A priminha da Luana

mei7.jpg Eram priminhas, mas não se bicavam muito não. Uma porque era pequena e tinha medo, então ficava sempre na defensiva, e a outra, bem, essa era de lua, as vezes gostava, as vezes não. Ter um sharpei sempre foi o sonho da minha irmã, e quando comprou seu apto, casou e estabilizou, resolveu realiza-lo. Pesquisou bastante, soube de todos os probleminhas que o sharpei apresenta na maioria das vezes e também da instabilidade de humor. Conversando com uma amiga vet, ela nos disse que comprando de um canil bem conceituado, teria grandes chances de evitar vários desses problemas. Nos indicou um dos melhores do Brasil, ela ligou e foi buscar, lá em Joinville. O nome bem original, Mei- Mei, bem chinês e tão charmosinho, combinou com o charme das suas ruguinhas e o olhar pidão.
Não demorou para aparecerem os problemas, primeiro com a pele, ouvido, esses já manjados da própria raça. Iam e voltavam, e os probleminhas de comportamento, também começaram a aparecer. Mei-Mei se tornou bem temperamental, isso também era esperado, mas e a história de comprar no melhor canil do Brasil??? O que não era esperado, foram os problemas que foram chegando depois, como incontinência urinária, problemas na coluna por proximidades extremas das vértebras, e depois uma deficiência renal. Para piorar o quadro, num ultrassom, descobriu-se que ela tinha nascido com apenas UM rim. Dá pra ser pior? Ah foram idas e vindas a veterinários, milhões de exames, inúmeros tratamentos, como sessoes de acumpultura e ozônio pra coluna, já que cirurgia estava descartado devido ao rim, e tinha também a incontinência urinária que ocorria talvez pelo problema da coluna. Muitos veterinários, muitos remédios, muitas tentativas, muitos reais gastos, com algumas melhoras, pioras, e o diagnóstico e previsões não eram bons. Para os rins, só restava uma coisa: tomar soro na veia todos os dias… para melhorar um pouco o quadro, para que ela conseguisse comer sem vomitar. Não havia esperança de cura… pois com 2 rins já é um quadro crônico, imaginem com apenas um. Era uma questão de tempo, esperar ela começar a definhar, e morrer… os números dos exames, mesmo com o soro diário já estavam totalmente descontrolados, e a cada ida pra agulha, era um stress imenso de colocar focinheira, de ela tremer de medo, de dar um gritinho de dor na hora da picada. Nenhum fio de esperança, e os veterinários eram unânimes em dizer que aquilo poderia se estender por anos, apenas usando tratamentos paliativos, pois cura não tinha.
Que decisão difícil essa, de parar o sofrimento de um amigo, que não mais sentia prazer em fazer o que mais gostava, passear no quarteirão. Que antes entrava no carro com a maior alegria, espontaneamente, mas agora, não queria mais, pois já sabia que iria para algum lugar onde ia “sofrer”. As costelinhas sempre cobertas por rugas deliciosas de apertar, estavam a mostra, e nada mais parava no seu estômago, que antes devorava tudo.

Mei-Mei
se foi ontem, com apenas 4 anos de vida, comprada num canil conceituadíssimo, o Canil Wrinkled Eyes, que vendeu um cachorro com problemas genéticos que não se espera de um canil desse porte. Não estou querendo nesse post, disctir sobre compra/adoção de cachorro, não é essa a questão. Apenas queria alertar para que mais pessoas não sejam enganadas, achando que estão seguras se baseando apenas nisso.
Vamos sentir saudades dessas bochechas carnudas, mas agora lindinha, você não está mais sofrendo, e isso nos conforta e ameniza a nossa dor.

Bookmark the permalink.

15 Responses to A priminha da Luana

  1. Raquel says:

    Não posso deixar de comentar. Após ler sobre a Mei-Mei, relembrei o que passei com um Cocker Spaniel, só que ele viveu apenas 4 meses. Depois tive outro que viveu 16 anos de muito amor. O que nos conforta é que temos a certeza de que esses nossos amores estão com São Francisco e a Mei-Mei faz parte dessa turma agora. Abs.

  2. A morte de um bichinho e sempre triste, sua irma deve estar arrasada 🙁 Abracos pra todos!

  3. Elaine Domingues says:

    Puxa Mônica, que relato triste…Muita força para sua irmã e para as pessoas próximas que conviveram com o Mei-Mei…Perdi meu cachorrinho maltês no dia 31 de dezembro do ano passado e foi muito traumatizante para mim pois estava com ele na sala de emergência do Vet…Nunca pensei que o meu ano fosse terminar e começar de uma forma tão triste…O Eike tinha problema no coração e depois atingiu o rim tb, necessitando de constante atenção e tratamento…mas o que não fazemos por esses bichinhos tão puros né? até hoje é um vazio enorme aqui em casa…

  4. Laura says:

    Isso é muito triste.
    Minha gata está com quase 15 anos e com tumores. Quando tiramos um, meses depois já apareceu outro e é necessário tirar também. O pior é que ela sofre muito, volta muito deprimida da cirurgia (que custa pelo menos 400 reais). Se não tiramos o tumor, ele pode estourar e causar uma hemorragia. A gente não pode negligenciar o bichinho e “deixar morrer”. Mas sabemos que não duram pra sempre. É uma situação muito delicada.

