Metrô

Eu adoro o metrô de NY, apesar de muitos acharem sujo e velho. Sim é verdade, poderia ser mais limpo, ter ar condicionado nas estações, mas sem explicação, eu acho charmoso assim mesmo… Até estranhei quando vi os trens novos, e até hj prefiro andar nos velhos. Os novos estão chegando aos poucos, já estão na linha 6 e L, alguns nas linhas 1,2,3,9. Esses trens novos vem com interfones para emergência em cada vagão, maior área de vidro para facilitar o monitoramento da polícia, assentos com design mais modernos para apoiar melhor a coluna lombar, gravações ao invés do próprio condutor anunciando para que seja mais fácil de compreender, e anúncio da próxima estação tanto por voz como por painel eletrônico. Esses são os trens que já estão em funcionamento nas linhas que mencionei, mas foi feito pedido para mais 660 vagões que terão alguns “features” a mais, como um indicador de que lado a porta irá abrir na próxima estação.

As tarifas subiram, agora o cartão semanal que eu pagava $17.00 vai pra $21.00, achei um aumento significante… e os tokens desde o dia 13 de abril não são mais vendidos nas estações.
O metrô foi inaugurado em 1904, e hoje transporta por semana uma média de 6,976,355 de passageiros, contando com 28 linhas e 6,247 vagões que transitam por 490 estações distribuídas nos 5 “boroughs” de NY.
Os metrô de NY está em quinto lugar no mundo em número de passageiros transportados anualmente, ficando atrás apenas de Moscow, Tokyo, Seoul e Mexico City.
Para quem chega a NY é meio complicado de entender como funciona o metrô, só de olhar o mapa que mais parece um caminho de rato, já dá um desespero, mas depois de uma semana já percebemos que é tudo bem simples. Só ficar atento no final de semana quando as linhas ficam meio “doidas” mudando o roteiro, o trem A na linha do F, o D na linha do C e por aí vai. Os condutores normalmente avisam, mas 80% das vezes é impossível de entender o que eles falam.

“This is a Brooklyn Bound F Train, the next stop is 14th Street” e “Stand clear of the closing doors” são as frases que ouço todos os dias e acho que daqui a 50 anos ainda vou me lembrar delas.

Bookmark the permalink.

Comments are closed.