O dedo, a chupeta e o breakdown

Desde que estava grávida da Luna já pensava no tipo de educação que queria seguir com ela, lí muito, pensei muito, pois tenho horror a criança que manda nos pais. Sabia das dificuldades de impôr limites, mas sempre tive a convicção de que disso eu não abriria mão. Não é porque ela chora e esperneia que irei fazer o que ela quer, pelo contrário, se se comportar dessa forma, aí é que não faço mesmo. O tempo todo eles tentam medir forças com a gente, testar onde é o nosso limite e onde é o limite deles também. Sabem onde e quando vamos ceder, por isso se eu decidi dizer a ela que devido ao comportamento ela não vai ganhar isso ou aquilo, eu vou até o fim no que eu decidi. Ela mede forças, usa todos os artifícios, mas ela sabe que de nada vai adiantar chorar e esperniar que eu não vou ceder, então Luna não vai por esse caminho. Ela começa, chora, mas logo vê que não é por alí que vai conseguir. Recua, tenta pedir por favor, tenta dizer que me ama, tenta agradar. Converso, explico e geralmente ela acata, entende, e cobinamos como vai ser na próxima vez, e assim venho levando nesses 3 anos, sempre na conversa, na consistência e impondo os limites que acredito que devam ser impostos, e estou feliz com o resultado, mas hoje foi meu maior desafio e o momento mais difícil como mãe, desde que ela saiu da minha barriga.
Estou tentando há varios meses tirar o vício do dedo. Já tentei a conversa, a técnica da bactéria, culpar o dedo pelas aftas e dor de garganta. Ela ouve, e por uns dias até resolve, mas logo volta. Já prometi passeios, presentes, mas ela nunca deu muita atenção, o que mais fez efeito e às vezes me ajuda é o esmalte de gosto horrível próprio para isso, mas ela acostuma com o gosto, e tudo vai por água abaixo. Tentamos substitutos como paninho, bichinhos de pelúcia, carinhos na hora de dormir, mas nada substitui o tão desejado polegar. Hoje uma amiga prometeu a ela o desejo de consumo do momento, o Pillowpet de unicórnio, caso ela pare de chupar o dedo. Nem achei que ela se importaria depois de tantas tentativas, mas ela levou a sério. Na hora de dormir, eu a via tentando não colocar o dedinho na boca, agarrada à baleia Shamu. Eu do lado, esperando ela dormir, achava que o esforço estava sob controle, quando de repente ela olha pra mim e me diz: “eu gostava tanto do meu dedinho” e eu percebi pela boquinha, a vontade de chorar sendo controlada. Conversei, expliquei a razão de o dedo fazer mal, tentei convencê-la de que logo ela esqueceria o dedo… e comecei a ver os olhos com água, expressão triste e o choro tentando ser engolido. Mais conversa, e ela desabou, chorou, dizendo o quanto gostava do dedo. Eu agora segurava o meu choro também, pois diferentemente das outras vezes em que chorou por ser contrariada, dessa vez o choro era por uma tristeza genuína, por estar percebendo que estava sendo difícil, apesar de querer muito conseguir. Tentei distrair, contei histórias, mas na hora de voltar a tentar dormir, caíamos no mesmo dilema. Se ela estivesse com aquele choro de manha de criança, de testar limites, teria sido fácil pra mim, pois meu cansaço seria apenas o mental de ficar aguentando a birra, mas esse era diferente, era cansaço e dor emocional. Eu que sempre fui até o fim no que eu acreditava, não estava conseguindo manter, mas na verdade eu não estava querendo, tentei ir até onde pude, mas ela estava sofrendo. Cedi, e disse a ela: filha, então chupe seu dedinho… e para minha surpresa o choro continuou com a seguinte frase: “mamãe eu sabe que não pode, eu sabe, mas eu amo meu dedinho e sem ele não consigo dormir mamãe” e eu insisti, que ela então chupasse o dedo, mas ela só ficava repetindo que sabia que era errado, mas que gostava muito, e não colocou o dedo na boca. Para convencê-la agora de fazer o que eu estava há minutos tentando o contrário, eu disse: “então vamos fazer assim: vc chupa só hoje, o último dia então”. Foi o que a convenceu, ela saber que ia continuar tentando, não tinha desistido, essa seria apenas, a última vez. Decidi não mais forçar, irei continuar falando e tentando mostrar o mal que faz, e vou esperar que ela pare sozinha até os 5 anos, pois sei que até lá os dentes voltam à posição normal, e aí então, se não tiver jeito, voltarei a pensar com firmeza no que fazer.
Ai, como já vimos esse filme antes, a gente não resistir a tentação, e usar a desculpa de ser a última vez pra diminuir a culpa do nosso fracasso. O dedo foi pra boca, a expressão de prazer de ter ido as nuvens ficou estampada no rosto dela, e foi só ela fechar os olhinhos em segundos e cair no sono, que quem foi às lágrimas sem controle algum, fui eu.

