TOUR EM NY – 3º DIA

Dicas: O tempo é um fator muito importante na escolha da viagem a NY. Alguns dos passeios que estou colocando, como os que são ao ar livre, acabam ficando meio difíceis de fazer. Programe bem a época. Os meses mais frios: Dezembro, Janeiro, Fevereiro com médias de 3C, 0C e 2C respectivamente. Mas isso é média, em janeiro e fevereiro, vários dias fazem -10C, esse ano fez -21C. Março começa a esquentar, mas ainda é frio, em Abril alguns dias ficam mais quentinhos, outros ainda bem frios. Para quem não suporta temperatura baixa, aconselho os meses de Maio, Junho, Julho, Agosto ou Setembro. Em Outubro já começa a esfriar novamente e da-lhe casacos saindo dos armários,que só são guardados de novo em maio. O bom de vir no inverno, é que você visita vários museus sem pensar no que está perdendo lá fora e pode patinar no gelo no Central Park ou Rockefeller Center. No verão tem a possibilidade de fazer passeios de barco em volta da ilha, almoçar do lado de fora dos restaurantes olhando para o Rio e curtir piqueniques nos parques. Make your choice!

Você gosta de museus? Eu gosto, mas não de perder horas dentro dele, a não ser que eu tenha tempo sobrando. Os mais famosos são o Guggenhein (fecha na quinta-feira), Metropolitan (fecha na segunda), MOMA (fecha na terça), e o The Cloisters que é parte do Metropolitan. No dia de hoje vou escolher um deles, mas você pode escolher qualquer outro, eu gostei muito do The Cloisters e do MOMA. Metropolitan é maravilhoso, mas enorme, precisa de tempo para ver direito.

Vamos ao Moma hoje? Ok, ele esteve em reforma por uns 2 anos e estava no Queens. Há poucos meses voltou para Manhattan e deve estar maravilhoso, ainda não fui depois da reforma. Ele fica na 11 West 53 Street. Pegue o metrô E ou F até a Fifth Avenue/53 Street; B, D, ou F até 47­-50 Streets/Rockefeller Center. Abre as 10:30AM, portanto antes disso tome um bom café da manhã nos cafés ou delis da redondeza, e não deixe de comer o “everything Bagel toasted with cream cheese”, é o famoso bagel dos americanos, como o pão francês é para os brasileiros.

Quando sair do museu, eu calculo umas 3 horas lá dentro, ande para o lado WEST até a 8th Avenue e suba até a 60th street, você estará no Columbus Circle. Lá está localizado o novo prédio da Warner Bros, onde alguns apartamentos residenciais chegam a custar até 15 milhões de dólares (sim, aqui é misturado residencial e comercial no mesmo edifício). Dentro dele tem um shopping e uma loja espetacular para as donas de casa e simpatizantes de cozinha, a William-Sonoma. Continuando a 8th avenue, começa o famoso bairro dos “Yuppies” Nova Yorkinos, o Upper West side. Se sobrar um tempo, suba a Columbus Avenue para conhecer um pouco mais dele.

Se estiver calor, compre algum sanduíche, pode ser o famoso “wrap” para fazer um mini-piquenique no Central Park, passatempo predileto dos “new yorkers” no verão. Bem vindo ao Central Park, pegue seu mapa e faça o seu programa, afinal o parque é gigantesco. Comece no West Side (onde você está) e acabe pelo East Side, é a melhor maneira de ver um pouco de tudo. Minha sugestão para esse passeio está aqui.

Quando estiver saindo dele, provavelmente na 60th street com a 5th avenue, você estará em frente ao Plaza Hotel, aquele famoso do filme Esqueceram de Mim, lembram? Comece a descer a mais famosa avenida de NY, a Fifth Avenue. Lá estão as lojas mais chiques e famosas do universo da moda. Quando cruzar com a 57th Street, não deixe de visitar a NIKETOWN. Vá descendo a 5th Avenue e visite a igreja St. Patrick, é maravilhosa. Bem em frente à igreja está o Rockefeller Center. É alí que fica a famosa árvore de Natal de NY e aqueles enfeites dos anjos. Se for verão, aproveite os cafés que ficam lá no centro, se for inverno, a patinação no gelo.

Descendo mais um pouco, na altura da rua 42, está a biblioteca pública, que vale a pena uma visita. Atrás da Biblioteca, o Bryant Park é uma opção para descançar as canelas e tomar alguma coisa. Voltando para a 5th Avenue, desça até a rua 34 aproveitando para ver lojas de computadores como a Datavision e a COMPUSA.

Não sei a que horas exatamente irá chegar na rua 34, onde fica o Empire State Building. Totalmente turístico, mas é um passeio bem legal de se fazer. A vista lá de cima é muito linda, mas preste atenção na visibilidade, se não estiver um dia limpo, pode ser uma experiência meio frustrante. Essa informação é mostrada na fila em um painel eletrônico. Se não estiver bom, marque o passeio para outro dia em que essa visibilidade esteja bem alta. O legal é subir no finalzinho da tarde, ainda claro e descer ao anoitecer. Se for verão, o anoitecer é em torno das 8 horas e no inverno, às 4:30.

Uma boa sugestão para a noite é o off broadway Blue Man. “O Blue Man Group é uma organização criativa mais conhecida por suas produções teatrais premiadas que críticos descreveram como chão-quebrando, alegre, visualmente atordoante, e musicalmente poderosa. Estas são as característica de desempenhos de três personagens enigmáticos calvos e azuis que levam o público através de uma experiência que combina teatro, música percussora, arte, ciência e vaudeville em uma forma de entretenimento, assim como nada visto anteriormente.” By Fun by Net. Compre o ingresso com antecedência o show é concorrido.

Sugestão para jantar após o show: Serafina na 399 Lafayette St. Bar/Restaurante, é uma boa opção para um jantar mais agitadinho.

central park, empire state, bryant park

Bookmark the permalink.

Comments are closed.