GOLPE

Anunciei meu tapete do quarto no craigslist.org, e já recebi dois emails de interessados. Interessados… não no tapete, mas em me passar a perna. Ainda bem que sou um pouco espertinha e o marido MUITO antenado.
O rapaz, me manda um email pedindo para que eu retire o anúncio que ele quer o tapete, e ainda paga U$50.00 a mais para me garantir que ele vai comprar. Aí já é de começar a estranhar…mas enfim continuamos as negociações. Ele me diz que a secretária vai enviar o cheque e que o pessoal da mudança vem buscar o tapete. Ele so virá retirar, quando o cheque for compensado (ai que lindo!).
Dia seguinte recebo email dele dizendo que a secretária enviou o cheque, mas sem querer ao invés de 200 dolares ela colocou 2000 dolares, se eu poderia enviar o restante do dinheiro (o troco) direto pro pessoal da mudança dele. Fingindo ser muito bonzinho e inocente, em estar confiando a mim esse dinheiro “extra” ser devolvido, me pergunta se ele pode mesmo confiar em mim.
Já sabendo que era o golpe, resolvi ir em frente, e disse que sim, enviaria o valor restante assim que compensasse na minha conta. Ontem recebi o cheque, 2200 dólares. O meu querido comprador me manda emails perguntando do pagamento, manda os dados da conta a ser depositada, me pede update… mas do tapete, claro, nem pergunta.
O lance é: eu pegaria o cheque, depositava na minha conta. Depois de 3 dias ele é liberado, eu saco o dinheiro e deposito pro golpista. Depois de alguns dias o banco percebe que era um cheque falso, e pega de volta o dinheiro da minha conta. Aí eu ficaria sem dinheiro, e com o tapete aqui encalhado.
Estou com o cheque em mãos, pensando no que fazer. Denunciar não vou, pois não vejo os orgãos a fim de facilitar a vida de ninguem pra denunciar. Liguei lá, e pra chegar até onde era o meu caso, o atendimento eletronico me fez 7 perguntas diferentes. No final, diz: preencha o formulário online… V&^ *% F#$@! . Não sei se vou ao banco e digo que recebi o cheque e gostaria de saber se é verdadeiro ou nao, e se eles se interessarem que vão atrás do pilantra, ou se vou levando a brincadeira, dizendo que depositei e deixando o cara doidão.
Alguém tem alguma idéia mais macabra pra sacanea-lo?

Bookmark the permalink.

19 Responses to GOLPE

  1. Monica,
    isso ja aconteceu aqui em casa duas vezes. Uma vez com gente daqui dos EUA mesmo e outra com aquele pessoal da Nigeria. Das duas vezes levamos o cheque pessoalmente no banco, e eles confirmaram ser trote desse pessoal. De qualquer maneira eu fiquei morrendo de medo porque o cara dos EUA até nos ameaçou dizendo que ia mandar alguem aqui em casa, entao fiquei morrendo de medo. Ainda bem que nada aconteceu. Mas toma cuidado, ok? Beijos em todos

  2. Flavia says:

    É impressionante como esse pessoal perde tempo usando o cérebro para coisas erradas. Eu acho q vc deveria ir enrolando…enrolando… e depois dizer que o banco disse que o cheque era falso e q p ele ficar esperto pq a secretária dele devia estar querendo passar a perna nele. Sei lá!!! P dizer a verdade eu deixaria de lado….
    beijocas

