O gosto do desgosto


Adoro morar em NY, mas morro de saudades do Brasil. Se tivesse que voltar amanhã pra terrinha, morreria de alegria, mas ao mesmo tempo estaria cheia de dúvidas, e já uma antecipada saudade.
O fato de andar a pé para todo lugar, a qualquer hora, sem preocupação com segurança, é priceless. É bela, viva, oferece tantas coisas gratuitas, cheia de opções, rica, poderosa, desejada. Mas sinto saudades da minha cidade mãe, com sua insegurança, falta de opções ao ar livre e de graça, falta de qualidade de vida, mas que é tão charmosa, gostosa. Como explicar?
Nenhum americano entende o que eu faço aqui, já que eu falo que o Brasil é maravilhoso que nossa comida é a melhor do mundo, somos mais interessantes, mais soltos, mais divertidos… Não entendem porque não faço questão de fazer amigos aqui, nem porque não acho graça em tomar uma cerveja num barzinho como faço em São Paulo. Ouvem Caetano Veloso e apenas acham bonito, mas não sabem o que eu sinto quando ouço Caetano, o que ele significa, o que ele diz, como ele toca lá no fundo. Nem entendem porque ainda sendo maravilhoso, ir em uma praia no Caribe não é a mesma coisa de uma praia do nordeste. Nem imaginam porque forró é tão mais gostoso que a salsa. E como explicar isso? Nunca consegui. Mas desenvolvi dois pensamentos que talvez ilustrem o que eu quero dizer.
1- São Paulo é aquela comida que você cozinha os ingredientes todos juntos, como um Fettucine ao frutos do mar, onde os camarões são cozidos com o molho, e todos os outros ingredientes juntos. Ou então como aquela feijoada que todas as carnes também são cozidas junto com o feijão, unificando os sabores, mesclando.
2- New York é a massa como aquela rede de comida italiana “Spoletto”. Mil ingredientes, mil opções, todos misturados já depois de prontos, e que no fim fica com gosto de nada. Ou aquela feijoada que as carnes são cozidas em uma panela, o feijao em outra e depois para servir, apenas misturam se todos. Apesar da variedade e opções para escolher o que você gosta da feijoada ela fica sem gosto, ainda que seja com os melhores ingredientes do mundo.
O segundo pensamento é assim:
1- New York é aquele carinha lindo, rico, culto, carinhoso, que faz todas as suas vontades, e que você sabe que seria o homem perfeito para garantir seu futuro e construir uma família, mas…que falta, tempero, paixão.
2- São Paulo é aquele carinha não muito bonito, charmoso, cheio de lábia, boêmio, malandro. Você sabe que não é pra casar, com quem o futuro é incerto, e sem muita coisa a lhe oferecer, mas… sem saber o porquê, pensa nele todos os dias, invade seus sonhos e fantasias.
Será que dá pra me entender???? Acho que quem mora aqui, vai saber o que quero dizer, e os que não moram e tentam entender porque amamos tanto nosso país e saímos de lá, conseguirão entender o espírito da coisa.

Bookmark the permalink.

19 Responses to O gosto do desgosto

  1. Bruna says:

    Ola Monica!!! adoro seu blog entro todos os dias!! Em Agosto vou estar passando uns dias em NY gostaria de algumas dicas… se possivel poderiamos manter contato..Ahhh sou do Brasil claro!!! moro no interior de SP!! obrigada! SUA FILHA É LINDA DE MAIS… AMO VER AS FOTINHAS DELA!

  2. Paty@Bahrain says:

    Oi, Mônica!
    Sempre leio seus posts.
    Vc conseguiu definir exatamente o que eu também penso do RJ. Este nosso amor sem limites não tem explicação.
    Desde que saí do Brasil, também não faço questão de muitos amigos. Prefiro poucos e bons. E nunca é a mesma coisa… Os amigos de lá são especiais, os temperos de lá também… Ai, ai. Agora estou com saudades do Rio, mas sabe lá quando vou poder ir pra lá. 🙁
    Também tenho um blog sobre a minha vida no Oriente Médio. Dá uma passadinha lá se tiver um tempo.
    http://www.patriciaamorim.com
    Bjs.

