Novidades de SP

É legal ver tanta coisa diferente em São Paulo desde que vim da última vez. É certo que algumas coisas estão piores, mas muitas coisas novas e legais também aconteceram. Adorei o túnel da Cidade Jardim, que nos leva já quase até a 9 de julho, uma maravilha para quem quer chegar lá sem precisar pegar o engarrafamento até a Faria Lima. A avenida 9 de julho também ficou bem legal. Não sei na prática como está, se está funcionando bem, mas visualmente pelo menos eu achei que deu uma boa melhorada. É o tal do passa rápido, que coloquei a foto abaixo e também a descrição.

Percebi um grande aumento de carros utilizando insufilm. Apesar de achar feio, eu concordo que ajuda na segurança. Por outro lado, alguém também pode cometer crime dentro de um carro escuro, dificultando a identificação. Vi novos hotéis bem modernos, prédios, empresas, enfim bastante mudança! Espero que isso signifique mais empregos também.

Algo que estranhei aqui, depois de mto tempo nos EUA é o tamanho das calçadas. Muito estreitas, mal ando eu e a Luana na calçada aqui do bairro. Em NY elas são bem amplas e todas elas com o mesmo tipo de pavimento. Aqui cada casa tem uma calçada de um jeito, e muitas quebradas.

9julho.jpg9dejulho2.jpg

“Passa-Rápido concluído na cidade é o que substitui o antigo corredor Santo Amaro/Nove de Julho. Desde 26 de junho, 5,3 dos 14,8 km de extensão do eixo operam sob monitoria constante da SPTrans e da CET. Neste trecho, foram retiradas as defensas de concreto, as fiações aéreas e cerca de 700 postes. Houve, ainda, um processo de revitalização e padronização das calçadas e do sistema de iluminação e paisagismo.

Na área revitalizada da Nove de Julho a altura das plataformas foi reduzida para melhorar o acesso de idosos e deficientes físicos e visuais. Além disso, as faixas de pedestres foram alargadas em dois metros, as travessias foram alinhadas e as guias rebaixadas para atender os portadores de necessidades especiais.

Concluído em 28 de agosto, o último trecho deste Passa-Rápido tem 5,8 km de extensão, da av. São Gabriel até a estátua do Borba Gato, na zona sul, e já recebe uma frota de 1.457 veículos que beneficiam, em 84 linhas, uma média de 600 mil pessoas. Além dos ônibus “padron” e dos articulados, já bem conhecidos da população, circulam pelo Santo Amaro 14 híbridos (que alternam combustível elétrico e diesel) e 30 biarticulados (capazes de transportar até 270 pessoas cada).

O Passa-Rápido Santo Amaro tem, ao todo, 14,8 km de extensão. Os primeiros 5,3 km do projeto, da Parada São Gabriel até o Terminal Bandeira, foram entregues aos passageiros do Interligado dia 26 de junho e também estão sendo monitorados, durante 90 dias, pela CET e pela SPTrans, que avaliam e executam os ajustes necessários.

Inaugurado na década de 80, o corredor da Santo Amaro e Nove de Julho já possuía paradas no canteiro central e faixas exclusivas para os coletivos à esquerda, mas utilizava defensas de concreto e gradis para impedir a invasão dos carros de passeio. Este recurso foi agora substituído pela fiscalização eletrônica. Sem muretas ou tachões, a pista fica mais segura para o tráfego de veículos.”


( http://portal.prefeitura.sp.gov.br/noticias/sec/transportes/2003/09/0005
)

Bookmark the permalink.

Comments are closed.