  3. Monica,
    Aqui em casa aconteceu algo bem parecido recentemente. A garota que mora comigo esta saindo da Inglaterra por dois meses e resolveu alugar o quarto dela pra nao perder dinheiro e ainda tentar fazer um lucro rapido.
    Ela anunciou em um site chamado Gumtree.com, muito usado para esse tipo de coisa aqui na Inglaterra (tambem muito eficiente). Uma modelo de Western Africa resolveu alugar o quarto por dois meses ja que esta vindo tentar a sorte dela em Londres.
    Ainda nao sabemos quem ela eh, de onde exatamente vem, e nao temos as referencias necessarias da agencia de modelos – mas a garota mandou um cheque nominal de 3000 pounds pra minha amiga, dizendo que era o pagamento adiantado da agencia.
    Minha amiga insiste em acreditar nas pessoas, ja mandou o dinheiro restante pra modelo e a garota ja muda com a gente no dia 5 de dezembro. Tudo eh muito estranho, estamos putos com a Melina (minha amiga) e queremos referencias o quao antes possivel porque teremos que dividir a casa com alguem que sequer conhecemos.
    Agora, pelo que sei, essa fulana tem mandado emails pra ela meio que fingindo nao falar ingles direito e nao entendendo quando a Melina pede referencias da agencia de modelos. Incrivel. Como pode alguem ser tao burro assim a ponto de nao perceber que isso eh um esquema?
    Quanto mais eu falo sobre o assunto, mais percebo a loucura que ela esta fazendo (e nos metendo). O que eu acho do seu cheque? Nao responde mais aos emails do cara e espera pra ver o que acontece. Ninguem erra mandando 2000 dolares a mais.
    E se a coisa apertar, denuncia.
    x
    Marcos

  4. Porque voce nao instala um RSS no seu blog? Tenho usado o Google Reader, mas o seu preciso checar todos os dias pra ver se foi atualizado ou nao.
    Fica aqui a sugestao.
    x
    Marcos (de novo)

  5. Chris Pessoa says:

    Ai, Monica. Dá um jeito de cair fora… não se involve com esse tipo de gente, não. Eu tenho medo dessas coisas, sei lá…
    Espero que ele não tenha o seu endereço… você não chegou a dar, chegou?

  6. nando in orlando says:

    Mônica… eu levaria o cheque no banco e levaria tbm cópia dos emails, etc… e pergunte à eles.
    Outra coisa, denuncie aqui:
    http://www.ic3.gov/crimeschemes.aspx

  7. Flavia says:

    Oi Monica, qdo eu estava vendendo um monte de coisas por causa da mudanca tbem recebia emails deles todos os dias. Eu denunciei no craigs list, mas nao deu em nada. Uma besteira… Eu ja denunciei gente que me manda email da Nigeria pro FBI, fica ai uma idea… nao sei se vc quer fazer isso…
    Bjs.

  8. Karen says:

    Olha, ja’ recebi muito scam no craigslist quando anunciei uma camera e um celular, eles adoram esses eletronicos. Respondi que so’ lidava com locais. Sou muuuito desconfiada tambem. Eu nao continuaria porque nunca se sabe quem sao esses loucos. Sugeriria denunciar tambem no craigslist (apesar da Flavia ter dito ai que nao deu em nada). Voce pode tambem entrar no forum da craigslist e ver o que sugerem.
    Ah, quando realmente aparecer um comprador serio, combina em local publico, nao da’ seu endereco, vai que e’ o cara mandando outro e-mail? (Paranoia de carioca?)
    E em relacao `a enquete (excelente) do post anterior, queria ver quem, que nao tem empregada, passa roupa … ai o bicho pega, ne’?
    Boa sorte,
    Karen
    Israel/EUA

  9. MybIKE says:

    Mo,
    Eu levaria no banco, perguntaria pro gerente mesmo pra verificar, se for ilegal pelo menos vc já tem a certeza que é esquema e decide o que fazer com o cara.
    Claroooooo que tem 99 % de chances de ser furada, mas nada como ter certeza antes. Tem doido pra tudo pelamordedeus.
    Beijo

  10. Karen,
    Com relacao a passar a roupa: esquece mesmo. Como eu nao trabalho mais em escritorio e sou estudante full-time visto o tipo de roupa que tenho vontade – geralmente coisas pouco serias que nao exigem a presenca do ferro na minha vida.
    Se tem duas coisas que eu a-bo-mi-no sao ferro de passar roupa e secador de cabelo. Esse eh um dos motivos de eu nao ser mais assim http://www.fotolog.net/marcosm e ter deixado o cabelo BEM mais curto do que na foto desse link que eu passei.
    Ninguem merece, nada justifica. Mas aposto que a realidade deve ser diferente para quem nao tem empregada, mas precisa trabalhar de camisa social ou algo do nivel. Complicadissimo. Quase tortura.

