Bullying

Hoje lendo essa matéria fui sentindo um aperto no coração só de imaginar a Luna um dia passando por isso. Essa coisa do popular (como eu tinha mencionado até no blog dela) me dá arrepios justamente por esse motivo. Normalmente quando a criança se torna popular, ela vai adquirindo uma força que nem sempre traz bom resultados pois nem todo mundo sabe lidar com ela. Me lembro que em todos os lugares que estudei, presenciei o Bullying acontecendo. Já fiz, já fui vítima, e acho algo super perigoso, as escolas não dão a devida importância/atenção a isso. Na minha opinião, isso influência (e muito) na auto-estima, a pessoa vai ficando cada vez mais retraída e consequentemente pode influenciar em tudo que essa criança vai ser ou fazer no futuro. Me lembro que pelo fato de eu ser MUITO magra na adolescência, ganhei vários apelidos, e por conta disso, morria de vergonha de usar o uniforme obrigatório na aula de educação física, pois me deixava ainda mais magra e sem bunda (a única coisa que eu tinha e que me salvava). Resultado? Quase repeti em educação física devido as faltas.
Me lembro que um dos piores casos nesse sentido que eu presenciei, foi na oitava série, que a classe inteira zombava de uma aluna, apenas pelo fato de ela ser muito magra, muito alta e feia . Era alvo de gozação todos os dias, ninguém queria dançar quadrilha com ela, nem fazer trabalho em dupla. Na época, não tinha noção do que essa rejeição significava, hoje fico imaginando, o que ela passou, o que sentiu e como isso pode ter afetado no que ela é hoje, e acho TERRÍVEL lembrar de toda a humilhação. Num outro caso horrível eu até participei algumas vezes, mas sem a noção alguma do que aquilo poderia causar. Era uma menina lá do prédio que tinha medo até da sombra. Todo mundo colocava medo nela, corria atrás e eu só me lembro das inúmeras vezes em que a Graziele saia correndo com os braços levantados, a boca aberta, gritando de pavor. Acho que fiz apenas uma vez, não me lembro de outras, eu e meu primo fingimos que ele ia me matar e eu gritava. Tadinha, ela ficou apavorada e saiu chorando. Dá até vergonha hoje quando me lembro, mas eu acho interessante como crianças não tem esse sentimento de dó, culpa, e faz essas coisas sem o menor ressentimento. Acho que é por isso que dizem que toda criança é má e me lembrando disso, a carapuça serviu perfeitamente em mim.

Bookmark the permalink.

14 Responses to Bullying

  1. wilma says:

    Monica, este assunto tem sido muito comentado aqui nas escolas, e me parece mais uma coisa da modernidade, eu com meus 54anos, nas escolas que passei nunca vi este tipo de marcação negativa em alguém e nem senti na pele. Lembro bem do meu Ginásio, onde éramos adolescentes e cada um de um jeito, credo, cor, classe social, mas havia um respeito enorme pelo outro. Acredito que a postura dos diretores ajudam muito e naquela época não existiam esses padrões que você tem que se encaixar, talvez facilitasse. Porém hoje é cruel mesmo, vejo pela minha filha, as coisas que conta e o que vejo até hoje na Universidade, essa coisa de “calouro” já começa por aí, sempre aquele mais tímido e fraco sofre, e tambem aquele popular demais é um perigo.
    Pouco comento mas sempre passo por aqui. Atitude tipicamente americana, touca de banho para não molhar os cabelos, não é lógico e prático? Acho q vou aderir, rsrsrsrs

