e-s-p-e-t-a-c-u-l-a-r

Quando o livro é bom, no final fica aquele clima de despedida. E clima de despedida sempre é ruim, quando é bom. Assim que me sinto no final do livro que gosto, tristeza em acabar, saudades dos personagens e seus dilemas. Esse em especial me tocou por ser uma historia muito triste e verídica.
Já sabia o básico do holocausto, aliás menos que o básico, sempre fui péssima em História na escola, professores horríveis. Agora tento tirar o atraso, tentando saber mais detalhes dos assuntos que eu sei por alto.
Meu interesse começou depois de ler “A menina que roubava livros” , que de tanto falar de Hitler, me deu vontade de saber o que levou esse doido a fazer tudo o que fez. Lí sobre tudo que ele pensava dos judeus, como os encarava, porque os odiava. Foi então que quis saber como era o outro lado, como era essa prisão dos judeus, como se sentiam, como encaravam. Apesar de já ter assistido a lista de Schindler, não fazia idéia da metade do que aconteceu, de como havia sido, e o que tinham passado.
Difícil ler um livro como esse, sabendo que cada passagem ali foi verdadeira, que aquelas pessoas realmente passaram por tudo aquilo, e ainda conseguiram ter uma vida. Me emocionei em vários momentos, achando inaceitável que um ser humano passasse por aquilo, fosse tratado daquela maneira, sem ter feito absolutamente nada. Admiro todos aqueles que lutaram pra sobreviver, e que conseguiram, pois pelo que eu li, foi realmente necessário muita garra, muita vontade, muita força, e eu sinceramente não sei se teria. Fiquei impressionada com a autora do livro, admirada pela coragem, pela persistência, pelo amor à sua família, pelo amor a vida.
Para quem como eu, quiser entender mais a fundo como foi o holocausto, prepare o coração, o estômago e leia esse livro. Recomendo para TODOS, e deixo aqui minha admiração e respeito para quem passou por tudo isso, e ainda hoje consegue sorrir.

Bookmark the permalink.

9 Responses to e-s-p-e-t-a-c-u-l-a-r

  1. Ei Mônica. Que tal participar com este livro lá no blog “O que elas estão lendo!?” http://www.elasestaolendo.blogspot.com.
    Este livro já estava na minha lista, mas depois que li seu depoimento fiquei com vontade de colocá-lo na frente de outros srsr.
    Bjos
    Flavia Mariano

  2. Drica Campos says:

    Vi o filme a “lista de Schindler”,demais,…esse livro parece interessante mesmo ,como você explicou,mas sou manteiga derretida para ler sobre a dor dos outros como você disse tem que preparar o coração e estomago.
    Bjs

  3. /aida lisboa says:

    Oi Monica, tudo bem? Também me interesso muito pelo assunto, mas você sabe se o livro já tradução para o portugues? Um abraço, Aída.

  4. MybIKE says:

    Oi, sofreram muiiiiiiiiito e por isso hj são um povo tão unido e fechado em alguns aspectos.
    Vou colocar esse livro na minha lista, já que o “A menina que roubava livros” foi sensacional e emocionante.
    Beijo

  5. Daniela says:

    Acho que aqui no Brasil ainda não foi lançado, pelo menos não achei na Americanas.com nem no Submarino 🙁 Adoro dicas de livros.

  6. Tina says:

    Oi Monica!
    Obrigada pela dica. Eu sou formada em História e fiz minha pós sobre o Anti-Semitismo no Brasil. Esse assunto muito me interessa, tanto que já fiz o pedido do livro na Amazon. Gosto muito do seu blog, embora nunca tenha comentado.
    Voltarei mais vezes, com certeza.
    beijo grande,

  7. Ingrid Littmann says:

    Monica praticamente toda a familia de meu pai morreu em campos nazistas. Meus avos foram para Auchwitz. Meu pai somente ficou sabendo que eles tinham morrido apos uma longa espera no porto de Santos. Meu pai fugiu da perseguição nazista em 1936. Anos depois estive no Instituto Yad Vashem para estudar assuntos relacionados a segunda guerra mundial. Encontrei nos arquivos todos os nomes de meus familiares.
    Lerei o livro, beijos

  8. leticia says:

    obrigada pela dica, Mônica
    vou me preparar psicologicamente pra ler esse livro…

  9. Kamila says:

    Olá Monica, estava passando pela internet e achei seu blog.
    Sinto exatamente tudo que você esta sentindo em relação ao holocausto.
    Conheci todo esse drama alguns anos quando, por curiosidade minha, comprei o livro O Diário Secreto de Anne Frank, fiquei fascinada e horrorizada por tudo que os judeus tiveram que passar. Me interesso até hoje por essa parte da história mundial.
    A Menina Que Roubava Livros é muito lindo. Leia esse que te falei, creio que rá gostar.
    Beijos