Sonho x Realidade

Quando a gente está longe do Brasil e super saudosista, parece que o Brasil é um sonho e o país perfeito para se morar, mesmo sabendo de todas suas imperfeições, elas parecem que somem das nossas lembranças no momento de nostalgia e do sonho da volta.
Quando você está aqui, pensa: Aqui é bom, mas *&^%$ tem cada coisa que é F*&^%$ também e que não fazia mais parte das minhas lembranças. Ou ainda, P&^% q P*&^% como que isso pode ser dessa forma, eu já estava desacostumada…
Uma das coisas que eu considero super civilizada nos EUA é o direito do consumidor de poder devolver algo com o qual não está satisfeito. Se eu quero um sapato dourado, fechado para usar com meu vestido, é porque um preto, ou prata não vai me satisfazer da mesma forma. Quem tem que estar satisfeita no final de uma venda, eu, cliente ou a loja? Eu, em primeiro lugar. Portanto se eu compro o sapato dourado fechado, esse não me serve, e a loja não tem outro na minha numeração, porque eu tenho que trocar isso por qualquer outra coisa da loja, se eu gostei do tal sapato dourado? Porque vou levar pra casa algo que nem estou precisando, somente para que a loja sim, fique satisfeita com a sua venda e não eu com a minha compra? Falar em devolver a mercadoria aqui pra receber o dinheiro de volta, é a mesma coisa que dizer que Maradona é melhor que o Pelé, se puder alguém te lincha. Mas se você não tem o sapato pra trocar, não é óbvio que o dinheiro seja devolvido para que eu consiga suprir a minha necessidade em outro lugar, já que você não pode me atender? Pra mim isso é muito claro, mas aqui isso é a pior opção que alguém possa sugerir. A loja que aconteceu isso, preferiu fazer o estoquista pegar um ônibus, cruzar a cidade e ir pegar meu número em uma loja nos cafundós do judas, do que me devolver o dinheiro. Pior é saber que fizeram isso somente pra nao perder a venda nem me devolver o dinheiro, e não que fizeram isso para me deixar satisfeita e mostrar todo o esforço que eles fazem para deixar o cliente feliz. Nessas horas, a praticidade do americano funciona muito bem, melhor devolver o dinheiro do que ter essa dor de cabeça.

Bookmark the permalink.

7 Responses to Sonho x Realidade

  1. MybIKE says:

    Oi Mo,
    Isso vc esta absolutamente certa, o pior é saber que só mandou o estoquista buscar o sapato para não perder a venda.
    Acho realmente que essa falta de atenção e honestidade com o cliente é uma diferença gritante de direitos do consumidor.
    Que grande prejuízo teriam em devolver o dinheiro ? Fala sério.
    Beijo

  2. Dricota says:

    Afge com certeza ele teve mais prejuízo mandando o fulano lá do que te devolvendo o dinheiro, afe!

  3. Maria da Glória Seidl says:

    Isso sem contar a má vontade que o vendedor fica quando percebe que vc entrou na loja simplesmente pra trocar a mercadoria e não pra comprar .Eles são escravos,que ganham quase sempre o salário mínimo e mais uma comissão por venda de 1% ou qq coisa no gênero. E o dono do estabelecimento,que sonega,quase sempre,não dando a nota fiscal e quando vc pede, parece que está xingando a mãe dele.Pagamos nosso imposto (alto) e eles não querem pagar nadica,nem o salário dos empregados.Pq não fazem como nos EUA que a notinha vem com o imposto incluído.Sabe quando seremos primeiro mundo?Nunca,pelo menos enquanto eu encontrar crianças no sinal(Semáforo) ou dormindo nas portas dos bancos.Sou brasileira e morro de vergonha sim ,quando viajo e vejo a diferença nessas coisas,aparentemente banais mas muito significativas.Se pagamos imposto ,pra onde vai o dinheiro.Não temos estradas,não temos ferrovias,não temos aeroporto,e ainda falam de democracia.Onde está o nosso direito de ir e vir?

  4. Catita says:

    e f*&^% mesmo.

  5. Carol says:

    Voce ainda nao viu nada – desacostumou geral! o Brasil e um lixo, nada funciona, a corrupçao é altissima, a impunidade alcança niveis inimaginaveis… e vamos tocando o barco

  6. leticia says:

    pior é saber que está claro no codigo de defesa do consumirodor que se a loja não tiver a mercadoria ou vc não estiver satisfeita com a compra o dinheiro deve ser devolvido e pronto! na prática isso é quase impossível como vc mesma escreveu…
    outro dia fui pegar um doc no forum de pinheiros e a fila do tribunal de pequenas causas era enorme, o jeito é esse processar os caras até que eles respeitem o CDC.

  7. Simone says:

    Monica, quando estamos longe do Brasil, são as boas coisas brasileiras que sentimos saudades, e são muitas, claro! Mas o dia a dia aqui comparado ao primeiro mundo é frustrante… O nosso direito não é respeitado, só durante a gravidez, o que é muito gratificante para as gestantes! Que bom que NY está chegando!!! Boa viagem prá vocês!!!