TPM


Eu achava que TPM era frescura… Mas ontem eu estava insuportavelmente irritante. Estressada com tudo, mal humorada, e até com a minha tchuchuca que nunca me irrito, eu me irritei.
Eu nunca sofri de TPM, e só vejo essa explicação já que meu humor é normalmente muito estável. Será que a mudança de anticoncepcional pode trazer essa tal TPM? hoje até deu uma melhoradinha, mas fiquei assustada…

About a TPM…
As mulheres mudaram sua forma de pensar, de agir, cuidar da saúde, envelhecer e morrer. Hoje, elas são mais ativas, independentes e empreendedoras. Ou seja, elas disputam espaço com os homens. Mas apesar de tudo isso, ainda enfrentam um grande dilema, a TPM.
Muitas ficam irritadas, agressivas, dispersivas e choram por qualquer coisa nos dias que antecedem a menstruação. No trabalho, o rendimento cai e há mal-entendidos com chefes e colegas. Todas essas transformações emocionais, comportamentais e físicas estão relacionadas com o funcionamento do seu corpo.

Porque a TPM? Todo esse desconforto ocorre porque o óvulo esta dentro de um folículo no ovário da mulher, desenvolvendo-se através de um hormônio chamado estrogênio. Este hormônio é o determinante da feminilidade. Durante 15 dias ele estimula a maturação do óvulo. Quando já está maduro, o óvulo é liberado pelo folículo e transita livre pelo aparelho genital feminino, esperando seu par, o espermatozóide, para fecundá-lo. Nessa fase, o hormônio liberado é a progesterona. Caso não haja fecundação, há uma grande diminuição na produção de ambos os hormônios. Acontece uma descamação da camada interna do útero, que estava preparada para receber um neném e o óvulo não fecundado sai junto com o fluxo menstrual.
Vários sintomas, como sentimentos depressivos, de abandono; irritabilidade; fadiga, cansaço, distúrbio de sono e alimentar; dores de cabeça, musculares, retenção de liquido, aumento dos seios e de peso, aparecem uma semana antes da menstruação e só vão embora alguns dias depois que o período se vai.

Minha vez de dizer: Mulheres….
Homem até nisso tem sorte, além de não sofrer a dor do parto, poder namorar todo mundo sem levar fama e em alguns casos ganhar mais do que as mulheres, ainda não precisam todo mês aguentar essa chatisse!

Bookmark the permalink.

Comments are closed.