A tal da amamentação.

Pois é, cá estou eu com o dilema amamentação novamente. Acho que nasci pra parir e não pra amamentar, estou quase convencida disso. Dessa vez a “culpa” foi mais minha que do hospital, pois o Lorenzo fez tudo direitinho, mas meu bico do seio rachou logo no primeiro dia. Durante a noite, depois de amamenta-lo a enfermeira veio buscar para levar para o berçario e eis o fantasma de novo, “o bebê ainda está com fome”. Ele chupava as mãozinhas loucamente, e já tinha mamado, e a pergunta veio novamente: “a senhora quer que a gente dê fórmula?”. Bem, que jeito? mas dessa vez, não quero apresentar-lhe a mamadeira, poderíamos dar fórmula com copinho? “Não senhora, aqui no hospital não fazemos esse método que é perigoso, apenas mamadeira”. De novo o mesmo filme, a fórmula, a mamadeira e eu já estava vendo acontecer o mesmo que foi com a Luna, o bebê não querer voltar pro peito. Deram a mamadeira, e eu apenas torcendo para que ele voltasse sem problemas e ele no dia seguinte, voltou a mamar no peito, sugando muito, e segundo as enfermeiras, com a pegada correta. Não havia motivo para fissura no bico do seio, mas ela estava lá, e piorando. Vim pra casa no dia seguinte com varios conselhos de diferentes enfermeiras, cheia de pomada lansinoh, usando 24 horas. Nada melhorava, só piorava, até que no terceiro dia, quando desceu o leite, já estava impossível de deixar ele mamar direto, então apelei para a bombinha pra retirada do leite. Comprei aquele protetor de bico, não adiantou, e nada de fechar, a cada retirada de leite, a rachadura abria e sangrava.
Foi assim por mais de uma semana, aliás foi assim até 7 dias atras quando uma mastite do lado esquerdo resolveu aparecer. Febre, dor, e antibiótico. Ainda estou em tratamento, pois a mastite foi embora, mas algo ainda acontece, uma dor interna aguda, seios doloridos, não consigo nem imaginar começar tudo de novo. Enquanto isso, Lorenzo mama o leite materno que retiro todos os dias, na mamadeira, e eu, fiquei escrava da bombinha. Se ele vai voltar ao peito? Não sei, ainda dói, e tenho até medo de tentar novamente… se a bombinha continuar a funcionar, o leite não acabar, vamos ficar assim. Ele está gostando, está super bem alimentado, nem perdeu os 10% de peso que recem nascido normalmente perde, em 3 dias de nascido ja estava com 6 pounds e 11 oz, e já está tomando 4 oz a cada mamada, o que o pediatra disse que é a quantidade que um bebê de 1 mês toma. O fantasma da amamentação realmente me persegue, mas dessa vez não estou com tanto medo dele assim.

Bookmark the permalink.

22 Responses to A tal da amamentação.

  1. Cristiana says:

    Pois é, eu sou o contrário. Fracassei nas duas tentativas de parto normal, mas na amamentação me considero um exemplo. O fato é que saúde independe desses mitos. Fique tranquila. Melhor mãe, Lorenzo não poderia ter! Beijos!

  2. Eu não pude amamentar meu filho (que era o 2°). Me fez mal, porque eu queria isso muito por mim também, mas depois que o vi crescendo com saúde deixei de me sentir culpada. Teria adorado amamentá-lo, só que não deu. Fazer o que? Acontece !
    Boa sorte nessa fase mas pense também que o melhor de tudo ele já tem, que é o seu amor.
    Bjs

  3. Valeria marchetti says:

    Ola Monica, felicidades….esta fase e muito dificil mesmo, nao desista…uma dic a nao use essas pomadas, use a casca da banana lea cicatriza lave o bico com o proprio leite e coloque a casca…doi demais forca ai…boos val

  4. Patricia says:

    Mônica, eu fracassei nas duas tentativas de parto normal e nas duas amamamentações… Mas enfim, superei e bola prá frente.

  5. Flavia says:

    Monica, acompanho o seu blog ha um tempo mas nunca comentei. Dessa vez nao resisti por compartilhar esse fantasma com voce. Primeiro, PARABENS pelo lindo bebe. A minha experiencia eh bem parecida com a sua pois tive que dar formula nos primeiros dias qdo minha 2a filha nasceu. Mas continuei amamentando porque ela pegava bem o peito. E sim, o peito rachou e muito e haja Lanisoh. Mas o que posso te dizer eh que depois que o leite desce, a amamentacao vai ficandoum pouco mais facil e a pele do peito comeca a voltar ao normal. Lembro de amamentar com os olhos cheios d’agua de dor, mas isso nao durou muito. Tambem tive mastite 3 vezes, em seios alternados, e achei que a amamentacao tinah ido por agua abaixo por conta do antibioticos mas a conselho dos medicos continuei e com um pouco de jogo de cintura, muita paciencia e driblando o cansaco consegui amamentar minha segunda filha por 1 ano, trabalhando full time. Resumo: as coisas melhoram com o tempo, mas nao eh facil. Amamentar pode ser simples para algumas pessoas mas todas nos somos diferentes. Boa sorte com tudo e do what works for you. (Desculpa o comentario longo)

