Como se precisasse…

“Samara Felippo havia dito, em entrevistas recentes, que gostaria que Alícia nascesse de parto normal. No entanto, como o cordão umbilical da menina estava enrolado em seu pescoço, o médico que cuida da atriz optou pela cesariana.”
Nota da revista QUEM online
Imagina, desculpa perfeita para fazer uma cesariana… Luna também estava com cordão enrolado no pescoço e nasceu de parto normal sem correr nenhum risco e nem stress. Nem aqui nem na Europa, cordão umbilical no pescoço é motivo para uma cesária. Mas acho incrível como no Brasil, raros são os motivos para se fazer um parto normal. Impressionante

Bookmark the permalink.

48 Responses to Como se precisasse…

  1. Jamile says:

    Concordo com vc.
    O Bento(meu filho mais novo) tbm nasceu de parto normal com cordao enrolado no pescoco. Estava com a epidural, mas como o batimento dele comecou a cair muito a medica decidiu parar com a anestesia p/ ele nascer mais rapido. Gracas a Deus deu tudo certo.

  2. Vanessa says:

    Comecou a “patrulha do parto normal” a encher o saco! Deixa cada um fazer o que quiser!

  3. Monica says:

    Vanessa cada um faz o que quiser, e minha crítica não foi à Samara Felipo ter feito a cesária, mesmo porque não foi opção dela. Critico os médicos sim, pois o desejo dela era parto normal, mas eles (médicos) inventam qualquer coisa pra se livrar do problema mais facil e ganhar mais dinheiro. Da mesma forma que cada um faz o que quer (e eu respeito) acredito que meu blog sirva pra eu colocar a minha opiniao das coisa, como já fiz um post exatamente sobre Parto Normal x Cesariana. Nao sei se vc sabe, blog é justamente pra isso, se você não gosta… nao precisa ler.

  4. Tatiana says:

    Vanessa da patrulha da cesaria: se cada um faz o que quer a gente deveria perguntar pro bebe que e a pessoa mais vulneravel dessa historia como que ele/ela quer nascer. Aposto que a resposta e: da forma natural a nao ser que a minha saude esteja em risco.
    No Brasil (como quase tudo) cesaria e sinal de status. A minha mae me disse, depois que eu tive o meu bebe aqui de parto normal, que no Brasil isso e “coisa de pobre”. Revoltante….

  5. Angela says:

    Sabe que eu pensei a mesma coisa que vc quando li essa materia !..Li numa reportagem uma vez que ter o cordão enrolado no pescoço é algo muito comum e que médicos sabem como fazer um parto normal nessas condições…a verdade é que eles não querem perder tempo e o que pode ser pior, não tem a prática para lidar com essa situação ! Não sou 100% contra a cesária, acredito que ela é realmente necessária em certos casos, mas não “quando o cordão está em volta do pescoço”…isso não justifica !

  6. Monica says:

    Angela, exatamente isso. Quando a Luna nasceu, a médica apenas disse “stop” pra eu parar de fazer a força pra sair, ela tirou o cordao como se estivesse tirando um colar do pescoço de alguém, simples assim… e ai continuamos.

  7. judy kennedy says:

    oi Monica, vc ainda está no Br ou já voltou pra casa? Apesar de saber q democracia é saudável, fiquei chocada c/ os termos usados pela Vanessa. Mta grosseria pro meu gosto. Liga não Monica, seus amigos são bem melhores q ela.
    bjsssss…….judy kennedy

  8. Monica says:

    Judy, já voltei!!

