Que país é esse?

Hoje estava assistindo a um programa na Globo Internacional que se chama Planeta Brasil, o primeiro feito aqui nos EUA mesmo para a comunidade brasileira. Estavam falando hoje sobre o Queens a maior comunidade brasileira de NY, onde achamos coxinha, pão de queijo, supermercados, danceterias, e ouvimos em português.

Justamente essa semana estava conversando com o Sergio sobre essas comunidades aqui, que devido a elas, as pessoas não se integram com o sistema americano. Os imigrantes acabam criando suas próprias comunidades devido as dificuldades que encontram com a cultura e a língua principalmente. O que acontece, é que cria-se um país dividido, sem identidade e acho que isso acaba aumentando o preconceito a raças.

Na verdade os EUA acaba sendo um país sem suas características, aquelas que fazem as pessoas virem pra cá com aquela imagem que os EUA passam para o mundo, e não o que realmente é. Na verdade isso acontece porque o governo a fim de atingir o mercado latino e outros, acabam facilitando a vida dessas pessoas ao invés de dificultar e obriga-las a se adaptar. Aqui se você fala espanhol, mal precisa falar inglês, pois vários serviços como bancos, metrô, cia telefonica, entre muitos outros, tem opções de suporte em Inglês e espanhol. Brochuras do metrô são distribuidas até em chinês, e se você for até chinatown, terá dificuldades por lá, pois tudo é escrito em inglês, muitas coisas de interesse geral até. No Mac Donald’s de lá, chinês não se perde, até o menu é na lingua nativa deles.

Na minha opinião, quando vc sai do seu país para viver em outro, o legal mesmo é se adaptar a cultura, costumes, e principalmente aprender a língua, e não criar um mini país em sua comunidade, como se nunca tivesse o deixado. Por isso me recuso a frequentar qualquer comunidade brasileira por aqui.

Bookmark the permalink.

Comments are closed.