BUSINESS

Estamos em um país de primeiro mundo, mas algumas coisas realmente parecem muito pior do que as de terceiro. Uma das coisas que reparei aqui e sempre estranhei é que é muito comum entre empresas receber pagamentos em cheque que vem pelo correio. Em uma empresa em que eu trabalhei, me lembro que era uma ansiedade esperar pelas cartas do dia para ver se algum cliente fez o pagamento. Achei que talvez fosse assim somente nessa empresa por ela ser pequena, mas perguntando a outros colegas que trabalhavam em empresas maiores, eles me diziam que era assim mesmo.

O conceito de boleto bancário não existe, a não ser para as contas básicas água, luz, telefone, mas em negociações entre as empresas, como a nossa com agencias de publicidade por exemplo. Quando fazemos um contrato, especificamos lá a data de pagamento, mas que não temos nenhuma garantia jurídica a não ser que especifiquemos NO CONTRATO que haverá multa caso não seja pago na data combinada. Se não pagarem, você liga, cobra, liga cobra e depois a única solução é processar, mas sabe que vai perder esse cliente caso tome essa atitude “radical”.

Sempre temos problemas com clientes que simplesmente demoram mais de dois meses para pagar um trabalho mesmo estando combinado no contrato que o pagamento será após 25 dias da entrega do produto. Tem a opção de colocar o “collector” para fazer a cobrança, mas aqui é mal visto, como se estivesse mandando alguém ir cobrá-los o que também pode acarretar na perda do cliente. Não consigo entender como pode num país que movimenta tanto dinheiro, uma maneira assim tão arcaica de pagamento seja tão popular.

Não seria mais simples o processo de apenas emitir um boleto com a data de vencimento que se não for paga será cobrada uma multa já na hora da efetuação do pagamento? Bom mas se o pagamento aqui é via correio, quem iria cobrar…o carteiro? RIDÍCULO. Se vocês tiverem experiências diferentes com as formas de pagamentos entre empresas, me escrevam, quero saber se em todo lugar é assim.

Bookmark the permalink.

Comments are closed.