20 anos da queda

Comecei a me interessar pela história da segunda guerra mundial, há muito pouco tempo. Da época de escola, não me lembro de nada, meus professores de história foram péssimos, e deles a única recordação que tenho era o pedido pra ler o capítulo X e fazer um resumo.
Ano passado, após ler o maravilhoso “A Menina que Roubava Livros” eu quis conhecer o outro lado da história. Queria saber a visão de um Judeu, que vivenciou aquele horror. Lí o espetacular “I have lived a thousand years: Growing up in the Holocaust”. Que livro… você não dá nada por ele, a capa, o tamanho e o tipo de papel, mas é simplesmente um dos melhores livros que já lí e melhor do que qualquer aula de história. Sabendo da visão e de tudo que passaram os judeus, quis então ver o outro lado, tentar achar alguma coerência nos motivos que levaram a esse pesadelo. Lí um livro sobre Hitler, esse foi massante, difícil de ler, mas altamente informativo. Mas e aí, Hitler se foi, e minha curiosidade no final do livro ficou, e então querendo saber o final da história, comecei a ler “A woman in Berlim”. Está difícil acabar, ler me dá muito sono, em inglês ainda, é como se tomasse um sonífero do mais potente. Estou no final, chocada com o que os Berlinenses passaram, principalmente as mulheres, que eram estupradas como se fosse tão simples como acenar pra alguém. Quanta tristeza viveu esse povo todo, os soldados, os alemães, os judeus, os russos. Como um ser humano consegue fazer tão mal a outro ser humano dessa forma é a questão que acredito eu, nunca teremos uma resposta. Agora a minha curiosidade está em saber como foi a vida depois do muro, 40 anos, uma geração, vivendo dividida e de repente, depois de tanto tempo essa unificação, e o reencontro. Fico curiosa também para saber como foi a reação de tantas crianças que nasceram fruto do estupro do exército vermelho, o preconceito, o símbolo que eles seriam. Alguma sugestão de leitura?
Enfim, esse assunto muito me interessa, nesses 20 anos após a queda do muro, que ocorreu quando comecei a namorar com o Sergio, e nem imaginava o quanto isso me interessaria depois, aqui está um material muito legal, fazendo uma cobertura leve, informativa, rápida e eficiente. Muito melhor do que as minhas aulas de história.

Bookmark the permalink.

4 Responses to 20 anos da queda

  1. Rita says:

    Monica, eu também adoro esse assunto, vou fazer uma lista de livros legais.

  2. PENSEI QUE EU ERA A ÚNICA EM TER PÉSSIMO PROFESSORES DE HISTÓRIA, AGORA JÁ NAO ME SINTO TAO SÓ, QUE ENGRAÇADO EU TAMBÉM ESTOU INTERESSADA NO MESMO ASSUNTO, VI MUITO FILME SOBRE ISSO.
    BEIJOS

  3. Rosa- Jundiaí says:

    Assita então o filme Escape from Sobibor. É um filme muito bom

  4. Rosa- Jundiaí says:

    Assita então o filme Escape from Sobibor. É um filme muito bom