IMAGEM É TUDO!

O Brasil está cheio de profissionais desempregados, todos sabemos, mas acabei de ter uma experiência vendo o outro lado da moeda. O escritório onde estou trabalhando tem uma filial no Brasil e estamos contratando pessoas para produção na área de Internet. Anunciei no click jobs, para vaga de Produtor de Flash. Com o “boom” da Internet, essa profissão cresceu muito, muitos profissionais surgiram muito rápido e muitos também entraram no mercado de gaiato.

De 100 currículos, sinceramente, nem 10 prestam. Alguns mandam o currículo com tom humorístico, do tipo “pretensão salarial: menos que R$2000,00 nem converso, mais que 2000,00 podemos começar a conversar”. Fala sério, você está procurando emprego e coloca uma coisa assim no seu currículo? Uma outra manda o email e no sender do email ela deixa o nick dela “fulanadoida”. Sim, ela colocou o nome e o “adjetivo” logo em seguida. Outros mandam currículos com URL errada, você clica e não acha a página, ou htmls com problemas.

Um deles até gostamos, chamamos para entrevista, conversamos ao telefone e estávamos quase contratando, só faltava marcar um teste. Quando a pessoa no Brasil nos mostrou um trabalho que ele disse que havia feito no Photoshop, juntando imagens que capturou na web, na mesma hora vimos que seria impossível, devido ao nível de perfeição. Resolvemos averiguar melhor e percebemos que no site que ele apresentou, enquanto carregava o flash, tinham alguns números que pareciam ser de um telefone americano. Procuramos por esses números na internet, encontramos o número e era mesmo de uma empresa aqui nos EUA. Clicamos no link e adivinhem: o site que ele nos apresentou dizendo ser dele, era a cópia de uma outra empresa. Tudo copiadinho, menos o texto, que ele modificou para mostrar que estava em construção, afinal a URL que ele nos apresentou era um diretório dentro do site dele. Enfim, desemprego tem, mas falta de profissional também, e muito.

Estamos com a maior dificuldade em encontrar alguém qualificado, que tenha responsabilidade e comprometimento. Parecem 3 qualidades básicas e fáceis, mas não conseguimos achar nenhum até agora. As vezes você acha um super qualificado, mas impressionante, parece até que os melhores são os mais descompromissados. Não cumprem prazos, desaparecem… sabe aquela praga de pedreiro e pintor que sempre somem quando você mais precisa? Largam o trabalho no meio sem dar satisfação? Não atendem o telefone quando você liga? Essa praga parece ter passado para os programadores. Fora que também acabaram sendo contagiados pelo “estrelismo” esse mal do qual algumas pessoas famosas sofrem.

Eu me pergunto, será que foi porquê o mercado cresceu muito rápido, e por falta de profissionais experientes, pessoas muito jovens (alguns com 16 anos) se especializaram e começaram a ficar com bastante conhecimento em um mercado novo, sem muita gente para ditar o que estava certo e errado? Assim iam adquirindo muito conhecimento técnico, viravam pequenos gênios, mas não tinham nenhuma experiência profissional, onde você aprende as regras básicas de um ambiente de trabalho, compromisso, relacionamento, etc? I-N-C-R-Í-V-E-L!

Sempre que mandei meu currículo, tentei deixá-lo o mais profissional possível, tomando cuidado desde o que escrever no assunto, qual conta de email usar, até checar muito a gramática e testar todos os links quinhentas milhões de vezes. É a minha imagem!!! e normalmente a primeira impressão é a que fica. Tanto que desses trocentos currículos que recebemos, acreditem, apenas UM, veio com um design legal, mostrando que a pessoa teve ao menos a preocupação de se destacar dos demais, de alguma forma.

Enfim, profissionais bons e de confiança está dificílimo. Por indicação ainda acho a forma mais segura de se contratar alguém. Aliás como estamos falando disso, vocês devem concordar que a profissão que mais se exige confiança é a da pessoa que entra e trabalha na sua casa. Escolher uma diarista, babá, cozinheira, motorista etc deve ser a coisa mais difícil do mundo. Pois então, aproveito meu espaço para indicar uma pessoa MARAVILHOSA que faz a limpeza na casa da minha irmã. Imaginem ter alguém na sua casa que limpa tudo com o maior capricho do mundo, é simpática, prestativa e ainda por cima de completa e total confiança. Boto minha mão no fogo por ela, que não tem essa história de sair às 5:00 em ponto. Se não deu tempo por algum motivo, ela fica até acabar o serviço, sem pressa, o importante é fazer direito. Profissionais assim MERECEM ser indicados! Faço questão! Quem quiser pode ligar pra ela, seu nome é Margareth e o telefone: 5528-4753. Quem também tiver alguém para indicar, que confie e goste do serviço, não deixem de divulgar! Parece fácil achar alguém, difícil é o “depois”.

Bookmark the permalink.

Comments are closed.