  9. Adriana says:

    Mônica, eu acho um absurdo tb, no Brasil é chique fazer uma escovinha no cabelo, tirar foto entrando na maternidade com o barrigão e pronto, 2 horas depois o bebe nasceu, sem dar trabalho p médico, que além de querer ganhar mais, n quer ser acordado de madrugada com uma paciente em trabalho de parto. Eu nasci de parto normal e com suas voltas do cordão no pescoço, sem nenhum problema. Desculpa boa essa…

  10. Anonymous says:

    Boa Noite!!!
    Ser mae e algo inexplicavel….e incrivel como os filhos mudam totalmente as nossas vidas…
    Pois e….eu infelizmente nao tive parto normal..gostaria muito…mas nao tive dilatacao e o bebe estava passando da hora de nascer…bom, eu nao via a hora de ver meu filho… a hora do chorinho so quem e mae sabe a emocao…Minha nona e parteira…o que seria de nos se nao existisse o parto normal…mas acredito que aqui no Brasil as coisas poderiam ser diferente…nao ha muito interesse de se fazer parto normal…eles vissam $$$$, nao digo pelos medicos…mas os hospitais esta uma calamidade….

  11. leticia says:

    essa eu nao sabia. sempre pensei que o tal cordão enrolado no pescoço era motivo pra cesaria. alias foi por isso que minha mae diz que eu não nasci de parto normal!
    tenho uma tia que é fisio e me explicou todos as vantagens do normal tanto pra mãe quanto pro bebe (a começar pelo tempo que se fica no hospital, infecção, e tal) mas até hoje não fui em UM gineco que fosse totalmente a favor do normal. Ou eles tem uma politica 100% cesaria ou então é “a gosto da freguesa”… Uma coisa muito estranha, né?

  12. marcella says:

    Minha irmã mais nova nasceu com duas voltas do cordão umbilical no pescoço e foi de parto normal.
    Minha mãe sempre conta que o médico era “muito habilidoso” e, quando percebeu a situação, enfiou os dedos entre o cordão e o pescoço da neném e, depois, desenrolou.
    Não deve ser fácil, mas, com certeza, não é motivo, por si só pra uma cesariana. Principalmente se o médico já sabe antes que o cordão está enrolado, ele já conduz o parto atento para isso.
    Eu acho que o boom da cesariana aqui no Brasil se deve muito ao comodismo dos médicos, que só querem fazer partos “com hora marcada”. Então deviam ter escolhido outra especialidade, não é mesmo?
    Mas realmente está difícil encontrar um G.O. aqui que aceite fazer parto normal. Eles logo se encastelam, assumindo a postura de donos da razão, começam a contar uma monte de estórias trágicas pra te convencer a fazer cesárea.

  13. Sandra V. says:

    Respeito a opinião de todos e acho legal discutir essa questão.No Brasil, se faz muita cesariara sim, mas não é coisa de rico não, atualmente é o contrário.Eu, particularmente, sou a favor da cesariana…pra mim… que não gosto de sentir dor e jamais iria querer correr risco no caso do cordão umbilical enrolado no pescoço. Tive minha filha de cesariana e foi maravilhoso, não senti quase nada , nem ela , que veio ao mundo sorrindo.Minha médica sugeriu a cesárea pq tenho a bacia estreita, mas disse para esperar a bolsa estourar para não mudarmos o “mapa astral” dela, na hora até tentamos fazer parto normal, mas apesar de ter boa dilatação , ela não passava, em outros tempos seria retirada à fórceps (Deus me livre!Quantas crianças tiveram lesões por isso!).Na sala de parto, só o anestesista de homem, o resto só mulheres, minha médica, a assistente dela, a instrumentadora e a pediatra.O parto foi rápido, seguro, tranquilo, eu acompanhei tudo,o pós operatório foi ótimo, passei super bem , sem nenhum problema. Minha filha tem hj 19 anos , é bailarina do Joffrey Ballet, linda , perfeita .Penso que se ela se casar nos US e engravidar aí, ficaria muito mais tranquila se ela viesse ter o bebê aqui. Acompanhei uma amiga que morava na Califórnia, qd morei nos US, nos anos 80, qd ela foi ter sua primeira filha, foi parto normal, ela sofreu muito, eu fiquei até um pouco traumatizada, na época só chamava parto normal de anormal…qd minha amiga engravidou de novo,( era casada com americano) veio para o Brasil ter a criança.Bom, cada um sabe o que é melhor pra si, as índias tem os bêbes sozinhas, na beira de rios, tive uma prima que fez parto de cócoras…eu gosto de anestesia, médicos competentes e carinhosos, centro cirúrgico equipado para qualquer eventualidade, e principalmente tranquilidade na hora do parto para o bebê que não precisa sofrer para vir ao mundo.

