Essas coisas…

Não entendo porque no Brasil, as pessoas precisam de todo jeito diferenciar empregados de patrão. Aliás, isso acontece quando a diferença entre eles é bem significante, pois em empresas normais, dificilmente você saberá quem é por exemplo o designer, o diretor de arte ou o dono da empresa apenas por olhar para eles. Mas, andando alí no calçadão do Rio de Janeiro, nas pracinhas dos bairros nobres de São Paulo, imediatamente conseguirá dizer quem é a babá e quem é a mãe. Não pelas semelhanças físicas com os bebês que estão carregando, mas simplesmente pela roupa que usam. Babá tem que usar uniforme. Me digam, pra quê? Pequeno…
Wikipedia:
Uniforme é um padrão de vestuário usado por membros de uma dada organização, durante participação em atividades organizadas por tal organizaçào. Alunos de escolas frequentemente utilizam uniformes. Perfomadores de atividades religiosas quase sempre utilizam padrões de vestuário. Uniformes modernos são usados por forças paramilitares tais como polícia, serviços de emergência, seguranças e por prisioneiros. Muitas vezes, trabalhadores de um dado estabelecimento industrial ou comercial utilizam uniformes. Os uniformes escolares criam uma padronização dos alunos, além de facilitar a identificação e o controle da entrada e saída de pessoas nas instituições acadêmicas.Outra vantagem dessa padronização é o barramento das taxações a partir das diferenças de classes sociais estampadas nas roupas evitando preconceito entre os próprios estudantes.
Post inspirado na noticia “Daniele Winitz escolhe uniforme de babá”

Bookmark the permalink.

14 Responses to Essas coisas…

  1. Mic says:

    Ah, Monica, isso é coisa de socialite e global. A classe média não tá preocupada com essas coisas, não! Pelo menos no círculo que eu freqüento nenhuma amiga minha tem babá com uniforme. Em compensação, já fui a aniversário de um primo “endinheirado” do meu marido e vi um verdadeiro desfile de uniformizadas! rs
    Então, não é coisa “do Brasil”, entende? É coisa de quem tem dinheiro e precisa mostrar status. Pelo menos eu acho! rs

  2. MybIKE says:

    Oi,
    Eu nao sei porque as madames dos bairros nobres fazem com que suas babas usem uniforme, mas eu talvez pedisse pra alguem usar se fosse pra uma dessas razoes que o wikipedia fala, pra dar um padrao de vestimenta, ou pra ate facilitar a vida, já que nem todo mundo pode ter uma roupa descente pra vestir, e saber que ja tem um uniforme no trabalho pode ser comodo. Mas acho que isso é valido desde que a pessoa concorde com isso, nao se sinta ofendida.
    Beijo

  3. Luciana says:

    Acho que foi semana passada que esse assunto surgiu no programa da GNT, Happy Hour. Foi muito interessante. Inclusive muitas babás defendiam o uso do uniforme (muitas vezes, conjunto de roupas brancas, básicas. Não aquela coisa com avental e chapéu). Algumas diziam se sentir mal usando suas próprias roupas, pois eram “feias”, inapropriadas. Elas se sentiam muito melhor de uniforme. Claro, sempre tem quem não goste. Mas, afinal, o que na vida não tem dois lados?
    E, sinceramente, é muito melhor uniforme do que usar shorts mostrando o útero e blusinhas quase tops. Cansei de ir na casa de amigos e encontrar funcionárias vestindo míseros pedaços de pano.

  4. Thais says:

    é típica atitude de países subdesenvolvidos, e neste caso, de emergentes subdesenvolvidos.. patético! em famílias em que realmente as empregadas são necessárias, dificilmente elas usam uniforme..
    é pura e exclusiva necessidade de auto-afirmação…
    bjusssssss

  5. mari says:

    Uai se a babá nao tem roupas , dê roupas.Coisa de brasileira que tem filho mas nem de carregar o bebe ela gosta…ridículo.
    Um dia um Sr me contou um caso de um amigo rico que toda vez que ia viajar trancava as portas do quarto,do escritório com sua joias e seus bens e deixava o filho em casa com a babá , isso foram várias vezes e a criança começou a ficar doente e descobriram que ela estava sendo envenenada pela babá que não aceitava a desconfiança do patrão com seus bens e confiava à sua maior jóia. .Sei que os pais mudaram de atitude e a criança se salvou… longo o comentário , mas finalizando. Façam das suas babás suas amigas elas cuidam do seu maior patrimônio,abraços.

