Veneza

Veneza está afundando, e amanhã vai ser oficialmente aprovado o projeto Moisés para salvar essa cidade linda, cheia de encantos, história e beleza. Estive lá em 2000, e achei lindíssima, encantadora. Muito curioso você estar em uma cidade aonde os táxis, ônibus e polícias são barcos! Fico imaginando se quem mora lá não enjôa de ver água para todos os lados ou acaba mesmo se acostumando, sei que para mim que fui apenas visitar, achei mágico! Dizem que no verão o cheiro fica ruim, como fui no inverno, não senti mas em compensação peguei a enchente e tempo feio. Mesmo assim Veneza encanta, aquelas gôndolas, os restaurantes, a arquitetura, tudo é muito bonito. Achei um pouco caro, uma refeição muito simples sem bebida não saia por menos de $50.00 para duas pessoas. Em 4 dias você conhece a cidade de cabo a rabo, e o passeio de gôndola apesar de ser caro, e durar apenas meia hora, vale muito a pena, alí você realmente sente que está em Veneza. Super romântica, acho que é a cidade perfeita para lua de mel. A noite eu achei meio quieta, sem muita badalação, não sei se eu que não achei nada, mas me parece que não tem boates e bares abertos até tarde.

Desde o início do século 20 Veneza já afundou 30cm, o projeto Moisés prevê a construção de 79 comportas nos três locais em que o mar Adriático se encontra com a laguna onde fica a cidade. Em dias de maré alta, esse equipamento se encheria de ar, impedindoas inundações. Mas o plano, executado nos próximos oito anos ao custo de US$ 4 bilhões, enfrenta oposição.
O principal argumento contrário partiu dos ambientalistas. Eles afirmam que as comportas impediriam a troca de águas entre a laguna e o mar. Os defensores do Moisés afirmam que essa troca acontece o dia todo, e a maré voltaria rapidamente a entrar na laguna assim que o sistema fosse desligado.
Façam o que for, mas salvem essa cidade maravilhosa!!!


Bookmark the permalink.

Comments are closed.