Quando a cesárea é necessária? (UPDATED DE NOVO)

De novo nesse assunto sim, pois recebi um link da Flavia, que achei ULTRA-SUPER esclarecedor, não poderia deixar de dividir com vocês. Para quem está com a barriguinha grande e ainda está procurando informações, a matéria da Revista Crescer “Motivos reais para uma cesárea” é super completa. Complementa alguma coisa do que eu já havia dito no post anterior sobre o assunto e esclarece muitas dúvidas.
Outra matéria interessante que também complementa o post anterior, “Aumenta o número de cesáreas na rede privada” vale a pena ser lida.
PS: “Patrulha” da cesárea, não se rebelem, é apenas um post informativo.
Cesárea:

Normal:
FYI: foi MUITO difícil achar um vídeo brasileiro de parto normal no youtube…


Parto Normal aqui nos EUA

Esse parto foi bem parecido com o meu, foi exatamente o mesmo clima de tranquilidade, as palavras do médico (no meu caso médica), sem dor, a mesma técnica, contagem, respiração e a Luna vindo pro meu colo ainda antes de cortar o cordão umbilical.

Bookmark the permalink.

41 Responses to Quando a cesárea é necessária? (UPDATED DE NOVO)

  1. Camila says:

    As duas materias sao excelentes, Monica. Obrigada por dividir. Alias, tem mais um monte de outras materias sobre parto ligadas as que voce indicou que tambem sao muito boas.
    Interessante ler que a grande maioria das desculpas que os medicos dao as futuras mamaes pra tentar convence-las de fazer cesarea esta na parte “quando a cesarea nao e necessaria”.
    Eu acho que cada mulher sabe o que e melhor pra si e pro seu bebe. O que me irrita sao as desculpas “eu queria muito fazer normal, mas isso, isso e aquilo aconteceu, e meu medico achou melhor fazer cesarea”. Tenho muitas amigas que passaram por essa situacao. Acho triste.
    Beijao!

  2. Renata says:

    Monica, lembrei de vc hj..rs. Ticiane Pinheiro teve bebê ontem e a declaração da avó Helô Pinheiro foi: “Nossa, nunca vi um parto tão rápido, apenas 14 minutos”
    Pensei comigo, deve ter sido parto normal pelo comentário dela…mas que nada, foi cesárea..rs. Comentário desnecessário, pois o que ela achou de tão anormal para uma cesárea?!
    Lógico que ela teve que dar uma desculpa do motivo de ter sido cesárea: ” O cordão umbilical e a posição do bebê, que estava alto, impossibilitaram o parto normal”.
    Como comentei no outro post, qdo tiver filho quero ter cesárea, sem problema algum. O que irrita é isso, dar desculpas porque não teve coragem de ter parto normal…
    Bjs

  3. Nanda says:

    Eu queria muito poder fazer parto normal e sempre soube que não poderia por causa da miopia, ainda mais agora em função do q tive no olho…é uma pena! Vi as fotinhos da luna no site, ela ta cada vez mais linda! Beijos pra vcs!

  4. leticia says:

    tive uma amiga que optou pela cesaria por motivos psicologicos, muita gente criticou mas cada um sabe onde o sapato lhe aperta, né? agora o que nao dá mesmo é a falta de informação e por isso materias como essa sao ótimas! vou ler!

  5. MybIKE says:

    Eu nao sabia que miopia é um motivo para Cesarea.

  6. patricia says:

    Mônica, adoro seu blog, mas fico triste qdo vejo vcs falando sobre cesária, pois meus dois partos foram cesarianas. O 1 parto prematuro, tive dilatação total, mas o bebê estava fraco e optaram por uma cesariana, ele ficou 10 dias na UTI, o meu 2 foi aqui em NY, mas fiz tratamento para segurar o bebê e não poderia ter parto normal, já que o hormônio que tomei, retarda o trabalho de parto.
    Muita gente realmente tenta, mas não acontece. Meu médico do Brasil, cobra o mesmo valor a cesariana e parto normal. Aqui em NY, tive que explicar 1 milhão de vezes o pq da cesária no hospital, além da Dr Chen tbm explicar, eles perguntam para o paciente para ver se não está sendo induzido pelo médico.
    Bjos