  11. Karen,
    Com relacao a passar a roupa: esquece mesmo. Como eu nao trabalho mais em escritorio e sou estudante full-time visto o tipo de roupa que tenho vontade – geralmente coisas pouco serias que nao exigem a presenca do ferro na minha vida.
    Se tem duas coisas que eu a-bo-mi-no sao ferro de passar roupa e secador de cabelo. Esse eh um dos motivos de eu nao ser mais assim http://www.fotolog.net/marcosm e ter deixado o cabelo BEM mais curto do que na foto desse link que eu passei.
    Ninguem merece, nada justifica. Mas aposto que a realidade deve ser diferente para quem nao tem empregada, mas precisa trabalhar de camisa social ou algo do nivel. Complicadissimo. Quase tortura.

  12. leticia says:

    monica, eu nao mexeria com esse tipo de gente não, pois nao é simplesmente uma pessoa tentando de passar a perna, mas uma quadrilha de deve tirar muita grana de esquemas como esse.
    Diz sentir muito e que não vai poder completar a transação. Manda o cheque de volta e faça a denuncia junto as autoridades e encerre o caso. IMHO…
    boa sorte

  13. nossa, que história bizarra.
    Eu acho que você tem que levar no banco e denunciar SIM! No banco eles poderão te informar qual é o melhor órgão para a investigação desse Mala.
    Enquanto isso falaria a ele que depositaste o dinheiro já, Ele vai dizer que não recebeu então você envia um e0mail inocente querendo conferir os dados e altera dois dígitos da conta, ou coisa parecida, como se tivesse se enganado.
    Ele vai pensar que você depositou na conta errada e vai ficar fulo!

  14. Catita says:

    Mo, fico sempre com 2 pes atras… procure o gerente do banco e confirme se tem esse valor ou nao… mas que e estranho… sem duvida

  15. helo says:

    manda um pano de chão sujo de cocô da Luana pra ele, ahahaha, agradecendo o cheque generoso !!!!!
    bjs

  16. Ana says:

    Gente que horror ! Monica se eu fosse você ficava muda. Essa gente pode ser perigosa e querer fazer ameaça. Agora lendo os comentarios do Marcos. Eu queria alugar um quarto em outra cidade onde trabalho (acabei desistindo e me mudei)…anunciei na lista das duas universidades onde trabalho. Choveram emails super estranhos de gente me dizendo que queriam alugar o quarto que eu oferecia (eu procurava um quarto). Agora entendi o porquê da coisa.
    E tem americano golpista tambem. A LuNY teve a capa do pneu do carro roubada e achou a mesma capa pra vender na e-bay…comprou de volta e o cara trouxe o produto na porta da casa dela…melhor ter cuidado.
    beijocas.

  17. nando in orlando says:

    Tem que denunciar sim. Nao tem perigo nenhum… Nao estamos no Rio de Janeiro ou em SP onde vc tem que ter medo de denunciar criminoso !

  18. Me says:

    Mo:
    Esse menino de Orlando é 10 ! Acho que as sugestões dele são ótimas… Banco ( leva cheque , emails …etcetc…) e denuncia no link q. ele passou … e apesar de complicado continuaria na tentativa de ir preencher o formulário online… Discordo do Michael… isso é 1000 % golpe !!!! SAFADO ( o bad guy , course) !!! Me lembra o cretino do gerente do PERSONALITÉ … MANDA O PAU ! Contrata a Máfia , manda sumir com o cara… pega o IP dele … DENUNCIA, DENUNCIA… Me poupe , até aí !!! Eu , depositaria o cheque e não mandaria nada para ele… depois diria : sorry , seu cheque era falso …

  19. luciana says:

    Humm… eu diria que o cachorro fez xixi e coco no tapete, portanto vc nao vai mais vende-lo.