  14. Juliana says:

    Monica,
    Eu tive 3 filhos de parto normal e tb não entendo essa palhaçada dos médicos sempre induzirem pra cesariana. Eu sou a única num grupo de 10 amigas que teve normal e as desculpas delas e dos médicos para a cirurgia foram as mais variadas possíveis. Principalmente no primeiro filho, a falta de informação faz com que as grávidas acabem caindo no conto da cesária. Pessoal, o parto normal é INFINITAMENTE melhor. Não tenho dúvidas disso.
    abs Monica, fique com Deus.

  15. Anonymous says:

    Sandra, e quem disse que o bebe sofre pra vir ao mundo de parto normal? Sofre é de cesaria, pois nao está esperando que vá sair dalí tão abruptamente sem nenhum preparo. Preparo esse que a natureza faz, e que nenhum médico pode fazer igual.

  16. Clara says:

    Sandra, e por acaso alguém gosta de sentir dor? O Parto normal tb tem a mesma anestesia que vc tomou na cesária… eu tive os meus de parto normal, com anestesia, não senti dor alguma, meu filho não sofreu por vir ao mundo de parto normal, dia seguinte eu estava ótima, e não com uma cirurgia e pontos que DOEM, impossibilitam de vc ter movimentacao normal… Quem faz cesaria adora dizer que o pós foi OTIMO, HELLOOOO!! é uma cirurgia! Tem pontos, cicatriz, doi como qualquer outra.

  17. Antonio says:

    A verdade eh que as maes que fazem cesaria tem medo de sentirem dor mesmo sabendo que pro bebe o melhor eh o parto normal. Nao deve ser facil aceitar essa culpa de ter escolhido o melhor pra ela do que pro filho, entao se rebelam. Pensem mais na crianca do que em voces mulheres frouxas!

  18. Cyn says:

    Se a Sandra eh a favor da cesariana…a opcao EH DELA! Ainda mais que esperou ate o momento que a bolsa estorou, o que significa que o bebe ja esta pronto pra nascer. O pior eh julgar a decisao dos outros. Eu tbem sou a favor da cesariana mas respeito totalmente a decisao de quem quer ter normal. Tanto que tbem acho errado o que os medicos fazem no Brasil…de tudo pra fazerem cesaria qdo a pessoa disse claramente que nao quer. Acho que distorcer a situacao como no caso da Samara eh errado, e muito. O medico deveria sempre seguir a vontade da paciente, ao menos que exista um serio risco no parto.
    Mas o pior eh meter o bedelho na decisao dos outros. Dor todo mundo sente depois do parto…pode ser normal ou cesariana, alguns com mais intensidade outros com menos. Mas ate julgar o tamanho da dor de quem faz cesaraiana, tem gente aqui pra falar.
    Imagino a educacao que esse povo vai dar pros filhos…
    Obviamente a filha dela da Sandra eh saudavel. Como tbem poderia ter sido com o normal. Mas pra variar, esse assunto da pano pra manga…

  19. Renata says:

    Oi Monica! O que mais me irrita é o seguinte: a maioria das mulheres famosas e não famosas, morrem de medo de parto normal. Mas acham que é vergonhoso dizer que querem cesarea. Na hora que percebem que não vão aguentar sempre dão essas desculpas de cordão umbilical, que o bebê estava muito grande etc. Eu ainda não tenho filhos, mas já digo desde já que quero cesárea. Não quero sentir dor e ponto final. Mas tenho coragem de dizer isso! Essas mulheres deveriam parar de inventar essas desculpas! Lógico que existem casos que não tem como fazer normal mesmo. Eu acho que isso nem é muito coisa de médico que não quer fazer normal, acho que é medo das mulheres mesmo. Parabéns às mulheres que querem normal e vão até o fim nesse objetivo. Aquelas que têm medo, não tenham vergonha de dizer! Bjs Mônica, sou fã do seu blog!