  6. Lali says:

    É, cada um com a sua dificuldade… Eu tive duas cesarianas (práticas do Brasil…fazer o q, né?). Mas amamentei meus dois bezzerinhos até mais de 2 anos. No início foi suuuuper difícil… Decidi que não passaria de um mês, era o máximo que eu suportava. Mas como tinha muito leite, os meus filhotes não queriam nem saber de mamadeira. Rejeitaram geral! Daí, comecei a ver o Edu crescer e engordar a olhos vistos, se tornando um mega bebê, só com o meu leitinho!!!! E comecei a observar o prazer que aquele contato dava a ele. Cólicas? Nada que o peito não resolvesse. Sono? Peitinho de novo. Alguma eventual angústia? Taca ele no peito! Frio após o banho? Peito tbém! E aí, qdo menos esperei, estava adorando o processo…rs. E de 1 mês, decidi tentar ir até 6 meses exclusivo (passei a trabalhar em casa). Qdo chegaram os 6 meses e o processo de desmame c/ inclusão de outros alimentos, aí sim, o bicho pegou. O pequeno não queria saber de outra coisa que não o peito. E quer saber? Eu tbém não gostei nem um pouco…rs. Por mim, ficava só no peito por muito mais tempo. E assim foi por mais de 2 anos, qdo resolvi dar um basta (mas isso fica p/ outro post…rs). Com o João foi igualzinho, com excessão de que foi bom desde princípio, pq o moleque já nasceu sabendo pegar o peito , ou então, eu é que já estava calejada. O fato é que foi puro prazer! Enfim, o conselho que te dou é ter o máximo de paciência que vc puder (claro, tudo tem um limite). Pq é tão ruim no início, mas é TÃO bom depois…. Vale a pena o sacrifício, viu?
    Mas caso não role mesmo, vale lembrar que, uma boa mamadeira, dada com todo carinho e com um contato olho-no-olho entre mãe e bebê dará muito bem conta do recado, viu?
    É que de todas as vantagens do leite materno, a menos importante, na minha opinião, é justamente esta história de que a criança fica mais saudável. Pela minha observação com diversos bebês, constatei que isto não procede muito.
    Pra mim, eu amamento pq é muito bom e prático. Simples assim.
    Boa sorte e parabéns pelo lindão!
    Boa sorte

  7. Simone Polessi says:

    Monica, eu amamentei 1 mês chorando em silêncio, tive febre, e muito mau estar. Mas depois de 1 mês e um tubão de pomada a pele ficou calejada e nunca mais tive problema. Quase desisti, precisei complementar muitas vezes ( com copinho, porque o meu filhote nunca aceitou mamadeira),mas não foi fácil mesmo! A gente vê aquelas fotos de mães amamentando seus bebês e imagina que seja fácil e indolor. Não se sinta culpada: ainda bem que hoje existem empresas sérias que fazem fórmulas ideais para nossos rebentos. Seu amor´é o ingrediente mais importante. esse ninguém pode reproduzir. Boa sorte e um beijão

  8. Fabricio says:

    segundo Melanie klein, expoente da psicologia psicanalítica de bebês, a amamentação mais do que uma questão básica alimentar e nutricional, é fundamental na elaboração estrutural do ego das crianças, em suas futuras relações objetais, já que este “o seio” é o primeiro objeto de deslocamento pulsional da líbido.
    pesquise a respeito.

  9. Ariana says:

    Monica, parabens querida!! Nao gostei do comentario do Fabricio! Minha mae nao conseguiu amamentar nenhum dos 3 filhos, justamente pela tal da mastite! Lembro de ve-la chorando de dor e tristeza quando nao pode amamentar o meu irmao mais novo! Oh well! Quanto a nos, contrariamos o que Melanie Klein disse! Nao se culpe por nada disso! Ariana

  10. Daniela says:

    Mônica , se conselho fosse bom não se dava e sim vendia , mas , vai mais um . No meu caso o que funcionou para as rachaduras foi ficar passando o próprio leite , ficava com o peitão de fora e deixava secar.Em questão de dias sarou tudo e pude amamentar tranquilamente , e assim foi até meu bebezão (hoje com 9 anos) completar 2 anos.
    Mas , olha faça o que for melhor para você , sem cobranças e sem culpa.
    Beijos e parabéns pela família linda!

