Imigração

Aproveitando a onda da novela América, vou falar um pouco sobre a imigração. Não tenho muita experiência com a situação das pessoas ilegais aqui, pois não é esse meu status e também não conheço muita gente ilegal, mas vou dizer pelo que ouço algumas pessoas dizerem e o que vejo nos noticiários.

Existe um número ENORME de brasileiros ilegais aqui nos EUA, em torno de 600 mil a um milhão que estão aqui sem visto de permanência ou com ela vencida. Essas pessoas vieram pelo México ou com visto de turista e acabaram ficando depois da data limite para deixar o país. Boa parte dessas pessoas acabam no subemprego. Para trabalhar legalmente aqui não é tão simples, a pessoa tem que ser qualificada e trabalhar na área de formação acadêmica para obter o visto temporário de trabalho, o H1B.

Muito se fala em deportação, mas eu nunca vi e não conheço nenhum brasileiro que tenha sido deportado. Na verdade, esse tipo de trabalhador ilegal é interessante para os americanos. Se não fossem esses imigrantes ilegais trabalhando nas cozinhas, nas entregas, e nas delis quem iria fazer esse trabalho? Difícil ver americanos fazendo esse tipo de serviço. Garçon americano, só estudante e na maioria das vezes, é um emprego temporário para ter uma graninha para se sustentar durante os estudos. Fora isso, os ilegais são lucrativos para o governo americano pois muitos deles pagam as taxas normalmente, usando um Social Security Number falso, mas essas pessoas não se aposentam, vão embora muito antes desse dia chegar. Tudo aquilo que eles pagaram fica pro Social Security (como o nosso INSS), ou seja, o governo além de ter toda essa mão de obra, ainda sai ganhando financeiramente com os imigrantes.

Como na novela, realmente o sonho americano não algo fácil de conseguir. Aqui se você vem para trabalhar em subemprego, você trabalha MESMO, em torno de 12 horas por dia. Normalmente essas pessoas dividem apartamento com outros imigrantes pois o aluguel aqui em NY é realmente bem salgado.

Outro problema em estar ilegal, é que você acaba ficando “preso” no país, sem poder sair para visitar a família no Brasil. Conheço pessoas que estão aqui há mais de dez anos, sem ver seus parentes. Além de toda a dificuldade, a saudade e a solidão acabam sendo outro grande impecilho para quem decide viver clandestinamente nos EUA. Imigrar é uma decisão que realmente deve ser pensada muito antes de ser tomada. Aqui, nem tudo são flores, mas por outro lado, também é a salvação e esperança para muita gente desesperançada com a crise e o descaso no nosso país.

Bookmark the permalink.

Comments are closed.