A melhor escolha

Já falei sobre isso aqui, mas a cada dia que passa me pego pensando como foi uma decisão acertada a opção de colocar a Luna no Day Care. Me lembro até hoje minha agonia de deixar Luna lá, com pessoas que não dariam atenção exclusiva a ela, nem dedicariam mais tempo do que o normal para fazê-la comer. Não fariam aviãozinho, nem inventariam mil histórias para convencê-la. Quando chorasse, muitas vezes seria ignorada, e isso me matava so de imaginar, já que em casa, qualquer chorinho já íamos correndo ver o que era. Quem iria cuidar dela como eu e minha mãe tínhamos cuidado desde que ela nasceu? Ninguém. Ter uma babá me parecia ser o mais próximo disso, atenção exclusiva, mais carinho… Não deu certo trazer quem eu queria, e não me restou outra opção tive que colocar no day care. Ver ela chorando nas 2 semanas seguintes foi de cortar o coração, mas eu nem imaginava como valeria a pena.
Acredito (e é minha opinião apenas) que criança que frequenta escolinhas, tem um comportamento bem diferente comparada às que ficam em casa. Socialização é a primeira grande vantagem, não ter a atenção somente pra ela, é essencial e ela entende muito bem quando não é feita sua vontade. Obviamente vai se contrariar, mas será acostumada com a disciplina da escola, terá a hora certa de comer, de dormir, aprender a guardar os brinquedos e etc.
O que mais me conforta é saber que o dia todo enquanto trabalho, Luna convive com os amiguinhos, e participa de atividades incríveis pro seu desenvolvimento. Canta, conta, sabe os dias da semana, cores, números, já reconhece a escrita do seu nome, canta musiquinhas em espanhol, francês e inglês. Vai aos parques da cidade praticamente todos os dias, fico imaginando ela dependendo de mim para aprender tudo isso, e minha insegurança em saber se eu estaria ensinando realmente o que ela deveria saber. Quando ela chega em casa com palavras que eu nem sei o que significam, com seus projetos de arte, e já sabendo as letras do seu nome, tenho a confirmação daquilo que já nem dúvidas tinha mais. Me diga, que babá faria isso com ela? Me arrisco a dizer que POUQUISSIMAS, sendo até boazinha em não dizer NENHUMA. Sei que cada criança tem sua personalidade, umas são bem difíceis mesmo na escola, mas não tenho dúvidas que em casa , é muito mais fácil que a criança fique mimada e cheia de manha do que as que estão num ambiente onde ela não é o centro das atenções. Obviamente muita gente vai discordar, mas formei minha opinião por pura experiência, observando o comportamento e convivendo com o exemplos do meu dia a dia.
Antes de ontem, fui dormir tarde escolhendo as fotos da família que a “tia” pediu que levássemos pra escola. Esse é o tema da quinzena, e eles fariam uma colagem com as fotos. Escolhi, imprimi, e quando fui buscá-la vi o resultado. Na montagem dos bonecos ela colocou o cabelo dela e do pai da mesma cor, e o meu bem mais escuro, e ela acertou em cheio. Foi de emocionar, quando perguntada o que ela mais gosta de fazer com a família, ela responder que gostava de “fazer bolinhas de sabão”, a atividade predileta dela realmente, com o papai no banho semanal de banheira no final de semana.
Não achei a foto do vovô Sergio, que estava no outro HD, mas ela muito fofa falou dele pras tias.
família da Luna
<< No Mundo da Luna: Ser criança é muitoooo melhor >>

Bookmark the permalink.

25 Responses to A melhor escolha

  1. Jaque Coimbra says:

    Onde eu assino?
    Bjs

  2. Karen says:

    Sempre fui a favor de creche/escolinha (e me lembro de ter te escrito quando voce estava indecisa …). Tivemos uma excelente em Israel e 2 nos EUA nos lugares em que moramos. E aprendi tambem a confiar no meu instinto na hora de escolher. Quando me pedem um conselho e’ o que eu digo. Siga o seu coracao. E sei que a escolha foi boa quando ele volta pra casa feliz. E olha, tambem na creche meu filho foi acolhido quando chorou e foi incentivado a comer.
    A vampirinha ta’ linda mesmo.
    Karen
    Israel
    PS: Tambem ja’ aprendi palavras novas em hebraico atraves do meu filho 😉

  3. tata says:

    Ficou muito legal o quadro de fotos. Fotos verdadeiramente felizes, sem essa “photoshop”, de maquiar um momento naturalmente agradavel.
    Cam quantos meses a Luna foi para o day care? Nem estou gravida ainda mas essa jah eh uma questao que me tira o sono. Aqui nesse pais nao existe a tao generosa licensa maternidade e isso eh de cortar o coracao.
    BEijos,
    Tata USA