  3. leilalondon says:

    oi Monica, tu descrevestes muito bem e eu sinto a mesma coisa, morando aqui em Londres.
    sempre falo que aqui eu sorrio mas é no Brasil que dou minhas gargalhadas.
    beijinhos

  4. helo says:

    oi monica! bom, fiquei até emocionada lendo esse post. realmente vc explicou são paulo direitinho, só a gente q é paulistano consegue entender esse amor. eu , q morro de vontade de passar uma temporada por aí, imagino como deve ser essa contradição q vc tentou explicar…. muito legal mesmo, adorei!! bj

  5. elaine says:

    mais ou menos assim… acho que voce esta home sick e isto explicaria as duas comparacoes. pra mim nem SP e assim tao saborosa ou NY e tao sem gosto. e diferente… estar longe e uma opcao que todos os dia tem um valor diferente.
    🙂
    XO

  6. Simone says:

    Mônica, Caetano diz em uma letra sua ” Minha pátria é minha língua”. E é verdade!!!!
    Mas Tom Jobim quando morava em Nova York dizia que ” São Paulo é uma merda, mas é bom…Nova Iorque é bom , mas é uma merda!”
    Ele também sentia essa saudade imensa do Brasil!!!!
    Ouvir o piloto dizendo” …preparar para o pouso no aeroporto internacional de Guarulhos” dá um friozinho bom na barriga!!!
    Um grande beijo

  7. Janaina says:

    Oi Monica,
    Gostei das comparacoes e concordo contigo.
    Voce ainda esta em New York, imagina a feijoada aguada que é o Garden State onde estou.
    Tambem concordo com a Simone, sinto o mesmo friozinho na barriga quando chego a SP.
    Bjs

  8. carla says:

    O seu post fala exatamente o que eu sinto morando em NY!

  9. Danielle says:

    Eu conheci NY alguns meses atrás quando passei 1 mês nessa terra estudando inglês. Gostei da cidade e gostei demais de poder ir e vir com segurança.
    Tenho muita vontader de ter uma experiência internacional, morar fora por um tempo. Meu sonho é morar na Europa, mas não conseguiria trocar essa terra tupiniquim em definitivo. Apesar do caos que é isso aqui essa é minha terra.
    Abs

  10. Michelle says:

    Oi Monica.
    Engraçado vc falar sobre isso. Só quem mora fora por um bom tempo entende. Que só conhece por passear não tem noçao da realidade.
    Tem um blog que eu gosto muito e o cara fez um texto muito semelhante ao seu olha lá
    http://australiabrazil.blogspot.com/search?q=caetano
    Bom é isso.
    Deus abençoe sua família

  11. B says:

    Já disseram aí em cima, mas acho que só quem mora fora capta a mensagem.
    “Morar no Brasil é uma merda, mas é bom. Morar nos EUA é bom, mas é uma merda”.
    Btw, sou uma brasileira morando em DC.

  12. Gloria says:

    Concordo com vc mas, viver em SP ou no Rio,tá difícil mesmo.De qq forma irei amanhã até Sampa,meu filho está morando lá,dar uns passeiozinhos até a Liberdade,o Mercadão e tb dar um rolé cultural que nunca é demais.
    Ah,da outra vez fui ao Dressing ,na rua Amauri e adorei.Bjão !

  13. kelly says:

    Oh Monica, voce me faz chorar com seu jeito de escrever. Parece poema. Muito bonito. Fiquei emocionada. Estamos na mesma pagina. Beijao, K

  14. Marlia P. says:

    Sou brasileira, pernambucana e vivo em Washington DC e o interessante é que sei exatamente o que você sente ao definir SP e NY é o mesmo que sinto em relação a DC e PE. Agente nunca consegue expressar exatamente o que esta sentindo a uma pessoa que não passou ou esta passando por uma situação semelhante. Amo Washington mas morro de saudades da minha terrinha “Pernambuco”.

  15. Anonymous says:

    MONICA CAPTEI… ISTO SE CHAMA SAUDADES… BOAS VIBRAÇÕS PARA VC…

  16. Angeles says:

    Eu entendo. sou paulistana e nunca tinha vivido em nenhuma outra cidade ate casar e mudar para Phoenix, AZ. Sabe o que e isso?Voce ao menos esta em NY, meu marido e de NY, mas ja mora neste deserto ha muito tempo. Nao consigo me acostumar, lembresse de mim, podia ser pior e vc estar neste buraco tambem. Curta NY por mim!!! 🙁

  17. rosa monica says:

    Oi Mônica compreendo o q/ vc fala, mas é fantastico poder fazer essa comparação. Tenho muita vontade de morar fora, apenas uma temporada, mas agora ñ dá…Tb preciso melhorar meu inglês q/ ultimamente á péssimo….
    Um bjaõ na Luna.

  18. Se sei.
    No entanto, ainda prefiro ficar fora, voltando de vez em quando. Pra passear, beber cerveja em um bar do nordeste e fazer compras em Sao Paulo.
    Digamos que eu prefiro ficar casado com o cara lindo, bem sucedido e inteligente (Londres) e de vez em quando dormir com o feio, pobre e quente (o Brasil).
    O que voce faz em NY, Monica?
    x
    Marcos

  19. Myllene says:

    Hi, Mônica! Quando li seu post, me transportei para a época que passe i em NY. Vivi intensamente por 2 anos nessa terra e me senti várias vezes assim como vc. A gente cria uma outra relação com o Brasil qdo estamo fora. Amo NY mas meu amor pelo Brasil acabou me trazendo de volta. Aqui estou em casa.
    Bjs.