911 funciona

Bom não queria entrar muito em detalhes sobre o que me aconteceu semana passada, mas resumindo, tive uma emergência médica e fiquei 2 dias no hospital. O que mais me impressionou é a eficiência e a rapidez do 911. A emergência acontece, você chama e rapidinho eles estão aqui. Desde que mudei pra cá eu vejo todo mundo falando do 911, se tem algum problema, chama e eles vêm atender. Uma vez que precisei foi quando socorri a velhinha que havia caída no chão, que aliás naquela ocasião eles demoraram, talvez pq não fosse uma “emergência”. Vira e mexe vejo carro de bombeiros, polícia sempre atendendo à algum chamado na vizinhança. Se fosse no Brasil e eu tivesse passado mal, não iria ligar pro 190, não sei pra quem ligaria, enfim, aqui pela primeira vez precisei e funcionou direitinho. Vieram bombeiros e paramédicos em menos de 5 minutos.

Fui levada pro hospital e descobrimos que emergência é gratuito, pois quando o bombeiro perguntou o hospital de nossa preferência, pedimos um que atendesse o nosso convênio, foi aí que ele nos informou que atendimento de emergência é de graça. Já estou ficando conhecedora dos locais de emergência, primeiro foi na montanha de ski, que desci a montanha sendo puxada pelos “salva-vidas” naquela maca que vai deslizando (uma delícia). Depois foi a emergência no Charles de Gaule e agora a primeira aqui em NY, acho que pra compensar minha imuninade durante a infância e adolescência, deixava os hospitais e acidentes para a minha irmã :-). Aliás falando nela, lembrei de um caso em que ela precisou ser levada às pressas ao hospital e minha mãe teve que levá-la de carro, no maior trânsito, pedindo pelo amor de Deus para abrirem passagem e rezando para não bater o carro. Num caso desse deveria ter chamado a ambulância do hospital? Vem rápido? Dá pra confiar? Não sei como funciona esse serviço de emergência no Brasil, sempre vi as pessoas da própria família socorrendo e levando pro hospital de carro.

O atendimento aqui é qualquer nota. Não é o caos do Brasil, mas tá longe do que nós imaginamos de um atendimento de primeiro mundo, aliás bem longe. Alguns médicos bem simpáticos, outros nem tanto, mas sempre muito cautelosos, exagerados. Acho que porque aqui um processo deve ser coisa comum então precisam realmente tomar muito cuidado. Assinei um documento algo do tipo “against medical recomendations” pois eu estava saindo do hospital contrariando as recomendações do médico que queria me segurar lá por mais um dia para esperar fazer um exame que eu poderia muito bem voltar e fazer depois. Aí todo o cuidado acaba, se você assina o documento isentando-o, pode ir embora sem problema algum.

Bookmark the permalink.

Comments are closed.