  20. Sandra V. says:

    Meninas, quanta discussão…mas acho que é isso mesmo que a Mônica propõe, que se debata o assunto.Cyn, vc entendeu direitinho o que quis dizer ,que pra mim, a cesárea foi a melhor opção, isso não quer dizer que acho que deve ser assim para todos. Eu me sinto bem à vontade para falar sobre isso pq minha médica não era radical , ela não fazia cesariana com data marcada,sempre esperava a bolsa romper, eu podia escolher o tipo de parto e na hora até tentamos fazer o normal, minha filhinha fez tanto esforço para vir ao mundo de forma “normal”que a cabecinha dela ficou um pouco oval, ela simplesmente não passava e estava mais que na hora dela nascer, só uma mulher ( viu, Antonio?)pode saber como isso pode ser doloroso, talvez até mais para a criança, então …tomei aquela maravilhosa peridural e ela veio ao mundo retirada pelas mãos da médica e imediatamente colocada junto ao meu corpo, simples assim.Não senti absolutamente NENHUMA culpa , pelo contrário, uma imensa felicidade de viver num século em que as mulheres não precisam mais sofrer horas (às vezes, dias) para dar à luz e muitas vezes perderem os seus bebês ou morrerem de um parto difícil.Na minha família, tenho experiências terríveis com parto normal.Minha mãe nasceu em 1918,ela morava no interior do Espírito Santo, se casou aos 16 anos e logo engravidou, os dois primeiros bebês dela , morreram simplesmente pq parteiras não fazem cesárea, ela contava do imenso sofrimento para dar à luz aqueles bebês que de tanto esperar, nasciam mortos…ela teve mais 5 filhos , sofreu muito em todos os partos, eu fui a última e a única que nasceu num hospital. Minhas irmãs que são mais velhas que eu tiveram os primeiros filhos de parto normal, uma teve o bebê retirado à fórceps, outra teve os pontos infeccionados e o pós parto foi horrível.Qd digo que meu pós operatório foi muito bom, foi mesmo, o corte é muito pequeno, externamente são apenas 3 pontos!!!Pra vcs terem uma idéia , dois dias após chegar da maternidade, teve um incêndio no meu prédio, eu moro no 14 #, desci todas as escadas do prédio sem nenhum problema , liguei depois pra médica e ela disse brincando que era bom eu fazer um pouco de exercício …vai ver , foi isso, fugir de incêndio após uma cesariana ajuda na recuperação!Hehehe…Peace!

  21. Simone says:

    uoooooowwwww (barulho de sirene!!) eu sou da patrulha do parto normal!! uooooooowwwwww 🙂

  22. Anonymous says:

    EU NUNCA VI ALGUÉM SE REFERIR A CELEBRAÇÃO DE UM BATIZADO USANDO AS PALAVRAS: “FARRA” e “DIVERTIDO”. AFFFF!!!

  23. Monica says:

    ANONIMO, vou explicar: tudo depende do que vc acredita, se vc é religioso ou nao. Portanto, foi divertido ver a Luna na alegria que ela estava, foi divertido ver como ela estava curtindo o batizado e foi principalmente divertido PRA ELA. PRA LUNA QUE É UMA CRIANÇA foi uma farra, afinal ela nao entende o que é isso. Acho que faltou você ler com mais atenção o post antes de sair escrevendo em letras garrafais…

  24. Vanessa says:

    Eu só acho um saco essa coisa de cada um ficar dizendo o que é melhor e julgando a opção dos outros…. E que o bebê sofre daquele jeito mais do que de outro… O bebê sofre sempre, pois ta saindo de um lugar seguro e confortável e não sabe o que está acontecendo.
    Só a própria mulher com seu médico podem decidir se vai ser cesárea ou parto normal e NINGUÉM tem nada a ver com isso. Nem mesmo o marido pode decidir, visto que quem vai parir não é ele.
    Então é por isso que sou contra qualquer tipo de generalização.
    Quanto a Samara Filipo, pelamordedeus, quem confia na fonte da QUEM online? Vai ver ela q quis cesárea, vai ver tinha outros problemas em jogo… Não dá pra julgar o médico por uma fonte dessas….
    Enfim… essa mulherada que faz parto normal e se acha superior é simplesmente insuportável. Bom pra vcs que quiseram. Bom tb pra quem não quis. As crianças nasceram de todo jeito, não nasceram? Uma escolhe a dor do parto, outra escolhe a dor da recuperação da cirurgia.
    É simples assim.

