Enfim, o review (UPDATED)

Estava devendo esse post há muito tempo, finalmente consegui arrumar um tempinho.
A Zefinha (Roomba 560) é meu braço direito na limpeza de casa. Quando Sergio me mostrou, logo que chegamos em NY, achei que era coisa de americano prático e preguiçoso. Não ia limpar minha casa da maneira que eu gosto. No fundo, meu erro foi pensar que ela faria tudo, o lance da Zefinha é fazer a manutenção, e não pegar uma casa suja e deixar brilhando. Usando com freqüência, ela deixa minha casa (leia-se chão), sempre limpa. Para mim, que tenho cachorro e criança, é a melhor coisa que tem, pois não fica pêlo acumulado esperando a próxima faxina completa. zefinha.jpg Se colocar a Zefinha pra limpar uma casa muito suja, ela não vai fazer o serviço bem, pois as escovas vão sujar logo, e ela vai acabar deixando os excessos pela casa. Os cantinhos foi o que mais me surpreendeu, ela limpa SIM! Tem uma escovinha fina que fica meio pra fora (foto), que vai rodando e quando passa nos cantinhos, pega a sujeira e joga pra baixo e então as escovas grandes recolhem. No fundo ela até limpa mais do que eu, pois vai embaixo dos móveis, do balcão do banheiro, embaixo das poltronas, berço da Luna e da minha cama, coisa que faço a cada 1 mês se estiver inspirada. Resumindo: dependendo do nível de exigência, a Zefinha é manutenção, e não solução para nunca mais usar um aspirador.
Funciona da seguinte forma: ela tem uma base onde fica carregando, e só sai de lá no horário que você programou ou se for acionada no botão manualmente. Não tente entender a lógica dela, nem a seqüência. Em cada ambiente, só pra ela que faz sentido o caminho que faz, mas no fim, mesmo com a doideira que programa, ela realmente passa por todos os lugares. A casa tem que ser dividida em vários ambientes e você define isso usando o Lighthouse (esse branquinho da foto). Sendo assim, coloco um na entrada do corredor que vem da sala, e um no meu quarto. Zefinha então, entende que a sala é a primeira área que ela deve limpar e só quando acabar, vai pro corredor, passando pelo Lighthouse e para o quarto da Luna, que ela entende ser a segunda área. Depois de limpar bem esses dois lugares, é hora de ultrapassar o segundo Lighthouse e vir para o meu quarto. Quando acaba (é a bateria normalmente já está no fim) ela volta todo o caminho, encontra a sua base, e fica la carregando. No banheiro, tenho um Lighthouse que programo de forma que ela entenda que ali não é pra entrar, pois é onde fica o pad da Luana (a cachorra) e se ela entrar lá, se enrosca nele, e Luana acaba fazendo xixi no tapete.
Como toda empregada, Zefinha deixa a desejar em alguma áreas, e algumas coisas não funcionam como deveriam, mas o bom é que é de lua. As vezes ela faz tudo perfeito, outras vezes ela que é muito temperamental, vai descansar antes de vir pro meu quarto. Resolve que hoje não vai limpar lá, e volta pra dormir. Não entendo muito bem porque as vezes ela faz isso, mas desisti de descobrir, apenas entendo seu mal humor. Essa semana ela se recusou a vir no meu quarto todos os dias. Hoje dei um reset nela e nos Lighthouses e amanhã vamos ver se ela acorda melhor.

Algumas considerações:

– A escovinha do canto, quebra facilmente por exemplo se um cabelo se enrola nas perninhas, pois são de borracha, no entanto o suporte me enviou algumas quando liguei reclamando.
– É preciso deixar o chão livre, ela se enrosca facilmente em fios, engole brincos, meias etc.
– As vezes ela gasta mais tempo em um ambiente, e então a bateria pode acabar antes de ela voltar pra base. Pra mim sem problemas, coloco ela la de volta.
– Tem que limpa-la toda vez antes de usar, tiras as escovinhas e esvaziar o compartimento.

Conclusão:

Indico, re-indico e indico novamente, mas apenas para aquelas pessoas que fazem uma limpeza boa na semana com aspirador, e a Zefinha faz a manutenção. Depois dela, meu chão só fica sujo, se eu não fizer a minha parte de guardar as coisas jogadas e não liga-la por dias até que eu vença a preguiça e arrume a bagunça pra ela não se enroscar.
Abaixo, um vídeo dela limpando os cantinhos e embaixo dos móveis.

Video Player


<< No Mundo da Luna: Helena >>

UPDATE: Zefinha também serve como catsitter

Bookmark the permalink.