Bookmark the permalink.

18 Responses to O dedo, a chupeta e o breakdown

  1. Camila says:

    Ai Monica, quase chorei lendo esse post. Tadinha… De repente, da proxima vez, diga que voce esta muito orgulhosa dela, e diga que voce imagina o quanto seja dificil, e o quanto ela esteja triste, mas que ela e uma moca e que voce tem certeza que ela consegue. To morrendo de do…

  2. Monica says:

    Ai Camila, foi difícil viu hehehe e eu falei isso que vc disse acima, mas acho que quano mais ela via que eu acreditava nela, que eu botava fé que ela conseguiria, mai ela se frustrava por saber que poderia me decepcionar. Acho que preciso eu me recuperar agora pra tentar convence-la novamente heheheh

  3. Jaqueline Coimbra says:

    Tadinha da Luna…
    Quem chorou agora, fui eu. Maldita TPM!!!
    Imagino o seu coração de mãe.
    Eu estou tendo um trabalho danado com o desfralde noturno da Luísa. Ela está com 4a8m, então já passou da hora. O problema é que ela não acorda de jeito nenhum p ir no banheiro e mesmo qdo faz xixi na cama, continua dormindo, toda molhada. Dá uma pena!!! Como foi com a Luna?
    Bjss

  4. Monica says:

    Jaqueline, ainda não consegui tirar a noturna da Luna pois estou na MESMA situaçao que você. Ela dorme, não acorda pra ir ao banheiro a noite, e se ficar sem fralda, dorme tb no molhado. Tenho tentado diminuir liquidos a noite, levado ela pra fazer xixi mesmo dormindo… algumas noites dão certo, ela segura, outras não. Mas levantar a noite, não acontece mesmo!

  5. Thais says:

    Oi Monica, que dózinha que deu, imagino o sofrimento dela…
    Uma amiga ortodontista, que teve esse problema com o filho, colocou um aparelhinho ortodôntico no céu da boca dele. O aparelho não faz nada, mas a criança perde o prazer em chupar o dedo, por causa do desconforto dos ferrinhos no céu da boca.
    Para o meu filho, eu sempre insisto no uso da chupeta, ele adora os dedinhos, mas se vejo chupando, vou lá e dou a chupeta, pq tenho medo que vire um vício. Conheço uma pessoa que tem 35 anos que até hoje chupa.
    Já a chupeta é mais fácil de tirar. Para o meu filho foi difícil pegar chupeta, mas há 1 mês testei uma da marca MAM (inglesa) que ele amou. Diminuiu em 90% a chupação de dedo.

  6. Simone says:

    Ai Monica, lembrei de quando faço dieta e fico prometendo pra mim mesma que é o último pedaço de bolo da chocolate que vou comer naquela semana!!!
    Como dentista te falo que muitas crianças espontaneamente largam esse hábito de chupar o dedo assim que ficam mais maduras. Os casos que perpetuam até a idade adulta são raros. Mas à mãe cabe esse papel mesmo de alertar, alertar. alertar…
    O meu Bruninho de 3 anos se recusa a mastigar a carne, ele fala que é dura, etc e tal, mas eu tô sempre lá falando e falando.
    A Luna é tão esperta, tenho certeza que logo logo ela irá mudar de idéia.
    Cada mãe tem um desafio diferente dentro de casa, né?
    Um grande beijo.

  7. Daniela Silva says:

    Deu uma dó da Luna…
    Meu filho , hoje com 9 anos , chupou dedo até oa 6 anos.No caso dele , usava também uma fralda (que chamava de cheirinho) , certo dia as fraldas sumiram , todas! E sem ter as fraldas para cheirar ele largou o dedo.Sofreu umas duas ou tres noites , depois foi tranquilo!
    No caso dele não chegou a afetar a dentição , mas eu achava que ele já estava muito grandão para chupar dedo.
    Boa sorte com a Luna!

  8. Laura says:

    OI Monica,
    Eu estou passando por um problema parecido, mas o meu nao eo dedo e sim meu peito. eu ainda amamento meu filho de 18 meses. Nao aguento mais. O meu peito enche mais de uma lado que do outro e para por bikine eh um saco. tenho que encher meu sutia de enchimento. No mais isso ta atrapalahndo o apetite do nenem, e assim cusa tb prisao de ventre. eu ainda nao voltei a ficar menstruada e isso atrapalha minha vida com o meu marido.
    Eu acho que ja esta mais que bom, em termos de protecao do nenem contra doencas etc.
    Mas essa semana eu comecei a tentar e ele reagiu muito mal, fez o mais escandalo e ai eu nao aguentei e dei o peito. Foi super traumatico ver o desespero dele.
    Nao sei o que fazer , usei o truque do azeite , do sal, mas nao adiantou. Amamentei minha filha ate ficar gravida dele. Ela ja estava com dois anos e meio. mas foi mais facil tirar o peito dela, ele nao aguentou o gosto do vinagre balsamico.e ai eu disse que o leite tinha estragado. Ela chorou triste mas depois aceitou.