  25. Monica says:

    Vanessa, eu coloquei minha opiniao me baseando na fonte onde eu lí. Todos nos sabemos que a realidade é essa no Brasil, os médicos querem fazer cesárea. Minha amiga de Recife me contou ter tido uma imensa dificuldade em arrumar uma médica que aceitasse fazer o parto normal… Nem preciso dizer mais nada. Se a cesarea é feita por opcao da mãe, ou pelo médico diante um problema REAL, nao cabe a mim julgar mesmo. Mas acho uma ABSURDO um medico se negar a fazer parto normal, ou inventar qualquer coisa para fazer a cesarea, mesmo a vontade da mae sendo parto normal. Ah, se vc quiser comprovar a vontade da Samara Felipo em ter normal, dá uma olhada no blog dela, lá a fonte nao é duvidosa..

  26. Monica Z says:

    Acho que a forma como a coisa é conduzida no Brasil está errada! O natural é ter parto normal, a mulher não tem que decidir isso ou não!!!! O parto normal é sem sombra de dúvida o melhor pra mãe mas principalmente é o melhor para o bebê. E a cesária só deveria ser feita em caso de risco para qquer um dos dois. Nos EUA é assim e na Europa é assim. Neste fim de mundo é que acontece esse absurdo todo. E a desculpa de não querer sentir dor é a mais esfarrapada de todas. Se tem medo de uma dorzinha pra ter um filho então nem tenha. Muitas dores e delícias virão depois – a do parto é fichinha e no dia seguinte vc já esqueceu!

  27. Claudia M. says:

    A verdade é uma só: Tirando quando a cesária é realmente necessária, ela é feita por apenas UM dos dois motivos ou os dois JUNTOS:
    1- a mãe tem medo de sentir dor (nunca pq ache que é a melhor opção pra ela e pro bebê, isso é balela)
    2- Médico folgado que não quer ficar de plantão esperando a vontade do BEBE, a hora que ELE estiver pronto pra sair.
    Esse papo de que o bebê é sofre de todo jeito também é BALELA da Vanessa, a natureza é sabia e PREPARA o feto pra ele sair, ele gostando ou não, (obvio que vai estranhar) ao menos no normal ele é PREPARADO, existe todo um processo NATURAL para isso acontecer, coisa que na cesária NAO EXISTE.

  28. Simone says:

    eh ate engracado alguem julgar alguem pq este esta julgando alguem.. ne?? soa meio igual

  29. Ju Graef says:

    Gente… cada um sabe de si.
    Monica adoro seu blog e nunca comentei, e te acho o maximo, mas sinceramente eu nao daria satisfacao a tda bobagem que comentam por aqui (sobre o engracadinho do divertido e farra).
    O seguinte, como dissen cada pessoa sabe oq eh melhor pra si e sua familia… vcs estao aih cada uma querendo que a propria opniao prevaleca, parto normal, parto cesaria, ainda bem q existem escolhas. Gostaria apenas, que a escolha das pessoas sejam respeitadas. Eu estou tentando engravidar, e gostaria que fosse normal pela praticidade da coisa, nao ter tanto “resguardo” e pela vontade de ter uma sensacao mais natural mesmo…
    Mas olhem aih, a medicina oferece tantas opcoes… enquanto estamos aqui discutindo cesarea ou normal a Sarah Jessica Parker (q amoadoro, nao falem mal dela por favor rss) acabou de ter gemeos, sangue do sange dela, com o pequeno detalhe, ela nao teve q decidir se seria normal ou cesareo, pois ela nao engravidou muito menos pariu os bebes… simples assim. Sooo, vale a pena discutir de maneira saudavel sem imposicoes. Diferente disso nao adianta nada, pq no final cada um faz oq quer, simples assim!