  2. Soraia S. de Souza says:

    Credo..eu tambem ja pensei nisso com minha filha, ela tem 16meses. Eu tambem era super magra e ficavam me enchendo o saco. Eu tambem vejo as criancas fazendo isso, ate comentei outro dia com meu marido de como elas sao crueis. Tem q ficar antenada, mas o melhor é ensinar atitudes inteligentes pra sua filha, quando vierem falar dela ela foca na crianca q ta falando. Tipo em outra ocasiao uma menina veio me encher o saco me chamando de COBRA, pq ele achava q eu era falsa, ja vinha me enchendo ha tempos com isso, eu nem sabia de onde vinha isso, ate q um dia tomei coragem e falei, ah e ai GORDA, (ela era meio), nooooosa a menina calou a boca na hora e NUNCA mais falou nada….acho q isso é o mais facil. Se ficar indo na escola a chance é de ser mais zuada ainda…acho q quase todo mundo passou ou passara por isso. Mas claro os exemplos da materia sao muito mais graves, acho q ai é valido outra atitude mais forte sim.
    beijos. Soraia

  3. Thais corby says:

    Eh serio mesmo, aqui na Australia conheco varias familias que tiraram as criancas da escola e aderiram ao home schooling por causa dessa perseguicao que acontece nas escolas.

  4. Adriana says:

    Aqui na Inglaterra isso tb eh muito comentado, mas acho que acontece no mundo todo, soh que no Brasil nao existe uma expressao especifica pra essa cosia de “maldade” infantil.
    Mas eu me lembro bem das causas e efeitos… Por um lado eh uma coisa que todo mundo passa na vida. As vezes te enfraquece e as vezes de deixa mais forte.
    Tenho alguns traumas de infancia causados por bullying (tb era muito magra e ateh hj tenho complexo de perna fina! HAHAHAHA), mas meus pais sempre me ensinaram MUITO bem os conceitos de respeito ao proximo, nao admitindo comportamentes maldosos. Entao achoq eu nunca fui de fato uma crinca mah… mas me lembro de certas implicancias que tinha… Ha um tempo atras, reencontrei uma menina que estudou comigo na 4 seria, e ela lembrava de mim porcausa de alguma maldade que fiz com ela! 20 anos depois e ela ainda se lembrava de mim por causa disso…
    Pessimo, neh?

  5. Elaine says:

    OI Monica, eu sou Elaine achei seu blog atraves de uma amiga e to adorando!!! Eu amo NY, morei em Massachusetts por quase dois anos e sempre que podia ia passar o final de semana em NY, adorava. Hoje moro do outro lado do pais, em Tucson, Arizona, e morro de saudade da East Coast. Vou colocar um link do seu blog no meu assim poderei vir mais vezes.
    Ah, eu vi um pouco do blog da sua filhinha, que coisa mais fofa. Tentei comentar lah mas nao consegui. A foto em q ela esta usando o mesmo vestido que voce usou 35 anos atras, eh linda. Ela eh voce todinha, muito parecidas!!!
    Beijos e tudo de bom p voces!

  6. MybIKE says:

    Oi,
    Eu acho que isso tem que ser bem observado mesmo pelas escolas, muitos anos atras isso nem era assunto pra ser discutido, embora todos tenhamos passado por alguma situação. Acho importante mesmo que isso seja acompanhado, como todos nós né, afinal há os que sabem e conseguem se defender e os que sofrem muito com isso.
    E como a Adriana disse, tem um papel importante dos pais aí.
    Beijo

  7. Isabella says:

    Oi Monica, eu acho que a criança que é “má” ou tem má índole sabe disso sim e usa isso pra se proteger, pra garantir seu lugar na “selva escolar”, sendo agressiva. Por trás disso tem motivo(s) que muitas vezes os próprios pais não querem admitir. Estudei em muitas escolas no Brasil e sempre presencei vítimas e bullies e acho que as escolas principalmente os professores não sabiam lidar com isso. O envolvimento dos pais com a escola tb é fundamental. Uma coisa Não deve ser substituída pela outra.
    bjs

  8. Laura says:

    Pois é! Sempre tive dislexia e vez por outra quando não acertava o exercício ou esquecia de fazer a tarefa A PROFESSORA humilhava a mim e outros na mesma situação na frente dos colegas. E isso se tornou motivo para que eu nunca mais conseguisse tirar notas boas. A atitude da professora fazia com que os outras crianças tirassem sarro. Só consegui me recuperar na faculdade – porque o ambiente é mais liberal e etc. – mas até a conclusão tive muita dificuldade para conseguir erguer o braço para tirar alguma dúvida. Às vezes a coragem não aparecia e perdia questões importantes, sempre com medo de que alguém podesse tirar sarro de mim. O mais engraçado é que adoro estudar e nunca consegui fazer isso direito!

