são baratas, o consumo um pouco exagerado, e o espaço pequeno, fica difícil acumular aquelas coisas que não usamos mais, mas que temos dó de jogar fora. O mercado de usados é difícil, como o novo já é barato, vender um usado dá trabalho e não compensa. Me lembro que há uns anos atras, quando decidia fazer uma faxina no meu closet, pegava as roupas, colocava num saco e deixava na calçada com um aviso “free clothes” e em minutos a sacola era devorada. É comum achar no lixo, televisões que funcionam, carrinhos de bebê, e outras coisas grandes que ficam ocupando espaço em casa, mas imagine a dó de pegar um deles, e simplesmente colocar no lixo ainda funcionando, apenas porque trocou por um modelo mais novo, ou seu bebê já não usa mais? Doação é outra dificuldade, o Salvation Army por exemplo, agenda um dia para vir buscar, mas não é tudo que eles aceitam, e da última vez que liguei, a espera era de 2 meses. Depois de tentar vender minha HDTV 42″ Projection TV por 150 dólares, sem sucesso, resolvemos anunciar na popular craigslist.org para doação. Recebemos mais de 100 emails, e ficamos felizes em ver que a pessoa que escolhemos além de simpática, realmente necessitava dela.
Há uns dias, descobri um grupo de reciclagem, o Freecycle. As pessoas oferecem suas coisas, e quem se interessar, manda um email e torce para ser o escolhido. Normalmente escolhem por ordem e chegada do email, então o segredo é ser rápido. Tem de tudo, brinquedos, roupas, alimentos, ferramentas, e até vestido de noiva, sem uso, eu já vi anunciado (fiquei imaginando a história do vestido). Assim que comecei a receber os emails, vi uma pessoa doando um bouncer, aquela cadeirinha mágica para o bebê brincar e dormir. Escrevi imediatamente, e a tarde o marido foi buscar. Em perfeito estado, lavei o tecido e ficou nova, Lorenzo amou. Despachei também uma caixa de roupas da Luna, e o rapaz que veio buscar, ainda me trouxe bombom de chocolate branco, parece até que conhecia minha preferência. Fiquei ainda mais satisfeita quando a mulher dele em mandou email ao abrir a caixa, dizendo que amou as roupas, e que além de bem conservadas, eram lindas, e que ela se sentiu abrindo uma caixa de presente de natal. Fica aí a dica.

Bookmark the permalink.

7 Responses to Lixo bom

  1. Nanci says:

    Monica, aqui na Inglaterra esse freecycle tb é bastante conhecido, o legal é que se a gente quer doar alguma coisa é só colocar, sempre tem gente que precisa mais que a gente ne. Ou então se a gente precisa de alguma coisa eu sempre dou uma olhada por la. Acho a idéia otima. Outra coisa que ajudou a ‘esvaziar’ a minha casa com roupas e sapatos que não queremos mais, são aquelas sacolas que as casas de caridades mandam pedindo ajuda, e vem a cada dois meses mais ou menos, tempo suficiente para encher a sacola de novo. Mas acho que a nossa mentalidade esta mudando com essa crise financeira que assola o mundo, hoje em dia já penso duas vezes em comprar roupas e sapatos, a pergunta é simple: “Do I really need this?” e aí saio da loja, sempre funciona!!!
    Beijos

  2. Renata says:

    Monica, amei a dica do Freecycle! Estou gravida e preciso criar espaco pro bebe que esta a caminho. Meu segundo quarto passara por um completo overhaul e com certeza terei muitas coisas pra doar e vender. Usarei o craigslist pras coisas que talvez vendam e com certeza vou usar o Freecycle pra aquelas que nem compensa tentar!
    Valeu! beijos…

  3. Lali says:

    Imagino ue devem ter centenas de brasileiros loucas para ter acesso ao lixo do seu prédio, viu?…..rs. Aqui estas coisas usadas (de marcas importadas) podem ser vendidas/compradas em brechós infantis, a preço de ouro (compra, pq a venda eu não sei)….

  4. Marjory ohrel says:

    Ola Monica, adorei a dica do freecycle! Desde que mudei para NY area que ando procurando uma forma de doar/recyclar! Salvation army fica inviavel quando a pessoa passa pelo menos 10 horas no office. Eu trabalho em TriBeCa, se um dia quiser um cafezinho me avisa!

  5. Maitê Oliveira says:

    Oi Monica
    Adorei seu texto… como sempre diga-se de passagem…
    O desperdício é realmente grande não só ai.Aqui no brasil apesar das coisas não serem tão baratas as pessoas não tem dó de jogar no lixo…
    quando morava em condomínio era ainda mais visível, também tinha um espaço para o lixo e muitas coisas em ótimo estado eram encontradas…Não entendo o por que afinal doar a quem precisa também não custa nada…
    Eu apesar de ter 17 anos sou suuuper adepta dos brechos( igualzinho a minha mãe rsrs) …eu adoro e me divirto muito…Eu e ela(mamãe)passamos horas garimpando, da ultima vez encontrei meias de vovôzinho (importadas)em ótimo estado e são extremamente quentinhas…
    claro que a maioria das pessoas acha um horror…Bom eu nem ligo.
    Parabéns pelo blog….
    Beijão

  6. Aqui, o que a gente não quer mais, doa. Doação além de ajudar outros você recebe parte do valor de volta em tax return. Ou seja, vale a pena doar. Tudo que não queremos levamos direto o local de doação e o que não cabe nos nossos carros, eles vêm buscar. Nunca demoraram mais de uma semana para fazer isso, mas vai ver é porque eu moro em Michigan. Nesses locais há um formulário que você preenche com o valor estimado do produto que está doando e depois apresenta isso pro seu contador informar ao IRS. Fizemos as contas e pondo na ponta do lápis descobrimos que fazemos mais dinheiro doando itens que vão de roupas a móveis do que vendendo no Craigslist ou Ebay. Sem contar que é mais rápido e bem menos burocrático. Abraço

  7. Ronísia says:

    Nossa, realmente eu também já achei muita coisa boa no lixo. O meu colchão queen eu peguei no lixo de uma loja de móveis que ainda estava no saco, e ele é ótimo! Vou dar uma olhada no Freecycle, quero mudar de casa e seria ótimo se eu conseguise algumas coisas de graça! Beijos mil pra vcs =)