  7. Monica says:

    Patricia, claro, mas é exatamente isso que estamos falando, voce precisou fazer a cesárea! Estamos falando dos casos desnecessários e nao de casos como o seu… estamos falando de casos que as os medicos comecam a colocar mil obstaculos mesmo quando a mae quer normal, entende? Por isso a materia, pra entenderem o que realmente é necessario pra optar pela cesárea para quem queria o normal.
    Ah vc se consulta com a Dr Chen? vc gosta?
    Bjs

  8. judy Kebbedy says:

    minha nossa!!! sou míope desde os 12 anos e tive filhos aos 24 e 26 anos, ambos de parto normal. Como foi possível? Alguém aí me explica??

  9. Monica says:

    Nanda, quem te falou isso????

  10. simone duarte says:

    o problema eh o medico ser miope, ne?

  11. Raquel says:

    Também sou míope e minha Olivia nasceu de parto normal! Tenho uma amiga que tem pressão alta no olho e por isso tbm fez cesárea. Confesso que tbm não entendo o que uma coisa tem a ver com a outra. Tenho um amigo oftalmo, vou perguntar para ele e venho com a resposta em breve!
    By the way Mônica, adoro ler seu blog. A Olivia tem 10 meses e já li tudo sobre a Luana! Sou uma mãe master babona assim como vc!
    Quem sabe na minha proxima ida a NYC podemos nos conhecer pessoalmente. Beijo!

  12. Adriana Max says:

    Eu queria normal tb, mas tenho uma unha encravada…
    hahaha… Bem, eu já desisti. Todas as minhas amigas brasileiras fizeram cesarea. Muitas sao jornalistas, informadas… Mas, gravidas pela primeira vez, se sentem vulneraveis e acreditam em qq coisa que o medico diz para elas.
    Se vc eh brasileira e quer fazer parto normal, escolha um medico que seja 100% a favor do parto normal. Ou uma parteira. Eu tive dois filhos de parto natural, com parteira. Foram momentos lindos que, gracas a Deus, duraram mais do que 14 minutos.
    Fernanda Lima teve gemeos de parto normal NO BRASIL. Aqui o link da campanha do Ministerio da Saude para acabar com essa vergonha brasileira: http://www.youtube.com/watch?v=MyaoRFX1JJk
    Outro link que eu adoro: http://www.agenciafotogarrafa.com.br/parto
    beijos

  13. helo says:

    eu tbem sou miope… quer dizer, fiz a cirurgia a laser e nao sou mais… isso muda alguma coisa???? seria legal a pessoa q fez o comentario esclarecer a galera sobre isso!!!!

  14. Adriana Max says:

    Nossa, eu tive que adiantar o video da cesarea, pq nao tenho estomago para tantas camadas cortadas.
    Mas tem uma coisa que senti falta no video do parto normal. Levaram o bebe para limpar longe da mae. No meu caso, era uma casa de parto. As luzes nao eram tao fortes, o clima era mais aconchegante e meu marido estava segurando minha mão. Eu não estava em posicao de exame ginecologico. Me deram os bebes imediatamente e os limparam no meu colo. Meu marido cortou os cordoes e so tiraram as criancas de mim para pesar, na minha frente.
    O problema no Brasil já é cultural. A cultura do medo do parto normal. Infelizmente as mulheres não enxergam os perigos da cesárea.
    Lembram da Scheila Carvalho, do Tchan? Fizeram uma cesarea prematura nela. “Não há água suficiente para o bebê”, disse o médico (que deveria ter completado com a frase “E eu ganho mais se faço uma cesarea prematura, o hospital ganha mais com a UTI neo-natal etc.”). O bebê não estava desenvolvido o suficiente e acabou morrendo.
    Aliás alguém sabe pq o mãe do Sean Goldman morreu? Eles dizem que foi complicação pós-parto, mas não dizem qual foi o tipo de parto ou a complicação. Fiquei curiosa.

