Irene latiu mas não mordeu

Muito barulho por pouco, melhor assim! Irene chegou bem mais fraquinha por aqui, mas ainda assim causou muitos estragos em New Jersey, amigas tiveram suas casas alagadas, e nós aqui ainda estamos sem água quente, previsão é que chegue agora a tarde.
É legal ver como os americanos e outros povos, aprendem com suas tragédias anteriores, e para não repetir a catástrofe do Katrina e nem o caos da nevasca em NY do ano passado, as autoridades fizeram bem o seu papel. Os avisos em todas as mídias foram muitos, o prefeito mandou evacuar as áreas de risco, arrumou lugares para servirem de abrigos, e aconselhou as pessoas inúmeras vezes a não sairem de casa, estocar água e mantimentos, deixar lanternas preparadas e pilhas carregadas. Nos mercados, as prateleiras de água ficaram vazias, houve fila para entrar, as pilhas sumiram, lanternas também. Apesar de muita gente não ter ligado muito para a preocupação do Bloomberg com o Irene, e ter ignorado as recomendações de evacuar e para os que ficassem, não saíssem de casa, o saldo final foi bem positivo, todo mundo esperava mais, mas nos sentíamos seguros vendo que o prefeito estava se preocupando, cuidando da situação. Muitos acharam exagerado, é que eles nunca passaram pela situação de morar em uma cidade onde há mais de 20 anos, sofre com enchentes, morros deslizam, pessoas morrem, e qualquer coisa que é feita, só fazem depois, nunca antes. Nunca moraram numa cidade onde os governantes desviam dinheiro que foram coletados por doações para reconstruir o estrago feito pelas chuvas, e que impressionantemente não aprendem nunca com as experiências anteriores, todo ano é a mesma coisa, casas desmoronam, pessoas morrem, carros e casas são perdidos, muitas vidas precisam começar do zero. Se eles tivessem vivenciado isso, iriam levantar as maõs pros céus em ter um prefeito “exagerado” e preocupado.
Desde sábado, quando houve a ordem para evacuar, como não estávamos incluídos, ficamos em casa, mas confesso que estava apreensiva, pois estou bem perto do East River. Coloquei Luna pra dormir no meu quarto, já que a previsão era que o ponto mais forte chegaria as três da manhã, colocamos nossa câmera na janela para filmar o que aconteceria lá fora, fizemos nosso estoque de agua e comida, e fomos dormir. Dia seguinte, ainda muito vento, mas aqui na frente a árvore resistiu bem, nossa scooter não caiu, nossa rua não alagou. O Charley que peguei em Orlando, em 2004, foi milhões de vezes pior. Obrigada, Irene.
Irene, da minha janela, durante a noite.

Bookmark the permalink.

3 Responses to Irene latiu mas não mordeu

  1. Isabella says:

    Monica, você descreveu muito bem o meu sentimento com relação a todo este evento. E ainda que a Irene tenha “pego leve” há MUITA arvore e poste pelo chão. Sem falar no número grande de pessoas sem eletricidade, e isto só meu hamlet! :/

  2. Francisca says:

    Que bom que no final tudo deu certo e não houve maiores estragos. Prevensão é a melhor coisa que há!
    Beijos e tudo de bom pra sua família!

  3. Varna says:

    Oi Monica, queria te mandar um email ou inbox, mas não há como aqui.
    Uma amiga em comum, falou de você e do seu blog que acompanho, a Catti (na suiça, atualmente)
    Eu estou indo para NY por 40 dias e pensei que vc poderia dar-me dicas sobre o assunto telefone em NY e para BR. (aluguar, comprar, cartões). Seria muito bom já saber disso antes de chegar.
    Obrigada,
    Varna