Vida Doméstica

desespero.jpgFoi engraçado quando mudei para NY, me adaptar à cidade nova, vida nova e costumes domésticos novos. Já falei aqui uma vez sobre a adaptação à cidade, hoje vou falar da adaptação doméstica.

Primeira vez que estava morando sozinha com o Sergio, que sempre teve empregada a vida toda, ou seja, não estava acostumado a fazer absolutamente nada em casa. Eu já tinha uma boa experiência com cozinha, minha mãe me ensinava muitas coisas, mas mesmo assim eu nunca tinha assumido a cozinha por completo, até hoje por exemplo, ainda não me dou bem em guardar a Tuppewares, não achei um método eficiente de guardá-las para que não caiam e as tampas fiquem facilmente acessíveis. Quando tinha algumas dúvidas sobre tempo de cozimento, onde guardar algumas verduras, dentro ou fora da geladeira, eu pegava o fone e fazia o interrogatório pra mama. Hoje já me viro mais sozinha, me embanano com a quantidade de água para fazer uma carne cozida, mas já aprendi muito. Aqui tem lava-louça o que eu não tinha no Brasil, então demorei a me convencer que ela era realmente útil pra mim. Hoje não vivo sem.

Na lavanderia foi um grande problema. Eu nunca lavava roupa no Brasil, era minha mãe quem fazia essa tarefa, eu apenas passava. Chego aqui e tem a máquina, completamente diferente da que eu tinha em casa e a secadora de roupas, que eu nunca tinha usado. Logo comprei a tábua de passar e quando a esposa do landlord viu, ela perguntou: Por que comprou isso? eu não uso! A roupa já sai da secadora pronta para usar! Enfim, me achei a estúpida, mas já que tinha comprado, deixa lá. Comecei a entender os ciclos da máquina de lavar roupa, mas o que era aquele tal de soak? Descobri beeem depois que era o tempo pra ficar de molho. Manchei algumas roupas… aquela coisa de misturar um vermelhão com um creme, perdi minha blusa de linha.O tal do Bleach hein? que até hoje nunca sei se devo ou posso usar? Hoje em dia, tenho problemas com bolinhas que se formam nas roupas e os inúmeros pêlos que ficam nas roupas pretas, para isso já testei 3 métodos (foto abaixo) e até agora o que mais gostei foi a mais simples, a escovinha preta.

O maior problema mesmo foi com a secadora de roupas. Encolhi várias calças, blusas e todas eram queridas. Tive que aprender na marra a ler as etiquetas de instrução de lavagem, pois algumas roupas podem e outras não. As que não podem, adaptei um varal (aqui em Ny não existe área de serviço com tanque e varal) e as que não podem ir na secadora, seco normal e enfim pude usar para elas, meu ferro e a tábua de passar roupas :-).

Ainda dou umas mancadinhas e perco umas blusinhas da hering, que não podem ir de maneira alguma pra secadora, mas a Sthephanie me ensinou uma tática para quando isso acontecer: Lave novamente, vá com a peça até a banheira e bata MUITO a roupa na lateral da banheira, dê uma verdadeira “surra” nela. Fiz em uma camiseta do Sergio e deu certíssimo, ainda escapei da bronca!

Para as donas de casa desavisadas como eu, abaixo vai uma ajudinha:

labels.gif

Bookmark the permalink.

Comments are closed.