Os cavalos do Central Park


Sempre dou dicas do que fazer, comprar e ver em NY, mas hoje vou dizer o que NÃO fazer: o passeio de carruagem do Central Park. São 68 carruagens, uma média de 200 cavalos e 360 “motoristas”. Essa semana, mais um acidente com um cavalo aconteceu nas ruas da cidade, antecedido por um na semana passada, dia 26 de julho quando um táxi bateu em uma delas em plena quinta avenida. São várias pessoas e instituições que lutam contra essa atividade, algumas querendo acabar por completo, e outras como a New Yorkers for Clean, Livable and Safe Street que propõe um passeio alternativo talvez com alguns carros de época. A Coalition To Ban Horse-Drawn Carriages mais específica para a causa dos cavalos, e estão sempre pela cidade fazendo seus protestos e pegando assinatura para a petição que visa acabar de vez com essa prática na cidade. Uma prática aliás que ganha força por existir há muitos anos e ser uma tradição de família, que vai sendo passada para a nova geração.
Desde 1983 foram mais de 40 acidentes na cidade de Nova York envolvendo os cavalos, e vários deles causando a morte dos animais, nas ruas e dentro dos estábulos espalhados no meio da cidade, para onde vão a noite “descançar”. Esses estábulos são altamente perigosos, pegam fogo com facilidade, e como muitos são em prédios com mais de dois andares, fica ainda mais difícil a evacuação em caso de incêndio.
Outras razões não faltam para banir essa atividade:
1- Espaço
Nova York é uma cidade grande, com trânsito caótico que não comporta essa atividade. Imaginem cavalos no meio de bicicletas, taxis, ônibus, pedestres, e veículos de emergência? Receita para um desastre.
2- Maus tratos
A vida “útil” de um cavalo que trabalha nas carruagens de NY é abaixo de 4 anos. Se você comparar com os cavalos da polícia que trabalham em torno de 14 anos, já dá pra perceber o quanto são explorados. Depois que eles se aposentam, vão a leilão, e o destino é incerto, dizem que muitos acabam indo pro matadouro, virar comida para os humanos. Sem dizer que os cavalos ficam alí por mais de 9 horas em pé, muitos com sede, cansados, faça chuva, sol ou neve e muitas vezes ficam sem água suficiente para beber.
3- Fiscalização ineficiente
Existem leis para proteger os pobrezinhos, o problema é fazer elas valerem. O ASPCA através de doações, criaram um programa para fazer o cumprimento da lei, que são um tanto complicadas, mas com tantos cavalos nunca tem agentes suficientes para fazer a fiscalização. Algumas dessas leis são:
– férias de 5 semanas por ano para cada cavalo, que deve descançar no pasto, em um lugar ao ar livre
– Não trabalhar com temperaturas acima de 30 graus e nem temperaturas muito baixas
– Nenhum cavalo com machucado deve estar nas ruas.
– Controle de peso da carga que eles carregam.
Portanto se a lei não pode ser aplicada, o serviço não deveria existir
4- Saúde e ambiente
O cheiro nas redondezas do Central Park é simplesmente insuportável. As fezes e urinas acabam sendo limpas pelos serviço público, mas ainda assim a “caatinga” é forte. Moradores da área já cansaram de reclamar, não podem abrir suas janelas no verão, e até uma escola que fica ao lado de um dos estábulos já reportou a incidencia de alunos com problemas respiratórios.
Para quem vier a NY, tem milhares de coisas legais pra fazer, inclusive trocar a carruagem pelos pedicab, que são taxis de bicicletas, que podem fazer o mesmo passeio e por muito menos. Querem ajudar nossos cavalinhos? Assinem as petições!
http://www.ny-class.org/action/petition e também http://www.banhdc.org/petition.shtm
Acompanhe também pelo Facebook!
Não vou colocar foto dos cavalos mal tratados, pois muita gente não gosta de ver, mas quem quiser pode ver mais e também assistir alguns vídeos do abuso.
horses.jpg

Bookmark the permalink.

4 Responses to Os cavalos do Central Park

  1. helo says:

    Mo, coloquei link para esse post la no twitter, achei ótimo! chega dessa tradicão nonsense!

  2. marcia says:

    Uau Monica não fazia idéia de que isso acontecia. Vou espalhar! Parabens pelo post

  3. Patrícia says:

    Há uns anos atrás tive uma discussão com o meu supervisor, que me criticou por morar aqui há anos e nunca ter feito este passeio de carruagem, que de acordo com ele, é uma das coisas mais românticas que existem. Não sei como alguém pode considerar romântico um passeio as custas do mau trato a um animal.

  4. maturedating says:

    Thanks for the amazing blog post. Bookmarked this