  9. Ai, Mônica… Desta vez eu também fiquei com os olhos cheios d’água… Dá pena mesmo de ver quando eles sofrem assim por motivos genuínos. Educar é mesmo uma tarefa difícil, mas boto a maior fé neste seu jeito simples e descomplicado de educar: sem frescuras, com muito carinho e explicando tudo pra Luna. Beijo e segura firme aí que a Luninha vai perder o hábito já, já. 😉

  10. Clarissa Félix says:

    Que dó!!!
    Lá em casa passamos por isto há pouco, foi a despedida da mamadeira, foi um sofrimento só!!!
    Abç Clarissa

  11. Maria Helena says:

    Conselho de bisavó.
    Diga pra ela que é melhor ela crescer mais um pouquinho para tentar parar de novo. Espera uns 3 meses ou o tempo que voce ver como ela esta. Para de falar no assunto. Se coloque no lugar dela. A frustação que deve ser tentar alguma coisa. Não conseguir e alguem te cobrando direto. Leio seu blogger direto. Adoro suas historias e a maneira que encara a vida. Bjs. Felicidade para o novo bebe.

  12. bibi says:

    Nossa,
    todas nós parece que pudemos ver a cena!
    Conosco houve a pressão e briga por conta da fralda. até que eu resolvi colocar de volta, porque estava se tornando um conflito tão inútil. creio que é melhor esperar com calma, que aos poucos ela mesma irá desistir do dedo.

  13. gabi says:

    ai que dó que me deu da Luna mas imaginei sua dor…pq doi no nosso peito! estou com um problema desse tipo, eu tento colocar limite mas todo mundo faz o que meu filho quer e sinceramente, acho que ele nao gosta muito de mim! dói muito!
    monica eu chupei chupeta ate os 8 anos, eu sabia e sei que isso é muito ruim mas era tão bom, era tão reconfortante dormir de chupeta! eu larguei sozinha depois de dar a chupeta pro papai noel, coelhinho da páscoa e afins…fica tranquila que ela larga logo logo!
    um beijo grande nas duas e no bebe!
    alias parabéns pela gravidez! muita saúde sempre!

  14. Chris Pessoa says:

    Nossa, que difícil, Monica! Me deu muita pena da Luna…
    Eu sempre tive medo da Ju chupar dedo porque tenho uma prima que chupou até 14 anos, só parou porque comecou a ficar com vergonha dos namorados. 🙂
    Quando a Ju comecou a chupar dedo eu tratei logo de fazer ela se acostumar com a chupeta. Agora está difícil de tirar a chupeta, mas acho que é mais fácil que o dedo.
    Bom, boa sorte! Espero que a Luna consiga logo superar este desafio.
    Bjs1

  15. uma mae says:

    Olha, sugetsao; tente daqui ha um tempo trocar pela chupeta. Tirar a chupeta sera mais facil.
    Sempre ouvi 9na minha geracao) que chupeta era errado, etc. nao liguei e dei qdo achei necessario. Meus dois fihos tiraram na boa.
    Para as mamaes com receio de faldas e afins, conversem sem rpessao, nao se importem com a idade do filho da sua amiga, se ele ja nao usa fralda ou toma mamadeira… cada crianca eh uma so. Fale como uma conquista, nao como um problema que els tenham que resolver logo. Afinal, sao crancas!

  16. LIZ BASTOS says:

    Oi Monica, tudo bem?
    Nao tenho blog, porem leio o seu ha muito tempo mas nunca deixei coments here. Hoje nao pude evitar, meu coracao esta partido…
    Amo as coisas que vc escreve sobre a Luna, e sua atitude como mae. Vou casar agora no dia 28 de Agosto e esperamos engravidar logo,logo e sinceramente gostaria de ser tao boa mae como vc. Curto o jeito como vc escreve sobre o Brasil, temos uma visao muito parecida. Moro em Massachusetts ha 9 anos e concordo com muita coisa.
    Entao, congrats pela sua nova gravidez. Espero que Deus continue te iluminando pra conduzir sua familia no caminho certo. Um abraco,
    Liz Bastos

  17. Flavia says:

    Nossa, imaginei a cena de vcs conversando de noite, cai no choro ha, ha, ha. Que linda e fofa. Ela soh tem 3 anos e tem essa forca de vontade, tadinha ainda eh novinha, mas eh para deixar qq pai orgulhoso que ela queira ir ateh o fim qdo comece algo, linda. Nossa, tenho o mesmo dilema com a Victoria, ela chupa 2 dedos e qdo falo qq coisa ai que ela coloca na boca mesmo ha, ha, ha.
    bjs

  18. Rosa Mônica says:

    Ai Mônica que pena da Luna, e vc tb sofreu muito. Passo algo semelhante c/ o Tiago pois ele insiste em dormir conosco.
    Bjs.