  11. Karen says:

    Antes de tudo, parabens!!! Lorenzo parece a escultura de Rodin, assim tao pensativo …
    Olha … eu amamentei. No hospital nao consegui, porque nao sabia como. Instinto o cacete nenao? E’ pura tecnica e nao fiz direito. As enfermeiras nao sabiam tambem. Meu filho nasceu numa quarta, chegamos em casa numa sexta, e no domingo minha vida amamenticia mudou. Liguei para uma consultora, foi o dinheiro mais bem pago do mundo, ela ficou conosco por 2 horas, ensinou a tecnica (isso mesmo, levanta assim, segura assado). Daquele dia so’ amamentei, seguindo as instrucoes. Nunca doeu, nunca rachou, amamentava de pe’ se preciso fosse e no meio de uma Ikea lotada. Foi otimo, tinha sempre comida em qualquer passeio :-). Nunca consegui tirar com a bombinha, morria de tedio, queria o contacto com o meu nenem. Ele mamou exclusivamente ate’ 4 meses, dos 4 aos 6 com formula de dia porque voltei a trabalhar, aos 6 perdeu o interesse, eu ainda queria 🙁 E dai isso tudo??? Ele e’ saudavel, e’. Outros que nao mamaram tambem sao. Quem nao mamou recebeu menos amor? Quem mamou e’ mais feliz? Acho que se der, otimo. Se nao, ainda bem existe formula. O importante e’ voce estar bem. Uma mae feliz e’ a unica coisa que conta. E olha que na nossa epoca nem tinha formula. Euzinha, que amei amamentar, nao mamei … minha mae nao tinha leite suficiente. Cresci normal viu … Fique bem Monica, amamentando, ou nao, fique bem, e seu pequeno principe estara bem.
    Karen
    Israel

  12. Leninha says:

    Bom, eu nao tenho filhos mas fiquei com peninha da monica porque sei pelo relato de muitas maes que a amamentacao pode ser muito dolorida para a mae, e como li sobre a banana lá em cima nos comentarios resolvi reforcar aqui o q ouvi de uma amiga minha que sofreu muito para amamentar, o bico rachava e chegava a sangrar, a tia dela a ensinou ficar com a casca da banana em contato direto com o seio, entao ela encaixava a casca dentro do sutien para ficar em contato com o bico e foi realmente esta simples técnica que possibilitou á ela amamentar sem dor e sofrimento! Monica boa sorte e parabéns o Lorenzo é lindo!

  13. Isabella says:

    Amamentar os meus filhos foi MUITO difícil no começo por conta das rachaduras e desconforto, mas insisti. Cheguei a dar só de um lado, a usar bombinha, bico protetor, tubos, etc. Às vezes eu queria correr…sumir dali. Se você pudesse ir a uma reunião da Leche, foi muito bom para nos. O site Kellymom é ótimo também. O que me ajudou foi estabelecer metas realistas: uma semana, um mês, três meses … E hoje, 2 anos! Como consolo não estou amamentando um dos lados pois ele mordeu. :/ Não é facil…

  14. Nanda says:

    Mo vc nao ta usando aquelas conchas? eu usei e protegeu bastante o bico do seio, e o leite que escorre ajuda a cicatrizar, bah…doeu bastante , mas depois a recompensa eh maravilhosa! eu sentava dava mama chorando, mordia panp e tomava quase um litro de agua gelada em cada mama do Nick!

  15. magda says:

    Parabens pelo lindao!!!
    O importante e que ele esta otimo, conta com uma super mae como voce e com certeza, seja da forma que for, isso e o mais importante.
    Seja na mamadeira ou no peito o mais importante ele certamente tem: pessoas queridas que cuidarao muito bem dele!
    bjos
    PS: nunca tinha comentado antes, mas passo de vez em qdo p/ saber das novidades!

  16. Soraia S. de Souza says:

    Oi Monica parabens pelo Lorenzo! que gostoso! Olha forca ai! melhoras, sei que nao ‘e facil. So pra vc saber eu amamentei meus gemeos com bombinha ate 7 meses, ouvi muita besteira mas nem liguei. o importante ‘e tomar o leite que tem tudo de bom, nao importa como. Claro q ‘e lindo amamentar mas nem sempre ‘e possivel do jeito que a gente quer. Me senti muito culpada, mas eles sao muito fortes e tem um amor louco por mim anyway! boa sorte e sucesso! bjo

