Nana Nenê

Luninha varia bastante quando o assunto é dormir. Nesses 2 anos, ela já mudou a maneira de ir pro berço umas 4 vezes. Uma época ela está ótima, sem criar caso, outras está terrível. A última mudança foi que antes ela tomava o leite no meu colo, na poltrona já no escuro e quando acabava eu a colocava no berço, ela virava pro ladinho e dormia. Agora, ela quer que conte uma estória, deixe a mamadeira em cima do cavalinho (se colocar em outro lugar ela briga), quando acaba, fechamos o livro, ela reza no berço, e toma o leite sozinha (sem açúcar não faz mal pros dentinhos), apago a luz, coloco a música e dou boa noite. Estava funcionando lindamente, ela acabava a mamadeira, a colocava no cantinho do berço e dormia. Depois de um tempo, começou a forçar fazer cocô depois de um tempo que fechávamos a porta, assim ela teria uma razão para me chamar. Nisso, depois de trocar a fralda, fica arisca, não quer voltar pro berço. Com alguma conversa, ela voltava e dormia, mas agora, ela aprendeu a apelar MESMO, e tocar no meu ponto fraco, eu que sempre fui bem durona e a deixava chorar… a diferença é que antes, ela não falava. Agora é assim: “Mommy, eu tá aqui chorando sozinha no escuro” “Mooommmyyyyy, Mooommmyyyy, I chamando Mommy e Mommy não vem.” Então entro no quarto, e ela com aquela carinha linda, diz ” Tava chamando mommy, mommy num vem pega me, I ta sozinha Mommy” . A “durona” aqui abre a guarda, pega no colo e o estrago está feito. Vamos pra minha cama dormir lá e depois coloco no berço ou embalo na poltrona dela, o que é um problema, pois sempre que vou colocar no berço ela agarra minha mão.
Hoje, ela aprendeu mais uma. Quando chamou pra trocar o cocô, não quis voltar pro berço. Comecei a falar duro com ela, e ela disse, colocando a mãozinha na minha boca ” Mommy Mommy, não fica blava”. Derreti de novo, totalmente consciente de que estou quebrando tudo que consegui até agora, e que meu sonho de a Luna ir um dia sozinha pra cama dela que pretendo comprar, dando boa noite de livre e espontânea vontade, está cada vez mais longe.

Bookmark the permalink.

19 Responses to Nana Nenê

  1. MybIKE says:

    Oi,
    tsc tsc tsc, não faça isso. Vc estará estragando tudo que construiu até agora.
    Seja dura, seja firme e entenda que é realmente uma chantagem emocional, de alguém que tá ficando mais esperta.
    Isso seria o resumo de tudo que minha melhor amiga me diria num caso destes, mas eu mesmo fui mole e nao fiz nada disso, mas vc é como ela e aposto que aceitaria este conselho na boa.
    Seja forte.
    Mas que ela é fofa, convincente, maravilhosa, deliciosa, isto ela é. AMO ESSA MENINA 😛
    Beijo

  2. Simone says:

    Ah, Monica que graça esse portuinglês dela.
    Ah, deixa ela ficar um pouquinho mais grudada com você…todos dizem que os filhos crescem tão rápido e depois a gente morre de saudade, né?
    O duro são as nossas noites mal dormidas…mas ela não vai fazer isso a vida toda!
    Luninha tá uma fofura !
    mil beijos

  3. Monica says:

    Simone,
    POis é eu vou adotar a outra tática, vou fazer ela dormir na poltrona no meu braço, assim ela fica feliz e eu, fico mais pertinho dela. As vezes temos que deixar os afazeres de lado mesmo, pois eles nunca acabam de verdade… já a infancia delas, passa rapidinho

  4. Rosa Mônica says:

    Mônica, o meu filote tb apronta, mas como ele ainda fala pouco tô fazendo a linha durona, mas se ele falasse assim c/ certeza ñ resistiria. A Luna é muito esperta e fofinha. Mas ñ se preocupa assim como ela inventou isso daqui a pouco ela faz diferente.
    Bjos.

  5. Nicolle says:

    ‘mommy, mommy…’
    áh, eu não resistiria. no dia em que ela for dormir sozinha, tu vai sentir falta disso.

  6. Amanda says:

    Apesar do I momy ser a coisa mais fofa, vc tem que ser forte! Eu leio o seu blog faz tempo e adoro!
    Beijos

  7. Van says:

    amei o portungles..
    Monica, qdo minha filha começou a enrolar assim, passei ela pra cama e foi como mágica…e ela nem tinha dois anos…
    Tenta…

  8. leticiaê says:

    uma vez li um pediatra que tentava acalmar as maes cujos os filhos tinham dificuldade de dormir sozinhos dizem que isso inevitavelmente passa, pois, afinal, não se vê muitos jovens de 18 anos dormindo na cama do papai e da mamae, né? 😀

  9. Simone says:

    hummm.. a Helena tbem tem dormido mais tarde.. e eu nao deixo chorar nao.. nem precisa chamar a mommy.. eheh.. normalmente fico com ela no colinho ate ela concordar em ir pro berco.. (claro que tento convence-la, falo que tem que acordar cedo no outro dia, e que se ela nao for dormir vai ficar cansada.. mostro as janelas dos predios com as luses apagadas e falo que ta todo mundo indo dormir – o duro eh que sempre tem mais luzes acesas.. ahah, falo que ja eh tarde, e que com certeza a essa hora a Luna ja esta dormindo.. ihih), se ela concorda em ir pro berco fico la com ela, passando a mao no cabelo e cantando uma musiquinha ate ela dormir (se ela foi pro berco por bem, dorme rapidinho) – por enquanto tem dado certo..
    mas hoje mesmo estava lendo no boletim do babycenter que as criancas com essa idade tem que gastar MUITO a energia.. que tudo o que eles precisam agora eh correr, pular, e brincar.. entao talvez umas atividades mais agitadas ajudem.. eheh – coloca uma musica pra ela e o Segio dancarem! aeaeae!
    beijos!!