  5. Ô, Mônica. Mande um abraço pra sua irmã… Eu já tive que tomar uma decisão destas, fiquei péssima de cabeça na época pq não é mole, mas sei que nossa cachorra vira-latinha também não tinha cura. Não dá pra prever mesmo com esta história de raça, canil conceituado… Um beijo pra vcs.

  6. Marcella says:

    Nossa! Eu me lembro quando sua irmã comprou a Mei-Mei! Vc postou aqui no blog.
    Coitadinha!
    Mande um grande abraço para a sua irmã. Realmente não é uma decisão fácil, mas acabamos fazendo por amor aos bichinhos.
    Tb tive que fazer isso com a minha Lhasa Apso no início do ano. A coitadinha estava cheia de tumores, já havia sido operada 2 vezes e já não mexia as perninhas traseiras.
    Triste, muito triste! Mas Mei-Mei agora está no “céu dos cachorrinhos”, como eu costumo dizer, junto com a minha querida Babalu.
    Bjs

  7. Isabella says:

    Muito triste…já passamos por situações semelhantes e realmente não é fácil. A sua irmã fez o que estava ao seu alcance e espero que isso lhe dê um pouco de conforto.

  8. Marcia Aguiar says:

    Muito triste tudo isso. A verdade é que a maioria dos canis só está interessada no lucro e não nos animais. E quando as pessoas que compram animais doentes reclamam, eles propõem trocar por outro como se fosse um sapato com defeito.
    Lamento pela perda de sua irmã.

  9. Mirella says:

    Nossa, que triste…..achei muito triste o relato até porque eu tenho uma sharpei que coincidentemente se chama Mei e vai fazer 4 anos dia 28 de novembro agora….e sei muito bem de vários problemas desses que você descreveu…..mas pelo menos ela não vai mais sofrer…..beijos

  10. Puxa que triste!!!!!!!!!!!!!!!um beijo

  11. Oiê ,Monica fazia um tempinho que eu naõ passava por aqui,pôxa que triste esta historia do cachorinho,sinto muito, muito mesmo,o meu neto ganhou uma cadelinha há ums dois meses e eu que não queria estou apaixonada.
    Surpresa vc está gravida, como o tempo passa rapido e luana está linda.bjs e Boas Vibrações para todos.

  12. Gabi says:

    Oi Mo,
    Que foto mais fofa essa da Mei-mei…
    Ai…. ja me debulhei de chorar vendo esse post, mas só quem acompanhou o dia a dia e a luta não só da Mei-mei, mas como da sua irmã que fez tudo o que estava e não estava ao alcance para que a Mei pudesse ter melhoras, pudesse se ter alguma esperança…
    Tudo o que falavam a Jana corria atras e fazia…
    Foram meses de muitos gastos financeiros e emocionais….
    Como eu falei pra Jana, qualquer pessoa no lugar dela ja teria abandonado a luta muito antes….
    Sua irmã fez tudo e mais um pouco pela Mei-mei…
    Estava muito triste ver o sofrimento dela de todo dia levar agulhadas, todo dia ter que ficar parada tomando soro…
    Ficando uma semana boa… três semanas ruins….
    E coletando exames, que na verdade já não davam mais esperanças… apenas mudavam os resultados… alguns dias melhores, outros muito piores…
    A Mei-mei foi uma grande lutadora, assim como sua irmã!
    E agora descansa num lugar lindo em companhia de uma baixinha pretinha folgada que algumas vezes ficou acompanhando-a como minha “estagiaria” enquanto ela ficava no soro…..
    Beijos
    Gabi

  13. wilma says:

    Uma tristeza mesmo. Que sua irmã se console em saber que a Mei-Mei está melhor agora, mas é um absurdo o canil não saber q a cadela só tinha um rim!! Um canil com esse conceito, não custava nada fazer uma ultra no check up e pouparia todo esse sofrimento, tanto pra Mei-Mei quanto pra quem o levasse, pelo menos não seria pego de surpresa e estaria previnindo certas coisas. Tão fofinha que era!!!

  14. Anonymous says:

    Que triste!!!!
    Tanta criança passando fome na rua, e gasta-se uma fortuna com dog. Realmente, o mundo está perdido.

  15. Angelica says:

    Com tanta criança passando fome, e os políticos roubando dinheiro… isso sim é triste nesse país miserável de gente que só olha pro próprio umbigo ou só sabe criticar ao invés de fazer alguma coisa…