  17. Eliecy says:

    Parabéns pelo baby!!!
    Tive gêmeos no Rio na Perinatal Laranjeiras, a menina teve 2,310 kg o menino 3,500 kg ao nascer. Ele ficou na UTI, ela não. Depois da alta a partir do terceiro dia saía da Barra para Laranjeiras para vê-lo e tirar leite. No oitavo dia após sair da UTI amamentava os dois em casa. Fiquei também escrava da bombinha, dava leite materno alternado com leite artificial (orientação do lactário da clínica), primeiro sempre o natural, se não der para satisfazer em seguida o complemento com artificial. A batalha foi dura, meu seio rachou, durante o primeiro mês pedia para que eles não mamassem mais, logo após 20 dias parece que as dores desapareceram como mágica, e aí a amamentação se tornou algo prazeroso para mim. Não desista!!! Caso não dê também não e culpe, quando peguei gosto pela amamentação os dois não quiseram mais o leite materno a partir do quarto mês. Hoje têm dois anos, lindos e fofos!! Sucesso.

  18. Febre,dor,seios rachados,cremes,retirar o leite,colocar na colher,colocar na mamadeira etc. etc… parece um filme na minha cabeça,me sentia a mulher mais culpada do mundo por não poder amamentar as minhas duas filhas que hoje já estão com 25 e a outra com 23 e estão lindas maravilhosas saudaveis e sempre foram saudaveis e uma já é mãe e então meu conselho… faz o que pode e não se culpa,curta o seu filho neste momento ,com palavras de amor carinho e harmonia e leite retirado do seio e colocado na mamadeira até qundo puder….mais amor e menos culpa…bjs..

  19. Lyana says:

    Mônica,
    Leio seu blog há um tempão, pois gosto de saber como é a vida nos EUA e nada melhor que ler blogs de brasileiros que moram aí. Bom, enfim… lendo teu post sobre a amamentação vou dar uma dica que minha mãe utilizou no nascimento do meu irmão mais novo, foi fritar bem a salsa verde em um pouquinho de azeite, até ele “esverdear” ou seja, a salsa largar todo o suco dela. Coa esse azeite e passa no seio para hidratar. Foi tiro e queda pra ela, cicatrizou as feridinhas e hidratou a pele do seio, pôde amamentar sem problemas. Eu ainda não tive filhos, pretendo ter este ano. Caso surja essas feridas no seio, não tenho dúvidas, vou recorrer ao azeite de salsa. Se tiver aí, tente. E é bem prático, só passar um paninho antes do nenên mamar, que não tem problema, não faz mal à eles. Boa sorte e parabéns pelos lindos filhotes!
    PS: Nos conte sobre a Luna, como ela está com o maninho?
    Bjo

  20. Wow, awesome blog layout! How long have you been blogging for? you made blogging look easy. The overall look of your site is magnificent, as well as the content!

  21. Monica, voce por acaso chamou uma consultora de lactacao? Nao tinha no hospital? Sinceramente as enfermeiras com quem eu lidei nao sabiam nada de nada de amamentacao, so tinham um monte de conselhos (errados). Quem me deu mesmo os remedios que resolveram foi uma consultora de lactacao. E o que a Daniele falou (do leite ser um dos melhores remedios) e verdade mesmo (mas dependendo do caso tem outros bons tambem). Mas enfim, o leite materno e importante mas nao e indispensavel, se nao tiver jeito seu filho nao vai deixar de crescer saudavel por causa disso, entao nao fique se martirizando. Uma consultora de lactacao boa pode te ajudar, se voce ainda nao falou com uma. Beijao!

  22. Laura says:

    Olha Monica, amamentacao e uma coisa complicada. Eu amamentei meus dois filhos ate a idade de dois anos. Foi porque eu dessa forma tinha mais controle sobre eles. Porque moro tb nos EUA e sem baba e familia por perto as vezes nao e facil. Eu tenho certeza que para a sude deles foi bom. Mas o meu filho maior tem problemas de alimentacao , nao sei se e relacionado a isso, tem tb problemas de prisao de ventre. Eu estou saido do periodo de amamentacao do segundo, e me sinto finalmente livere. Para fazer ele largar do peito,nao foi facil , ele chorou muito. O que aconteceu comigo, foi muito estranho, durante este periodo eu tb perdi o desejo sexual. Era como se tivesse anestesiada como mulher. Outro efeito foi o dos seios que cairam, nao tem jeito..Eu sofri muito para tirar o segundo do seio , inclusive uma mastite feia.
    Se me arrependo, sim, um pouco det er deixado ir tao longe , acho que seis meses e o suficiente. Nao tive tanto problema para comecar, meu leite levou uma semana da primira vez, e eu tive que alternar com a formula. Na segunda vez foi facil.
    Mas o merito de eu nunca ter desistido foi do meu marido que insistiu muito, seano eu teria desistido pela dor , bico rachado etc.