  4. tata says:

    Ficou muito legal o quadro de fotos. Fotos verdadeiramente felizes, sem essa “photoshop”, de maquiar um momento naturalmente agradavel.
    Cam quantos meses a Luna foi para o day care? Nem estou gravida ainda mas essa jah eh uma questao que me tira o sono. Aqui nesse pais nao existe a tao generosa licensa maternidade e isso eh de cortar o coracao.
    BEijos,
    Tata USA

  5. tata says:

    Ficou muito legal o quadro de fotos. Fotos verdadeiramente felizes, sem essa “photoshop”, de maquiar um momento naturalmente agradavel.
    Cam quantos meses a Luna foi para o day care? Nem estou gravida ainda mas essa jah eh uma questao que me tira o sono. Aqui nesse pais nao existe a tao generosa licensa maternidade e isso eh de cortar o coracao.
    BEijos,
    Tata USA

  6. tata says:

    Ai, ai. Eu dando manota de novo… Fico paracendo uma louca que envia o comentario mil vezes.
    Foi mal ae…
    Tata

  7. Andrea says:

    Monica,
    Minha opiniao sobre creche eh exatamente o contrario da tua, se vc me permite.
    A mae, por motivos pessoais ou profissionais pode ate precisar da creche antes dos 3 anos, mas a crianca, nao precisa messmo.
    Delegar tarefas que sao naturalmente da mae como, comer, tirar fraldas, guardar os brinquedos, etc., pode ate ser mais comodo. Mas nao ha mae de primeira viagem que nao possa fazer isso muito bem.
    Sociabilizar, aprender numeros e nomes de cores antes dos 3 anos ? Totalmente dispensavel ! Nao a vai tornar mais inteligente nem desenvolta que os outros.
    Esse contato com a mae nos primeiros anos eh primordial para o construcao do “self” da crianca (nao me refiro a ser selfish) e da relacao com a crianca tambem.
    Claro que a licenca maternidade no Brasil e imagino que nos States tambem, nao permita isso (na Alemanha e Suica, sim). Eh um investimento e tanto.
    bjs

  8. Monica says:

    Oi Andrea, respondendo ao seu comentário, obvio que permito vc ter opinião diferente hehhe, aqui é bom pra isso, pra debatermos. Lá vai minha retrucada hehe.
    Nao acredito que a criança precise saber de numeros etc para que se torne mais inteligente. Apenas acho que por exemplo, pra entrar no Pre-K vai facilitar muito a vida dela, as escolas fazem selecoes aqui, e obviamente isso acaba contando. Mas nem é por isso, acho que a creche tira muita manha de criança que fica em casa com mae dedicada a ela em tempo integral. A Luna AMA por exemplo reconhecer as letras, ela adora cantar as musicas que ela aprende na escola, fazer colagem, pintura, modelagem, musica etc, isso deixa ela muito satisfeita. Uma babá faria isso? NEVER… eu faria isso? pode até ser, mas aí é pegar minha vida e meu tempo integral e dedicar somente a isso, o que as professoras fazem, mas ganham, é o emprego delas. Mesmo se eu não trabalhasse, não acho saudavel essa dedicação em excesso ao filho, nem pra ele, nem pra mim e nem pro meu casamento. Não acredito que sociabilizar antes dos 3 anos seja indispensável não… vejo muitos pais tendo serios problemas com isso. O momento que temos juntas, quando a busco na escola, e o final de semana inteiro, é repleto de contato, de diversão e brincadeiras… Acho que o contato nesse tempo livre que temos, jamais prejudicaria a construção do “self” da criança. Se eu não trabalhasse, obviamente ela nao ficaria o dia inteiro na creche, mas meio período sim, sem duvida alguma.
    Bjs

  9. Monica says:

    Tata,
    Luna foi com 8 meses. Mas varias crianças foram com 3, 4 é ultra normal. Nao se preocupe

  10. Anonymous says:

    Indispensável sim, criança que não é sociavel é a pior coisa que tem.

  11. Andrea says:

    Comentando o que a pessoa acima respondeu, ir para a creche antes dos 3 anos nao garante sociabilidade de ninguem, portanto nao se pode dizer que a creche seja indispensavel para isso.
    Tem crianca que passa o dia inteiro na creche eh ainda assim nao eh sociavel.
    Ou o contrario tambem.

