Fazia tempo que não acompanhava uma novela, mesmo Caminho das Indias, que está no final, comecei a assistir semana passada, o que sabia era lendo na Globo.com. Queria ter uma amiga indiana para saber se as coisas são realmente dessa maneira como mostram, pois tudo me parece absurdo. A mulher fica viúva, não tem mais vida, não se arruma mais, vira um nada, um estorvo para a familia do marido, e ainda tem que ajudar as empregadas da casa. JESUS, já não basta perder o Raj, que já é um castigo enorme? 🙂
O filho praticamente é da família do pai, nesse caso, só será da mãe pois não é legítimo da família paterna em questão. Agora o mais absurdo, mas ironicamente é o mais real, é que toda a culpa do que acontece de mal ao “marido” é culpa da esposa, a mãe dele atribui a razão de sua “morte” pela má sorte da mulher com quem ele se casou. Aiai, tudo é muito diferente, mas mãe de homens são todas iguais, até numa cultura TÃO diferente da nossa, só mudam de endereço/país/cultura.
Next post falarei sbre o Magic Kingdom.
É uma novela…
Bookmark the permalink.
eh a minha esposa diz o mesmo. tenho que concordar que nossas mães sao mais implicantes com nossas companheiras.
Eu li no blog sindrome de estocolmo sobre as viúvas na Índia e fiquei chocada!!
Oi,
que implicancia essa de mães e noras, coisa impressionante, duas mulheres brigando pelo mesmo homem, sendo que a mulher já ganhou faz tempo.
Mulheresssssssssssssssssssssssssss. Incompreensiveis, e adoraveis……….
Beijo
Oi Monica,
O pior eh que eh tudo verdade sim.
Eu nunca vi essa novela, mas volta e meia leio os comentarios em blogs, Globo.com etc.
Sobre as viuvas, a cultura indiana eh assim mesmo.
Se uma mulher perde o marido (principalmente se for jovem) ela eh abandonada por sua familia (que jah a “deu” rpo marido e nao tem mais responsabilidade) e pela familia dele que a ve como “azarenta” e entao eh banida da sociedade.
Dependendo de que casta for, elas sao enviadas a “orfanatos” de viuvas, onde ficam isoladas do mundo, em penitencia pro resto da vida.
Eh uma realidade muito diferente da nossa, e as vezes eh dificil mesmo de entender…
Mas ao mesmo tempo, tenho certeza absoluta que a Globo esta exagerando um pouco as cosias! hahahahaha
Bjs
Dri
AH, nem me fale nisso. Mae de marido não tem o senso de razao apurado. Isso é unanime.
Oi Monica, Tenho uma amiga que foi para a índia e ela fez um blog muito interessante, inclusive tem um post que fala sobre as diferenças do que está sendo retratado na novela e a verdadeira India…vale a pena.
http://coramig.blogspot.com/
assista o filme water da diretora Deepa Mehta, eh um dos meus filmes favoritos e fala exatamente sobre uma crianca de 8 anos que fica viuva e vai para esse orfanato de viuvas.
Comecei a assistir Caminho das Indias semana passada, pois acabaram de colocar na Time Warner Cable.
Observando de NY onde a cultura Indiana eh muito presente eh engracado que o Brasil descobriu a cultura e riquezas da India, o Brasil eh o que a Gloria Perez/Globo quer que ele seja em questao de moda, cultura, etc…
Ateh em danceteria meu irmao disse que estas tocando musica Indiana, acho interessante o Brasileiro soh se interessa por culturas se eh ESFREGADO na cara pela Globo.
olha o que eu achei no WIKI:
The novela popularized India in the country. The Indian-inspired bijoux used by Maya are now available everywhere, books about India started to pop up on the best-selling list, the number of travels to India by Brazilians tourists increased dramatically and restaurants and even nightclubs with Indian themes started to open
outro filme “outsourced”
Eh como dizem… sogra eh tudo igual, so’ muda de endereco!
Eu assiti o final da novela no globo.com tb, so o os ultimos capitulos mesmo. Acho a cultura indiana fascinante, mas eh muito exagerada. As roupas sao lindas!
bjs
Na verdade para mim, esta novela me ajudou muito, pois quando mudei aqui para os EUA ha 7 anos atras para fazer um Fellowhip Program, a maioria dos estudantes eram indianos e eu me sentia muito descolada e chocada com o que eu ouvia e via a respeito dos costumes deles. Com a novela, tive entao a oportunidade de entender melhor as tradicoes e mais do que tudo perceber que as minhas reacoes eram normais pois com a novela todo o Brasil reagiu da mesma forma que eu reagi na epoca.