Blog útil

Achei dez a iniciativa desse blog que relata as atitudes das babás por pessoas anônimas na cidade. “Eu vi a sua babá” é uma cumplicidade entre mães que não se conhecem, mas tem algo em comum, filhos que ficam sob os cuidados de outras pessoas. Em casa é fácil colocar câmera, mas e fora? Os olhos do povo, acaba sendo a câmera que faltava para saber realmente se sua babá gosta do que faz, ou apenas quer o dinheiro, e pouca encheção de saco.
Já presenciei uma vez uma babá que nem ligava pro menininho no carrinho perguntando de que lado vinha o trem. Ele perguntava, perguntava e ainda dizia, poxa me responde! E ela nem aí, eu poderia dizer que é surda, mas nenhuma mãe contrataria alguem assim pra cuidar de uma criança. Fiquei revoltada, mas infelizmente ainda não conhecia esse site. Nele, mais descasos como esse são relatados, e tomara que seja bem divulgado para que as mães tenham conhecimento.
Eu quando esperava a Luna sempre tive em mente que queria uma babá, não tinha dúvidas quanto a isso. Conversando com a Lu, ela me disse que confiava muitomais num daycare do que babá. Mas eu não conseguia imaginar a Luna não tendo a atenção só pra ela, de uma pessoa dedicada somente a ela, se preocupando se ela não comeu, insistindo na comida, vendo todos os detalhes como eu via. Fui praticamente obrigada a optar pelo daycare, pois a babá que eu queria não deu certo de vir, e eu não tinha mais ninguem de confiança. Hoje digo que foi a melhor coisa que fiz. A Luna no daycare não tem manha, a atenção não é só dela, portanto ela não fica cheia de frescura, tem que dividir os brinquedos, interage o dia inteiro com outras crianças, e o mais importante, ela faz atividades! Eu não imagino uma babá durante o dia em casa, estimulando a criatividade dela, com colagens, desenhos, historias. São poucas as que fazem isso e muitas as que ficam na frente da televisão, a criança fazendo o que quer, ou apenas brincando com seus brinquedos. Não me arrependo em momento ALGUM, e estou completamente satisfeita. Apesar de não ter o mesmo cuidado intensivo se fosse sozinha com alguém, sei que lá ninguem irá trata-la com pouco caso, agredir ou coisa parecida, pois sempre tem várias professoras junto, teriam que ser cumplices, o que eu duvido.

Bookmark the permalink.

7 Responses to Blog útil

  1. Joaquim says:

    Monica, Achei muito legal o site, bem interessante e bem bolado, devia ser muiiiiiiiiito divulgado, porque com certeza um observador independente pega muito mais coisas.
    Tambem pode ter certeza que vc fez uma boa escolha com o Daycare, embora nao tenha sido uma escolha e sim uma falta de….
    Mas já ajuda a outras mães na hora dessa duvida, porque com certeza essa socialização e interatividade é muiiiiito importante.
    Tchau

  2. Simone says:

    Oi Mônica, acho que o importante é você ver a Luna feliz e você também se sentir tranquila. Eu optei por parar de trabalhar porque estava cansada da Odontologia e ser mãe em tempo integral está sendo uma experiência muito gratificante. Mas se tivesse que escolher também ficaria com o daycare. Confiar em alguém a quem você entrega a chave e toda a sua intimidade é muito complicado, pois com as histórias que ouvimos nos noticiários, constatamos que muitas pessoas têm um lado obscuro, maquiavélico. Um beijão prá vocês!
    Mais uma vez repito, adoro seu blog

  3. leticia says:

    acho muito acertada a sua decisão de não ter babá, Monica.
    quando era pequena tive uma babá que me aterrorisava se eu não fizesse o que ela mandasse. quando cresci jurei que nunca deixaria filho meu na mão de babá. não confio em ninguem. como dizia minha avó “deixo a chave do cofre, mas não deixo filho na mão de empregada”

  4. Karen says:

    Tanto em Israel como aqui nos EUA nunca cogitei baba’. Meu filho esta’ em daycare desde os 4 meses. Dos 4 aos 9 num bem pequeno com outra crianca, e desde entao num daycare oficial, fiscalizado como precisa. Sempre achei que fosse a melhor decisao, pelos fatores que voce mencionou (atividades, socializacao etc) e tambem safety. Acho que o daycare dele e’ mais `a prova de crianca do que nossa propria casa.
    Vou la’ dar uma espiada nesse site.
    Aqui nos EUA meu filho frequentou a Learning Years no Oregon e a KinderCare no Arizona, estamos muito satisfeitos.

  5. Coloquei a minha Bia no hotelzinho (que funciona aqui no Brasil como um daycare) e ela está indo super bem, cortaram a manha dela em dois tempos e hoje ela ja fica no berço sem fazer pirraça e está super mais socializada. Eu recomendo para todas as minhas amigas que são mamães de nova como eu.
    Bjos,

  6. Ana Lucia says:

    Sabe Mozinha eu nao tenho filho, mas penso igualzinho, prefiro botar um filho na escola que entregar pra baba. Nao se pode exigir de uma baba um doutorado em pedagogia infantil, o salário que elas ganham não é pra isso. O que eu acho meio complicado no caso do tal sítio (e também revelador) é que as babás são quase todas negras ou latinas, provavelmente ganhando alguma mixaria, sem direitos sociais. Aí neguinho tem filho, entrega pra primeira babá que aparece e que tem dinheiro pra pagar e depois ainda quer exigir cuidado VIP…a babá maltrata a criança, porque sim ela provavelmente tem 3 em casa pra cuidar, não tem educação nem nada e depois ainda é vista como a vilã. Uma criança que vai no day care se desenvolve bem mais rápido que criança que fica em casa, nem uma mãe dá atenção 24 horas para um filho, qto mais a babá. Beijocas.

  7. Não sei não, Monica. Eu não gostei desse site. Pra mim parece coisa de madame que quer destilar o veneno em cima da minoria latina ou negra ou de gente que não tem mais o que fazer e quer ficar dando palpite na vida dos outros. Eu achei esse site um horror. Pra mim, na hora de contratar uma babá, vale mais contactar referências (várias e duradouras) do que ler estórias de horror que não tem como dizer se é verdade ou não. Fez ótima escolha em deixar a Luna numa creche, também foi o que eu escolhi pro Thomas justamente por achar mais seguro e divertido. Beijocas