  6. Nancy says:

    Claro que isso é ‘coisa de Brasil’, pois nunca vi nada assim aqui nos países da Europa. No Brasil algumas pessoas fazem questão que uma linha seja estabelecida para que essa diferença seja muito evidente, pena que seja assim né, afinal é tão gostoso ver patroas e babas (fora do Brasil), não ter essa disparidade….

  7. ethel scliar says:

    Pois é. MAs o mais engraçado, é qjue os uniformes (ta na propria palavra, né?) surgiram para deixar todo mundo igual, ou seja, para impedir a distinção de status… E tem horas que ´e bom mesmo. Ta atrasada? O que vai vest9r? Nao precisa pensar: uniforme e ponto final! Bzus, bom final de semana com muitas danças, voltas e rodopios! Ethel Sc
    PS: E pára de me deixar me sentindo culpada! Onde já se viu? To voltando para casa depois da visita para a minha filha e… cozinhei tudo de bom! kkkk

  8. juliana says:

    Monica, arranjei uma faxineira nova que parece ser otima. Ela tem excelentes recomendacoes. vou experimentar e te falo. desculpa a demora em responder. minha vida ta uma loucura. beijao

  9. Paty@Bahrain says:

    Oi, Mônica!
    Aqui no Oriente Médio, 99% das babás ou ajudantes usam uniformes. É padrão mesmo e elas, em geral, gostam. (não estou falando das roupas de babadinhos)
    Eu não concordo e só compraria se a pessoa me pedisse, mas também não gostaria de ver uma pessoa com roupas indecentes dentro da minha casa.
    Talvez a solução fosse comprar umas roupinhas básicas, tipo camiseta branca de malha e calça jeans e dar para a babá.
    Mas cá entre nós, eu acho que uniforme é coisa de gente que quer mostrar ou parecer que tem dinheiro. Bjs.

  10. rosa monica says:

    Oi Mônica, tenho a mesma opinião q/ vc, mas minha sogra vivi me pedindo pra comprar uniforme p/ a babá do Tiago, fala q/ mais higiênico, fica melhor, então comprei duas blusas e duas bermudas, mas ela nunca usa qdo sai c/ ela, parece de proposito… Eu fico só olhando e comigo q/ ñ faço a menor questão tá ela sempre de uniforme !!!

  11. Michelle says:

    Monica, isso nao é coisa só do Brasil. No mundo todo existe isso. É um erro pensar que só existe isso no Brasil ou em país subdesenvolvido.

  12. graziela says:

    nossa Mônica deu tilte aí e meu comentário se multiplicou. Sorry, é culpa da máquina viu. Só para completar uma cena tragicômica. A Rose tem mania de usar uma meia para alisar ainda mais a toca que faz à noite no cabelo. Vira e mexe ela dá um susto na gente com esse visual. Eu já disse que ela fica parecendo o ” seu boneco” (da escolinha do Prof. Raimundo), já comprei bons produtos para usar antes da escova, já disse que isso vai espantar o futuro marido, que não condiz com uma mulher em evolução, mas ela continua nos dando susto, fazer o que? Acho que muita gente dá uniforme também para evitar sobressaltos e constrangimento. Já pensou ter que mandar a babá tirar a saia curta demais ou trocar o top por uma camista??
    bjs again

  13. Concordo com isso dos uniformes, em parte. Mas ainda mais gritante e frustrante é o tratamento dispensado aos funcionários. Realmente…
    Abraco,
    Marcelo.

  14. Anonymous says:

    … para não estragar as roupas dela, para estar confortável e bem vestida, para não ter que sugerir que tire a mini ou o top, para não gastar o dinheiro dela com roupas que vão sujar nas brincadeiras e comilanças… Eu uso em alguns trabalhos especiais e adoooro! Não ter que se preocupar com que roupar usar é muito bom. Nunca pensei no uniforme como algo para marcar status ou humilhar. Deve ter gente que gosta de ver o sécto de branco, não é o meu caso. Esse assunto é mais um daqueles que depende, depende do que vai na cabeça e no coração de quem usa e de quem pede para usar.
    beijos, Graziela