  9. Silvana says:

    Oi Mo,
    E o pior é que isso não é praticado apenas por crianças, mas também por adultos contra crianças a pior covardia. No ano passado meu filho foi uma vítima no tradicional Colégio Marista João Paulo II, na época eu me perguntava pq não fazem isso comigo que tenho como me defender.
    Eu tive que ter o sangue muito frio pra enfrentar uma Coordenadora louca, e provar para o Diretor da Escola que ela não tinha condição de orientar ninguém, e que liderava este movimento na época contra uma criança de 5 anos a minha vontade era de matar um ser humano daquele.
    No final troquei ele de escola e louca da Coordenadora foi demitida , hoje em dia ainda estamos nos recuperando, pois ficaram os traumas inclusive nos pais.
    Abçs
    Silvana

  10. Nanda says:

    Mo, eu ja sofri bastante com isso, quando eu era pequena eu usava óculos e me sentia “a feia” da turma…Mas sabe isso vai de personalidade tbém, tem pessoas com muito mais defeitos que não deixam isso acontecer, eu que era boba, devia ter aberto a boca e falado tudo que eu achava delas…deu até raiva agora hehe

  11. Lu Francesa says:

    Semana passada falei no blog sobre coisas que acontceram no passado,qdo criança, e trouxeram más conseqüências na minha vida. Se eu contar tu, na quinta série, umas meninas quiseram baixar minha calça na frente de todos, só nao conseguiram pq alguém viu, imagina a cena, a vergonha… E tive problemas com isso até o primeiro ano do segundo grau, qdo espalharam que eu estava namorando com o menino mais feio da turma, e cada vez q passava no corredor riam da minha cara, nessa época,sem minha presença, uma prof chamou atenção da turma, deu um esporro… no ano seguinte mudei de turma por causa disso tudo, e não tive mais problemas.
    Acho extremamente importante esse assunto, para que crianças não passem pelo q passei, nao tenham no futuro o medo e insegurança que tudo me causou.
    Parabéns por falar sobre 😉

  12. Lu Francesa says:

    OPS…”Semana passada falei no blog sobre coisas que acontceram no passado,qdo criança, e trouxeram más conseqüências na minha vida. Se eu contar tuDO, DARIA UM LIVRO….”

  13. Lu Francesa says:

    Olha essa reportagem:
    http://globoesporte.globo.com/Esportes/Pequim2008/Noticias/0,,MUL727494-16072,00-PHELPS+NA+ESCOLA+SEMPRE+ME+DIZIAM+QUE+EU+NUNCA+SERIA+BEMSUCEDIDO+EM+NADA.html

  14. anonimo says:

    Bullying no Blog, isso mesmo!
    Uma vez presenciei, em um certo blog, um caso de bullying, com uma leitora. Essa leitora, fez um comentário, que nao agradou a dona do blog.
    A blogger chateada irracionalmente, cancelou metade do comentário da leitora e ainda fez um post, como sendo vitima. Modificando o sentido da coisa, dessa forma os outros bloggers, quando leram o post e o comentário, começaram a se sentirem, também ameaçados e disseram: que garota ruim, etc. essa leitora!
    Curiosa comecei a acompanhar o caso e o movimento desse blogger, pois ela ia nos blogs “amigos” contar a versão dos fatos de forma deturpada, assim colocava todos os outros bloggers, contra a garota. No final conseguiu criar uma rede de “amigas” virtuais, para ela e inimigas contra a inocente leitora, que inicialmente cheia de boas intenções fez um comentário bobo, dando margem para varias interpretações.
    Parece uma bobagem, nao é?Porém ver na internet “garotas direitas” agindo como uns monstros, mentindo, dando falsos testemunhos, etc. Foi incivil e degradante.