September 11

Dois anos após os atentados as homenagens estão diferentes esse ano, menos eventos, as pessoas estão mais tristes e mais emocionadas. Vivemos durante o ano tentando esquecer o que aconteceu em 11 de setembro de 2001, tentando levar a vida como se nada tivesse acontecido, claro não pensamos nisso mais todos os dias, mas inevitavelmente, quando vemos uma fumaça no horizonte causada por algum incêndio, ou quando acontece algo como o blackout, a primeira coisa que nos vem à mente é que mais um atentado aconteceu, quando normalmente pensaríamos primeiro num simples incêndio ou numa falta de luz normal. Para mim esse é o trauma que ficou.

Lembro que ha dois anos atrás, quando vi as torres pegando fogo assim que saí do metrô, a primeira coisa que pensei foi: “Nossa o twin towers pegando fogo! Isso é histórico, preciso da câmera”. Mal sabia que a coisa era muito pior, mas infelizmente essa “inocência” morreu, sei que toda vez agora eu eu vir uma fumaça, um aglomerado de bombeiros e policiais vou sempre pensar em atentado em um primeiro momento.

No dia a dia não ficamos lembrando das imagens, mas hoje no aniversário do atentado, as cenas voltando a TV parece que tudo volta um pouco, e nos damos conta do absurdo que foi aquilo. Imaginando o horror, o pânico, a dificuldade das pessoas em sair daquela confusão… Recebi a revista New York ontem e estava lendo sobre os únicos 16 sobreviventes à queda das torres. Um deles relatando que quando estava no 22º andar as paredes começaram a se afastar e ele ficou em queda livre. Isso, pq ele estava no 64º e duas horas depois de começar a descer as escadas, estava apenas no 22º. Tudo despencou, e depois de duas horas ele acordou, pensando que estava morto, e só se deu conta de que estava vivo, pela dor que ele sentia na perna.

Fico imaginando como foi ou está sendo a recuperação de quem viveu tudo isso de perto, já que pessoas tem reações tão diferentes. Li que algumas já estão recuperadas, outras até hoje choram, e não conseguem mais trabalhar em edifícios, outras ainda sonham, mas levam uma vida normal. Se para nós que vimos tudo de longe já ficou uma marca horrível, para quem viveu de tão perto, realmente deve ser muito difícil esquecer algum dia todo esse horror. Lembro de estar no telhado do prédio do escritório assistindo a tudo aquilo e enquanto via eu imaginava quantas pessoas naquele momento estavam morrendo, quantas estavam gritando, chorando, rezando, correndo, caindo…

A cidade estava parada, e quando resolvemos ir embora fomos descendo, como eu não tinha como voltar para casa pois o metrô e ponte estavam fechados, fui seguindo para a casa de um amiga que morava em downtown. Passamos na frente ao St. Vincent’s Hospital. A cena que vi foi chocante, mais de 100 macas para fora na calçada, médicos a espera de sobreviventes, mas nada chegava, não havia sobrevivente. Havia sim muitas pessoas se oferecendo para ajudar, doar sangue, pessoas vindo de outras cidades e estados, algo realmente comovente quando você para pra pensar que muita gente aqui é tão rude.

Agora ainda está em discussão como e o quê vai ser construído no local do desastre. Parentes das vítimas acham que deveria ter apenas um memorial. Hoje, em uma entrevista, uma delas disse que é horrível pensar que em cima do “túmulo” de seu parente haverá um Mc Donalds. Muitos corpos ficaram por ali mesmo, não deu para ser recuperado ou reconhecido. Na minha opinião, não dá para desperdiçar toda aquela área para um memorial apenas, a região precisa se reestabelecer, se recuperar. Deixar uma área daquele tamanho sem nenhum retorno financeiro vai realmente causar um grande prejuízo. Acho que dá para unir as duas coisas, e no mais, precisamos de um novo skyline para a cidade, pois até hoje, quando olhamos de longe, sentimos falta de ver aquelas torres que eram o simbolo de NY. Eu particularmente não gostei da arquitetura do novo complexo de prédios que vai ser construído ali. Em uma região onde todos os prédios tem uma arquitetura mais conservadora, vai chegar algo futurista para destoar do restante. Queria as torres de volta, mas como não é possível, que apenas tenha algo para devolver a identidade de NY, apesar de achar totalmente sem identidade esse projeto novo, não são fortes e marcantes como o Twin Towers.

Para quem quiser dar mais uma olhadinha nos detalhes do novo projeto, o site traz bastante desenhos.


Update: Esse é o projeto que dizem que foi aprovado, mas ouvi dizer também que não foi escolhido ainda, que vão anunciar o vencedor, informações desencontradas, assim que tiver mais certeza de algo, escrevo por aqui.

Bookmark the permalink.

Comments are closed.