O segundo filho

dois filhos
Sempre que pensei no segundo filho, me perguntava se iria amá-lo como amo a Luna. Parece que com toda mudança que passamos no corpo e na mente durante a gravidez, nosso coração também fica maior. Também sabia que seria bem diferente que o primeiro, e como foi. A gravidez passou voando, os sintomas não eram mais novidades, a emoção e o medo do primeiro ultrassom também não foram iguais. Não teve também a preparação do quarto, as inúmeras leituras sobre cada fase do bebê, parto, amamentação, pesquisa de inumeros produtos de bebê, nem compra de roupinhas (ganhei todas). Não sabia a sensação que teria quando ele chegasse, nem como a Luna reagiria, mas ainda bem que ciúmes não rolou até agora, ela ainda está empolgada, quer pegar beijar toda hora, e o chama de “meu bebê”. Até pra Luana, não foi novidade, me lembro que quando cheguei com o bebê em casa (Luna) ela ficou super agitada, querendo saber que barulho era aquele que vinha do berço, queria cheirar, e até tentou carregar como se fosse um dos brinquedinhos dela. Pro Lorenzo, nem tchum, só uma cheiradinha e pronto.
Nos primeiros dias, comecei a estranhar, fiquei com a impressão que de repente a Luna, meu bebê, estava enorme, já falava tudo tão bem, com tanta desenvoltura. Agora tínhamos mesmo uma família, são DOIS filhos, DOIS! As pessoas não perguntam mais como está a Luna e sim, como estão as crianças, e percebi como a gente acha que não tem tempo, mas na verdade, com um filho só eu tinha muito tempo e não sabia.
Na hora do banho, sem medo, segurei firme e forte, me senti uma P.H.D nessa tarefa. Os gemidos e choros, não me assustam mais, nem tenho problema em deixa-lo chorando enquanto faço minhas necessidades tranquilamente no banheiro. Não o estranhei tanto, parece que o tal do “bonding” veio mais rápido do que veio com a Luna, afinal ele não mudou minha vida tanto assim. Com a chegada dele aqui eu já estava acostumada a acordar cedo, a me preocupar com outra pessoa mais do que comigo, a lavar bem mais roupas, a não sair mais sozinha sem preocupação, e nem sabia mais o que era dormir um sono profundo. Tudo foi mais fácil, mas tenho que dizer que ainda acho esquisito ser mãe de um menino. É diferente, não sei como explicar, mas é. Da mesma forma que o Sergio acha que ser pai de uma menina permite coisas que ele sabe que não serão iguais com o menino, eu também acho que o “bonding” da mãe com o filho homem é diferente. Pode ser que eu mude de idéia e sentimento quando eles crescerem, mas aqui em casa pelo menos, eu já sou para a Luna, a mãe chata e o pai é “cool”.
DSC_1156.JPGDSC_1169.JPG

Bookmark the permalink.

22 Responses to O segundo filho

  1. Soninha says:

    Ai Monica… nao senti firmeza… parece ate que esta com depressao pos parto! Cade sua alegria com seu novo baby, fofa??? Parece que a luna te encantou mais.. tentando compreender… Anyway, aprecie essa davida de ter um lindo casal.. vc vai viver uma dupla experiencia emocionante… tanto pq o tempo passa rapido e vc sabe ne.. criamos os filhos pro mundo.. daqui a pouco estarao casados e vc uma vez vai ser mae da noiva e outra vez mae do noivo.. enjoy it

  2. Soninha says:

    *Dadiva… rsrs

  3. Monica says:

    Oi Soninha,
    Magina, de forma alguma aliás acho que me apaixonei mais rapido no segundo 🙂 justamente por ja saber o que me esperava e aproveitar só o lado bom! O lado esquisito e ser mae de um menino, eu quis dizer num modo positivo, pois tao acostumada com a Luna percebo uma diferenca entre ele ser menino que a ligaçao apesar de ser o mesmo amor e intensidade, me parece diferente do que entre duas mulheres mae e filha do que entre mulher e um homem, mae e filho. Talvez tenha me expressado mal em algum momento e passou essa impressão.