  10. Simone says:

    luzes eh com z??

  11. Gloria says:

    ish maria, é brabo isso mas temos que firmar bem senão fica cada vez mais difícil,quem sabe a cama nova e dizendo que ela é uma moça e tatatatatat…..dá certo.Mas, com certeza não é por muito tempo, curta tb esse momento difícil,faz parte do crescimento dela.Boa sorte !e bons sonhos …

  12. ana says:

    ai, que fofa !!!
    mas olha, um conselho, cuidado com esse leite antes de dormir, porque tem acucar sim. o acucar proprio do leite e pode causar caries.
    meu filho toma o leite no berco ou no quarto e escovo os dentes la mesmo.
    agora estou passando a dar o leite ainda na cozinha para poder escovar bem escovado….mesmo leite puro da caries !
    BjS

  13. Flavia says:

    Aiii, mas quem que resiste a esse apelo chantagista???? Olha, se faz te sentir melhor, a Victoria anda chorando muito e toda vez ela fala “pu” para eu a colocar na cama e trocar a fralda, eu falo que nao que ela nao fez coco, etc. Depois ela comecou a apontar para a porta e fala “door”, para sair do quarto e vir para a sala conosco ou para a nossa cama. Mas qdo ela vem para a nossa cama, ela eh a unica que dorme! Eu e o Paul somos “expulsos” da nossa propria cama, agora chega!
    Nao a pego no colo mais, jah expliquei que ela soh vai dormir no berco dela, agora entro no quarto, ela experniando no berco, eu dou beijinho na testa dela, digo boa noite, eh hora de dormir e saio. Ela para de chorar em menos de 1 minuto. Ela acorda vaaarias vezes durante a noite, mas vou ser persistente he, he, he, vamos ver no que vai dai 🙂
    Ai, ai,ai isso virou um post, desculpa…
    bjs e boa sorte!

  14. Ai, que linda ! Eu nem sei o que dizer. Que mae nunca passou por isso? Eu adotei o método da dureza com minha filha, quando ela era pequena, porque tinha que trabalhar no outro dia e com o lenga lenga dela, todo mundo se acordava morto de cansado, inclusive ela. Mas é difícil, eu sei. Coração de mãe é coisa séria. O que é bom é que essas fases passam e depois outras virao. Faça como seu coraçao permitir.
    bjs

  15. Martinha says:

    hauahuahaua
    Crianças sao assim mesmo.. não tenho filhos mas fui aupair de 4..
    Sei como o tanto que são “chatagistinhas” qdo querem..
    Mas me derretia toda tb..
    =)
    http://travelandtrips.wordpress.com/

  16. graziela says:

    Mônica você tocou num assunto que é realmente um drama para muitas de nós (vou postar sobre isso também. Recomendo muito um livro chamado “Nana Nenê” da Sylvia De Bejar (tem que achar o nome aí em inglês). É bem curto e direto, tem dicas preciosas e funciona. Nos primeiros meses do André usei bastante. Ele também toma a mamadeira na poltrona e tem que botar no criado, eu escovo os dentes com um copo no quarto mesmo (dizem que a lactose dá cárie sim, mesmo que o leite seja sem açucar), boto no berço e tenho que contar uma, duas ou três “histólias”, aí uma hora eu falo “agora você conta para você mesmo o final e saio do quarto. As vezes ele chora um pouquinho, mas logo dorme. Como a fralda estava amanhecendo seca eu tirei, raramente ele pede para fazer cocô, para evitar eu tenho botado ele no troninho antes de deitar. Meu problema atual é que ele acorda às cinco e meia da manhã!! Estamos exaustos. Ele quer ver filme, quer brincar… Hoje comecei uma política de demorar mais para atendê-lo de manhã, de mostrar que está escuro, de falar que não tem tv. Vou deixar uns brinquedos no pé da cama como sugere o livro. Vamos ver.
    Com o João foi bem fácil, eu enquadrei e depois de uma história era boa noite mesmo. Ele sempre dormiu muito bem e só vinha para minha cama rarissimamente quando estava doente. Dizem os especialistas que é bom aprender a se acalmar e dormir sozinho, esse treino serve para a vida. Como é difícil. Uma hora vai e a gente para de usar corretivo.
    beijos, Graziela

  17. eles sao muito fofos mesmo, meu filho também usa destes argumentos e olha que já está com 5 anos ein?
    bjks

  18. Kelly says:

    Oi Monica…Isso aconteceu comigo…Agora meu marido ou eu tenho que dormir com meu fillho e ele tem 6 anos…Imagina!!! Quando eles vam para sua cama…ninguem mais tira. Infelizmente e assim….Good luck!!! Mais ela e fofa demais…

  19. Lisa Walsh says:

    Monica, essa mistura de idiomas que ela esta fazendo e’ pessima. Tente falar portugues ou ingles, nunca os dois misturados,pois ela vai comecar a falar assim com todo mundo, e ninguem vai entende-la. aprendi que eles tem que saber que sao duas linguas diferentes, e que misturado nao significa nada. Mesmo desde novinhos eles ja aprendem que sao 2 linguas diferentes, se vc nao incentivar a mistura.