  30. Silvana says:

    Mozinha,
    Sinceramente, se qq médico me disser que o cordão representa um milésimo de qualquer risco, eu faria uma cesárea, de boa.
    O Pior é correr o risco e acontecer uma anóxia cerebral o que é muito comum e ficar com essa culpa o resto da vida.
    O meu Bebê completou 41 semanas de gestação e nem sinal de contração, fizemos uma cardiotocografia e o resultado foi início de centralização (o que chamam de sofrimento) fizemos uma cesárea imediata, eu é que não ia correr o risco de induzir o parto natural e o bichinho sofrer mais e faltar oxigênio e comprometer sua vida para sempre.
    Dizem que quando não se entra em trabalho de parto até o tempo certo é o instinto do Bebê dizendo que não tem condições de sair pelos métodos naturais.
    Tanto que este início de “centralização”- resultado no meu exame quer dizer quando o Bebê começa a privilegiar os órgãos vitais(cérebro, coração e rins), por já estar em condições difícieis de se manter no útero.
    bjs
    Silvana

  31. carolina says:

    Gente, na boa, não tem o que discutir. Parto normal é o melhor para a mãe e para o bebê e pronto! Isso é INDISCUTÍVEL!! Agora vamos parar com essa discussão boba aqui no blog. Quem quer ter cesárea, mesmo sabendo que é o PIOR para ela e o bebê, porque é frouxa e não quer sofrer um pouquinho pra ter o filho, azar! Quem não está preparada para ter uma dorzinha pra parir um filho também não está preparada para cria-lo. Porque ao longo da vida, as dores serão muito maiores. Educar, cuidar, é muito difícil. E a dor do parto faz parte desse preparo. As alegrias são tantas que vc nunca mais vai lembrar da dor. E vc vai acabar sofrendo muito mais depois.
    Aliás, esse medo da dor deveria ser proibido. Quanta besteira! E a dor nem é tanta assim, vamos! Pessoal, vamos fazer uma campanha em prol do parto normal. Abaixo a cesárea!!

  32. Vanessa says:

    Cada um faz o que achar melhor! E esse “achar melhor” é muito amplo na minha opinião e envolve muito mais do que está sendo discutido aqui.
    Graças a Deus ainda tem gente que acredita que vivemos num mundo livre e que temos o poder de escolha e decisão.
    Eu não quero criar meus filhos impondo a eles qualquer opinião e dizendo que só uma coisa está certa, pois vivemos num mundo hoje que não cabe mais esse tipo de pensamento, dada tamanha diversidade, e eu acho isso uma maravilha!
    Acho que o tipo de mãe que se coloca de forma tão radical quanto a qualquer tema não está preparada para parir, seja de parto natural ou cesarea, muito menos para educar uma criança.

  33. Monica says:

    Tem duas Monicas escrevendo aqui hein, não confundam!
    Silvana, com certeza vc fez certo… acho que só o fato de eu ter falado que fui contra o médico, as pessoas assumiram que sou contra cesária. Nasci de cesária, pois minha posição não permitia o parto normal. Por isso quero que fique claro, eu sou contra essa onda de cesária desnecessária que partem dos médicos. Só isso. Se a mãe opta por fazer cesária é uma coisa, o MÉDICO induzir a pessoa a fazer isso, é o que eu condeno. Aqui, nem exame fizeram pra saber se a Luna tinha cordão no pescoço, pois é algo que durante o parto a médica vê e resolve. NÃO SOU CONTRA! cada um faz o que quer, só acho que não é justo o médico com o poder de influência que tem sob a paciente, induzir a isso, pois obviamente como a Silvana falou, se o médico diz que tem risco, QUEM VAI CONTRA? Por isso nao estou condenando a Samara , se a médica fala que tem risco, ela vai fazer O QUE?
    Agora me digam, vcs não acham um absurdo, médicos se recusarem a fazer parto normal? Dizer ao paciente que só faz cesária??? Nao entendo como alguém pode achar isso normal, sinceramente.
    JU- pois é nem merecia resposta né, mas meu sangue quente as vezes não se segura 🙂 Nao consigo ouvir tanta besteira e ficar quieta…