  4. Bruna says:

    Mônica, Eu te entendi perfeitamente! Esse sentimento que você descreve de ser mãe de um menino depois de já ter uma menina eu também tive. Eu digo que curto cada segundo, justamente porque sei que passa rápido. Estou completamente apaixonada pelo Theo e confesso que mesmo sabendo que eu amo os dois igualzinho, tem dias que eu ainda me sinto culpada por estar curtindo tanto o segundo filho. Adorei o post, você colocou em palavras um sentimento meu. Obrigada! beijos

  5. Monica says:

    Oi Bruna, quase que o Lorenzo ia se chamar Theo 🙂 Fui la no seu site, vc nao tem escrito mais né? Lindos Sofia e Theo!

  6. Ana Maria says:

    O post poderia vir acompanhado de uma foto de Lorenzo, o belo. 🙂

  7. Poxa, foi a mesma coisa comigo. E a chata aqui também sou eu. Pelo menos pra minha filha, porque meu filho me acha cool :o) Vá entender.

  8. Ingrid Littmann says:

    Adorei, acho que entendi existe a diferença entre ser mãe pela segunda vez. Agora entra a Monica mãe da Luna já experiente no assunto. O Lorenzo e a continuação dessa segunda fase da mãe que ja sabe, que entende e não precisa se apavorar com tudo. Muito lindo.
    beijos
    ps. acho que deve ser muito bom ter um casal

  9. Cleiton says:

    Mônica, faltou uma fotinho atual do baby msm. Deve estar lindo!
    Preciso de um help: leio seu blog acho q desde 2003 e agora estou separando tds as dicas q vc deu aqui pra minha primeira viagem pra NYC. Quero mto ir a Long Island a noite pra “baladinha” q tem lá perto do rio e lembro q vc falou sobre ela. O site não é lá mto claro e não achei mtas coisas na net. Vc sabe se ainda existe essa festa lá? Vc ainda recomenda ou já virou farofada? hahaha… Mto obrigado!

  10. Isabella says:

    Monica, subscrevo. 🙂
    E de fato, faltou uma foto. :))

  11. Patricia says:

    Eu entendo bem o que é isso, minha mais nova fez 2 anos. Me questionei muito Se ia gostar tanto de um Filho Qto do outro, mas isso acontece de forma tão natural, fora que a gente FICA mais relax.
    Aqui o Meu Filho mais velho, é bem malandro. Qdo eu dou bronca, ele é filhinho do Papai, e qdo é ao contrário, ele é o filhinho da mamãe… Minha baby, já é toda filhinha da mamãe…

  12. Melissa says:

    Ele esta lindo !!!!!!!! ele tem olho claro ????? Lindo lindo, lindo, parabens !!!

  13. Soninha says:

    Lindo… Lindo….Lindo !!!! Parabens!

  14. Simone says:

    Monica, você está aprovada como ” fazedora” de bebês. Lindo e linda!!! Seus maiores tesouros. Parabéns!!!

  15. Marcella says:

    O Lorenzo está muito lindo, mesmo, Mônica! PARABÉNS!
    Ele é loirinho de olhos azuis?
    Bjs

  16. Ana Maria says:

    Lorenzo é o Brad Pitt dos bebês – lindo demais. E o que dizer da foto dos irmãos juntinhos? Fofíssima.

  17. Rosa Monica Evangelista says:

    Oi Mônica adorei saber da experiencia do segundo filho. Quero aumentar a família e marinheiro de primeira viagem sofre…. Vou a NY em abril bem no inicio, vc pode me orientar qto. as roupas, pouco frio, mais ou menos ou roupas de verão. Obrigada, bjsss

  18. Isabella says:

    Lindos! Achei ele a cara do pai, apesar de tê-lo visto somente na ocasião do consulado.
    Aproveite bastante essa fofura!

  19. Laura says:

    Que menino mais lindo! Apaixonei! 🙂

  20. Nanda says:

    Mo, ta lindo o guri! E esse olho? Que lindo! Parabéns! A Luna tbem esta cada dia mais linda e o Márcio disse que tbem eh muito querida e simpática! Parabéns bjo fe

  21. Fabricio says:

    que olhos bem bonitos ele tem !!! benzadeus !! achei ele parecido com o pai !!

  22. Thank you, I have not long ago been looking for information about this topic for weeks and yours is the best I have discovered so far.