A obrigação de ser espontânea.

Você cuida do seu marido? Mulheres normalmente tinham essa “obrigação”, nos séculos passados, era algo normal mesmo, mas e hoje em dia? A mulher deve seguir o marido em suas decisões e escolhas? Se ele define que vão morar em Marte, ela como “esposa” deve segui-lo pois ele é seu “marido”?
Incrível pensar que hoje em pleno 2008 ainda haja pessoas que pensem assim. Essa foi nossa conversa, eu e Sergio, no final do domingo. Ele é totalmente contra isso, e como eu, acha absurdo que ainda haja esse tipo de pensamento e atitude. No fundo, acredito que a mulher tenha um pouco disso por instinto, o “cuidar”. Em casa ele se vira totalmente com seu jantar, e o cômico é minha mãe me perguntando se eu não vou preparar algo pro “Sé” comer. “Não mãe, ele se vira toda noite com alguma coisa”. Ela: “Tadinho.. Sé quer isso? Sé quer aquilo?”. Eu dou risada, porque ela também é dessa época das “obrigações” femininas, apesar de eu já ter dito a ela, que eu apenas não faço jantar porque ele realmente não gosta de comida pesada a noite. Adoro que ele pense assim, que não tenho a obrigação de fazer e me preocupar com sua comida, com suas meias, calças e cuecas, assim, sempre que faço, o valor que ele dá é outro, diferente de quem já espera que a mulher deva fazer isso.
Aí é que dá mais gosto em fazer sua vitamina de banana todo final de semana de manhã, lavar suas roupas quando eu percebo que a gaveta está ficando vazia, em todo dia de manhã levar na sua mesa o suplemento vitamínico que eu tomo, e que “QUERO” que ele também tome. Me preocupar se ele dormiu o suficiente, que deveria dormir mais cedo, e encher o saco para fazer exercícios (quando nem eu faço). Tudo isso, por pura vontade minha e nada por obrigação de “mulher”. Ver um sorriso e o bem estar de quem a gente verdadeiramente ama, não tem preço, e todo sacrifício é válido, mas quando esse não é imposto e sim vem de dentro, com 100% de espontaneidade.

Bookmark the permalink.

6 Responses to A obrigação de ser espontânea.

  1. leticia says:

    vixe, mônica
    eu sou assim, bem do tipo que pergunta se quer isso ou aquilo. não faço por obrigação (alias nem acho que seja obrigação mesmo), mas por sei lá o que… costume? falta do que fazer? hehehe

  2. MybIKE says:

    Eu acho que hoje em dia nao existe mais isso da “obrigação”, afinal nos nossos dias todos trabalham, tem seus afazeres e suas contribuições em casa.
    Inclusive as vezes o marido é que toma conta da cozinha, porque gosta, e a mulher de outras coisas, e ai entra no “querer” e não na obrigação como vc disse.
    Mas acho que ainda existe algumas coisas que prevalecem, tipo : O homem trabalhar muito é normal, mas se a mulher começa a fazer isso a reclamação é muito maior. Mas cada casal é cada um, e se se entendem é o que importa.
    Beijos

  3. mc says:

    Eu tb não dependo de mulher pra essas coisas… fui criado de outro jeito, e gosto de não depender. Minha sorte é que gosto muito de cozinhar! rsrs
    Hoje, quando visito meus pais e minha mãe faz algo pra mim, confesso que é estranho (ela mesma sempre fez questão de nossa independência e nos ensinou isso). Mas, como é por carinho, sem obrigação, deixo ela fazer e recebo, também com todo o carinho. papai, inclusive, vem com aquela coisa gostosa de “o que você tá com vontade de comer hoje?”. E o homem manda ultra bem na cozinha.

  4. Mo, assino embaixo.
    E eu tb ” dei sorte”. O namô se vira com comida, cuida das próprias roupas e ajuda nas tarefas de casa. E sempre que posso, faço um agradinho, sem obrigação nenhuma, mas cheio de amor… E minha mãe é igualzinha a sua.. hahaha

  5. camila says:

    Nos tambem somos assim… O meu se vira completamente sem mim. Na verdade, as vezes ele que “cuida” de mim. Acho muito bom. Dia desses resolvi fazer um jantar. Pra ele foi completamente inesperado, e pra mim foi otimo, porque nao tinha obrigacao nenhuma.

  6. Monica says:

    …meu lado tradiciona mineiro (de pai e mãe apesar de paulistana) é tão forte que só me sirvo depois de servir meus rapazes. Com ou sem ajuda de empregada sempre cuidei da roupa deles, da comida, de quase tudo o que é doméstico. Acho que erro um pouco pois o João precisa colaborar mais, o Thales é muito parceiro e ajuda bastante, mas não tem talvez o meu rigor com as coisas domésticas.
    No mais eu faço por tanto amor, com tanta naturalidade… o Thales diz que eu junto tradição e modernidade, será que sou amélia demais?? Eu acho que nós mulheres modernas ficamos meio sobrecarregadas e acho bacana que você tenha desencanado de algumas obrigações, mas que tenha tantos gestos de carinho e cuidado. Quando a seguir o outro eu seguiria como ele já me seguiu desde que aquilo seja muito importante para um ou para o outro e que seja bacana para a família. Se o Thales não tivesse topado ir comigo para NY eu não teria ido pois apesar de amar o que faço ele e meus filhos estão no centro da minha vida. Amor é mais difícil de achar que emprego.
    beijos, Graziela