  34. Daniela Marcondes says:

    Monica, eu já ia dizer, parece que você fala grego né? Começou um post recriminando a médica, vem essa Vanessa dando uma resposta pra lá de malcriada e sem conteúdo algum, aí ela mudou o discurso pra falar que a fonte não é confiável (que importa isso na discussão?)e entao mudou o foco de novo pra dizer que o que você disse é uma opinião que tira a liberdade de escolha, como se vc estivesse querendo provar que o parto normal é o único correto. Falo aqui pra ela, Vanessa leia o post de novo!!! Assim a Monica não precisa ficar repetindo aqui nos comentários as mesmas coisas. Que povo que distorce tudo! Como disseram acima, Monica não dê trela pra esses comentários que só querem criar confusão. Se concentrem no que foi falado no post, nao desviem o assunto para criar brigas. Ô mulherada viu!!!

  35. Simone says:

    gente, isso aqui eh um blog, nao uma democracia!!

  36. Bianca says:

    … acho melhor eu voltar outra hora…rs
    Monica, seja bem vinda de volta.
    Bjão

  37. Ju Graef says:

    Adorei o comentario da Silvana:
    gente, isso aqui eh um blog, nao uma democracia!! (2)
    Isso aih! O blog eh da Monica e ela escreve oq ela quiser, pontofinal.

  38. Julia Bastos says:

    Monica, gostei muito do seu texto. Tive um VBAC em dezembro de 2009, em NYC e foi super transformador. Gostei muito do seu blog. Uma pena que certos comentarios foram baseados em um certo recalque que pessoas sentem sobre a sua vida (vide comment sobre o batizado) do que o real interesse em uma discussao saudavel sobre partos. Que pena, ne? Felicidades.
    Julia

  39. Julia Bastos says:

    Opa, eu quis dizer “dez/2008.”

  40. Vanessa says:

    Cansei dessa discussão boba, mas em nenhum momento do post a Monica fala que está questionando o MÉDICO. Realmente não interpretei dessa maneira, mas tb acho q o médico pode e deve ajudar a decidir o que é melhor.
    Mas os meus comentários não são direcionados a Monica somente… É que já cansei de ver em vários blogs uma defesa descontrolada pelo parto normal (aqui mesmo me lembro de já ter lido um post com o nome de “Parto Normal é o Normal” e os comentários foram polêmicos) e isso ENCHE O SACO.
    Acho que esse assunto é tão pessoal que não tem porque alguém ter uma opinião favorável a isso ou aquilo.
    Cada um tem que fazer o que prefere e ponto final.

  41. Valéria says:

    Vanessa, o assunto é discutido em revistas, em palestras e porque não pode ser discutido em blog? Se enche o saco, você não precisa ler, da mesma forma que enche o saco vários assuntos persistentes mas que ninguém deixa de discutir. Isso chama-se debate de opiniões, aliás pra isso que leio blogs, para entender a diferença de opiniões e quais os argumentos para cada uma. No post da Monica diz que o Médico optou pela cesariana, e a critica abaixo, para um bom entendedor, seria pra quem optou, no caso o médico. Ainda assim, ela explicou depois nos comentários mas vc os ignorou. Enfim, eu também li o post sobre Parto normal é o normal, e independente da minha opinião sobre o assunto, foi um texto bem colocado mostrando a visão DELA… aberto a discussões, troca de opiniões, mas acredito que sempre esperando uma troca de opiniões saudável, e não agressiva.
    Sempre venho aqui no seu blog Monica, nunca comento, mas dessa vez me incomodou pois se enche o saco, lê pra quê se não sabe manter uma discussão normal?