  15. Patricia says:

    Monica, confesso que não gostava da consulta da Dr Chen, mas estava acostumada com os médicos de SP. Mas, depois de tudo que ela fez, mudei muito de opinião, não tenho medo de anestesia, já tomei 3 raqs, na hora de tomar a anestesia da cesaria, ela até segurou minha mão, o que mostrou seu lado humano. Fora que tive um aborto e um parto prematuro, no qual meu filho ficou 10 dias na UTI, ela propôs um tratamento que deu certo, pois o parto foi realizado com 40 semanas, ainda que cesaria.
    Fora as dicas que peço pata ela sobre médicos, além delas ser formada pela USP, etc…
    Tive somente experiências boas com ela.

  16. Patrícia says:

    Mônica, li agora que vc fez Faap, fiz Desenho Industrial lá e me formei em 97, que ano vc se formou? Que legal, pois leio se blog para conhecer mais Nyc, pois estou aqui faz 1 ano e sempre vejo coisas em comum, como os mesmos programas qdo vou à Sp… Engraçado!

  17. Nanda says:

    Gente, desculpa não ter feito um comentário sem maiores explicações, bem sobre a minha mipia, meu caso eh bemm diferente, acabei de ter um descolamento de retina e tive que fazer uma cirurgia por causa disso, e foi meu médico que deu essa explicação, pois estavamos querendo ter filho no ano que vem…como vcs devem saber com a gravidez tudo no nosso corpo aumenta inclusive o olho e a retina. Num parto normal a mulher tem que fazer força certo? então é isso que não posso, corro o risco com a força, da minha retina descolar novamente.
    Não é desculpa e se chegar na hora e ele disser que não tera problema eu vou optar por um parto normal…Espero ter explicado um pouco …mais do que isso foge do meu conhecimento.

  18. Monica says:

    Patricia, eu me formei em 96 🙂 segundo semestre.
    Vc teve a “sorte” de pegar o Sparapan?

  19. Patricia says:

    Infelizmente, peguei o Lourenço…
    Que meu marido nao veja, mas tive um namorado que se formou em 96, Luiz Felipe ou Loobah, nao sei se vc conheceu, mas…
    Que legal.

  20. Patricia says:

    Mas lembro muito das as aulas do Toshi, das aulas de um espanhol, nao lembro o nome, desenho tridimensional III… Dava aula de arquitetura. Putz, qta lembrancas

  21. Camila says:

    Nossa, nem consegui assistir o video da cesarea… A musica tinha que ter sido heavy metal, a calminha nao combinou…
    Ja no video do parto normal, a enfermeira estava fazendo forca na barriga da mulher? E assim mesmo? Tambem nao gostei do fato da medica nao ter dado o bebe a mae… mas e o que voce falou, achar video de parto normal no Brasil e muito dificil.

  22. Anonymous says:

    oi
    não sei nos outros lugares, mas em minha cidade se vc depender sdo serviço publico pra ter seu bebe, vai passar por uma enorme tortura enquanto eles tentam fazer o parto normal. Eu mesma, não tinha dilatação, o liquido da bolsa já tinha vasado todo e ainda assim me deixaram 10 horas tomando soro pra apressar o parto e de nada adiantou. Um sofrimento totalmente desnecessário, uma vez q o meu médico tinha visto no inicio que eu não poderia ter normal. E ainda conversei com uma mãe que passou pelo mesmo problema, mas no caso dela foi pior, pois os médicos forçaram tanto para nascer de parto normal, mesmo sem a dilatação necessária, que tiveram que fazer forceps, agora imagine o quão mais facil seria uma cesarea, e o stress que essa mãe passou. Isso sem contar os bebes que nascem e tem os ombros quebrados…Acho que deve sim ser uma opção da mãe o parto que terá, uma vez que o parto normal é melhor, mas é preciso estar de acordo com a realidade de cada um.

  23. Catharina Castro says:

    Adriana Max, a Bruna, mãe do Sean Goldman, teve parto normal. Ocorreu hemorragia uterina pós parto. Faltou assistência médica, com certeza.
    Meu primeiro parto foi normal e eu tive essa mesma hemorragia. Fui socorrida a tempo. Já no segundo parto, sendo com outro médico (eu havia mudado de cidade) que me aconselhou a cesária culpando o parto normal pela hemorragia. Acreditei nele e por pouco não morro da mesma hemorragia.