20 Responses to Enfim, o review (UPDATED)

  1. Adriano says:

    E ae Monica, tudo bom?
    Adorei essa maquininha…só faltou dizer o preço desse belezinha, rsrsrsrs
    Bjs

  2. Karen says:

    Monica, valeu pelo video …
    O que voce faz quando ela esta’ em acao? Fica de olho, fica na sua, da’ pra colocar as pernas pra cima e tomar um cafe ou tem que correr atras?
    Adorei sua descricao …
    Karen
    Israel

  3. Monica says:

    Karen,
    Normalmente quando ela esta limpando a sala, eu estou correndo la nos quartos pra tiras as coisas do chão 😛 Se ja tiver sem nada, dá sim pra sentar, tomar café, olhar, e deixar ela la fazendo tudo sozinha. As vezes ela cisma de subir no pé de uma cadeira, e emperra la, entao eu vou e tiro ela, ou as vezes ela engole algum fio e pára. Ai vou, tiro o fio, e ela volta. É tudo uma questao de você adaptar sua casa, depois de conhecer as “exigencias”da zefinha, nao deixando fios soltos, etc. Muitas vezes ela faz isso tudo enquanto estou no trabalho. Chego em casa com a casa limpíssima.

  4. says:

    E o cachorro não corre atrás dela qdo ela trabalha ?

  5. Aline says:

    mudando de assunto…
    onde vc comprou o tapete do qurto da Luna??

  6. Karen says:

    Valeu pela resposta. Ainda mais engracada do que o post. Eu tava justamente olhando e pensando nas coisas (do meu marido, claro :-)) que estao no chao … (mochila do laptop, havaianas, vi um par de meias jogado la’ no quarto …).
    Karen
    Israel

  7. Adriana says:

    Mônica, fiquei apaixonada pela Zefinha. Ela é tudo que eu precisava, rsrsrs. Mas como moro no nordeste aqui no Brasil (PB) minha casa não tem carpete e o que mais me irrita são meus fios de cabelo no chão. Credo, como caem! Será que ela reagiria bem a esse tipo de limpeza? Chão liso e meio parecido com uma peruca, rsrsrs! Pergunto isso pq vc disse que ela é meio temperamental…
    Ah! Adoro seu blog, leio sempre que posso, desde sua gravidez. Como sou louca para conhecer NY, me apaixono cada vez mais pela cidade lendo seu cotidiano.
    Um grande beijo! Adriana Cavalcanti

  8. Adriana says:

    Mônica, vendo o vídeo vi que ela limpa bem todas as superficies. Tenho dúvida só qto aos fios de cabelo soltos, será que ela não encrenca?
    Beijão!!

  9. MybIKE says:

    Oi,
    Ela é bem pratica mesmo, embora esse lado temperamental dela irrite um pouco.
    E tem umas mais modernas agora que tem ate um sensor se nao me engano, pra nao bater em nada.
    Nada como a tecnologia, imagina daqui a 10 anos como isso será ?

  10. MybIKE says:

    devo dizer que o correto seria “ha 10 anos”.
    Bj

  11. Monica says:

    Adriana,
    Ela cata tudo! Zefinha pega todos meus cabelos do chão. Sao eles aliás, que ao se enroscar nos “dedinhos” dela, acabam cortando e arrancando fora. Mas se vc limpar toda vez, isso não acontece não. Voces viram o video que coloquei novo no fim do post? Até de catsitter ela trabalha nas horas vagas.

  12. Luciana says:

    Zefinha já!

  13. mara says:

    Faz tempo que estou querendo comprar uma zefinha dessas pra mim, mas tinha dúvidas se funcionaria bem aqui em casa. Já tinha lido reviews e mais reviews na amazon, mas ver funcionando no seu vídeo foi demais!!
    E esse video do gatinho então, no final ele tentando pegar as escovinhas, muito engraçado!!!
    Fazia um tempo que não acessava seu blog (embora conheça ha anos) e é muito bom ver que está tudo bem! Felicidades pra ti e pra family!

  14. Simone says:

    e reparem que o rabinho do gato serve como uma vassourinha.. essa foi muito boa! quero uma zefinha tbem…

  15. Adriana says:

    Ai meu Deus, Zefinha agora é meu novo sonho de consumo! No dia que eu for nos states é a primeira coisa que vou providenciar!!!! Obrigada pelas dicas, Monica. O vídeo do gatinho é óóótimo!!!
    Beijo grande!

  16. Mônica says:

    Tem como comprar uma Zefinha com entrega aqui?? Como ainda não chegou isso no Brasil?? Quanto custa?? E vou pedir de novo, fala do Obama vai… O que você tá sentindo aí??
    beijos, Graziela
    e me fala se o Sergio melhorou

  17. Juliana says:

    Monica,
    vou ter no hospital da NYU. Onde a Luna nasceu?
    Alguma recomendacao??? Hahahaha
    Estou aceitando todos os palpites… Nessa hora dá um medinho na gente.
    Beijo,
    Ju

  18. Gloria says:

    Já tem zefinha no Brasil,vi até no encarte da Casa e Video deste domingo.Aproveita vai lá e compra ,tudo sem nota fiscal deve estar bem baratinho,não sei… Será que ng sabia ? rsrsrsrsr

  19. Gloria says:

    Mike,
    Você estava certo “daqui a dez anos” pq pra tempo futuro usa o “a”.
    Se fosse “há dez anos que não a vejo”,tempo que passou seria “há”.
    A gente se confunde mesmo… português é “flórida”.

  20. Simone says:

    o Hospital da NYU deve ser bom.. eheh..