  12. Andrea says:

    Eh acima de tudo uma questao cultural.
    So pra dar um exemplo diferente e que funciona muito bem :
    Na Alemanha o Kindergarten eh para criancas a partir de 3 anos somente.
    Existem grupinhos de brincadeira ou mulheres que cuidam de criancas em suas casas, mas eh algo muito caro e que nem toda gente usa.
    As classes tem entao criancas de 3 a 6 anos todas juntas e a unica diferenca eh que os de 6 tem algumas aulas preparatorias para a 1a. serie. Aos 10 anos, na 5a. serie as criancas sao separadas em grupos diferentes que ja definem se vao fazer uma universidade ou nao. Quer dizer, mais puxado que isso, impossivel !!!!
    Na Alemanha um bb de 3 meses indo para um bercario como fazemos no Brasil, eh visto como uma aberracao !
    Na Suica (onde moro hoje) tambem tem grupinhos ocasionais de brincadeiras, mas o pre eh ainda mais tarde : aos 5 anos !!!
    E eu nunca ouvi dizer que os suicos ou alemaes tenham um ensino fraco, nao eh !
    Entao analisando isso e pela experiencia com meus filhos, digo que escola antes dos 3 anos pode ser bom para a mae, mas para a crianca nao faz falta nenhuma.
    bjs
    valeu pelo papo !

  13. Greta says:

    Acredito que escola antes dos 3 anos não faça mesmo falta, e nem acho que foi o que a Monica quis dizer no post, pelo que entendi, ela escreveu que entre escolher a babá e a creche, ela fez a escolha certa, e concordo com ela, pois mil vezes mais confiança com creche do que uma babá. Se a opção é ficar com o filho de 3 meses em casa, ou mandar pra creche, obviamente eu ficaria com meu filho em casa se eu pudesse. Fora isso, ela relatou os benefícios de criança estar na creche, e concordo com esses benefícios, também vejo a diferença entre o João e seu primo David que fica com a babá o dia inteiro.

  14. henrique says:

    Eh engraçado esse negocio de blog e comentarios nao eh mesmo? As pessoas deturpam um pouco as palavras, e ja levaram o assunto para a qualidade de ensino mas nao vi ninguem dizendo nos comentarios sobre qualidade de ensino. alguem mencionou que paises que comecam cedo vao ter ensino melhor e que alemanha e suica nao teriam ensino bom? ou o assunto esta sendo desviado ou eu que entendi tudo errado. meu primeiro filho ficou com baba o segundo na escola e o terceiro com a avo. creche nao eh mesmo algo necessario nao, concordo, acho que eh apenas um “plus”, e uma experiencia muito interessante que sem sombra de duvidas possibilita uma exposicao maior a diferentes coisas. isso é necessario e vai fazer falta? acho que nao, eh apenas muito legal.

  15. Cyn says:

    Concordo com vc Monica…day care eh tudo de bom! Tambem tenho certeza absoluta que foi o melhor que fiz para a Becca…ela tbem volta cheia de novidades a cada dia e o principal motivo por estar certa de minha escolha eh pela socializacao… coisa que so comigo nao ia acontecer. Fiquei um ano com ela e a diferenca eh incrivel. Como o ultimo comentario mostrou, nao eh necessario…mas eh um BAITA plus te-la no day care.

  16. Andrea says:

    Nao, o assunto nao foi deturpado e nem desviado.
    Eh apenas uma questao de aceitar uma opiniao diferente da que temos, sem ficar na defensiva, so isso.
    A Monica acredita disse que no inicio ficou insegura, mas hj sente que a creche para criancas pequenas (a dela com 8 meses) tem beneficios, que as criancas aprender a cantar em outros idiomas, reconhecem numeros, letras e isso eh importante para o desenvolvimento.
    Eu simplesmente discordei e dei exemplo de paises onde isso nao acontece tao cedo e que nem por isso as criancas estejam atras.
    Onde vc esta deturpado ?
    Bandeira branca amor……

  17. Andrea says:

    “as criancas aprendem” ….

  18. Marli says:

    Os meus 2 cents.
    Gente, eh errado assumir que crianca que fica em tempo integral com a mae nao tem oportunidade de se sociabilizar com outras criancas. E as playdates? Os parquinhos? As Little Gyms e Gynborees da vida? Crianca que nao vai para o daycare TAMBEM tem oportunidades de desenvolver relacionamentos estaveis com outros adultos e outras criancas e desenvolver interpersonal skills. Minha mae voltou a trabalhar qdo eu tinha 4 meses e eu me lembro de uma infancia feliz. Quem perdeu foi ela, nao eu.

  19. Diva says:

    Marli, concordo com você, mas não acho que foi o que quiseram dizer. Acho que mãe pode fazer isso sim, mas a realidade é que nem sempre temos esse tempo, nem a possibilidade de arrumar playdates, portanto o daycare facilita isso. Também acho daycare seja mais facil de nao deixar criança cheia de vontades, pois por mais que nós mães saibamos que não é bom, nem todas conseguem realmente controlar e educar o filho para que isso nao acontece com facilidade. Acredito que é muito mais facil pra nós mães em todo o processo, acabar deixando a criança mimada.