  24. Elis says:

    Catharina, estranho seu medico lhe dizer isso, pois olhe o que esta escrito no wikipedia:
    Parto Cesáreo
    Riscos • A probabilidade de haver uma hemorragia é 10 vezes maior do que em um parto normal; • O risco de morte da mãe chega a ser 16 vezes maior; • A possibilidade de desenvolvimento de infecção puerperal ou pós-parto é 30 a 40 vezes maior; • Problemas com a incisão cirúrgica e anemia; • Provável necessidade de outra cesárea para qualquer parto subseqüente; • Riscos da anestesia; • Maior morbidade materna (sete a vinte vezes); • Aumento na incidência de problemas respiratórios no RN; • Aumento da mortalidade neonatal; • Risco de ruptura uterina durante o trabalho de parto caso esteja submetida a um parto cesáreo; • Risco para desencadeamento de trombose em membros inferiores.

  25. Adriana Max says:

    Obrigada por me esclarecer isso, Catharina.
    Pois eh, concordo muito com esta pessoa que disse que depende da realidade de cada um. O parto normal nao eh para todo mundo. Eu so acho que muitas mulheres brasileiras estao deixando de fazer o parto normal por motivos bobos, nao pelos reais. (continua…)

  26. Adriana Max says:

    (continuacao) No ultimo mes, duas amigas minhas tiveram filhos. Sao lindas, fortes e estavam planejando ter filhos ha tempos. Uma me mandou fotos “minutos antes do parto” (sorrindo, tranquila). As fotos de depois do parto nao tem mae e filha. So vi o bebe na encubadora.
    A outra descobriu que tinha dilatacao 3 e a medica a mandou correndo para o hospital. Qdo descobri minha dilatacao 3, voltei para casa normalmente dirigindo e so fui ter meu filho dois dias depois. E ai ela disse: “Depois de 10 minutos, pedi para me jogarem para a cesarea”. E completou: “A cesarea eh otima, o problema eh a recuperacao”.
    Bem, as duas tiveram depressao pos-parto e, apesar de saber que isso eh comum em qualquer parto, eu acredito que seja muito mais certo de acontecer numa cesarea, onde seu filho nasceu sem sua participacao, sem aquele trabalho conjunto de mae e bebe, sem que vc sentisse… qualquer coisa. Nem sequer dor.
    Outra coisa que vi muito no Brasil na ultima visita foi crianca com baba nos fins de semana. Poxa, eu tive baba, mas as melhores lembrancas da minha infancia foram com meus pais e avos. Sera que nem no fim de semana vc quer ficar sozinha com seu filho? Isso nao pode ser bom. Mas esta eh outra historia.

  27. waleisarre says:

    governments precipitation glacial contributed larger arrives

  28. Catharina Castro says:

    Pois é Elis, o médico me enganou. Só depois foi que descobri que ele não gosta de fazer parto normal. Mesmo não querendo ter outro filho eu saí desse médico. Perdi a confiança nele.
    Agora estou com uma amiga, grávida de 7 meses, a procura de um médico para ter um parto normal. Não está conseguindo, nenhum médico consultado quer aceitar. Na primeira gravidez a médica dela disse todo o tempo que iriam pro PN como era desejo dela. Na hora que ela achou que o bebê queria nascer ela ligou pra médica que a encaminhou a maternidade (Casa de Saúde São José), quando ela chegou lá já encontrou toda a equipe médica pronta pra cirurgia. Não a deixaram questionar nada. A médica disse que o bebê poderia entrar em sofrimento em um processo longo de trabalho. Ela estava com 38 semanas. Agora, ela volta a querer tentar o PN e a médica aceitou, porem, já próximo do parto a médica falou em cesárea. Disse que é temeroso o PN pois só se passaram 2 anos pós cesária.
    Então, como podem ver, aqui são os médicos que não querem trabalhar o PN. Eu fui enganada, a minha amiga foi enganada na primeira vez, agora que ela não quer ser enganada novamente não está conseguindo um médico. Os médicos atemorizam as pacientes falando em dor e risco. Um absurdo.