  42. Monica says:

    Vanessa, eu tb acho que o médico PODE e DEVE ajudar o que é melhor, por isso mesmo que fiz o post. Com o histórico de médicos no Brasil que não querem fazer parto normal, usar um motivo que aqui nos EUA e Europa é feito o parto normalmente, pra mim é realmente questionável. A não ser que na sua visão, o parto no Brasil é diferente do que no resto do mundo, que aqui os médicos sabem mais, e cordao enrolado no pescoço seja realmente um risco que seja necessário fazer uma cesárea. Como eu disse anteriormente e repito, OBVIO que o médico pode dizer o que é melhor, mas o que é melhor PRO BEBE E PRA VONTADE DA MAE e nao pra vontade dele, e é isso que estou criticando. Nem vou mais explicar nada, pois ja expliquei o suficiente a minha visão, mas se querem ainda ignorar, não tenho mais o que dizer.

  43. Vanessa says:

    Defensoras da Monica, a gente nao le blog pra concordar com tudo e dizer amém! A gente lê para pensar tb e foi o que fiz. Só estou criando uma discussão em cima de um assunto que ela lançou.
    Entendo o ponto da Monica e respeito, mas acho que quem escreve um blog deve ter mais cuidado com as opiniões que coloca, desculpa Monica, mas acho mesmo. Porque pode influenciar mt gente e deixar as mães q optaram por ter de cesárea se achando o fim do mundo e não é bem assim. Tem gente que chega no blog através de uma busca no Google e pode ler alguma coisa que não é bem aquilo ou não é só aquilo. Mas isso é a minha opinião, vc faz o que quiser, o blog é seu.
    Mas ok, chega. Tenho bem mais o q fazer!

  44. Monica says:

    Vanessa, me desculpe, meu blog é pra eu colocar a minha opinião da forma que eu penso. As mães que fazem cesárea lêem e vêem reportagens de monte sobre o assunto, que influenciam MUITO mais do que eu. Em nenhum momento aqui alguém falou pra voce dizer amem a nada, o que foi criticado por todos foi a maneira agressiva com que você se portou diante do assunto. Quem busca no Google é pra pesquisar não é? ver as opiniões a favor e as que são contra, então é isso que ela vai achar. No meu blog vai encontrar tanto a minha opinião como a de todo mundo que aqui comenta, sendo a favor ou contra, mas que comentam pra acrescentar algo à discussão e não pra atacar os outros.
    Agora, quem não está dando liberdade de opinião aqui é você, contradizendo totalmente o que falou acima. Cada um pensa de uma forma, e tem o direito de expor sua opinião. Isso é liberdade no meu entendimento.

  45. carolina says:

    Monica, vc está certa e pronto. O blog é seu, quem quiser que nao leia. Vem aqui pra que?? Agora, Monica, vamos para outro assunto? Vc já voltou pra NY. Adoro quanto vc conta da escolinha da Luna, das novidades. Ah, coloca mais vídeos dela falando inglês, é a coisa mais fofa do mundo!!

  46. Raquel says:

    Experiencia propria, todas as dores possiveis e terriveis, num parto normal frustrado que acabou em cesareana. Sendo assim, acho que a opcao e de cada uma, e a mulher tem o direito de fazer um escova antes de ir parir. Ou se quiser parir no meio da selva amazonica. A escolha e dela, com riscos e consequencias.
    Nao acho legal, julgarem mulheres porque tiveram parto normal, ou cesareana, porque amamentaram ou nao… quando fazemos isso, estamos nos mesmas criando um mais um preconceito, do qual nao precisamos.
    Somos maes, e mulheres antes de mais nada, e temos sim nosso direito de escolha!

  47. Flávia C. says:

    Oi, Monica!
    Sei que este tópico é meio antigo e já deu muito pano pra manga (hehehe, não que eu ache debate uma coisa ruim, mas às vezes as pessoas se exaltam). Mas hoje eu vi dois artigos no site da revista Crescer e isso me fez lembrar do seu post. Só para contar, eu não tenho filhos, não sei se um dia os terei, não sei nem se tenho vontade, apesar de amar crianças (por enquanto estou muito bem só com minha sobrinha), mas concordo completamente com sua opinião sobre esse assunto que (na minha opinião, não deveria, mas) é tão polêmico.
    Seguem os links, se quiser dar uma olhada:
    http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI935-10584,00.html
    http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/1,,EMI83603-10584,00.html
    Adoro seu blog! Um abraço!
    Flávia C.

  48. It is the coolest site, keep so!