  20. Eu acho que isso e meio que discutir o sexo dos anjos; existem milhoes de maneiras de se criar uma crianca que sao certas. Muitas criancas podem se beneficiar do modelo que vc explicou, mas outras nao necessariamente.
    O meu filho so foi pra pre-escola com 3 anos, eh uma das criancas mais sociaveis que eu conheco, faz amizade ate com pedra, nao tem medo ou vergonha de ninguem de nenhuma idade e eh super extrovertido. Nao so isso, mesmo passando muitas horas em casa comigo, eh um ano mais novo que o resto da classe e um dos dois alunos mais inteligentes da classe. Ano que vem, por recomendacao de dois professores e depois de passar por testes, vai pra uma escola para alunos de alta capacidade. Mas isso eh apenas a minha opiniao, nao sou daquelas que bota o baby in-utero pra ouvir Mozart, mas deixo as coisas simplesmente acontecerem, e meu filho mais velho eh a maior prova pra mim que a desenvoltura e a capacidade dele dependem em grande parte de sua propria natureza.
    Eu nao teria feito nada diferente, mas com meu filho mais novo ele talvez tenha que ir pra creche mais cedo que o mais velho. Nao acho que seja melhor ou pior, apenas diferente. Continuo achando que nao existe nada melhor que o contato com a mae em tempo integral nos primeiros anos de vida, mas como vc bem sabe, ir pra creche cedo tambem pode ser uma alternativa que da muito certo.Beijao

  21. olá monica ,quando vejo a tua luna ,linda ,saudável e maravilhosa fico muito feliz por varios motivos,enquanto vc procurava uma baba, fiz parte desta história que não deu certo,saimos ganhando em aprendizado vc fez a coisa certa o que vale não e´ a quantidade de tempo que passamos com nossos filhos e sim a qualidade de tempo.
    O que também despertou em tua babá que não foi… em uma futura e maravilhosa fisioterapeuta,e eu como mãe aprendi muito com esta história toda ate um blog aprendi com vc…
    Só falta o sonho de conhecer e abraçar as duas .Beiijos!

  22. Monica says:

    Pessoal, só pra esclarecer uma coisa, eu tinha duas escolhas, colocar no daycare ou arrumar uma babá. É dessa escolha que eu estou falando, pois eu ficar com a Luna até que ela fosse pra escola, não era opção. Ainda assim, se eu tivesse essa escolha, pela experiência que eu tive, colocaria ela ao menos 3x por semana meio período. Seria saudável pra ela, e saudável pra mim.

  23. Sabrina says:

    Na minha opiniao, eu abri mao de voltar a trabalhar para ficar com minha filha, que hoje tem 2 anos e 8 meses. Nunca foi a escola ou daycare, mas frequentou comigo muitos playgym, parques com criancas, aulas de natacao e socializa com muitas criancas. Nossa convivencia eh intensa e diaria e acho saudavel para a construcao do relacionamento entre mae e filho. Alem do fato de vc ter a oportunidade de ver seu filho crescer, acompanhar os passos e tenho certeza que se estivesse trabalhando, seria com um flash de tao rapido que seria nossa interacao. Nao acho que isso afete meu casamento, nem a mim mesmo. Pois como disse, esses momentos da vida sao unicos e passam, quem aproveitou, aproveitou, filhos crescem e vao embora. E nao ha nada que vc possa fazer a respeito. Claro, isso eh para quem tem a opcao de ter essa escolha, pois muitas maes trabalham por N razoes.
    Tive uma carreira brilhante, mas sempre tive em mente que quando tivesse meu filho, me doaria assim como fiz durante anos com meu trabalho e sou muito feliz. Depois, quando crescerem eu voltarei a fazer coisas para mim…..o universo eh cheio de oportunidades e estamos em constante mutacao, soh temos que aprender a viver cada momento em sua plenitude.

  24. Geane says:

    Minha opiniao: Filhos chegam para fazer parte do nosso estilo de vida. Algumas mulheres tem o prazer de ficar em casa e se dedicar 100% a criacao dos filhos, enquanto para outras tambem eh importante conciliar filhos com carreira profissional. Acho que nos dois casos, tendo carinho e uma estrutura familiar solida, as criancas vao ter uma infancia feliz!

  25. rosa monica says:

    Oi Mônica, eu tenho filho, mas infelizmente ñ moro em uma cidade q/ disponha de boas creches, então o Tiago vai á uma recreação 3x na semana e acho super valido.Irá a escola no próximo ano.
    Bjos.