  29. Adriana Max says:

    Catharina, talvez vc consiga alguma ajuda neste grupo: http://br.groups.yahoo.com/group/materna_sp/
    Eh de parto NATURAL, mas elas devem conhecer medicos que facam parto normal…
    Boa hora para sua amiga.

  30. Vanessa says:

    Essa questão de babá de final de semana tb me deixa impressionada! Será que nem no final de semana dá p/ cuidar do seu filho?? É polêmico e não tem a ver com o post, mas… vale a pena pensar.

  31. juliana says:

    Monica! Depois de 30 horas de trabalhao de parto eu nao tive como escapar da cesarea, mas ah, como queria ter tido um parto normal…
    Voltamos das ferias e ja estamos em casa. Agora vamos ver se marcamos um encontrinho, viu?
    Estava muito precisando de dicas sobre sono. Vc fez sleep training com a Luna? O Thomas tem dormido muito mal…
    Beijos

  32. Marchetti Valeria says:

    Para uma boa noite de sono…um banhinho gostoso, pijaminha fofinho e historinha para dormir….comigo da muito certo!!!!
    bjos Val

  33. croftenmic says:

    stories hemisphere anthropogenic 1960 organizations dioxide

  34. Cyn says:

    Monica…vc sabe que eu concordo em discordar. So queria deixar essa materia sobre o que eu – e muitos obstretas – tambem pensam sobre o assunto.
    http://veja.abril.com.br/020501/p_060.html
    “Sem dor e sem culpa”
    “Antigamente, tratávamos a cesariana como os religiosos tratavam os pecadores na época da Inquisição”, reconhece Zugaib. “Continuo a favor do parto natural. Mas, com os avanços tecnológicos e as mudanças de costumes, não condeno mais a cesárea. Cada caso é único e cabe ao médico dar todas as informações para que o casal faça sua escolha.”
    “A argumentação toma por base os avanços da cirurgia: hoje, uma cesariana é simples, segura, causa muito menos dor e tem recuperação rápida. Se a paciente sente medo do bisturi, não suporta a perspectiva da dor ou não quer passar pela ansiedade de aguardar sentada o final da gravidez, é melhor que opte pela cesariana e tenha um parto tranqüilo.”
    “Essa história de que a dor do parto enobrece só pode ter sido inventada por um homem, que não tem a menor noção do que se trata.”
    E podem tacar pedras…estou gravida, disse para o meu medico que quero cesaria, e felizmente ele eh a favor dela (aqui nos EUA) e disse que ate convenceu a filha a fazer cesaria… e ele eh um dos mais conceituados medicos daqui de Utah.
    Entao.. achob que cada um na sua…cada um decide o que eh melhor pra si. Bom pra quem sente-se confortavel com o normal, e tambem bom pra quem decide ter cesaria. Nenhum bebe merece chegar ao mundo vindo de uma mae estressada.

  35. Elis says:

    Cyn, perfeito, ao menos você assume que tem medo. E melhor, você QUER a cesárea, diferente de um médico lhe induzir a fazer usando o conhecimento dele. Pra isso, achei legal a matéria que a mônica colocou para que então as mães que queiram parto normal, possam confrontar o que o médico diz e que acaba enganado um monte de mães…

  36. Monica says:

    Cyn o primeiro paragrafo do que você colocou aqui, diz tudo. “Cada caso é único e cabe ao médico dar todas as informações para que o casal faça sua escolha.”
    O médico tem que ser sincero, nao influenciar a paciente de acordo com seus interesses pessoais.

  37. Cyn says:

    Exatamente Monica…tambem acho que o medico tem que ser sincero e nao influenciar a paciente de acordo com os seus interesses, o que acontece muito no Brasil…e eu sou contra isso tambem!
    E achei legal isso no meu medico…ele jamais disse o que eh melhor na opiniao dele, apenas perguntou o que eu preferiria depois de saber que ja havia feito uma cesaria. Depois de EU dizer que queria cesaria que ele deu a sua opiniao dele…
    Elis…sim, eu tenho um certo medo, acho que nem tanto da dor, mas do imprevisto. Da cesaria eu ja sei o que esperar. Ja tive uma e pra mim foi perfeito e minha filha eh saudavel. Tambem sei que a cesaria pode ter complicacoes…assim como o parto natural pode ter…a diferenca e que a proporcao de complicacoes pode ser maior na cesariana. S
    Eh por isso que – no meu caso – assim como mencionou o artigo eu sou uma que “não suporta a perspectiva da dor ou não quer passar pela ansiedade de aguardar sentada o final da gravidez, e por isso é melhor que opte pela cesariana e tenha um parto tranqüilo.”

  38. Cristiana says:

    Monica, adorei a matéria da Crescer. Eu acho que parto é igual a amamentação. Cada caso é um caso. Eu fiz cesariana quando o Luca entrou em sofrimento. Ele pesava 4,2kg e eu tinha dilatação 2. O Apgar dele foi baixo, de tanto que tentei. Uma amiga, que também teve bebê tamanho G (!) “forçou” o parto normal e acabou tendo uma baita infecção depois. Teve de tomar remédio punk e suspender a amamentação, o que a deixou arrasada. Ou seja, o importante é pesquisar, confiar no médico, olhar o histórico dele. Existe exagero no Brasil, sim. Mas não existe verdade absoluta, né? Beijossss!

  39. Paula says:

    Pois eh, nos meu caso, apos 27 horas em trabalho de parto e 3hrs “pushing”, o medico e eu acabamos por optar pela cesaria. Te confesso que fiquei um pouco decepcionada. Apos todo esse esforco, ate a coroa da cabeca dela estava aparecendo, mas nada da menina sair. Seria necessario o uso do forceps. Como conheco uma pessoa que ficou com sequelas pelo resto da vida por conta do forceps, nao quis arriscar.
    Fomos para a cesaria e, gracas a Deus, deu tudo certo.
    Mas que eu gostaria de ter tido parto normal….ah, isso eu queria.

  40. Adorei a materia! Tive a minha filha ha 3 meses , aqui em LA. Eu sempre achei que teria parto normal, minha mae, primas, e irma tiveram todas parto normal, é meio comum na minha familia. Fora que sem a estrutura brasileira, eu queria mais é voltar rapido a ativa…. Depois de ser induzida, tomar pitocina, ficar em trabalho de parto 12 hs (depois que a bolsa estourou e eu nao senti nada, estava com anestesia) fazer pushing por 2,5h, o medico decidiu fazer a cesarea. Meu marido, que ja foi a favor da cesarea, hoje concorda o quao agressivo é: tiraram o meu utero para costurar… passei mal nos outros dias, barriga pesa, doi pacas… realmente nao entendo pq as pessoas preferem parto normal… com anestesia nao sentia as contraçoes…. adorei seu blog.

  41. Soraia S. de Souza says:

    Pois é, eu concordo que cada caso é um caso,porem aqui no Brasil realmente as maes ao assumem o medo do PN, os medicos enganam muito e somando a falta de informacao das mae, temos umas das maiores taxas (se nao a maior) de c-sections do mundo. Praticamente TODAS minhas amigas aqui “tiveram” que fazer a cesarea se nao o bebe “morria”…sinceramente..no comments. Eu tive PN da minha filha na Florida, apesar de ter ido morar la com a cabeca feita por cesarea, qdo engravidei li muito, me informei e fui ganhar por PN convencida que era melhor pra mim e pra ela. agora estou gravida de gemeos e morando de volta em SP, eu nao quero tentar PN pq se nem com um eles teem pratica, imaginem com 2. Entao mesmo sabendo de tudo,me sinto mais segura tendo cesarea nesse caso, mas fico ao mesmo tempo chateada pq nao gostaria muito de ter esse mega corte no utero,,,acho bem scary…But…
    é minha decisao e assumo, ninguem me convenceu a nada. e outra, embora seje cesarea eu ja comentei com a medica que nao marcarei data nao, quando tiver algum sinal iremos para o hospital, odeio ter data marcada pra ter filho…muito artificial, na minha opiniao. Mas é super polemico, assim como amamentar, tambem tenho amigas q se dao varias desculpas por nao ter amamentado mas no fundo nunca quiseram…eu amamentei ate um ano, a minha filha.
    xoxo. Soraia